segunda-feira, 25 de maio de 2020

4° ANO - LIÇÕES DE 27/07 A 31/07


27/07


Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!



1. Descubra o algarismo que deve ser colocado no lugar de cada quadradinho. Não esqueça de olhar o sinal da conta e fazer as trocas necessárias.







a) 27692 + 18579 =
c) 58010 – 27907 =
e) 5127 x 3 =
g) 1342 x 15 =
i) 25595 ÷ 5 =


1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.

OSSOS DE VÁRIOS FORMATOS


Os ossos do esqueleto humano não são todos iguais. Eles têm tamanhos e formatos diferentes.
Podem ser longos, como o úmero, ou curtos, como o tarso, também planos, como o esterno, ou irregulares, como as vértebras.

ARTICULAÇÕES
Os ossos são estruturas rígidas, ou seja, não são flexíveis. Então, como é possível dobrar a perna e o braço?

No corpo humano, existem algumas regiões em que dois ossos se unem, esses locais são chamados de articulações, também conhecidos como juntas. Graças às articulações, podemos realizar movimentos como se levantar e abaixar.
Algumas articulações são móveis, como a do ombro, a do joelho e a do cotovelo, outras são semimóveis, pois permitem apenas pequenos movimentos, como as da coluna vertebral. Outras, ainda, são fixas ou imóveis, isto é, não permitem o movimento, como as que unem os ossos do crânio.

MÚSCULOS


Os ossos não se movimentam sozinhos, eles são presos aos músculos por meio de estruturas chamadas de tendões.


Os músculos têm a capacidade de se contrair e relaxar. Durante estes processos, os músculos movimentam o osso ao qual estão presos, “puxando-o”.
  
Após a leitura, assista ao vídeo feito pelo Profº Felipe, explicando sobre os movimentos do corpo e em seguida responda às questões abaixo:



 QUESTIONÁRIO

1. A figura abaixo representa os ossos do braço. Escreva se o osso é curto ou longo:


A – Osso do dedo: _________  

B – Rádio: _________

C – Ulna: _________ 
            
D – Úmero:________

2. Quais são os tipos de articulações?

(a) Móveis, imóveis e automóveis
(b) Fixas ou imóveis, móveis e semimóveis
(c) Presas, articuladas e biarticuladas

3. Qual o nome da estrutura que liga o osso ao músculo?

(a) Tendão
(b) Articulação
(c) Músculo





28/07



Olá!
Aqui está um texto para que você possa ler e interpretar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!


Cachorrinho esperto

   

     Um dia, numa expedição na África, um cachorrinho começa a brincar de caçar mariposas e quando se dá conta já está muito longe do grupo do safári. Nisso vê bem perto de uma pantera correndo em sua direção. 
     Ao perceber que a pantera vai devorá-lo, pensa rápido no que fazer. Vê uns ossos de um animal morto e se coloca a mordê-los.
Então, quando a pantera está a ponto de atacá-lo, o cachorrinho diz:

- Ah, que delícia esta pantera que acabo de comer!
A pantera para bruscamente e sai apavorada correndo  do cachorrinho, pensando:
- Que cachorro bravo! Por pouco não come a mim também!
Um macaco que estava trepado em uma árvore perto e que havia visto a cena, sai correndo atrás da pantera e lhe conta toda a história. Então, a pantera furiosa diz:
- Cachorro maldito! Vai me pagar! Agora vamos ver quem come a quem!
- Depressa! Disse o macaco. Vamos alcançá-lo.
E saem correndo para buscar o cachorrinho. O cachorrinho vê que a pantera vem atrás dele de novo e desta vez traz o macaco montado em suas costas. “Ah, macaco safado! O que eu faço agora?”, pensa o cachorrinho.
Ao invés de sair correndo, o cachorrinho fica de costas como se não estivesse vendo nada, e quando a pantera está a ponto de atacá-lo de novo, o cachorrinho diz:
- Macaco preguiçoso!! Faz meia hora que eu o mandei trazer outra pantera e ele ainda não voltou.

Autor desconhecido.


1.  As personagens desse texto são

(a) Narrador, cachorrinho, macaco e onça.
(b) Cachorrinho, macaco e pantera.
(c) Cachorrinho, mariposas, macaco e pantera.

2. Qual local se passa essa história?
(a) África.
(b) Safári.
(c) Brasil.

3. A pantera ficou com medo do cachorrinho, pois
(a) pensou que ele havia comido toda a comida da floresta.
(b) pensou que o cachorrinho havia comido outro animal.
(c) pensou que o cachorrinho havia comido o macaco.

4. O verdadeiro motivo que a pantera estava disposta a voltar até o cachorro era por que

(a) o cachorrinho tinha mais comida e não queria dividir.
(b) o cachorrinho mentiu e o macaco lhe contou o que ele fez.
(c) o macaco estava levando a pantera para servir de comida ao cachorrinho.

5. No texto podemos encontrar alguns adjetivos dados aos personagens, cite:
(a) um para pantera: 
(b) um para o cachorrinho:
(c) um para o macaco: 

6. Assinale qual dos fatos abaixo, torna este texto humorístico:
(a) o macaco ser fofoqueiro.
(b) a esperteza do cachorro.
(c) a pantera apavorada.
(d) a conversa dos animais.

Vamos aproveitar essa aula e acessar um joguinho bem bacana de Charadas, é só acessar o link abaixo e se divertir...                        
           Charada Legal         




     Leia as explicações abaixo, para relembrar o que é uma fração, e em seguida copie e responda às questões abaixo em seu caderno!


    
Copie a tabela abaixo em seu caderno para consultar em outras atividades!!

Clique na imagem para melhor visualização! 


     

1. Escreva, no seu caderno, como se lê cada fração:


 














2. Represente a escrita com a fração correspondente:

a) Um meio - _______

b) Três quartos - ________ 

c)  Dois décimos - ________

d)  Nove treze avos - _________

e)  Oito centésimos - ________



29/07


Olá!!    

Aqui estão as atividades de História e Geografia,  para que você possa ler e fazer a interpretação. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!


VIVENDO NA SENZALA

Em geral, as senzalas eram grandes barracões. A maioria não tinha não tinha janelas; quando tinha, eram gradeadas. As senzalas também não possuíam divisão interna nem mobília. O chão era de terra batida. Os escravizados não tinham privacidade e dormiam em esteiras estendidas no chão.
Nas refeições, recebiam uma pequena quantidade de farinha de mandioca, milho, feijão e arroz. Algumas vezes, o senhor de engenho permitia que eles tivessem um dia de folga para cultivar os alimentos que consumiriam.
Quando conseguiam, os escravizados reuniam-se nas senzalas para conversar, cantar, contar histórias. Desse modo, preservavam suas tradições e criavam laços de solidariedade. Isso também era uma forma de tentar sobreviver à escravidão.

Agora é com você!  Como você imagina que era a vida dos escravos na senzala? Faça no caderno uma ilustração de uma senzala. Você pode pesquisar na internet para ter uma ideia.

A ESCRAVIDÃO NAS MINAS

Desde que aqui chegaram, os portugueses desejavam encontrar ouro e prata. A partir de 1532, diversas expedições partiram de diferentes pontos da colônia à procura desses metais preciosos. Nenhuma delas foi bem-sucedida. Somente no final do século 17, os bandeirantes paulistas descobriram ouro em regiões que hoje correspondem a Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Com isso, muitas pessoas de diferentes partes da colônia seguiram para a região das minas. Portugueses também vieram para o Brasil nessa época com o objetivo de enriquecer.

No século 18, o Brasil tornou-se o principal produtor mundial de ouro. Assim como nos engenhos, os portugueses usaram mão de obra escrava nas minas.

Observe a imagem, copie e responda às questões em seu caderno.

a. O trabalho dos escravizados nas minas era fácil? Por quê?

b. Eles usavam algum equipamento de proteção e segurança?


Que tal um joguinho bem bacana?



     Após realizar as atividades de História, pule uma linha e anote em seu caderno:


Lembrando que TODAS as atividades aqui propostas são relacionadas aos conteúdos trabalhados em cada ano ciclo. 😉📱


Clique e acesse o jogo!


           Máscaras africanas





LUGAR DE CRIANÇA



É comum ouvirmos a frase “lugar de criança é na escola”. Mas, além do direito à educação, as crianças têm o direito de estar em segurança no espaço público, brincar e praticar esportes, expressar opiniões e participar da vida política.


Copie e responda em seu caderno.


1. Pense no caminho que você faz entre sua casa e a escola. Por quais lugares você passa? Você se sente seguro no trajeto? Por quê?

CRIANÇA CIDADÃ

Há várias maneiras de as crianças exercerem a cidadania, tanto realizando seus deveres quanto exigindo o cumprimento de seus direitos.
É importante, por exemplo, que as crianças adotem atitudes respeitosas no convívio com as pessoas e colaborem para a conservação dos espaços e dos materiais que utilizam na escola, em casa e em outros lugares que frequentam.
Ajudar a melhorar o lugar em que vivem, propor soluções para problemas comunitários e ser solidário são outras contribuições importantes que as crianças são capazes de fazer. Observe outros exemplos.




 2. Você vai criar um cartaz no caderno. Recorte de jornais e revistas ou imprima da internet imagens que mostrem crianças em atitudes cidadãs. Pode ser um desenho também! Elas podem representar situações em que as crianças são participativas, solidárias ou respeitam as diferenças. Capriche nesta atividade e envie a foto da sua atividade para seu/sua professor(a)!







30/07




Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa ler e praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!

Copie esse título em seu caderno

Copie o texto, em seu caderno, corrigindo-o seguindo as orientações do quadro abaixo:



A Surpresa. Não estava em casa quando o trouxeram. Era pequeno, embrulhado com papel-veludo e um cartãozinho escrito a máquina: para Serafina. Segurava o pacote, devia ser uma caixinha, sentia-lhe o peso, cheirava-o. Mas o pacote não dava nenhuma pista: nem som, nem, cheiro, nem textura que deixasse adivinhar o conteúdo. E por que não abrir? Porque ali podia haver a realização de um sonho, como também ser apenas a expressão de uma brincadeira de mau gosto. De vez em quando, ela também não aprontava? Tinha de abrir. E seria agora. Um dois e...




Continue o texto contando o que aconteceu depois: o que era o pacote, o que fez com ele, como a personagem ficou etc. (lembre-se esse é o quinto parágrafo).



1.  Eu comprei 15000 balas para a minha escola. Distribui 6956 para a turma da manhã e 7878 para a turma da tarde. Quantas balas sobraram?




R= ________________________________________________

2. Uma banca de jornais vende 13 350 jornais por dia, de segunda-feira a sábado. Quantos jornais são vendidos nesse período?





R= ________________________________________________

3. Em uma estufa foram agrupadas 11678 orquídeas, sendo 5799 amarelas e as outras brancas. Quantas são as brancas? 





R= ________________________________________________

4. Tenho que distribuir 23 369 envelopes igualmente em 5 caixas. Quantos envelopes sobraram?




R= ________________________________________________


AULA DE ARTES

CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR A AULA



31/07



Olá!
Aqui está um texto para que você possa ler e interpretar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!


Leia o texto abaixo e responda as questões a seguir



Super-Homem
Super-Homem é o maior herói que a Terra já conheceu. Quando os criadores de Super-Homem deram vida a personagem, não poderiam imaginar a fama que o herói iria alcançar. Sua importância para os quadrinhos é inevitável.
Ele foi o primeiro herói superpoderoso, perfeito, puro e honrado. O primeiro a reunir qualidade que todos nós, simples humanos, gostaríamos de ter.

Não me diga que você nunca brincou de Super-Homem, que nunca amarrou uma capa no pescoço e gritou:
- Isso é um trabalho para o Super-Homem!
                              (Autor desconhecido)


1. Após ler o texto com atenção, quais os adjetivos que são encontrados no texto? Faça uma lista abaixo.


2. Quando os criadores de Super-Homem deram vida a personagem não imaginavam

(a) que o herói seria derrotado pelos seus inimigos.
(b) a fama que o herói iria alcançar.
(c) que o herói fosse fazer parte da DC Comics.

3. Segundo o texto, Super-Homem foi o primeiro herói a reunir
(a) todos os amigos e fazer a liga da justiça.
(b) poderes para derrotar seus inimigos.
(c) qualidades que todos nós, simples humanos, gostaríamos de ter.




               aula 11 – dia 31/07/2020

Ginástica alternativa: ioga




a ginástica alternativa pode ser classificada e executada através de várias práticas. Nesta aula iremos realizá-la através da ioga, com movimentos básicos e para iniciantes, aprimorando nossos conhecimentos e novas práticas. 
• Para atividade você irá se organizar individualmente ou coletivamente com os membros da sua família. Realizaremos em formato de estação e cada exercício representará cada uma. 
• Você deverá executar as repetições dos movimentos por 20 segundos, depois desse tempo troque de estação até que todos os exercícios sejam executados. 

• Siga os movimentos das imagens abaixo e execute de acordo com suas possibilidades: 

• DURANTE Sua prática PEÇA A ALGUÉM PARA FILMÁ-LO OU FOTOGRAFÁ-LO E NOS ENVIE SEUS REGISTROS.


BOA AULA E ATÉ BREVE!

PROFESSORES: AMANDA, MÁRCIA E RAFAEL










Nenhum comentário: