sábado, 1 de agosto de 2020

3° ANO B - LIÇÕES DE 26/10 A 29/10

  AULA Nº 121                        DIA: 26/10/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:




Clique no link abaixo para acessar o formulário com as atividades.

LEMBRE-SE: Leia com bastante atenção antes de responder.

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA




As chuvas

            A chuva é um importante fenômeno do tempo atmosférico. Ela contribui para modificar as paisagens e interfere no dia a dia das pessoas.


A influência das chuvas na vegetação

            Tanto os seres humanos como as plantas e os animais dependem da água para viver e se desenvolver. Por isso, em áreas onde chove muito, são comuns paisagens com bastante vegetação e muitas espécies de animais.

            Nos locais onde chove pouco durante o ano, a vegetação é mais espaçada e menos verde nos períodos mais secos. Assim que a chuva volta a cair, porém, a vegetação começa a ficar verde de novo.

            As fotos abaixo retratam duas paisagens em diferentes épocas do ano. Compare os dois momentos.



                    


Que fenômeno do tempo atmosférico ocasionou a diferença na vegetação dessas paisagens?

R: ................................................................................................





 

AULA Nº 122                       DIA: 27/10/2020

 

NO CADERNO ESCREVA:

 

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:




-Resolva em seu caderno as situações-problemas abaixo:


1- Roberto fez 4 dezenas de pontos num jogo. Marcelo fez 2 dezenas de pontos. Quantos pontos os dois fizeram juntos?

 



2- Luciana tem 9 dezenas de figurinhas amarelas e 7 dezenas de figurinhas verdes e 6 unidades de figurinhas lilás. Qual o total de figurinhas que Luciana tem?

 



3- Papai comprou 5 dezenas de refrigerantes e mamãe comprou o triplo da quantidade de papai. Quantos refrigerantes mamãe comprou?

 



4- Joana comprou 2 centenas de docinhos para sua festa de aniversário. Sua mãe comprou o dobro dessa quantia. Quantos docinhos as duas compraram juntas?

 



5- Juliana ganhou 2 dúzias de laranjas, uma dúzia de abacaxis e 2 dúzias de bananas. Quantas frutas Juliana comprou ao todo?

 



6- Uma cozinheira comprou 4 dúzias de ovos. Ela usou 23 ovos em uma receita. Quantos ovos sobraram?





CONTOS MODERNOS

Contos modernos são aqueles que podem tratar de questões libertárias e feministas, como por exemplo, Moana, ou ainda as adaptações que são feitas dos antigos contos na atualidade.

Acerca dos antigos contos de fadas e dos atuais, podemos citar que os antigos são os contos tradicionais, como por exemplo, Branca de Neve e os sete anões, além do Cinderela e Bela Adormecida, que ultrapassam as gerações e sempre fazem muito sucesso.

 

Abaixo você vai encontrar o conto moderno da Verdadeira História dos três porquinhos. Se você preferir também poderá acessar as páginas do livro, clicando na imagem abaixo. Leia ou ouça a história com atenção para responder as perguntas.





A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS


Em todo o mundo, as pessoas conhecem a história dos Três Porquinhos. Ou pelo menos, acham que conhecem. Mas, eu vou contar um segredo. Ninguém conhece a história verdadeira, porque ninguém jamais escutou o meu lado da história.

 

Eu sou o lobo Alexandre T. Lobo. Pode me chamar de Alex. Eu não sei como começou este papo de Lobo Mau, mas está completamente errado. Talvez seja por causa de nossa alimentação. Olha, não é culpa minha se lobos comem bichinhos engraçadinhos como coelhos e porquinhos. É apenas nosso jeito de ser. Se os cheesebúrgueres fossem uma gracinha, todos iam achar que você é Mau.

 

Mas como eu estava dizendo, todo esse papo de Lobo Mau está errado. A verdadeira história é sobre um espirro e uma xícara de açúcar.

 

No tempo do Era Uma Vez, eu estava fazendo um bolo de aniversário para minha querida vovozinha. Eu estava com um resfriado terrível, espirrando muito. Fiquei sem açúcar. Então resolvi pedir uma xícara de açúcar emprestada para o meu vizinho. Agora, esse vizinho era um porco. E não era muito inteligente também. Ele tinha construído a casa de palha. Dá para acreditar? Quero dizer, quem tem a cabeça no lugar não constrói uma casa de palha. É claro que sim, que bati, a porta caiu. Eu não sou de ir entrando assim na casa dos outros. Então chamei: “Porquinho, você está aí?” Ninguém respondeu.

 

Eu já estava a ponto de voltar para casa sem o açúcar para o bolo de aniversário da minha querida e amada vovozinha. Foi quando meu nariz começou a coçar. Senti o espirro vindo. Então inflei. E bufei. E soltei um grande espirro.

 

Sabe o que aconteceu? Aquela maldita casa de palha desmoronou inteirinha. E bem no meio do monte de palha estava o Primeiro Porquinho – mortinho da silva. Ele estava em casa o tempo todo. Seria um desperdício deixar um presunto em excelente estado no meio daquela palha toda. Então eu o comi. Imagine o porquinho como se ele fosse um grande cheeseburger dando sopa.

Eu estava me sentindo um pouco melhor. Mas ainda não tinha minha xícara de açúcar. Então fui até a casa do próximo vizinho. Esse era um pouco mais esperto, mas não muito. Tinha construído a casa com lenha. Toquei a campainha da casa com lenha. Ninguém respondeu. Chamei: “Senhor Porco, senhor Porco, está em casa?”

 

Ele gritou de volta: “Vá embora Lobo. Você não pode entrar. Estou fazendo a barba de minhas bochechas rechonchudas”. Ele tinha acabado de pegar na maçaneta quando senti outro espirro vindo. Inflei. E bufei. E tentei cobrir minha boca, mas soltei um grande espirro. Você não vai acreditar, mas a casa desse sujeito desmoronou igualzinho a do irmão dele.

 

Quando a poeira baixou, lá estava o Segundo Porquinho – mortinho da silva. Palavra de honra. Na certa você sabe que comida estraga se ficar abandonada ao relento. Então fiz a única coisa que tinha de ser feita. Jantei de novo. Era o mesmo que repetir um prato. Eu estava ficando tremendamente empanturrado. Mas estava um pouco melhor do resfriado.

 

E eu ainda não conseguira aquela xícara de açúcar para o bolo de aniversário da minha querida e amada vovozinha. Então fui até a casa do próximo vizinho. Esse sujeito era irmão do Primeiro e do Segundo Porquinho. Devia ser o crânio da família. A casa dele era de tijolos. Bati na casa de tijolos. Ninguém respondeu. Eu chamei: “Senhor Porco, o senhor está?” E sabe o que aquele leitãozinho atrevido me respondeu?  “Caia fora daqui Lobo. Não me amole mais.”

 

E não me venham acusar de grosseria! Ele tinha provavelmente um saco cheio de açúcar. E não ia me dar nem uma xicrinha para o bolo de aniversário da minha vovozinha. Que porco! Eu já estava quase indo embora para fazer um lindo cartão em vez de um bolo, quando senti um espirro vindo. Eu inflei. E bufei. E espirrei de novo.

 

Então o Terceiro Porco gritou: “E a sua velha vovozinha pode ir às favas.” Sabe sou um cara geralmente bem calmo. Mas quando alguém fala desse jeito da minha vovozinha, eu perco a cabeça. Quando a polícia chegou, é evidente que eu estava tentando arrebentar a porta daquele Porco. E todo o tempo eu estava inflando, bufando e espirando e fazendo uma barulheira.

 

O resto, como dizem, é história.

 

Tive um azar: os repórteres descobriram que eu tinha jantado os outros dois porcos. E acharam que a história de um sujeito doente pedindo açúcar emprestado não era muito emocionante. Então enfeitaram e exageraram a história como todo aquele negócio de “bufar, assoprar e derrubar sua casa”.

 

E fizeram de mim um Lobo Mau. É isso aí. Esta é a verdadeira história. Fui vítima de armação. Mas talvez você possa me emprestar uma xícara de açúcar.

 

Autor: Jon Scieszka

 


1- Neste conto moderno, quem conta a história?

R: ..............................................................................................................

 

2- Por que o lobo resolveu bater na casa do primeiro porquinho?

R:....................................................................................................................

 

3- O que aconteceu quando o lobo bateu na casa do primeiro porquinho?

R:......................................................................................................................

 

4- A casa do porquinho caiu porque o lobo:

(   ) cantou       

(    ) espirrou         

(   ) dançou

 

5- Por que Alex bateu na casa do segundo porquinho?

R: ...................................................................................................................

 

6- Como era feita a casa do segundo porquinho?

(   ) tijolo                  

(   ) palha  

(   ) lenha                             

 

7- O que estava fazendo o segundo porquinho quando o lobo bateu na porta?

(   ) lavando louça  

(   ) fazendo a barba  

(   ) cozinhando

 

8- No texto o terceiro porquinho disse “caia fora daqui lobo”. Ele quis dizer:

(   ) pode entrar

(   ) vai embora

(   ) espere um pouco

 

9-O lobo Alex disse que os verdadeiros culpados por sua fama são os:

(   ) os amigos

(   ) os porquinhos

(   ) os repórteres

 

10- Você concorda com o lobo e acha que ele foi mesmo injustiçado com a fama de mau? Por quê?

R:..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 



 

AULA Nº 123                       DIA: 28/10/2020


EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA _ DE OUTUBRO DE 2020

NOME:                        

PROFESSORA:                                                       TURMA:





O REVESTIMENTO DO CORPO


Clique na imagem para assistir ao vídeo


A pele é o maior órgão do corpo humano. A pele é um órgão externo, que envolve o corpo.

FUNÇÕES DA PELE

A pele é uma barreira de proteção do corpo contra agentes externos, como microrganismos que causam que causam doenças. Ela também protege o corpo contra os raios ultravioleta, que são emitidos pelo sol e podem causar danos à saúde. A pele ainda ajuda a manter a temperatura do corpo e está relacionada ao Tato.

TATO

Por meio do TATO (o sentido do tato é um dos cinco sentidos, mas, diferentemente dos outros sentidos, ele não é encontrado em uma região específica do corpo, e sim em todas as regiões da pele), percebemos sensações como frio e calor. Com o TATO também podemos identificar a textura de um objeto, ou seja, se ele é liso ou áspero.


PROTEÇÃO DOS RAIOS SOLARES

Na pele existe uma substância chamada MELANINA.

A cor da pele, bem como a cor dos olhos e dos cabelos, está relacionada à quantidade dessa substância em nosso corpo. Quanto mais escura a pele, mais melanina ela tem. Ela também protege o corpo da ação dos raios ultravioleta.

Quando a exposição ao sol é muito intensa, a melanina produzida não é suficiente para proteger a pele. Por isso, é melhor evite tomar sol por tempo prolongado e use protetor solar e chapéu ou boné.

Os protetores ou bloqueadores solares são classificados por um número chamado fator de proteção solar ou FPS. Quanto maior esse número, maior a proteção contra os raios ultravioleta do sol. Os protetores devem ser aplicados várias vezes ao dia e sempre que a pessoa sair da água ou transpirar muito.

ANEXOS DA PELE

Na pele existem camadas mais profundas, onde estão as raízes dos cabelos, dos pelos e das unhas. Cabelos, pelos e unhas são formados por uma substância chamada queratina, que dá que dá resistência a essas estruturas.

 

APÓS A LEITURA DO TEXTO RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO

1- Quais as principais funções da pele?

R .................................................................................................................................

..................................................................................................................................

 

2- O que é TATO?

R ............................................................................................................................


3- Substância na pele responsável pela cor da pele, cabelos e olhos é:

(   ) queratina

(   ) albumina

(   ) melanina

 

4- A melanina também é responsável por proteger o corpo da ação dos:

(    ) raios gama

(    ) raios ultravioleta

(    ) raios externos

 

5- Quando os protetores ou bloqueadores solares devem ser usados?

R:................................................................................................................................

...................................................................................................................................

 

6- Qual a substância responsável por formar os pelos, cabelos e unhas?

R .................................................................................................................................

....................................................................................................................................




 

AULA Nº 124                       DIA: 29/10/2020


EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA _ DE OUTUBRO DE 2020

NOME:                        

PROFESSORA:                                                       TURMA:




Clique no link abaixo para acessar o formulário com a atividades.

 PRODUÇÃO TEXTUAL


LEMBRE-SE: Leia com bastante atenção o texto proposto, faça em seu caderno um novo final bem legal para a história e depois digite-o no formulário.

                                                                                                                                    Bom trabalho !!!



AULA DE ARTES








 


Aula 22 – dia 29/10/2020


QUEIMADA COM TAMPINHAS 

HOJE IREMOS APRENDER A CONSTRUIR UM JOGO QUE TALVEZ VOCÊ JÁ CONHEÇA E TENHA JOGADO NA ESCOLA: A QUEIMADA! PORÉM, AQUI, O JOGO VAI SER ADAPTADO, OU MELHOR, VAMOS ENCOLHER PARA JOGAR DENTRO DE CASA.

MATERIAIS:

C:\Users\WIN764BITS\Downloads\QueimadaMateriais.jpg 

TAMPINHAS DE GARRAFA PET (OU BOLINHA DE PAPEL, BRINQUEDOS); FITA CREPE, ISOLANTE OU FITA ADESIVA.


FAZER UM RETÂNGULO E DIVIDÍ-LO EM DUAS PARTES, SENDO CADA LADO O CAMPO DOS PARTICIPANTES.

C:\Users\WIN764BITS\Downloads\QueimadaCampo.jpg


DEPOIS, POSICIONAR AS TAMPINHAS NA LINHA DE FUNDO DE CADA CAMPO JUNTO COM A TAMPINHA QUEIMADORA, TERMINANDO ASSIM A CONSTRUÇÃO DO JOGO.

C:\Users\WIN764BITS\Downloads\QueimadaTabuleiro.jpg


O JOGADOR QUE INICIAR O JOGO DEVE DAR UM PETELECO EM SUA TAMPINHA QUEIMADORA COM O OBJETIVO DE TIRAR DA QUADRA UMA TAMPINHA DO ADVERSÁRIO.

C:\Users\WIN764BITS\Downloads\QueimadaJogo.jpg


  • TIRE PAR OU ÍMPAR PARA DECIDIR QUEM INICIA A PARTIDA. 

  • SE VOCÊ ACERTAR A TAMPINHA DO TIME ADVERSÁRIO, A MESMA SAI DO JOGO.

  • A TAMPINHA QUE FOR LANÇADA PARA O LADO OPOSTO SEM TOCAR EM NINGUÉM VOLTA PARA SEU CAMPO.

  • VALE LEMBRAR QUE, ACERTANDO OU NÃO CADA JOGADOR SÓ PODE EXECUTAR UM PETELECO DE CADA VEZ.

  • VENCE O JOGO QUEM CONSEGUIR “QUEIMAR” PRIMEIRO TODAS AS PEÇAS DO ADVERSÁRIO.


DESAFIE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA E TREINE SUA PONTARIA!

 

LEMBRE-SE DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO (MÁX. 20 SEGUNDOS).

BOA AULA E ATÉ BREVE!

PROFESSORES AMANDA, MARCIA E RAFAEL



Nenhum comentário: