Hoje nossas atividades serão de História e Português.
Para a realização desta atividade, você deverá:
1-Fazer a leitura das páginas 90 e 91 que dá início ao nosso estudo sobre a cultura afro-brasileira.
2- Responda a página 90 no próprio livro.
3- Converse com seus pais ou pesquise na internet exemplos da presença africana na cultura brasileira.
4-Faça uma lista no caderno.
Para a realização desta atividade, você deverá:
1- Fazer o cabeçalho em seu caderno.
2- Ler o texto com bastante atenção. (Você pode dar print da tela ou imprimir e colar em seu caderno)
3- Copiar as atividades em seu caderno.
4- Responder atentamente as questões.
Crônica: Um jogo que é uma vergonha
Imagina um jogo deste jeito: o campo é de pedra bem pontuda e acontece num dia muito frio. Num time, os jogadores têm tênis e camisa de manga comprida e, no outro, os caras jogam descalços e só de calção.
O time que tem tênis e camisa ganha fácil, dá aquela goleada! O outro fica a maior parte do tempo tomando cuidado pra não cortar os pés ou então esfregando o braço arrepiado de frio. Times iguais.
Pra mim, a diferença da vida entre nós, que temos escola e casa e as crianças que não têm é um jogo assim. Quem não tem, perde sempre. Não acho que todo mundo que tem as coisas é culpado por causa dos outros que não têm, mas isso não quer dizer que a gente não possa fazer nada. Porque pode.
Porque, se a gente quiser jogar um jogo justo, pode exigir que os dois times sejam iguais, para começar. Casa e escola.
Não acredito que as crianças de rua viveriam na rua se tivessem outro lugar melhor pra escolher. Se a gente não exigir que todo mundo tenha casa e escola, vai sempre ficar jogando esse jogo besta.
Ganhando de dez a zero de um time tão fácil, mas tão fácil, que não vai mais ter o gosto da vitória, vai ter só vergonha.
Fernando Bonassi
Fonte: (In Vida da gente – crônicas publicadas no Suplemento Folhinha de S. Paulo) - 07/02/97.
Agora responda.
1. O texto “Um jogo que é uma vergonha” é uma crônica. Foi escrito a partir de uma situação da vida real, com o objetivo de fazer uma crítica a essa situação. Se o autor teve esse objetivo ao escrever, que objetivo tem em relação ao leitor?
( ) que aceite suas ideias.
( ) que rejeite suas ideias.
( ) que reflita sobre o assunto.
( ) que se divirta com o assunto.
2. O trecho: “Num time, os jogadores têm tênis e camisa de manga comprida” e, no outro, os caras jogam descalços e só de calção”. significa que um time
( ) toma cuidado para não cortar os pés, o outro time sente muito calor.
( ) têm tênis e o outro time tem camisa.
( ) é formado por jogadores bem equipados, o outro time por jogadores mal equipados.
( ) tem jogadores ganhadores, o outro têm jogadores que usam tênis e camisa comprida.
3. Esta crônica, de fato, compara:
( ) a vida de pessoas que têm escola e casa com a vida de crianças que não têm escola e casa.
( ) vida de crianças que têm casa com a vida de crianças que têm escola.
( ) crianças que são culpadas com crianças que são inocentes.
( ) crianças que podem fazer tudo com crianças que não fazem nada.
4. Quando o autor diz: “nós que temos escola e casa” e “isto não quer dizer que a gente não possa fazer nada”, As palavras “nós” e “a gente” ocupam o lugar:
( ) do autor e de todos os leitores.
( ) dos leitores que são conhecidos do autor.
( ) dos ricos.
( ) do leitor.
5. De acordo com o autor da crônica, diante da situação que é discutida:
( ) “a gente” não pode fazer nada.
( ) “a gente” pode fazer uma aposta.
( ) “a gente” pode jogar.
( ) “a gente” pode jogar um jogo justo.
6. Quando o autor fala sobre “jogo justo”, ele quer dizer que:
( ) as pessoas podem jogar mesmo sem saber.
( ) as pessoas justas às vezes perdem.
( ) as pessoas jogam um jogo besta.
( ) as pessoas podem ajudar a fazer justiça.
7. O tema central da crônica é:
( ) desigualdade.
( ) miséria.
( ) futebol.
( ) crianças de rua.
Boa atividade!
05/11
Hoje nossas atividades serão de Ciências, Matemática e Artes.
Para a realização desta atividade, você deverá:
1- Fazer o cabeçalho em seu caderno.📑
2- Assistir ao vídeo com bastante atenção. 🎥
3- Copiar as atividades em seu caderno.
4- Responder atentamente as questões.📝✏🖊
Formas de energia
* Vamos aprender sobre as diferentes formas de energia e para isso, assista ao vídeo abaixo. (assistir apenas até o tempo de 5:40)
* Em seguida, preencha a lista escrevendo a definição de cada uma delas em seu caderno.
Energia sonora: ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Energia luminosa: ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Energia mecânica: ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Energia química: ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Energia térmica: ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Energia elétrica: ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Energia hidrelétrica: ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Energia termoelétrica: ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Energia eólica: ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Energia solar: ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Energia nuclear: ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Para a realização desta atividade, você deverá:
1- Ler os problemas com bastante atenção.
2- E apenas responder atentamente as questões.📝✏🖊
I) Veja essa imagem referente a comparação de preço do macarrão entre o Mercadinho Tudo Tem e o Mercado Precinho, depois responda as questões 1 a 6.
1) Em qual supermercado o preço do macarrão está mais barato?
a)Mercado Precinho
b)Mercadinho Tudo Tem
2) Qual a diferença de preço do macarrão nos supermercados pesquisados?
a) R$ 0,45
b) R$ 0,30
c) R$ 0,15
d) R$ 0,60
3) Esse pacote de macarrão tem mais ou menos de 1kg?
a) Tem mais de 1kg
b) Tem menos de 1kg
4) Se a mamãe da Verinha comprasse dois pacotes de macarrão no Mercadinho Tudo Tem, quanto daria?
a) R$ 6,60
b) R$ 6,90
c) R$ 6,30
d) R$ 6,00
5) A mamãe da Verinha vai fazer um almoço para a família no domingo e decidiu preparar macarronada. Para isso ela vai precisa de 2kg de macarrão. Quantos pacotes ela deve comprar?
a) 4 pacotes
b) 3 pacotes
c) 1 pacote
d) 2 pacotes
6) Quanto será o total, se ela comprar no Mercadinho Tudo Tem?
a) R$ 6,60
b) R$ 26,40
c) R$ 13,80
d) R$ 12,60
AULA DE ARTES
CLIQUE NA IMAGEM PARA VER O VÍDEO
06/11
Hoje nossas atividades serão de Português, Laboratório e Ed. física
Para a realização desta atividade, você deverá:
1- Fazer o cabeçalho.📑
2- Abrir seu livro de Português na página 30.📖
3- Ler com bastante atenção.
4- Responder, no livro, as questões que estão nas páginas 30 e 31. 📝✏🖊
Nossa aula de Informática de hoje será no Museu light.
Se quando o assunto é eletricidade você conta os segundos para colocar a mão na massa, veio ao espaço certo! Para conhecer o Museu é só clicar no link abaixo:
Poucos símbolos representam tanto o Brasil quanto a
capoeira. Essa mistura de dança, luta, artes marciais e música carrega a
cultura do nosso país para o mundo todo. Nem todo mundo sabe que a capoeira
nasceu durante a época da escravidão no Brasil. Pesquisas indicam que entre 3 e
5 milhões de africanos foram trazidos para trabalhar à força, principalmente na
agricultura, mineração ou com serviços domésticos. A capoeira era, nessa época,
uma forma de luta e resistência dos escravos. Estes, proibidos de praticar
qualquer tipo de luta pelos senhores de engenho, “disfarçavam” os movimentos de
combate com música e dança, criando assim a capoeira.
Segue abaixo um exemplo de sequência da capoeira:
Instrumentos utilizados em uma roda de cApOeira:
Movimentos básicos da capoeira
Antes de começar vamos realizar alguns exercícios de
alongamento: mantenha as posições por cerca de 15 a 20 segundos. Não se esqueça
de fazer dos dois lados quando for o caso.
ESTA É UMA MÚSICA TRADICIONAL UTILIZADA NA CAPOEIRA,
PARA QUE VOCÊ OUÇA E REALIZE OS MOVIMENTOS A SEGUIR:
CLIQUE NA IMAGEM
Ginga:O
movimento básico de capoeira. Em vez de o capoeirista se fixar numa posição,
ele está sempre em movimento, efetuando esta espécie de dança.
Consiste num movimento repetitivo de colocar a mão
direita para frente e a perna direita para trás, e em seguida fazer o mesmo com
o lado esquerdo do corpo, sincronizando o movimento com o ritmo do berimbau.
Vamos executar o movimento da ginga como na imagem
acima, porém siga uma dica para não se perder no movimento.
• Desenhe um triângulo de ponta cabeça, pise na parte
de trás do triangulo alternadamente, coordenando os braços. Pé direito à
frente, braço esquerdo à frente.
Cocorinha:Cocorinha
é um movimento que consiste na forma de evitar pontapés circulares efetuados em
curta distância. Neste movimento é necessário que a mão que toca no solo
mantenha o equilíbrio, e, tal como em todos os movimentos e "jogo"
capoeirista, é necessário manter sempre o contato visual com o adversário.
Agora que você aprendeu o que é a cocorinha, execute
o movimento de acordo com a imagem acima.
NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR O VÍDEO OU FOTO EXECUTANDO
OS DOIS MOVIMENTOS ACIMA. NA PRÓXIMA AULA IREMOS APRENDER OUTROS MOVIMENTOS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário