domingo, 2 de agosto de 2020

3° ANO B - LIÇÕES DE 03/11 A 06/11

 


  AULA Nº 125                        DIA: 03/11/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE NOVEMBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:





Nossa atividade de hoje de Língua portuguesa  será realizada no Google formulário. Para isso vamos ver nossos combinados : 




   Clique no link abaixo para acessar a atividade, faça com atenção. 

                                   

    ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA 

Até amanhã !


 

 

 AULA Nº 126                        DIA: 04/11/2020


NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE NOVEMBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:




Assista ao vídeo clicando na imagem abaixo, leia o texto com muita atenção. 




  A VIDA DOS POVOS INDÍGENAS: SER CRIANÇA


         Nas aldeias, as crianças ouvem histórias contadas pelos mais velhos, observam as atividades do grupo e participam delas. Assim, ouvindo e imitando os adultos, os meninos e as meninas aprendem as tradições de sua cultura.

     Atualmente, muitas crianças indígenas vão à escola da aldeia, onde têm aulas com professores indígenas. Em muitas dessas escolas, aprendem a ler e escrever na língua de seu povo e em português e também aprendem as histórias, os costumes e as tradições de seu povo.


BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INDÍGENAS


     As crianças indígenas que moram em aldeias usam brinquedos feitos de barro, palha, sementes, madeira e outros materiais disponíveis nas terras onde a comunidade indígena vive. 

     Quando podem, os adultos participam das brincadeiras. É o caso do Heiné Kuputisu (um jogo dos Kalapalo), povo que vive no Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso.


ENTRANDO NA VIDA ADULTA


     As meninas Waurás, por exemplo, entre os 12 e 15 anos de idade, ficam em uma casa, aprendendo sobre a vida adulta. Elas passam até três anos reclusas. Ao sair, elas são apresentadas como mulheres adultas e cortam os longos cabelos que cresceram nesse tempo.

     Já os meninos Pankararus são reconhecidos como homens por volta dos 14 anos. Com essa idade, os garotos acompanham os mais velhos da comunidade a um terreno assombrado pelos praiás (entidades vestidas com palhas). Se escaparem dos praiás, os meninos são reconhecidos como adultos e podem frequentar o Poró, local sagrado onde só os homens pode entrar.

 

Brincadeira Heiné Kuputisu (índios Kalapalos brincando)

APÓS A LEITURA RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO


1- Como as crianças indígenas aprendem as tradições de sua cultura?

R:________________________________________________


2- Como as crianças indígenas aprendem ler e escrever?

R:_________________________________________________________________________________________________________________________________


3- Qual povo indígena pratica a brincadeira Heiné Kuputisu?

R:________________________________________________


4- Para as meninas Waurás como é a passagem para a vida adulta?

R:________________________________________________


5- O que fazem os meninos dos povos Pankararus para serem reconhecidos  como homens?

R:_________________________________________________________________________________________________________________________________


Em matemática hoje vamos utilizar um formulário Google. 
 

Atividade de Matemática



















AULA Nº 127                        DIA: 05/11/2020



NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE NOVEMBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:


MATEMÁTICA 


SEQUÊNCIA NUMÉRICA 

 

Faça em seu caderno do número 3500 (três mil e quinhentos) a 4000 (quatro mil) de 10 em 10:

Exemplo : 

3500 - 3510 - 3520....


Resolva:


a) 1844 + 1236 =             

b) 2447 – 2287 =

c) 2 x 1234 =

d) 3652 + 1539 =

e) 3500 – 365 =

f) 5 x 145 =



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

 

- PESSOAL,  PARA ESTA ATIVIDADE VOCÊ IRÁ UTILIZAR 

O LIVRO ‘BURITI MAIS PORTUGUÊS”.


- RESPONDA AS QUESTÕES NO PRÓPRIO LIVRO.


- UTILIZE CANETA AZUL PARA AS RESPOSTAS.


- NÃO SE ESQUEÇA DE MANDAR FOTOS DAS

 ATIVIDADES.


- QUALQUER DÚVIDA PROCURE A PROFESSORA NO 

WhatsApp.


O conto de mistério apresenta um fato que deve ser desvendado. Esse mistério provoca suspense e tensão no leitor, despertando nele a curiosidade sobre o que vai acontecer.
     Há dois tipos de narrador no conto de mistério: aquele que participa da história, ou seja, é também uma personagem, e aquele que conta a história.

 

O ENIGMA DO OUTRO LADO

 

PÁGINAS: 186,187,188,189, 190,191


 


AULA DE ARTES





CLIQUE NA IMAGEM PARA VER O VÍDEO









 AULA Nº 128                       DIA: 06/11/2020



NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE NOVEMBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:


A circulação das águas


    Grande parte da água liquida que existe na Terra corre pelos rios e se acumula em oceanos, lagos e represas. Mas como a  água chega até as áreas onde se acumula?

                  As chuvas têm grande importância na distribuição da água pela superfície da Terra. A água da chuva infiltra no solo e abastece as nascentes de muitos rios. E o curso dos rios leva a água para longe das nascentes, desaguando em lagos ou em oceanos.
      Parte da água está sempre retornando para a atmosfera pela evaporação, processo em que a água líquida se transforma em vapor. De modo inverso, a condensação é a transformação do vapor em gotículas de água líquida, que, depois, voltam para a superfície da Terra como chuva. O aquecimento da atmosfera é a principal causa da evaporação, enquanto o resfriamento provoca a condensação.
    Esses dois processos, que acontecem com regularidade na natureza, fazem parte do chamado ciclo da água.

Observe a representação.
 
    Com base na imagem complete as lacunas das frases a seguir com as palavras do quadro.

 

condensação

 

Terra

 

líquida

 

atmosfera

 
Água ________________ na superfície da _____________ 

se transformando em vapor.

Fenômeno resultante da ___________________ do vapor 

de água na ______________________.

DIVISÃO e MULTIPLICAÇÃO!

RESOLVA AS SITUAÇÕES PROBLEMA ABAIXO EM SEU CADERNO 

UTILIZANDO SUAS PRÓPRIAS ESTRATÉGIAS:
 


1 – No desfile da primavera 50 alunos do 3° ano desfilaram em 5 grupos. Quantos alunos desfilaram em cada grupo?
 

2 – A Professora encheu 2 balões para cada aluno desfilar. Sabendo que 50 alunos desfilaram responda: quantos balões ela encheu?

 
3 – Da turma do 2° ano foram 45 alunos e desfilaram em 3 grupos. Quantos alunos desfilaram em cada grupo?
 

4 – A Professora fez 4 pompons para cada aluno. Sabendo que 45 alunos desfilaram responda: 

Quantos pompons ela fez?


5 – A escola comprou uma lembrancinha para todos os alunos que participaram do desfile. Na turma do 1° ano participaram 3 dúzias de alunos; na turma de 2° ano foram 45 alunos; na turma de 3° ano foram 50 alunos; na turma do 4° ano, participaram 3 dezenas e 5 unidades de alunos; e no 5° ano participaram 3 dezenas de alunos. Quantos alunos ao todo participaram do desfile?
 



Lembrem-se: a tabuada deve ser estudada diariamente!
 
Bom estudo e um maravilhoso final de semana!
Cuide-se!!! 😘
 

 

Aula 23 - dia 06/11/2020

 

CAPOEIRA – aula 1

 

Poucos símbolos representam tanto o Brasil quanto a capoeira. Essa mistura de dança, luta, artes marciais e música carrega a cultura do nosso país para o mundo todo. Nem todo mundo sabe que a capoeira nasceu durante a época da escravidão no Brasil. Pesquisas indicam que entre 3 e 5 milhões de africanos foram trazidos para trabalhar à força, principalmente na agricultura, mineração ou com serviços domésticos. A capoeira era, nessa época, uma forma de luta e resistência dos escravos. Estes, proibidos de praticar qualquer tipo de luta pelos senhores de engenho, “disfarçavam” os movimentos de combate com música e dança, criando assim a capoeira.

Segue abaixo um exemplo de sequência da capoeira:

Instrumentos utilizados em uma roda de cApOeira:

 


 Movimentos básicos da capoeira

 

Antes de começar vamos realizar alguns exercícios de alongamento: mantenha as posições por cerca de 15 a 20 segundos. Não se esqueça de fazer dos dois lados quando for o caso.

 


ESTA É UMA MÚSICA TRADICIONAL UTILIZADA NA CAPOEIRA, PARA QUE VOCÊ OUÇA E REALIZE OS MOVIMENTOS A SEGUIR:

                              CLIQUE NA IMAGEM




Ginga: O movimento básico de capoeira. Em vez de o capoeirista se fixar numa posição, ele está sempre em movimento, efetuando esta espécie de dança.

Consiste num movimento repetitivo de colocar a mão direita para frente e a perna direita para trás, e em seguida fazer o mesmo com o lado esquerdo do corpo, sincronizando o movimento com o ritmo do berimbau.



Vamos executar o movimento da ginga como na imagem acima, porém siga uma dica para não se perder no movimento.

• Desenhe um triângulo de ponta cabeça, pise na parte de trás do triangulo alternadamente, coordenando os braços. Pé direito à frente, braço esquerdo à frente.

 

Cocorinha: Cocorinha é um movimento que consiste na forma de evitar pontapés circulares efetuados em curta distância. Neste movimento é necessário que a mão que toca no solo mantenha o equilíbrio, e, tal como em todos os movimentos e "jogo" capoeirista, é necessário manter sempre o contato visual com o adversário.



Agora que você aprendeu o que é a cocorinha, execute o movimento de acordo com a imagem acima.

 

NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR O VÍDEO OU FOTO EXECUTANDO OS DOIS MOVIMENTOS ACIMA. NA PRÓXIMA AULA IREMOS APRENDER OUTROS MOVIMENTOS!

 

ATÉ BREVE!

 

PROFESSORES AMANDA, MÁRCIA E RAFAEL



Nenhum comentário: