domingo, 2 de agosto de 2020

5° ANO B - LIÇÕES DE 03/11 A 06/11


03/11


Hoje nossas atividades serão de Matemática e Geografia.


A atividade de Matemática será no Google formulário. Para acessá-la clique no link abaixo:





Para a realização desta atividade, você deverá:

1-*FAZER O CABEÇALHO

2- Copiar essa atividade em seu caderno.📑

3- Ler com bastante atenção!!📖

4- E, responder 📝✏🖊


Boa Atividade!



 04/11


Hoje nossas atividades serão de História e Português.


Para a realização desta atividade, você deverá:

1-Fazer a leitura das páginas 90 e 91 que dá  início ao nosso estudo sobre a cultura afro-brasileira.

2- Responda a página 90 no próprio livro.

3- Converse com seus pais ou pesquise na internet exemplos da presença africana na cultura brasileira.

4-Faça uma lista no caderno.

Para a realização desta atividade, você deverá:

1- Fazer o cabeçalho em seu caderno.
2- Ler o texto com bastante atenção. (Você pode dar print da tela ou imprimir e colar em seu caderno)
3- Copiar as atividades em seu caderno.
4- Responder atentamente as questões.

Crônica: Um jogo que é uma vergonha

      Imagina um jogo deste jeito: o campo é de pedra bem pontuda e acontece num dia muito frio. Num time, os jogadores têm tênis e camisa de manga comprida e, no outro, os caras jogam descalços e só de calção.
     O time que tem tênis e camisa ganha fácil, dá aquela goleada! O outro fica a maior parte do tempo tomando cuidado pra não cortar os pés ou então esfregando o braço arrepiado de frio. Times iguais.
Pra mim, a diferença da vida entre nós, que temos escola e casa e as crianças que não têm é um jogo assim. Quem não tem, perde sempre.      Não acho que todo mundo que tem as coisas é culpado por causa dos outros que não têm, mas isso não quer dizer que a gente não possa fazer nada. Porque pode.
     Porque, se a gente quiser jogar um jogo justo, pode exigir que os dois times sejam iguais, para começar. Casa e escola.
     Não acredito que as crianças de rua viveriam na rua se tivessem outro lugar melhor pra escolher. Se a gente não exigir que todo mundo tenha casa e escola, vai sempre ficar jogando esse jogo besta.
Ganhando de dez a zero de um time tão fácil, mas tão fácil, que não vai mais ter o gosto da vitória, vai ter só vergonha.
        Fernando Bonassi
 Fonte: (In Vida da gente – crônicas publicadas no Suplemento Folhinha de S. Paulo) - 07/02/97.
Agora responda.

1. O texto “Um jogo que é uma vergonha” é uma crônica. Foi escrito a partir de uma situação da vida real, com o objetivo de fazer uma crítica a essa situação. Se o autor teve esse objetivo ao escrever, que objetivo tem em relação ao leitor?

( ) que aceite suas ideias.
( ) que rejeite suas ideias.
( ) que reflita sobre o assunto.
( ) que se divirta com o assunto.

2. O trecho: “Num time, os jogadores têm tênis e camisa de manga comprida” e, no outro, os caras jogam descalços e só de calção”. significa que um time

( ) toma cuidado para não cortar os pés, o outro time sente muito calor.
( ) têm tênis e o outro time tem camisa.
( ) é formado por jogadores bem equipados, o outro time por jogadores mal equipados.
( ) tem jogadores ganhadores, o outro têm jogadores que usam tênis e camisa comprida.
3. Esta crônica, de fato, compara:

( ) a vida de pessoas que têm escola e casa com a vida de crianças que não têm escola e casa.
( ) vida de crianças que têm casa com a vida de crianças que têm escola.
( ) crianças que são culpadas com crianças que são inocentes.
( ) crianças que podem fazer tudo com crianças que não fazem nada.

4. Quando o autor diz: “nós que temos escola e casa” e “isto não quer dizer que a gente não possa fazer nada”, As palavras “nós” e “a gente” ocupam o lugar:

( ) do autor e de todos os leitores.
( ) dos leitores que são conhecidos do autor.
( ) dos ricos.
( ) do leitor.

5. De acordo com o autor da crônica, diante da situação que é discutida:

( ) “a gente” não pode fazer nada.
( ) “a gente” pode fazer uma aposta.
( ) “a gente” pode jogar.
( ) “a gente” pode jogar um jogo justo.

6. Quando o autor fala sobre “jogo justo”, ele quer dizer que:

( ) as pessoas podem jogar mesmo sem saber.
( ) as pessoas justas às vezes perdem.
( ) as pessoas jogam um jogo besta.
( ) as pessoas podem ajudar a fazer justiça.

7. O tema central da crônica é:

( ) desigualdade.
( ) miséria.
( ) futebol.
( ) crianças de rua. 
Boa atividade!



05/11



Hoje nossas atividades serão de Ciências, Matemática e Artes.


Para a realização desta atividade, você deverá:

1- Fazer o cabeçalho em seu caderno.📑
2- Assistir ao vídeo com bastante atenção. 🎥
3- Copiar as atividades em seu caderno.
4- Responder atentamente as questões.📝✏🖊

 Formas de energia

* Vamos aprender sobre as diferentes formas de energia e para isso, assista ao vídeo abaixo. (assistir apenas até o tempo de 5:40)


*  Em seguida, preencha a lista escrevendo a definição de cada uma delas em seu caderno.

Energia sonora: ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..


Energia luminosa: ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..


Energia mecânica: ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..


Energia química: ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..


Energia térmica: ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..


Energia elétrica: ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..


Energia hidrelétrica: ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..


Energia termoelétrica: ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..


Energia eólica: ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..


Energia solar: ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..


Energia nuclear: ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..



Para a realização desta atividade, você deverá:

1- Ler os problemas com bastante atenção.
2- E apenas responder atentamente as questões.📝✏🖊

I) Veja essa imagem referente a comparação de preço do macarrão entre o Mercadinho Tudo Tem e o Mercado Precinho, depois responda as questões 1 a 6.

1) Em qual supermercado o preço do macarrão está mais barato? 
a)Mercado Precinho
b)Mercadinho Tudo Tem

2) Qual a diferença de preço do macarrão nos supermercados pesquisados? 
a) R$ 0,45
b) R$ 0,30
c) R$ 0,15
d) R$ 0,60
 
3) Esse pacote de macarrão tem mais ou menos de 1kg? 
a) Tem mais de 1kg
b) Tem menos de 1kg

4) Se a mamãe da Verinha comprasse dois pacotes de macarrão no Mercadinho Tudo Tem, quanto daria? 
a) R$ 6,60
b) R$ 6,90
c) R$ 6,30
d) R$ 6,00

5) A mamãe da Verinha vai fazer um almoço para a família no domingo e decidiu preparar macarronada. Para isso ela vai precisa de 2kg de macarrão. Quantos pacotes ela deve comprar? 
a) 4 pacotes
b) 3 pacotes
c) 1 pacote
d) 2 pacotes

6) Quanto será o total, se ela comprar no Mercadinho Tudo Tem? 
a) R$ 6,60
b) R$ 26,40
c) R$ 13,80
d) R$ 12,60


AULA DE ARTES





CLIQUE NA IMAGEM PARA VER O VÍDEO








06/11


Hoje nossas atividades serão de Português, Laboratório e Ed. física


Para a realização desta atividade, você deverá:

1- Fazer o cabeçalho.📑

2- Abrir seu livro de Português na página 30.📖

3- Ler com bastante atenção. 

4- Responder, no livro, as questões que estão nas páginas 30 e 31. 📝✏🖊





Nossa aula de Informática de hoje será no Museu light. 

Se quando o assunto é eletricidade você conta os segundos para colocar a mão na massa, veio ao espaço certo! Para conhecer o Museu é só clicar no link abaixo:


 

 

Aula 23 - dia 06/11/2020

 

CAPOEIRA – aula 1

 

Poucos símbolos representam tanto o Brasil quanto a capoeira. Essa mistura de dança, luta, artes marciais e música carrega a cultura do nosso país para o mundo todo. Nem todo mundo sabe que a capoeira nasceu durante a época da escravidão no Brasil. Pesquisas indicam que entre 3 e 5 milhões de africanos foram trazidos para trabalhar à força, principalmente na agricultura, mineração ou com serviços domésticos. A capoeira era, nessa época, uma forma de luta e resistência dos escravos. Estes, proibidos de praticar qualquer tipo de luta pelos senhores de engenho, “disfarçavam” os movimentos de combate com música e dança, criando assim a capoeira.

Segue abaixo um exemplo de sequência da capoeira:

Instrumentos utilizados em uma roda de cApOeira:

 


 Movimentos básicos da capoeira

 

Antes de começar vamos realizar alguns exercícios de alongamento: mantenha as posições por cerca de 15 a 20 segundos. Não se esqueça de fazer dos dois lados quando for o caso.

 


ESTA É UMA MÚSICA TRADICIONAL UTILIZADA NA CAPOEIRA, PARA QUE VOCÊ OUÇA E REALIZE OS MOVIMENTOS A SEGUIR:

                              CLIQUE NA IMAGEM




Ginga: O movimento básico de capoeira. Em vez de o capoeirista se fixar numa posição, ele está sempre em movimento, efetuando esta espécie de dança.

Consiste num movimento repetitivo de colocar a mão direita para frente e a perna direita para trás, e em seguida fazer o mesmo com o lado esquerdo do corpo, sincronizando o movimento com o ritmo do berimbau.



Vamos executar o movimento da ginga como na imagem acima, porém siga uma dica para não se perder no movimento.

• Desenhe um triângulo de ponta cabeça, pise na parte de trás do triangulo alternadamente, coordenando os braços. Pé direito à frente, braço esquerdo à frente.

 

Cocorinha: Cocorinha é um movimento que consiste na forma de evitar pontapés circulares efetuados em curta distância. Neste movimento é necessário que a mão que toca no solo mantenha o equilíbrio, e, tal como em todos os movimentos e "jogo" capoeirista, é necessário manter sempre o contato visual com o adversário.



Agora que você aprendeu o que é a cocorinha, execute o movimento de acordo com a imagem acima.

 

NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR O VÍDEO OU FOTO EXECUTANDO OS DOIS MOVIMENTOS ACIMA. NA PRÓXIMA AULA IREMOS APRENDER OUTROS MOVIMENTOS!

 

ATÉ BREVE!

 

PROFESSORES AMANDA, MÁRCIA E RAFAEL



Nenhum comentário: