segunda-feira, 4 de maio de 2020

4° ANO - LIÇÕES DE 22/06 A 26/06


22/06


Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS às questões dessa atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!


Marque (x) na alternativa correta:

1. Um garoto completou 31.960 bolinhas de gude em sua coleção. Esse número é composto por:

(a) 31 unidade de milhar, 9 dezenas e 6 unidades.
(b) 31 unidade de milhar, 9 centenas e 6 dezenas.
(c) 31 unidade de milhar , 60 unidades
(d) 31 unidade de milhar, 90 unidades.

2. O litoral Brasileiro tem cerca de 17.500 quilômetros de extensão. Este número possui quantas centenas?

(a) 5
(b) 75
(c) 500
(d) 17.500

3. Na biblioteca pública de Cachoeiro de Itapemirim – ES, há 12.620 livros. Decompondo esse número nas diversas ordem tem-se:

(a) 12 unidade de milhar, 26 dezenas e 2 unidades.
(b) 126 centenas e 2 dezenas.
(c) 112 unidades de milhar e 620 unidades
(d) 11 dezenas de milhar e 2620 unidades

4. A professora de João pediu para ele decompor um número e ele fez da seguinte forma:
  
7 x 10000 + 4 x 1000 + 3 x 10 + 5 x 1

Qual foi o número pedido?
(a) 74035
(b) 74305
(c) 75034
(d) 75304


a) 52685 + 18969 =
b) 27999 + 35847 =
c) 46004 – 19875 =
d) 80000 – 34641 =
e) 24682 x 4 =
f) 17328 x 8 =
g) 3693 ÷ 3 =
h) 5664 ÷ 4 =
      


       Nas últimas aulas vimos os biomas Mata Atlântica e Floresta Amazônica, Pantanal e Campos, na aula de hoje veremos os dois último biomas do território brasileiro: Cerrado e Caatinga.





O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, atrás apenas da Amazônia. Sua vegetação é formada por árvores baixas espaçadas, arbustos e gramíneas. 
O Cerrado está localizado principalmente na região Centro-Oeste do Brasil. Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma mais ameaçado pela atividade humana. Suas florestas tem sido imensamente devastadas para abrir lugar para a plantação de soja, cana de açúcar e criação de gado colocando em risco a vida dos rios, das florestas e de animais como o tatu-bola, o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, a cascavel a ema e o sapo cururu. 
Uma das maneiras mais comuns que os inimigos do cerrado utilizam para desmatar são os incêndios criminosos.




A Caatinga, que na língua indígena tupi significa “mata branca” é um bioma exclusivamente brasileiro e está localizado na região Nordeste do Brasil. 
O clima nessa região em geral é quente e seco. No período de seca, a vegetação fica esbranquiçada e as árvores perdem quase todas as suas folhas, sendo essa uma estratégia para vencer a época sem chuva. Uma planta muito encontrada nesse bioma são os cactos que são bem resistentes ao clima seco. 
Na Caatinga podemos encontrar animais como o carcará, o calango, a asa branca, arara-azul-de-lear e o veado-catingueiro. A arara-azul-de-lear existe apenas em uma área no estado da Bahia e correu sério risco de extinção.

1. Leia a tirinha e assinale a alternativa correta:


(a) Os animais colocaram fogo no Cerrado.

(b) Assim como a Amazônia, o Cerrado é um bioma que também é muito afetado pelo desmatamento e por incêndios criminosos e merece nossa atenção.

(c) O Cerrado foi incendiado e os animais fugiram para a Amazônia.

(d) O pássaro está apresentando o mar de soja de Minas Gerais, muito procurado pelos turistas.



2. Analise a charge e responda as perguntas a seguir.


A qual clima a charge se refere?

(a) Cerrado.
(b) Caatinga.
(c) Pantanal.


3. Qual é o tipo de vegetação que ocorre em áreas com este tipo de clima?

(a) Vegetação é formada por árvores baixas espaçadas com arbustos e gramíneas.

(b) Vegetação esbranquiçada e planta com espinhos como os cactos. As árvores perdem quase todas as suas folhas no período da seca.

(c) Florestas de clima temperado devido a grande quantidade de chuvas.


CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA PARTICIPAR DO MURAL DA NOSSA ESCOLA. DEIXE O SEU RECADO E COLOQUE A SUA FOTO. É SÓ CLICAR NO +.

NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O SEU NOME. 








23/06



Olá!!
Aqui está um texto para que você possa ler e interpretar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!


Leia os textos abaixo.

Piada 1

GAFE

      A amiga da mãe de Joãozinho entrou em sua casa e sentou-se à mesa para lanchar.
      Joãozinho não parava de olhar debaixo da mesa.
      Curiosa, a amiga de sua mãe perguntou:
      ─ Joãozinho, por que você fica olhando debaixo da mesa?
      E o menino respondeu:
      ─ É que a minha mãe disse que você tem pé-de-galinha, mas eu ainda não consegui ver.
Fonte: http//crianças.uol.com.br/piadas/

Marque com um (X) a resposta certa:

1. Este texto é uma piada porque
( a ) é engraçado.
( b ) ensina a fazer algo.
( c ) mostra como comportar-se.
( d ) traz uma notícia.

2. Quando a mãe de Joãozinho disse que sua amiga tinha pé-de-galinha, ela queria dizer que sua amiga tinha:
( a ) pé igual ao de uma galinha.
( b ) pé que lembra ao de uma galinha.
( c ) rugas nos rostos.
( d ) sardas no rosto.

Piada 2
Maluquinho

      Maluquinho chegou atrasado mais uma vez para a aula. A professora reclamou:
      ─ Maluquinho, você chegou tarde de novo!
      ─ Mas a senhora mesmo diz que não tem problema, professora.
      ─ Como? Eu nunca disse isso.
      ─ Disse, sim senhora. A senhora diz sempre que nunca é tarde para aprender.
PINTO, Ziraldo Alves. O livro do riso do Menino Maluquinho. 2 ed. São Paulo: Melhoramento, 2000.

1. O texto que você acabou de ler é uma
(A) tirinha.
(B) história em quadrinhos.
(C) piada.
(D) poesia.

2. “Maluquinho” é o diminutivo de uma palavra. Essa palavra é
(A) doido.
(B) maluco.
(C) maluquice.
(D) biruta.

3. Dizer que o Menino Maluquinho é maluquinho quer dizer que ele é
(A) um menino antissocial.
(B) um menino muito esperto.
(C) um menino insuportável.
(D) um menino especial.



UNIDADES DAS MEDIDAS DA GRANDEZA CAPACIDADE: MILILITRO E LITRO.


Vamos à algumas questões.

1. Observe os recipientes abaixo. Escreva em seu caderno qual a medida de capacidade, mililitro ou litro, correspondente a cada um:





2. Observe o gráfico e assinale com um x apenas a afirmação verdadeira.


(a) O consumo nos 4 meses foi de 40 mil litros.

(b) O consumo nos primeiros 2 meses foi o dobro do consumo nos últimos meses.

(c) O consumo em março foi a metade do consumo em janeiro.

(d) Houve um aumento no consumo nos 2 últimos meses em relação ao consumo nos 2 primeiros meses.




24/06


Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa ler e praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!



1. Complete com mal ou mau.



a. Hoje, estou passando muito ____________.



b. Chapeuzinho Vermelho fugiu do lobo _________.


c. Ele é muito ______, pois pratica o ________.

d. O _______ jamais vencerá o bem.

e. Este é um homem muito _______.

2. Reescreva as frases, substituindo a palavra destacada por mal ou mau.

a. O seu texto está bem escrito.
________________________________________________

b. Marcos passa roupas muito bem.
________________________________________________

c. João é um menino muito bom.
________________________________________________

d. Ele comeu muito e passou bem.
________________________________________________

e. Aquele atleta é um bom competidor.
________________________________________________

Que tal um joguinho bem bacana?



     Após realizar as atividades de Português, pule uma linha e anote em seu caderno:


Fique atento às orientações de como acessar os jogos e bom divertimento!!


Lembrando que TODAS as atividades aqui propostas são relacionadas aos conteúdos trabalhados em cada ano ciclo. 😉📱💻

Clique no link e acesse o jogo. 

     Mau ou Mal



Se não conseguir acessar o jogo, siga as instruções do link: LAB


1. Faça o cabeçalho em seu caderno.

2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.




O TRÁFICO NEGREIRO



O tráfico negreiro para o Brasil era feito principalmente por mercadores portugueses. Esse comércio era bastante lucrativo. Os portugueses trocavam armas, tecidos e outros produtos por africanos escravizados. Depois, vendiam os escravizados no Brasil e em outras partes da América.
Muitas vezes, os africanos trazidos eram aprisionados nas guerras entre reinos inimigos na África. Eles eram mantidos em feitorias nos portos do litoral até serem embarcados nos navios negreiros. Para evitar revoltas, famílias eram separadas.
Veja como eram os navios negreiros.


A VIAGEM DA ÁFRICA PARA O BRASIL

Partindo da África, o navio levava de três a seis semanas para chegar ao Brasil.
Muitos africanos ficavam doentes ou morriam durante a viagem. Isso acontecia porque eram transportados em péssimas condições. Eles ficavam em porões escuros, apertados e mal ventilados. Além disso, recebiam pouca água e comida, que era de má qualidade.
No Brasil, os africanos que sobreviviam eram desembarcados nos portos do Recife, do Rio de Janeiro e de Salvador.

Copie e responda as questões em seu caderno.

Observe a imagem acima e responda.

1. Imagine que você e os colegas estão em um navio como esse. A viagem dentro do navio seria fácil?

2. Partindo da África, o navio levava de três a seis semanas para chegar ao Brasil. Como os africanos eram trazidos?

(a) Eram transportados em péssimas condições, ficavam em porões escuros, apertados e mal ventilados.
(b) Viajavam deitados em camas todos juntos, porém, sem cobertas.
(c) Eram trazidos de forma confortável, cada um em suas devidas cabines.

3. Em sua opinião, é correto deixar que as pessoas passem por esse tipo de situação? Por quê?

4. No Brasil, os africanos que sobreviviam eram desembarcados nos portos

(a) de Recife, Rio Grande do Norte e Bahia.
(b) de Recife, Rio de Janeiro e Salvador.
(c) de Sergipe, Rio de Janeiro e São Vicente.




25/06



Olá!!
Aqui está um texto  para que você possa ler e fazer a interpretação. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie em seu caderno APENAS as questões desta atividade.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para sua professora!



A esperteza do tatu
No tempo em que os animais falavam (mas nem todos se entediam, como veremos...), ia certo dia um lenhador pela florestam, quando ouviu os urros de uma onça, que caíra numa armadilha preparada por alguns caçadores. 
O lenhador se aproximou da armadilha e a onça suplicou-lhe que a tirasse dali. O homem ficou desconfiado:
      - Eu, hein?! Você é uma onça, bicho perigoso. Seu eu a soltar, depois você vai querer me devorar.
      Mas a onça jurou por todas as suas pintas que não, imaginem, jamais faria algo contra seu próprio benfeitor. Se ele a soltasse, ela lhe seria eternamente agradecida, eternamente reconhecida, eternamente sua devedora, e tanto falou que acabou convencendo o homem.
      Porém... assim que ela a soltou das cordas que a prendiam, a falsa o agarrou:
      - Sinto muito, amigo, mas estou faminta e você será meu almoço!
      - O que?! – bradou o lenhador. – Você prometeu, juro e ainda me fez uma ingratidão dessas?
- Ingrato é o ser humano – filosofou a onça. -  Pois não estraga a floresta que lhe dá a vida? Eu sou apenas uma onça, animal que come carne, como você sabe, e estou seguindo os meus instintos.
Mas o lenhador argumentou: naquele caso, quem tinha razão era  ele, a ingrata era ela e, já que não chegava um acordo, teriam que chamar um juiz para decidir a contenda.
       A onça concordou.
O primeiro a passar ali foi um tatu, logo chamado para intervir na questão e julgar as partes contrarias. O tatu ouviu os argumentos dos dois e depois decidiu:
      - Não posso fazer um julgamento perfeitamente justo se não souber exatamente como é que a onça estava antes de ser solta. Por favor, senhora onça, queira voltar à sua posição na armadilha. 
      A onça, distraída, caiu no logro. Voltou à armadilha e tornou-se novamente uma prisioneira.
      - Vamos embora – disse o esperto tatu ao homem. – Ela que suplique agora aos caçadores e aprenda que o bem não se paga com o mal.

                       Rosane Pamplona. Almanaque bichos dos Brasil. São Paulo: Moderna, 2014



1.  Nesse conto, há duas personagens protagonistas e uma antagonista. As personagens protagonistas e a antagonistas são

(A) protagonistas: o lenhador e a onça; antagonista: o tatu.
(B) protagonistas: o lenhador e o tatu; antagonista: a onça.
(C) protagonistas: a onça e o tatu; antagonista: o lenhador.

2. A personagem mais esperta foi

(A) o lenhador
(B) a onça
(C) o tatu

3. A esperteza dessa personagem foi

(A) pedir à onça que voltasse à sua posição na armadilha.
(B) pedir ao tatu que voltasse à sua posição na armadilha.
(C) pedir ao lenhador que voltasse à sua posição na armadilha.

4. A outra personagem que mostrou esperteza no conto foi

(A) o lenhador
(B) a onça
(C) o tatu

5. A esperteza dela foi

(A) enganar o lenhador, dizendo que não o devolveria se ele a soltasse.
(B) enganar o tatu, dizendo que não o devolveria se ele a soltasse.
(C) enganar a onça, dizendo que não o devolveria se ele a soltasse.


1. Faça o cabeçalho em seu caderno.

2. Copie em seu caderno APENAS as questões desta atividade.


DISTRITO: PARTE DO MUNICÍPIO

       No Brasil, muitos municípios são divididos em unidades administrativas chamadas distritos. Um distrito pode reunir vários bairros.

       Prefeito e vereadores eleitos em um município são responsáveis pela administração de todos os distritos municipais. Além disso, as leis seguidas pelos distritos são as mesmas dos municípios a que pertencem.


ORIENTANDO-SE NO MUNICÍPIO
       Com a ajuda dos pontos cardeais, é possível se localizar em um município, seja na área rural, seja na área urbana.
       As duas imagens a seguir mostram paisagens diferentes do município de São Bernardo do Campo.
       A imagem A mostra um trecho urbano, enquanto a imagem B mostra parte da área rural. Perceba como existem grandes diferenças nos elementos que compõem essas duas paisagens.


Sobre as imagens acima, copie e responda às questões em seu caderno.


1. O que permite classificar a imagem A como zona urbana do município?


2. O que permite classificar a imagem B como zona rural de São Bernardo?




26/06


Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!



a.  Num jogo de futebol, foram registradas 85314 pessoas pagantes. Se o estádio tem 90000 lugares, quantos ingressos não foram vendidos?



b. Ana tem 12448 chaveiros para distribuir entre 4 crianças. Quantos chaveiros receberá cada criança?


 

c. Em um colégio, 12478 alunos estudam no período da manhã. No período da tarde estuda o dobro desse número de alunos. Quantos alunos estudam no período da tarde?



a) 36451+ 46320 =
b) 86743 + 29439 =
c) 96748 – 23007 =
d) 67578 – 42136 =
e) 85647 x 3 =
f) 19723 x 5 =
g) 9963 : 3 =
h) 1320 : 4 =


REFERÊNCIAS PARA ACELERAR O RITMO COM METRÔNOMO


1) 80 BPM - 80 Batidas por minuto


2) 100 BPM - 100 Batidas por minuto


3) 120 BPM - 120 Batidas por minuto 



Aula 7 - 26/06/2020

BOLA DE MEIA


💧 NA AULA DE HOJE VOCÊ VAI APRENDER A FAZER UMA BOLA DE MEIA.

💧 CASO SEJA POSSÍVEL, SOLICITE A AJUDA DE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA.

MATERIAIS: PAPEL OU JORNAL E UMA MEIA



Encher a meia com o jornal ou papel amassado.




Depois enrole a meia e dê uma volta.





Faça isso até usar todo o comprimento da meia.






Está pronta a sua bola de meia.



TEMOS DUAS SUGESTÕES DE BRINCADEIRA PARA VOCÊS.

1. TREINAR SOZINHO, JOGAR A BOLA PARA CIMA E TENTAR PEGÁ-LA, JOGAR DE UMA MÃO PARA OUTRA SEM DEIXÁ-LA CAIR, JOGAR, BATER PALMAS E TENTAR PEGÁ-LA.

2. BOLICHE - ALÉM DA BOLA VAMOS PRECISAR DE GARRAFAS PETS VAZIAS OU QUALQUER MATERIAL DE PLÁSTICO OU PAPELÃO QUE SIRVA DE ALVO. COLOQUEM AS GARRAFAS PETS VAZIAS A UMA BOA DISTÂNCIA, IMITANDO COMO ELAS FICAM NO BOLICHE ORIGINAL, FORMANDO UM TRIÂNGULO E MIREM NO ALVO.

SEGUE VÍDEO COMPLEMENTAR PARA A CONFECÇÃO DE UMA BOLA DE MEIA

LINK DO VÍDEO “BOLA DE MEIA”



AGORA É SUA VEZ, FAÇA A SUA BOLA DE MEIA E DIVIRTA-SE!


NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO.
BOA AULA E ATÉ BREVE!

PROFESSORES AMANDA, MARCIA E RAFAEL



TAREFA DA FAMÍLIA

Solicitamos preenchimento do formulário de Avaliação das atividades online.

É bem rápido e sua participação é muito importante.

Clique no link abaixo e ajude a melhorar as nossas aulas.


( A Avaliação deve ser preenchida pelo adulto que acompanha a criança nas lições )

Bom fim de semana!!!!

AVALIAÇÃO

Nenhum comentário: