Aula n° 138 Data: 23/11/2020
ESCREVA EM SEU CADERNO:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA _____ DE NOVEMBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
- PESSOAL PARA ESTA ATIVIDADE VOCÊ IRÁ UTILIZAR O LIVRO ‘BURITI MAIS PORTUGUÊS”.
- RESPONDA AS QUESTÕES NO PRÓPRIO LIVRO.
- UTILIZE CANETA AZUL PARA AS RESPOSTAS.
- NÃO SE ESQUEÇA DE MANDAR FOTOS DAS ATIVIDADES.
- QUALQUER DÚVIDA PROCURE A PROFESSORA NO WhatsApp.
- BOA ATIVIDADE!
Ortografia – Terminações INHO/INHA e ZINHO/ZINHA
- De modo geral, o diminutivo é formado por INHO ou INHA.
Exemplos: pontinho, janelinha.
- Quando o substantivo tem a letra S na sílaba, essa letra é mantida e acrescenta-se INHO ou INHA.
Exemplos: casa – casinha.
- Em alguns casos, o diminutivo é formado por ZINHO ou ZINHA quando o substantivo não tem a letra S na sílaba final.
Exemplo: mãe – mãezinha.
PÁGINAS: 118 e 119
AULA Nº 139 DIA: 24/11/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE NOVEMBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
Lembre-se:
Primeira coisa : organize os números com atenção na sua posição correta e depois faças as contas.
Resolva:
1 – Joana tem uma empresa. Em uma semana eles fabricam 2 unidades de milhar - 5 centenas e 9 unidades de televisores. Quantos televisores eles fabricarão em 4 semanas?
2 – Roberto comprou para os alunos da sua escola 5 centenas de bolas. Ele já distribuiu 2 centenas – 6 dezenas e 4 unidades. Quantas bolas ele ainda tem para distribuir?
3 – Claudia ganhou duas dúzias de flores e irá plantá-las em 4 vasos. Quantas flores ela irá plantar em cada vaso?
4 – Kevin tem uma coleção de carrinhos: cinco dezenas de carrinhos amarelos, uma centena de carrinhos azuis, uma dúzia de carrinhos laranjas, quatro dezenas e cinco unidades de carrinhos verdes e nove unidades de carrinhos vermelhos. Quantos carrinhos ele tem?
5 – Sueli fez 1 unidade de milhar e 5 centenas
de salgados para a festa de seu filho. Eles comeram 7 centenas, 5 dezenas e 9
unidades. Quantos salgados sobraram?
AULA Nº 140 DIA: 25/11/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE NOVEMBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
A
previsão do tempo hoje
Prever
o tempo significa verificar a tendência de mudança das condições de
temperatura, de chuva e de vento, para informar com antecedência quais serão as
condições do tempo nas próximas horas ou nos próximos dias.
Como
o tempo atmosférico é dinâmico, ou seja, muda constantemente, nem sempre suas
características futuras são previstas com exatidão. Por isso, atualmente, a
realização de pesquisas cientificas e o desenvolvimento de equipamentos e
programas de computador modernos contribuem para tornar as previsões do tempo
mais precisas, aumentando suas chances de acerto.
Como é feita a previsão do
tempo
Para
realizar a previsão do tempo, é necessário entender de que maneira os fenômenos
atmosféricos ocorrem. Também é preciso fazer medições e monitorar continuamente
as informações sobre as condições da atmosfera para, assim, verificar como o
tempo atmosférico tende a mudar ao longo do ano em cada lugar.
Com
a utilização de equipamentos e dos conhecimentos científicos sobre os fenômenos
atmosféricos e sobre como a atmosfera se comporta nas diferentes partes da
Terra, é possível prever as próximas mudanças no tempo ao analisar as condições
do momento.
Desenhe
em seu caderno um símbolo para cada uma das condições do tempo a seguir.
Tempo ensolarado |
Tempo ensolarado com poucas nuvens |
Tempo nublado |
Tempo chuvoso |
|
|
|
|
AULA Nº 141 DIA: 26/11/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE NOVEMBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
MATERIAIS
DO DIA A DIA
Alguns materiais comuns em nosso dia a dia
são a argila, os metais, o plástico e o vidro.
ARGILA
A argila é conhecida popularmente como barro e foi um dos
primeiros materiais usados pela humanidade. Por ser fácil de obter e ser
flexível, era modelada com as mãos e depois colocada em uma fogueira ou forno
para endurecer. Depois de cozida, a argila passa a ser chamada de cerâmica.
Utensílios, como tigelas e panelas, foram
e ainda são fabricados desse modo. Porém, com o passar do tempo, muitos objetos
de cerâmica, como telhas, tijolos e pisos, começaram a ser produzidos em
indústrias. A cerâmica também é muito usada em obras de arte.
Algumas moradias brasileiras são
construídas com argila, como as
casas de pau a pique. Nesses casos,
o barro (argila) é deixado ao
relento para secar naturalmente, à temperatura ambiente.
METAIS
Na natureza existem vários tipos de metais: ouro, ferro,
alumínio, entre outros. A maior parte deles é encontrada em rochas.
Para obter o metal, as rochas que contêm
elementos como o ferro, por exemplo, são trituradas
e aquecidas a temperaturas muito altas.
Nas Usinas Siderúrgicas, locais em que esse processo ocorre, o metal é derretido e colocado em fôrmas para compor barras e chapas. Nas fábricas, as chapas de metal são transformadas em vários tipos de objetos.
APÓS A LEITURA DO TEXTO RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO
1- Quais objetos
também podemos fazer com a argila?
R:..........................................................................................................................................................................................................................
2- Quais os principais
materiais mais usados no dia a dia das pessoas?
R...........................................................................................................................................................................................................................
3- O que precisa ser feito
com a argila antes de usar para fazer casas?
R...........................................................................................................................................................................................................................
4- Quais tipos de metais são encontrados na natureza?
R:.........................................................................................................................................................................................................................
AULA Nº 142 DIA: 27/11/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE NOVEMBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
RESULTADOS
DO ENCONTRO DOS PORTUGUESES E INDÍGENAS
O encontro com os portugueses levou ao desaparecimento de
muitos povos indígenas.
Os indígenas sempre enfrentaram com grande
coragem os invasores de sua terra. No entanto, as armas dos portugueses eram
mais eficazes. Mas muitos indígenas conseguiram se refugiar em lugares
escondidos na floresta.
Os indígenas também não tinham resistência
a várias doenças trazidas pelos europeus, como gripe, tuberculose, varíola e
catapora.
A
LUTA PELA TERRA
A luta dos povos indígenas para não serem
expulsos de suas terras teve início após o encontro com os portugueses e dura
mais de quinhentos anos.
Em1988, com a Constituição cidadã, a
comunidade indígena teve uma importante conquista: o direito ao reconhecimento
das Terras Indígenas.
ARTIGO 231-São reconhecidos
aos índios os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam,
competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.
Sobre as reivindicações dos povos indígenas, a Constituição reconhece que essas populações foram as primeiras ocupantes das terras do Brasil e que, portanto, seus direitos são anteriores à criação do Estado.
APÓS
A LEITURA DO TEXTO RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO
1- O
que levou ao desaparecimento de muitos povos indígenas?
R:...........................................................................................................
2- Quem
foram os invasores da terra dos povos indígenas?
R...........................................................................................................................................................................................................................
3- Quais
doenças foram as doenças trazidas pelos europeus às quais os povos indígenas
não tinham resistência?
R...........................................................................................................................................................................................................................
4- Qual
a importância da constituição cidadã?
R:..........................................................................................................................................................................................................................
5-Do
que trata o ARTIGO 231 da
constituição cidadã?
AULA 26 - DIA 27/11/2020
ACERTE O ALVO
MATERIAL: COPOS DE PLÁSTICO, FITA ADESIVA OU GIZ, TAMPINHAS.
PREPARAÇÃO DO JOGO: SIGA O MODELO DA IMAGEM ABAIXO, SEJA CRIATIVO!
DESAFIOS:
1. ARREMESSE SUAS TAMPINHAS TENTANDO ACERTÁ-LAS NOS COPOS, UMA DE CADA VEZ. VEJA QUANTOS PONTOS VALEM SEUS ACERTOS E ANOTE. QUANDO AS TAMPINHAS ACABAREM, SOME OS PONTOS;
2. DESAFIE-SE: AUMENTE A DISTÂNCIA ENTRE VOCÊ E O ALVO;
3. CONVIDE ALGUM COLEGA PARA JOGAR VIRTUALMENTE. FAÇAM 10 ARREMESSOS E SOMEM SEUS PONTOS!
NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR O VÍDEO OU FOTO EM QUE VOCÊ APAREÇA.
ATÉ BREVE!
PROFESSORES AMANDA, MÁRCIA E RAFAEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário