27/07
Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
Aqui estão alguns exercícios para que você possa praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!
1. Descubra o algarismo que deve ser colocado no lugar de cada quadradinho. Não esqueça de olhar o sinal da conta e fazer as trocas necessárias.
a) 27692 + 18579 =
c) 58010 – 27907 =
e) 5127 x 3 =
g) 1342 x 15 =
i) 25595 ÷ 5 =
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
Os ossos do esqueleto humano não são todos iguais. Eles têm tamanhos e formatos diferentes.
Podem ser longos, como o úmero, ou curtos, como o tarso, também planos, como o esterno, ou irregulares, como as vértebras.
ARTICULAÇÕES
Os ossos são estruturas rígidas, ou seja, não são flexíveis. Então, como é possível dobrar a perna e o braço?
No corpo humano, existem algumas regiões em que dois ossos se unem, esses locais são chamados de articulações, também conhecidos como juntas. Graças às articulações, podemos realizar movimentos como se levantar e abaixar.
Algumas articulações são móveis, como a do ombro, a do joelho e a do cotovelo, outras são semimóveis, pois permitem apenas pequenos movimentos, como as da coluna vertebral. Outras, ainda, são fixas ou imóveis, isto é, não permitem o movimento, como as que unem os ossos do crânio.
MÚSCULOS
Os ossos não se movimentam sozinhos, eles são presos aos músculos por meio de estruturas chamadas de tendões.
Os músculos têm a capacidade de se contrair e relaxar. Durante estes processos, os músculos movimentam o osso ao qual estão presos, “puxando-o”.
Após a leitura, assista ao vídeo feito pelo Profº Felipe, explicando sobre os movimentos do corpo e em seguida responda às questões abaixo:
QUESTIONÁRIO
A – Osso do dedo: _________
B – Rádio: _________
C – Ulna: _________
D – Úmero:________
2. Quais são os tipos de articulações?
(a) Móveis, imóveis e automóveis
(b) Fixas ou imóveis, móveis e semimóveis
(c) Presas, articuladas e biarticuladas
3. Qual o nome da estrutura que liga o osso ao músculo?
(a) Tendão
(b) Articulação
(c) Músculo
28/07
Olá!
Aqui está um texto para que você possa ler e interpretar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
Aqui está um texto para que você possa ler e interpretar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!
Cachorrinho esperto
Um dia, numa expedição na África, um cachorrinho começa a brincar de caçar mariposas e quando se dá conta já está muito longe do grupo do safári. Nisso vê bem perto de uma pantera correndo em sua direção.
Ao perceber que a pantera vai devorá-lo, pensa rápido no que fazer. Vê uns ossos de um animal morto e se coloca a mordê-los.
Então, quando a pantera está a ponto de atacá-lo, o cachorrinho diz:
- Ah, que delícia esta pantera que acabo de comer!
- Que cachorro bravo! Por pouco não come a mim também!
- Cachorro maldito! Vai me pagar! Agora vamos ver quem come a quem!
- Depressa! Disse o macaco. Vamos alcançá-lo.
E saem correndo para buscar o cachorrinho. O cachorrinho vê que a pantera vem atrás dele de novo e desta vez traz o macaco montado em suas costas. “Ah, macaco safado! O que eu faço agora?”, pensa o cachorrinho.
Ao invés de sair correndo, o cachorrinho fica de costas como se não estivesse vendo nada, e quando a pantera está a ponto de atacá-lo de novo, o cachorrinho diz:
- Macaco preguiçoso!! Faz meia hora que eu o mandei trazer outra pantera e ele ainda não voltou.
Autor desconhecido.
1. As personagens desse texto são
(a) Narrador, cachorrinho, macaco e onça.
(b) Cachorrinho, macaco e pantera.
(c) Cachorrinho, mariposas, macaco e pantera.
2. Qual local se passa essa história?
(a) África.
(b) Safári.
(c) Brasil.
3. A pantera ficou com medo do cachorrinho, pois
(a) pensou que ele havia comido toda a comida da floresta.
(b) pensou que o cachorrinho havia comido outro animal.
(c) pensou que o cachorrinho havia comido o macaco.
4. O verdadeiro motivo que a pantera estava disposta a voltar até o cachorro era por que
(a) o cachorrinho tinha mais comida e não queria dividir.
(b) o cachorrinho mentiu e o macaco lhe contou o que ele fez.
(c) o macaco estava levando a pantera para servir de comida ao cachorrinho.
5. No texto podemos encontrar alguns adjetivos dados aos personagens, cite:
(a) um para pantera:
(b) um para o cachorrinho:
(c) um para o macaco:
6. Assinale qual dos fatos abaixo, torna este texto humorístico:
(a) o macaco ser fofoqueiro.
(b) a esperteza do cachorro.
(c) a pantera apavorada.
(d) a conversa dos animais.
Vamos aproveitar essa aula e acessar um joguinho bem bacana de Charadas, é só acessar o link abaixo e se divertir...
Leia as explicações abaixo, para relembrar o que é uma fração, e em seguida copie e responda às questões abaixo em seu caderno!
Copie a tabela abaixo em seu caderno para consultar em outras atividades!!
Clique na imagem para melhor visualização!
1. Escreva, no seu caderno, como se lê cada fração:
2. Represente a escrita com a fração correspondente:
a) Um meio - _______
b) Três quartos - ________
c) Dois décimos - ________
d) Nove treze avos - _________
e) Oito centésimos - ________
29/07
Olá!!
Aqui estão as atividades de História e Geografia, para que você possa ler e fazer a interpretação. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
VIVENDO NA SENZALA
Em geral, as senzalas eram grandes barracões. A maioria não tinha não tinha janelas; quando tinha, eram gradeadas. As senzalas também não possuíam divisão interna nem mobília. O chão era de terra batida. Os escravizados não tinham privacidade e dormiam em esteiras estendidas no chão.
Nas refeições, recebiam uma pequena quantidade de farinha de mandioca, milho, feijão e arroz. Algumas vezes, o senhor de engenho permitia que eles tivessem um dia de folga para cultivar os alimentos que consumiriam.
Quando conseguiam, os escravizados reuniam-se nas senzalas para conversar, cantar, contar histórias. Desse modo, preservavam suas tradições e criavam laços de solidariedade. Isso também era uma forma de tentar sobreviver à escravidão.
Agora é com você! Como você imagina que era a vida dos escravos na senzala? Faça no caderno uma ilustração de uma senzala. Você pode pesquisar na internet para ter uma ideia.
A ESCRAVIDÃO NAS MINAS
Desde que aqui chegaram, os portugueses desejavam encontrar ouro e prata. A partir de 1532, diversas expedições partiram de diferentes pontos da colônia à procura desses metais preciosos. Nenhuma delas foi bem-sucedida. Somente no final do século 17, os bandeirantes paulistas descobriram ouro em regiões que hoje correspondem a Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Com isso, muitas pessoas de diferentes partes da colônia seguiram para a região das minas. Portugueses também vieram para o Brasil nessa época com o objetivo de enriquecer.
No século 18, o Brasil tornou-se o principal produtor mundial de ouro. Assim como nos engenhos, os portugueses usaram mão de obra escrava nas minas.
Observe a imagem, copie e responda às questões em seu caderno.
a. O trabalho dos escravizados nas minas era fácil? Por quê?
b. Eles usavam algum equipamento de proteção e segurança?
Que tal um joguinho bem bacana?
Após realizar as atividades de História, pule uma linha e anote em seu caderno:
LUGAR DE CRIANÇA
É comum ouvirmos a frase “lugar de criança é na escola”. Mas, além do direito à educação, as crianças têm o direito de estar em segurança no espaço público, brincar e praticar esportes, expressar opiniões e participar da vida política.
Copie e responda em seu caderno.
1. Pense no caminho que você faz entre sua casa e a escola. Por quais lugares você passa? Você se sente seguro no trajeto? Por quê?
CRIANÇA CIDADÃ
Há várias maneiras de as crianças exercerem a cidadania, tanto realizando seus deveres quanto exigindo o cumprimento de seus direitos.
É importante, por exemplo, que as crianças adotem atitudes respeitosas no convívio com as pessoas e colaborem para a conservação dos espaços e dos materiais que utilizam na escola, em casa e em outros lugares que frequentam.
Ajudar a melhorar o lugar em que vivem, propor soluções para problemas comunitários e ser solidário são outras contribuições importantes que as crianças são capazes de fazer. Observe outros exemplos.
30/07
Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa ler e praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
Aqui estão alguns exercícios para que você possa ler e praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!
Copie esse título em seu caderno
Copie o texto, em seu caderno, corrigindo-o seguindo as orientações do quadro abaixo:
A Surpresa. Não estava em casa quando o trouxeram. Era pequeno, embrulhado com papel-veludo e um cartãozinho escrito a máquina: para Serafina. Segurava o pacote, devia ser uma caixinha, sentia-lhe o peso, cheirava-o. Mas o pacote não dava nenhuma pista: nem som, nem, cheiro, nem textura que deixasse adivinhar o conteúdo. E por que não abrir? Porque ali podia haver a realização de um sonho, como também ser apenas a expressão de uma brincadeira de mau gosto. De vez em quando, ela também não aprontava? Tinha de abrir. E seria agora. Um dois e...
Continue o texto contando o que aconteceu depois: o que era o pacote, o que fez com ele, como a personagem ficou etc. (lembre-se esse é o quinto parágrafo).
1. Eu comprei 15000 balas para a minha escola. Distribui 6956 para a turma da manhã e 7878 para a turma da tarde. Quantas balas sobraram?
R= ________________________________________________
2. Uma banca de jornais vende 13 350 jornais por dia, de segunda-feira a sábado. Quantos jornais são vendidos nesse período?
R= ________________________________________________
3. Em uma estufa foram agrupadas 11678 orquídeas, sendo 5799 amarelas e as outras brancas. Quantas são as brancas?
R= ________________________________________________
4. Tenho que distribuir 23 369 envelopes igualmente em 5 caixas. Quantos envelopes sobraram?
R= ________________________________________________
AULA DE ARTES
CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR A AULA
31/07
Olá!
Aqui está um texto para que você possa ler e interpretar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
Aqui está um texto para que você possa ler e interpretar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!
Leia o texto abaixo e responda as questões a seguir
Super-Homem
Super-Homem é o maior herói que a Terra já conheceu. Quando os criadores de Super-Homem deram vida a personagem, não poderiam imaginar a fama que o herói iria alcançar. Sua importância para os quadrinhos é inevitável.
Ele foi o primeiro herói superpoderoso, perfeito, puro e honrado. O primeiro a reunir qualidade que todos nós, simples humanos, gostaríamos de ter.
Não me diga que você nunca brincou de Super-Homem, que nunca amarrou uma capa no pescoço e gritou:
- Isso é um trabalho para o Super-Homem!
(Autor desconhecido)
1. Após ler o texto com atenção, quais os adjetivos que são encontrados no texto? Faça uma lista abaixo.
2. Quando os criadores de Super-Homem deram vida a personagem não imaginavam
(a) que o herói seria derrotado pelos seus inimigos.
(b) a fama que o herói iria alcançar.
(c) que o herói fosse fazer parte da DC Comics.
3. Segundo o texto, Super-Homem foi o primeiro herói a reunir
(a) todos os amigos e fazer a liga da justiça.
(b) poderes para derrotar seus inimigos.
(c) qualidades que todos nós, simples humanos, gostaríamos de ter.
aula 11 – dia 31/07/2020
Ginástica alternativa: ioga
a ginástica alternativa pode ser classificada e executada através de várias práticas. Nesta aula iremos realizá-la através da ioga, com movimentos básicos e para iniciantes, aprimorando nossos conhecimentos e novas práticas.
• Para atividade você irá se organizar individualmente ou coletivamente com os membros da sua família. Realizaremos em formato de estação e cada exercício representará cada uma.
• Você deverá executar as repetições dos movimentos por 20 segundos, depois desse tempo troque de estação até que todos os exercícios sejam executados.
• Siga os movimentos das imagens abaixo e execute de acordo com suas possibilidades:
• DURANTE Sua prática PEÇA A ALGUÉM PARA FILMÁ-LO OU FOTOGRAFÁ-LO E NOS ENVIE SEUS REGISTROS.
BOA AULA E ATÉ BREVE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário