sexta-feira, 15 de maio de 2020

4° ANO D - LIÇÕES DE 13/07 A 17/07


13/07


Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!


1. Copie e complete o que falta em cada conta. Se precisar, utilize a tabuada.











2. Resolva os cálculos abaixo em seu caderno. Lembre-se de fazer com muita atenção.

a) 1542 x 29 =
b) 2458 x 48 =
c) 6549 x 27 =
d) 5789 x 26 =


1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.

USO DO SOLO NO AMBIENTE AGRÍCOLA

A sobrevivência de muitos seres vivos incluindo os seres humanos depende do recurso do solo. O arroz, o feijão, o milho, a soja, as frutas e verduras que comemos usam os minerais e a água do solo para crescer e desenvolver.
A pastagem que alimenta bois e vacas também depende do solo. A madeira das construções e o algodão de nossas roupas brotam da terra. Produtos como cimento e o ferro são feitos de minerais, os mesmos que formam as rochas do solo.
Para obter alimentos e outros recursos, os seres humanos modificam o solo. Ele precisa ser preparado, por exemplo, antes de receber um campo de cultivo uma pastagem. É comum que essa preparação envolva desmatamento, com a retirada da vegetação existente.
Depois do solo preparado, ocorre plantio, e certas medidas como a irrigação e adubação tem de ser tomadas para que as plantas se desenvolvam.

EROSÃO
O desgaste do solo pela ação de fatores do ambiente, como a chuva e o vento, é bastante comum na natureza. Esse processo é conhecido como erosão. Na erosão, parte do solo pode ser solta e ser arrastada.




Apesar de acontecer naturalmente, a erosão do solo pode ser acelerada intensificada como consequência de atividades humanas. A retirada da vegetação para a prática da agricultura ou para criação de pastos é um exemplo de atividade humana que aumenta o processo de erosão. Formam-se, assim, rachaduras e buracos, como mostrado na imagem acima.
Com o desmatamento, as camadas da superfície do solo ficam desprotegidas. isso ocorre porque, ao mesmo tempo que as raízes das plantas que fixam à terra, elas sustentam parte da camada na qual estão presentes. Além disso, a cobertura de folhas caídas e as copas das árvores funcionam como uma capa que protege o solo contra a ação do vento e da chuva, diminuindo e impedindo a erosão.
Agora, assista ao vídeo feito pelo Prof.º Felipe do 4 º ano D, explicando como acontece a erosão, em seguida, copie e responda as questões abaixo em seu caderno.

Videoaula de Ciências - Capítulo 5: Erosão 
(Anote esse título em seu caderno!)


QUESTIONÁRIO.

1. Alimentos cultivados como o arroz, o feijão, o milho, a soja, as frutas e verduras que comemos utilizam quais recursos do solo para se desenvolver?

(a) Vitaminas e sais minerais
(b) Minerais e água
(c) Proteção e erosão

2. Como funciona o processo de erosão do solo?

(a) O solo é prejudicado devido a ação de retroescavadeiras
(b) A erosão ocorre pela ação de animais como tatu, minhocas e toupeiras que cavam o solo.
(c) O desgaste do solo é provocado pela ação de fatores do ambiente, como a chuva e o vento.

3. De acordo com o exemplo do vídeo, assinale verdadeiro ou falso.


(a) A vegetação nativa serve de proteção para o solo.
(b) O desmatamento acelera o processo de erosão causado pela chuva e pelo vento.
(c) O processo de erosão do solo, não é acelerado pela destruição da vegetação nativa do ambiente.




14/07

Olá!!
Aqui está um texto para que você possa ler e interpretar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!

Amigo da onça



   Numa entrevista de emprego:
- Muito bem meu rapaz! Eu até que gostei de você, achei bastante simpático. Vamos fazer um último teste!
- Vamos dizer que você está no Pantanal e de repente aparece uma onça enorme, o que você faz? Perguntou a entrevistadora.
- Se eu tiver uma arma eu atiro nela. Disse o entrevistado.
- E se o senhor não tiver uma arma?
- Aí eu pego uma faca e vou pra cima dela. Cheio de valentia respondeu o entrevistado.
- E se você não tiver uma faca? Continuou a entrevistadora.
- Aí eu saio correndo.
- E se o senhor não puder correr?
- Tem certeza que a senhora gostou de mim?

 Autor: Edilson Rodrigues Silva.


1. O texto acima trata-se de uma piada, porém, o real sentido do termo “amigo da onça” é um indivíduo que

(a) protege os animais, no caso, a onça.
(b) não se pode confiar.
(c) é confiável.
(d) maltrata os animais.

2. Os personagens desse texto são:

(a) o narrador, o rapaz, a onça e a entrevistadora.
(b) o narrador, o rapaz e a entrevistadora.
(c) o rapaz e a entrevistadora.
(d) o rapaz, a entrevistadora e a onça.

3. Com as perguntas da entrevistadora o rapaz se sentiu

(a) valente, pois pode demonstrar o quanto era corajoso ao enfrentar uma onça no Pantanal.
(b) confuso, pois a entrevistadora havia dito que gostava dele, mas ainda continuava fazendo perguntas sobre o modo como enfrentaria a onça.
(c) alegre, pois achou engraçadas as perguntas que a entrevistadora lhe fazia.
(d) triste, pois não queria enfrentar a onça de modo algum.

4. Ao ser questionado: “você está no Pantanal e de repente aparece uma onça enorme, o que você faz?” O rapaz respondeu que

(a) iria atirar, depois de ir para cima da onça com uma faca e por último sairia correndo.
(b) iria atirar e em seguida correr da onça.
(c) apenas correria com medo da onça.
(d) lutaria, depois amarraria a onça numa rede e daria um tranquilizante para que o animal durma.

5. O fato que traz humor a esse texto é a
(a) a coragem do rapaz.
(b) a criatividade do rapaz.
(c) a dúvida do rapaz.
(d) a simpatia do rapaz.



1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.


















Videoaula de Matemática: Fração.





1. Copie as imagens no seu caderno e assinale a fração correspondente a cada parte pintada da figura.


2. Copie cada desenho no seu caderno e pinte as partes conforme cada fração.


3. Escreva, no seu caderno, como se lê cada fração:





15/07



Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa ler e praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!




Leia o texto abaixo e passe a limpo, no seu caderno, corrigindo o que está errado. 





Que tal um joguinho bem bacana?



     Após realizar as atividades de História, pule uma linha e anote em seu caderno:


Lembrando que TODAS as atividades aqui propostas são relacionadas aos conteúdos trabalhados em cada ano ciclo. 😉📱


Clique e acesse o jogo!





1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.



CAPÍTULO 5  - O TRABALHO DOS ESCRAVIZADOS


    Leia a seguir um texto do historiador Júlio Quevedo.
[...] Nas casas das famílias mais abastadas havia dezenas de escravos domésticos: amas de leite, babás, [...] arrumadeiras, passadeiras, [...] cocheiros e carregadores de liteiras ou “cadeirinhas”, onde os brancos eram transportados de um lugar para outro. As pessoas mais modestas procuravam comprar ao menos um “moleque” para carregar os pacotes quando saíam às ruas. Além do serviço doméstico, eram considerados “trabalho de negro” as obras da construção civil e o comércio ambulante.


A ESCRAVIDÃO NOS ENGENHOS

Como você estudou, praticamente todo o trabalho do engenho era feito por africanos escravizados e seus descendentes. Além do intenso trabalho nas lavouras, havia também os trabalhos domésticos, que envolviam tudo que estivesse relacionado à casa-grande e a seus moradores.
Eram chamados “ladinos” os escravizados que preparavam os alimentos, cuidavam das crianças, limpavam a casa, lavavam as roupas. Também eram jardineiros e cuidavam dos cavalos.
O termo “ladino” significa esperto, inteligente. Esses escravizados foram chamados assim por saberem falar o português. Eles eram os que viviam mais próximos do senhor do engenho e de sua família.



Copie em seu caderno e responda as questões abaixo:

1. Observe a imagem acima e responda: Que elementos da gravura mostram a posição de superioridade das pessoas brancas em relação aos africanos escravizados?

2. Em sua opinião, os “ladinos” tinham uma condição de vida melhor do que os escravizados que trabalhavam na lavoura e na produção de açúcar? Por quê?






16/07


Olá!!
Aqui está um texto para que você possa ler e interpretar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!





O TOCO DE LÁPIS

Lá, no fundo da gaveta, dois lápis estavam juntos. Um era novo, bonito, com uma ponta muito bem feita. Mas o outro, coitadinho! Era triste de se ver, sua ponta era redonda, dele só restava um toco, de tanto ser apontado.

O grandão, novinho em folha, olhou para a triste figura do companheiro e chamou:
─ Ô, baixinho! Você, ai embaixo! Está me ouvindo?
─ Não precisa gritar – respondeu o toco de lápis – eu não sou surdo!
─ Não é surdo? Há há há há! Pensei que alguém já tivesse até cortado as orelhas, de tanto apontar a sua cabeça!
O toquinho de lápis suspirou:
─ É mesmo... até já perdi a conta de quantas vezes tive de enfrentar o apontador... o lápis novo continuou com a gozação:
─ Como você está feio e acabado! Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou lindo e novinho em folha!
─ Estou vendo, estou vendo..., mas, me diga uma coisa, você sabe o que é uma poesia?
─ Poesia? Que negócio é esse?
─ Sabe o que é uma carta de amor?
─ Amor? Carta? Você ficou louco, toquinho de lápis?
─ Fiquei tudo! Louco, alegre, triste, apaixonado! Velho e gasto também, se assim, foi porque muito vivi. Fiquei tudo aquilo que aprendi de tanto escrever durante toda vida, romance, conto, poesia, narrativo, descrição, composição, teatro, crônica, aventura, tudo! Ah a valer a pena ter vivido tanto, ter escrito tanto, ter escrito tanta coisa, mesmo tendo que acabar assim, apenas um toco de lápis e você, lápis novinho em folha, o que você aprendeu?
O grandão, que era um lindo lápis preto, ficou vermelho de vergonha...
Pedro Bandeira



Copie as questões abaixo e responda em seu caderno.

1. O gênero literário deste texto é
(A) poesia.
(B) piada.
(C) conto narrativo.

2. Os personagens deste texto são
(A) o lápis grandão e o lápis novinho.
(B) o toco de lápis e o lápis novinho.
(C) o toco de lápis e o lápis pequeno.

3. O toco de lápis era
(A) feliz.
(B) triste.
(C) medroso.

4. O lápis grandão ficou vermelho de
(A) felicidade.
(B) medo.
(C) vergonha.

5. Você queria ser o toco de lápis ou o lápis novinho? Por quê?


1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.



CIDADANIA NO MUNICÍPIO



Participar das decisões coletivas sobre a comunidade em que vivemos nos ensina a conviver em grupo, a respeitar as diferenças e a cooperar com os outros. Essas são consideradas atitudes cidadãs.


O espaço público é de todos os cidadãos

Chamamos de espaço público todas as áreas de uso coletivo de um município, como ruas, parques, calçadas, praias, avenidas e centros comunitários.
O espaço público favorece o encontro e a interação social. Nele, as pessoas podem exercitar a capacidade de se relacionar com o outro e desenvolver boas relações, favorecendo o convívio social harmonioso.
O espaço público precisa ser democrático, ou seja, todos os cidadãos devem poder usá-lo livremente na vida cotidiana. Para isso, é importante que as pessoas participem ativamente das ações de sua comunidade e decidam sobre os usos mais apropriados para esses espaços. 

Copie a questão abaixo e responda em seu caderno:

    ·       Que atividades você e sua família realizam nos espaços públicos do município onde vivem?


Após realizar as atividades, acesse um joguinho sobre o conteúdo de Geografia, e divirta-se!! 
É só clicar no link abaixo

               Quiz de Geografia    



AULA DE ARTES








17/07



Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!





  Chamamos polígonos as figuras que têm as seguintes características: 
·       É uma figura fechada; 
·       Formada por segmentos de reta; 
·       Esses segmentos de reta não se cruzam.
   São exemplos de polígonos:


   Copie, no seu caderno, o quadro abaixo e pinte apenas  as figuras que são polígonos.


Após realizar as atividades, acesse um joguinho sobre o conteúdo de Matemática, e divirta-se!! 
É só clicar no link abaixo

     





Aula 10 – dia 17/07/2020
BASQUETE EM CASA
NA AULA DE HOJE VOCÊ VAI APRENDER A FAZER UMA TABELA DE BASQUETE E PRATICAR ARREMESSO.














ALGUMAS SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS:

  • JOGAR A BOLA DE BAIXO PARA CIMA COM A MÃO DIREITA, DEPOIS JOGAR COM A MÃO ESQUERDA.
  • JOGAR A BOLA DE CIMA PARA BAIXO COM A MÃO DIREITA, DEPOIS JOGAR COM A MÃO ESQUERDA.








FICOU MUITO FÁCIL, AUMENTE A DISTÂNCIA.

AGORA TEMOS ALGUNS DESAFIOS PARA VOCÊ:




  • JOGAR A BOLA NA POSIÇÃO SENTADO.

  • JOGAR A BOLA COM OS OLHOS FECHADOS.

  • JOGAR A BOLA DE COSTAS PARA A CESTA.

VÍDEO - CONFECÇÃO TABELA DE BASQUETE


LISTA DE MATERIAIS: TESOURA, FOLHA DE JORNAL, RÉGUA, CANETA, FITA ADESIVA, COLA E CAIXA DE PAPELÃO.



ABRA UMA CAIXA DE PAPELÃO E RECORTE A PARTE MAIOR.




MARQUE 10 CENTÍMETROS NA LATERAL.TRACE UMA LINHA ATÉ O PONTO DA DOBRA E RECORTE.


ENROLE DUAS FOLHAS DE JORNAL,FAÇA UM ARO E COLE NA BASE DE PAPELÃO COM FITA ADESIVA.


ESTÁ PRONTA A TABELA DE BASQUETE. PRENDA-A COM FITA ADESIVA NAS COSTAS DE UMA CADEIRA E ESTÁ PRONTO PARA JOGAR.





PARA BRINCAR DE BASQUETE NÃO PRECISA DE MUITOS MATERIAIS. VOCÊ PODE USAR BALDE, CESTO, CAIXA E BOLA.



AGORA É SUA VEZ! VAMOS PRATICAR...




LEMBRE-SE DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO.

BOA AULA E ATÉ BREVE!

PROFESSORES AMANDA, MARCIA E RAFAEL.





Nenhum comentário: