segunda-feira, 4 de maio de 2020

3° ANO - LIÇÕES DE 22/06 A 26/06

AULA Nº 39                                     DIA: 22/06/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JUNHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:



PORTUGUÊS

MAIS SOBRE HQ...

Para que se compreenda em sua totalidade uma HQ, precisamos ler não só seu texto, como também as suas imagens, ícones, balões, quadros, recursos visuais, enfim todos esses elementos que fazem parte de sua estrutura e que, em conjunto, dão sentido à narrativa.

As expressões dos personagens também são fundamentais para uma melhor compreensão da HQ.
Observe algumas expressões como, alegria, medo, susto, surpresa, tristeza, raiva, pensativo etc.


1 - Leia as tirinhas com atenção e responda no caderno.


2 - Preencha os balões com as falas dos personagens em seu caderno e atenção com as expressões deles.

3 – Observe a história e conforme a expressão dos personagens explique o que está acontecendo. Escreva a resposta em seu caderno.


R: ________________________________________________________

4 – Em seu caderno faça o desenho de algumas expressões:

MEDO






ALEGRIA
SUSTO
RAIVA


MATEMÁTICA


- Sequência numérica:

Faça em seu caderno do número 1500 a 2000 de 5 em 5:

(Modelo: 1500 - 1505 - 1510 - ...)

.....................................................................................................................

.................................................................................................................


CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA PARTICIPAR DO MURAL DA NOSSA ESCOLA. DEIXE O SEU RECADO E COLOQUE A SUA FOTO. É SÓ CLICAR NO +.

NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O SEU NOME. 












AULA Nº 40                                                  DIA: 23/06/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JUNHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:


PORTUGUÊS 

Assista, aprenda e divirta-se!


DIVIRTA-SE COM A LEITURA DE ALGUMAS TIRINHAS:


Leia as tirinhas com atenção e responda no caderno.



GEOGRAFIA

PAISAGEM E ORIENTAÇÃO


PONTOS DE REFERÊNCIA

                Às vezes, podemos simplesmente apreciar uma paisagem bonita. Outras vezes, podemos estudar a paisagem para saber a relação entre a sociedade e a natureza. Mas também é possível usar elementos de uma paisagem para não nos perdemos.
                É mais fácil memorizar um caminho prestando atenção aos elementos da paisagem ao longo do trajeto. Eles servem como pontos de referência. A orientação pode ser feita associando um ponto de referência (casa, praça) a cada trecho do caminho.
Observe as imagens e responda as questões no caderno.







AULA Nº 41                                                  DIA: 24/06/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JUNHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:



CIÊNCIAS 




APÓS A LEITURA DO TEXTO, COPIE E RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO:

ANIMAIS INVERTEBRADOS AQUÁTICOS
    Animais que não têm ossos, como crânio e coluna vertebral. Muitos invertebrados são aquáticos.
     Alguns vivem na água doce de rios, lagos, represas e lagoas. Também existem os que vivem na água salgada de mares e oceanos.

NA ÁGUA DOCE
     Muitos invertebrados vivem dentro da água quando filhotes e, depois de adultos, passam a viver fora dela. É o caso do mosquito da dengue. Outros invertebrados vivem sempre imersos na água, como alguns caramujos e camarões.

NA ÁGUA SALGADA
     Em mares e oceanos vivem milhares de invertebrados, muito diferentes entre si. Alguns deles não se locomovem e vivem presos em rochas, por exemplo. Outros apresentam diferentes formas de locomoção.
As ESPONJAS são animais que não se locomovem. Elas obtêm alimento da água que circula em seu corpo. As ANÊMONAS-DO-MAR quase não se movem. Usam os tentáculos que têm ao redor da boca para capturar pequenos peixes para se alimentar.
POLVOS e LULAS também são invertebrados marinhos. Eles usam tentáculos para se mover e capturar pequenos animais na alimentação. Nos polvos, os tentáculos são chamados de braços e têm ventosas (para grudar em outros animais ou superfícies).

RESPONDA:

1- Os animais invertebrados aquáticos vivem ...............................


2 -Qual animal invertebrado vive na água quando filhote e quando adulto vive fora dela?

3- Animais invertebrados que vivem sempre imersos na água:
(   ) urso e onça       (   ) porco e tatu               (   ) camarão e caramujo

4- Coloque “V” para verdadeiro e “F” para falso:
 (   ) As ESPONJAS  obtêm alimento da água que circula em seu corpo.
 (   ) As ESPONJAS são animais que se locomovem aos pulos e saltos.
 (   ) Polvos e lulas usam tentáculos para se mover e capturar pequenos animais.
 (   ) As ANÊMONAS-DO-MAR quase não se movem, usam tentáculos que têm ao redor da boca para capturar pequenos peixes.


HISTÓRIA



APÓS A REALIZAÇÃO DA LEITURA DO TEXTO, COPIE E RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO:

A CIDADE
         Atualmente a maior parte da população brasileira vive nas cidades.
     Mas nem sempre foi assim. A partir da década de 1960, houve um aumento na quantidade de industrias nas cidades do Brasil. Isso atraiu a população rural que buscava melhores condições de vida.
        Conforme a população urbana aumentava, crescia também a quantidade de moradias e de serviços oferecidos.
     Geralmente nas cidades há mais construções do que no campo e elas ficam ais próximas umas das outras. Há também ruas, avenidas, comércios, industrias, etc.

O CENTRO DO PODER
     Além de concentrar atividades industriais e comerciais, as cidades também abrigam os órgãos responsáveis pelo governo de cada município.

PREFEITURA
    É responsável pela administração do município. Na prefeitura trabalham o Prefeito, o vice-prefeito, os secretários e muitos outros. Cada secretário cuida de um setor como: educação, saúde, moradia, segurança, cultura, transportes, etc.

CÂMARA MUNICIPAL
    É o órgão responsável pela elaboração das leis do município, fiscalização do governo e aprovação dos projetos da prefeitura.
Na prefeitura trabalham os vereadores, que também são eleitos pelos moradores.

RESPONDA:

1- O aumento de indústrias na cidade aconteceu porque .......................................

2-Qual é o órgão responsável pela elaboração de leis do município?
...............................................................................................

3- Na prefeitura trabalham ................................

4- Os vereadores são eleitos ......................................





AULA Nº 42                             DIA: 25/06/2020





NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JUNHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:



PORTUGUÊS

Assista, aprenda e divirta-se!


Divirta-se com a leitura de algumas histórias em quadrinhos em nosso Blog, na aba BEI, click no link abaixo e divirta-se.

  Agora leia com atenção e responda no caderno as questões abaixo:






MATEMÁTICA




VAMOS VER SE ESTAMOS CRAQUES?

A) 3 X 23 =
B) 2 X 15 = 
C) 4 X 150 =

RESOLVA AS SITUAÇÕES PROBLEMA ABAIXO:

1 - Mariana comeu 717 bombons e Renata comeu 619 durante o ano. Quantos bombons elas comeram juntas?

2 – João tem 114 figurinhas e seu irmão tem o dobro. Quantas figurinhas seu irmão possui?

3 – Mariana tem uma coleção de tampinhas guardadas em diferentes caixas. Sabendo que ela possui 5 caixas e que em cada caixa tem 13 tampinhas responda: Quantas tampinhas há ao todo?

4 - Flávia ganhou 2129 livros para sua coleção. Ela já possuía 1362. Com quantos livros Flávia ficou?

5 – Ricardo 1360 máscaras em sua loja. Em um dia, ele vendeu 205. Quantas máscaras ele ainda tem em sua loja para vender?

6 – Aninha tem 12 anos, seu irmão mais velho tem o triplo da sua idade. Quantos anos o irmão da Aninha tem?

Sequência numérica


Faça em seu caderno do número 2000 a 2500 de 5 em 5:


(Modelo: 2000 - 2005 - 2010 - ...)





AULA Nº 43                        DIA: 26/06/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JUNHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:



MATEMÁTICA


RESOLVA AS SITUAÇÕES PROBLEMA ABAIXO:

1 – Um ônibus tem a capacidade para 176 passageiros. Agora, com a pandemia, precisa levar 4 dezenas a menos de passageiros. Quantos passageiros o ônibus pode levar?

2 - Num álbum havia 153 fotografias. Mamãe colou mais 218. Quantas fotografias ficaram?

3 – Igor tem 1232 bolinhas de gude, Paulo tem 50 bolinhas a menos. Quantas bolinhas Paulo tem?

4 - Para a festinha de aniversário do Beto, mamãe fez 323 sanduíches e 547 coxinhas. Quantos salgadinhos ela fez?

5 – Antony tem 29 anos e seu pai tem o dobro da sua idade. Quantos anos o pai de Antony tem? Sabendo que o avô de Antony tem o triplo da sua idade, quantos anos ele tem?

6 - Uma loja vendeu 328 bicicletas para adultos e 226 para crianças. Quantas bicicletas vendeu?


Lembrem-se: a tabuada deve ser estudada diariamente!

Bom estudo e um maravilhoso final de semana!
Cuide-se!!! 
😘




REFERÊNCIAS PARA ACELERAR O RITMO COM METRÔNOMO


1) 80 BPM - 80 Batidas por minuto


2) 100 BPM - 100 Batidas por minuto


3) 120 BPM - 120 Batidas por minuto 



Aula 7 - 26/06/2020

BOLA DE MEIA


💧 NA AULA DE HOJE VOCÊ VAI APRENDER A FAZER UMA BOLA DE MEIA.

💧 CASO SEJA POSSÍVEL, SOLICITE A AJUDA DE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA.

MATERIAIS: PAPEL OU JORNAL E UMA MEIA



Encher a meia com o jornal ou papel amassado.




Depois enrole a meia e dê uma volta.





Faça isso até usar todo o comprimento da meia.






Está pronta a sua bola de meia.



TEMOS DUAS SUGESTÕES DE BRINCADEIRA PARA VOCÊS.

1. TREINAR SOZINHO, JOGAR A BOLA PARA CIMA E TENTAR PEGÁ-LA, JOGAR DE UMA MÃO PARA OUTRA SEM DEIXÁ-LA CAIR, JOGAR, BATER PALMAS E TENTAR PEGÁ-LA.

2. BOLICHE - ALÉM DA BOLA VAMOS PRECISAR DE GARRAFAS PETS VAZIAS OU QUALQUER MATERIAL DE PLÁSTICO OU PAPELÃO QUE SIRVA DE ALVO. COLOQUEM AS GARRAFAS PETS VAZIAS A UMA BOA DISTÂNCIA, IMITANDO COMO ELAS FICAM NO BOLICHE ORIGINAL, FORMANDO UM TRIÂNGULO E MIREM NO ALVO.

SEGUE VÍDEO COMPLEMENTAR PARA A CONFECÇÃO DE UMA BOLA DE MEIA

LINK DO VÍDEO “BOLA DE MEIA”



AGORA É SUA VEZ, FAÇA A SUA BOLA DE MEIA E DIVIRTA-SE!


NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO.
BOA AULA E ATÉ BREVE!

PROFESSORES AMANDA, MARCIA E RAFAEL



TAREFA DA FAMÍLIA

Solicitamos preenchimento do formulário de Avaliação das atividades online.

É bem rápido e sua participação é muito importante.

Clique no link abaixo e ajude a melhorar as nossas aulas.


( A Avaliação deve ser preenchida pelo adulto que acompanha a criança nas lições )

Bom fim de semana!!!!

AVALIAÇÃO



Nenhum comentário: