AULA Nº 125 DIA: 03/11/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE NOVEMBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
Clique no link abaixo para acessar a atividade, faça com atenção.
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
Até amanhã !
AULA Nº 126 DIA: 04/11/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE NOVEMBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
A VIDA DOS POVOS INDÍGENAS: SER CRIANÇA
Nas aldeias, as crianças ouvem
histórias contadas pelos mais velhos, observam as atividades do grupo e
participam delas. Assim, ouvindo e imitando os adultos, os meninos e as meninas
aprendem as tradições de sua cultura.
Atualmente, muitas crianças indígenas vão
à escola da aldeia, onde têm aulas com professores indígenas. Em muitas dessas
escolas, aprendem a ler e escrever na língua de seu povo e em português e
também aprendem as histórias, os costumes e as tradições de seu povo.
BRINQUEDOS
E BRINCADEIRAS INDÍGENAS
As
crianças indígenas que moram em aldeias usam brinquedos feitos de barro, palha,
sementes, madeira e outros materiais disponíveis nas terras onde a comunidade
indígena vive.
Quando podem, os adultos participam das
brincadeiras. É o caso do Heiné Kuputisu (um jogo dos Kalapalo), povo que vive
no Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso.
ENTRANDO
NA VIDA ADULTA
As meninas Waurás, por exemplo, entre os
12 e 15 anos de idade, ficam em uma casa, aprendendo sobre a vida adulta. Elas
passam até três anos reclusas. Ao sair, elas são apresentadas como mulheres
adultas e cortam os longos cabelos que cresceram nesse tempo.
Já os meninos Pankararus são reconhecidos
como homens por volta dos 14 anos. Com essa idade, os garotos acompanham os
mais velhos da comunidade a um terreno assombrado pelos praiás (entidades
vestidas com palhas). Se escaparem dos praiás, os meninos são reconhecidos como
adultos e podem frequentar o Poró, local sagrado onde só os homens pode entrar.
Brincadeira Heiné Kuputisu (índios Kalapalos brincando) |
APÓS A LEITURA RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO
1- Como as crianças indígenas
aprendem as tradições de sua cultura?
R:________________________________________________
2- Como as crianças indígenas
aprendem ler e escrever?
R:_________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Qual povo indígena pratica a
brincadeira Heiné Kuputisu?
R:________________________________________________
4- Para as meninas Waurás como
é a passagem para a vida adulta?
R:________________________________________________
5- O que fazem os meninos dos povos Pankararus para serem reconhecidos como homens?
R:_________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade de Matemática
AULA Nº 127 DIA: 05/11/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE NOVEMBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
MATEMÁTICA |
SEQUÊNCIA NUMÉRICA
Faça em seu caderno do número 3500 (três mil e quinhentos) a 4000 (quatro mil) de 10 em 10:
Resolva:
a) 1844 + 1236 =
b) 2447 – 2287 =
c) 2 x 1234 =
d) 3652 + 1539 =
e) 3500 – 365 =
f) 5 x 145 =
ATIVIDADE
DE PORTUGUÊS
- PESSOAL, PARA ESTA ATIVIDADE VOCÊ IRÁ UTILIZAR
O LIVRO ‘BURITI MAIS PORTUGUÊS”.
- RESPONDA AS QUESTÕES NO
PRÓPRIO LIVRO.
- UTILIZE CANETA AZUL PARA AS
RESPOSTAS.
- NÃO SE ESQUEÇA DE MANDAR FOTOS DAS
ATIVIDADES.
- QUALQUER DÚVIDA PROCURE A PROFESSORA NO
WhatsApp.
O conto
de mistério apresenta um fato que deve ser desvendado. Esse mistério
provoca suspense e tensão no leitor, despertando nele a curiosidade sobre o que
vai acontecer.
Há
dois tipos de narrador no conto de mistério: aquele que participa da
história, ou seja, é também uma personagem, e aquele que conta a história.
O
ENIGMA DO OUTRO LADO
PÁGINAS: 186,187,188,189, 190,191
AULA DE ARTES
AULA Nº 128 DIA: 06/11/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE NOVEMBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
A
circulação das águas
Grande parte da água liquida que existe na Terra corre pelos rios e se acumula em oceanos, lagos e represas. Mas como a água chega até as áreas onde se acumula?
As
chuvas têm grande importância na distribuição da água pela superfície da Terra.
A água da chuva infiltra no solo e abastece as nascentes de muitos rios. E o
curso dos rios leva a água para longe das nascentes, desaguando em lagos ou em
oceanos. Parte
da água está sempre retornando para a atmosfera pela evaporação,
processo em que a água líquida se transforma em vapor. De modo inverso, a condensação
é a transformação do vapor em gotículas de água líquida, que, depois, voltam
para a superfície da Terra como chuva. O aquecimento da atmosfera é a principal
causa da evaporação, enquanto o resfriamento provoca a condensação. Esses
dois processos, que acontecem com regularidade na natureza, fazem parte do
chamado ciclo da água.
Observe
a representação. Com
base na imagem complete as lacunas das frases a seguir com as palavras do
quadro.
condensação |
Terra |
líquida |
atmosfera |
RESOLVA AS SITUAÇÕES PROBLEMA ABAIXO EM SEU CADERNO
UTILIZANDO SUAS PRÓPRIAS ESTRATÉGIAS:
1 –
No desfile da primavera 50 alunos do 3° ano desfilaram em 5 grupos. Quantos
alunos desfilaram em cada grupo?
2 –
A Professora encheu 2 balões para cada aluno desfilar. Sabendo que 50 alunos
desfilaram responda: quantos balões ela encheu?
3 –
Da turma do 2° ano foram 45 alunos e desfilaram em 3 grupos. Quantos alunos
desfilaram em cada grupo?
4 –
A Professora fez 4 pompons para cada aluno. Sabendo que 45 alunos desfilaram
responda:
Quantos pompons ela fez?
5 –
A escola comprou uma lembrancinha para todos os alunos que participaram do
desfile. Na turma do 1° ano participaram 3 dúzias de alunos; na turma de 2° ano
foram 45 alunos; na turma de 3° ano foram 50 alunos; na turma do 4° ano,
participaram 3 dezenas e 5 unidades de alunos; e no 5° ano participaram 3
dezenas de alunos. Quantos alunos ao todo participaram do desfile?
Lembrem-se: a tabuada deve ser estudada
diariamente! Cuide-se!!! 😘
Aula 23 - dia 06/11/2020
CAPOEIRA
– aula 1
Poucos símbolos representam tanto o Brasil quanto a
capoeira. Essa mistura de dança, luta, artes marciais e música carrega a
cultura do nosso país para o mundo todo. Nem todo mundo sabe que a capoeira
nasceu durante a época da escravidão no Brasil. Pesquisas indicam que entre 3 e
5 milhões de africanos foram trazidos para trabalhar à força, principalmente na
agricultura, mineração ou com serviços domésticos. A capoeira era, nessa época,
uma forma de luta e resistência dos escravos. Estes, proibidos de praticar
qualquer tipo de luta pelos senhores de engenho, “disfarçavam” os movimentos de
combate com música e dança, criando assim a capoeira.
Segue abaixo um exemplo de sequência da capoeira:
Instrumentos utilizados em uma roda de cApOeira:
Antes de começar vamos realizar alguns exercícios de
alongamento: mantenha as posições por cerca de 15 a 20 segundos. Não se esqueça
de fazer dos dois lados quando for o caso.
ESTA É UMA MÚSICA TRADICIONAL UTILIZADA NA CAPOEIRA,
PARA QUE VOCÊ OUÇA E REALIZE OS MOVIMENTOS A SEGUIR:
Ginga: O
movimento básico de capoeira. Em vez de o capoeirista se fixar numa posição,
ele está sempre em movimento, efetuando esta espécie de dança.
Consiste num movimento repetitivo de colocar a mão
direita para frente e a perna direita para trás, e em seguida fazer o mesmo com
o lado esquerdo do corpo, sincronizando o movimento com o ritmo do berimbau.
Vamos executar o movimento da ginga como na imagem
acima, porém siga uma dica para não se perder no movimento.
• Desenhe um triângulo de ponta cabeça, pise na parte
de trás do triangulo alternadamente, coordenando os braços. Pé direito à
frente, braço esquerdo à frente.
Cocorinha: Cocorinha
é um movimento que consiste na forma de evitar pontapés circulares efetuados em
curta distância. Neste movimento é necessário que a mão que toca no solo
mantenha o equilíbrio, e, tal como em todos os movimentos e "jogo"
capoeirista, é necessário manter sempre o contato visual com o adversário.
Agora que você aprendeu o que é a cocorinha, execute
o movimento de acordo com a imagem acima.
NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR O VÍDEO OU FOTO EXECUTANDO
OS DOIS MOVIMENTOS ACIMA. NA PRÓXIMA AULA IREMOS APRENDER OUTROS MOVIMENTOS!
ATÉ BREVE!
PROFESSORES AMANDA, MÁRCIA E RAFAEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário