sexta-feira, 28 de agosto de 2020

4° ANO - LIÇÕES DE 30/11 A 04/12

 30/11


Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

 

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!

Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!

 

ENTREVISTA COM A CORUJA



Geralmente de hábitos noturnos, ela tem uma visão e um sistema auditivo muito bons, podendo caçar com facilidade à noite. Ave muito curiosa, ela é o símbolo da sabedoria.


O que você mais gosta de comer?

Sou uma ave predadora, me alimento de animais vivos que caço ativamente. Gosto de pequenos vertebrados, como roedores, lagartos, cobras, anfíbios, peixes e pequenas aves.

 

Todas as corujas ficam acordadas durante o dia?

Algumas têm atividades durante o dia, mas a maioria é noturna.

 

Como que é esta vida noturna de vocês?

O fato de nós sermos capazes de viver no escuro faz com que tenhamos muitas vantagens.

 

Quais são?

Uma delas é que não preciso competir com os gaviões e outros pássaros predadores, que têm uma alimentação muito parecida com a minha.

 

É difícil caçar os animais à noite?

De jeito nenhum. Como tenho um sistema auditivo muito bom, posso localizar uma presa até na escuridão total.

 

Como funciona o seu sistema auditivo?

Meus ouvidos externos têm uma estrutura capaz de aumentar o som que chega aos ouvidos internos.


Qual é a sua média de vida?

Em torno de 24 anos.

 

Quanto à visão, você também tem facilidade de enxergar bem no escuro?

Ela não é tão boa quanto a minha audição. Consigo enxergar sombras em ambientes com pouca luz. Além disso, tenho capacidade de observar grande parte do que se passa à minha Volta Por Causa da grande habilidade de virar a cabeça em até 270 graus, ou seja, quase dando uma volta completa.

 

Onde é mais fácil encontrá-la?

Estou sempre em pastos, campos, matas e pântanos. Posso até mesmo ser encontrada perto e dentro das casas, não só no campo como também nas cidades.

 

Você tem muitos inimigos?

A minha convivência com outros pássaros nem sempre é amigável. Compartilho o mesmo abrigo com andorinhas e pombos, mas posso ser atacada por beija-flores e bem-te-vis.

 

E quanto a seus filhotinhos?

A incubação dos ovos – tempo que eles demoram para sair da casca – vai depender da espécie. Mas geralmente é de 23 a 30 dias.

 

Demora muito para eles saírem do ninho?

Não, umas três semanas após o nascimento.

GAZETA do Povo. Gazetinha. A ave da sabedoria. Curitiba, ano 25, n. 1224, 3 out. 1998. p. 2.


INTERPRETAÇÃO DO TEXTO.

1. Qual é o gênero textual desse texto?

(   ) notícia.           (   ) conto.          (   ) entrevista.


2. Quantas perguntas foram feitas a coruja?

_________________________________________________


3. De acordo com o texto, cite três características da coruja.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4. A coruja é uma animal de vida

(   ) noturna.      (   ) matinal.          (   ) diária.


5. A coruja se alimenta de

( ) de animais vivos que caça ativamente,  pequenos vertebrados, como roedores, lagartos, cobras, anfíbios, peixes e pequenas aves.

(   ) sementes, pequenos roedores, frutas e vegetais.

(  ) roedores, lagartos, cobras, frutas, legumes, verduras, girassol e alpiste.


6. Segundo o texto, a coruja escuta bem por que

(   ) sua audição é ótima.

(   ) ouvidos externos têm uma estrutura capaz de aumentar o som que chega aos ouvidos internos.

(   ) ela possui uma super audição.


7. Um bebê demora 9 meses, em média para nascer. Qual é este tempo para as corujas?

(   ) três semanas.

(   ) igual os humanos, 9 meses.

(   ) 23 a 30 dias.


8. A expectativa de vida de uma coruja é de

(   ) 24 anos.           (   ) 100 anos.          (   ) 18 anos.





 01/12


Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

 

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!

Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!

SISTEMA MONETÁRIO

 1- Diego tem uma nota de:


E deseja trocar por outras cédulas. Diego trocará por:

(A) duas notas de vinte, uma de cinquenta e uma de dez.

(B) duas notas de vinte, uma de cinquenta e uma de cinco.

(C) uma nota de cinquenta, quatro de cinco e uma de vinte.

(D) Duas notas de vinte, cinco notas de um real e uma de cinquenta.


2- Gisele tem R$ 512,00 e Marcelo  tem R$ 607,00. Nessa situação é verdade que:

(A) juntos, eles têm R$ 1107,00.

(B) faltam R$ 90,00 para Gisele ter o mesmo que Marcelo.

(C) Marcelo tem o dobro do que tem Gisele.

(D) Marcelo tem R$ 95,00 a mais que Gisele.


4- Observe a tabela de brinquedos da loja ALEGRIA DAS CRIANÇAS



3- O brinquedo mais caro é:

(A) bola

(B) trenzinho

(C) avião

(D) patins


4- Eu tinha 98 reais comprei a bola, recebi de troco:

(A) R$ 31,00   

(B) R$ 51,00

(C) R$ 71,00

(D) R$ 61,00

 

5- Eu tinha R$185,00 fui à loja e queria comprar todos os brinquedos, o dinheiro foi pouco por isso tive que ficar devendo a loja. O valor da dívida foi:

(A) R$ 25,00  

(B) R$ 15,00

(C) R$ 35,00  

(D) R$ 10,00



 


02/12




Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

 

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!

Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!

 

Olá turma! Tudo bem com vocês?

 

Vamos continuar nossos estudos da História do Brasil! Nossa aprendizagem ainda não acabou!

 

Vamos aprender sobre OS IMIGRANTES com sua chegada ao Brasil! Quem foram? O que fizeram de importante? Quais contribuições trouxeram para nossa terra, nossa gente e nossa cultura? Esta atividade está nas páginas 118 e 119 do seu livro de História. Leia todos os textos e responda com atenção as questões. Vamos lá turminha! Tire suas dúvidas com seu professor! Estude pra valer!!!







03/12


AULA DE ARTES



 



 

04/12


Aula 27 – dia 04/12/2020

GINÁSTICA DOS ANIMAIS

NA AULA DE HOJE VOCÊS SERÃO DESAFIADOS A FAZER A GINÁSTICA DOS ANIMAIS.

PROCURE UM LUGAR TRANQUILO, UTILIZE UM COLCHONETE OU UM TAPETE PARA DEITAR-SE  E EXECUTAR OS MOVIMENTOS.

ABAIXO ESTÃO AS IMAGENS DAS POSIÇÕES DOS ANIMAIS.






















VOCÊS DEVERÃO REALIZAR OS MOVIMENTOS POR 20 SEGUNDOS, DEPOIS TROCAR O ANIMAL, ATÉ QUE TODAS AS POSIÇÕES SEJAM EXECUTADAS.


VOCÊ DEVE FAZER O QUE FOR POSSÍVEL PARA VOCÊ,

SEMPRE RESPEITANDO O LIMITE DO SEU CORPO.

 

LINK DO VÍDEO – GINÁSTICA DOS ANIMAIS



 

AGORA É SUA VEZ! VAMOS PRATICAR...

LEMBRE-SE DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO (MÁXIMO 20 SEGUNDOS).

BOA AULA E ATÉ BREVE!

PROFESSORES AMANDA, MARCIA E RAFAEL

 



Nenhum comentário: