AULA Nº 134 DIA: 16/11/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE NOVEMBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS - PRODUÇÃO DE TEXTO
- CRIE UM CONTO MODERNO
UTILIZANDO AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO TEXTUAL.
- NÃO SE ESQUEÇA DOS
PARÁGRAFOS, PONTUAÇÃO E COERÊNCIA.
- UTILIZE CANETA AZUL PARA
O TEXTO.
- NÃO SE ESQUEÇA DE MANDAR
FOTOS DO TEXTO.
- QUALQUER DÚVIDA PROCURE A
PROFESSORA NO WhatsApp.
- SUGESTÃO: PARA PRODUÇÃO DO
SEU TEXTO UTILIZE ELEMENTOS ENCANTADOS COMO, FLORESTA, CASTELO, PRINCESAS,
FADAS, ANÕES, BRUXAS, ANIMAIS ENCANTADOS E OBJETOS MISTERIOSOS, MAS TAMBÉM
UTILIZE ELEMENTOS DA NOSSA REALIDADE, OU SEJA, DO NOSSO COTIDIANO. PRODUZA UM
TEXTO ENGRAÇADO E SURPREENDENTE PARA O LEITOR.
- OBSERVAÇÃO: CONTO MODERNO
NÃO É CONTO DE FADAS.
- BOA AVALIAÇÃO!
PRINCESA
DESCABELADA
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DIA D
INFORMÁTICA
Aprendam com os Monitores do Laboratório de informática, Ana, Davi, Gabrielly, Larissa, Letícia, Paulo e Vitória, como construir uma armadilha para acabar com o mosquito da Dengue!
Você vai precisar de:- 1 garrafa pet - 1 fita adesiva- 1 gaze (pode ser uma telinha ou um tecido qualquer com furinhos)- 1 tesoura sem ponta- Grãos de arroz cru ou ração de passarinho (alpiste)- Água
Se você não tiver algum dos materiais descritos acima não se preocupe, você pode também procurar alguns lugares onde o mosquito colocaria seus ovinhos, como pratinhos de plantas e colocar areia neles, assim você ajudará a combater a Dengue também!O importante é cada um fazer sua parte no combate ao mosquito!
AULA Nº 135 DIA: 17/11/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE NOVEMBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
- PESSOAL PARA ESTA
ATIVIDADE VOCÊ IRÁ UTILIZAR O LIVRO ‘BURITI MAIS PORTUGUÊS”.
- RESPONDA AS QUESTÕES NO
PRÓPRIO LIVRO.
- UTILIZE CANETA AZUL PARA
AS RESPOSTAS.
- NÃO SE ESQUEÇA DE MANDAR
FOTOS DAS ATIVIDADES.
- QUALQUER DÚVIDA PROCURE A
PROFESSORA NO WhatsApp.
- BOA ATIVIDADE!
ORTOGRAFIA L E R NO MEIO DE SÍLABA
Em
várias palavras da língua portuguesa, as letras L e R aparecem entre a
consoante e a vogal em uma mesma sílaba.
Exemplos: li-vro pol-tro-na
bi-ci-cle-ta com-ple-to
PÁGINAS:
104 e 105
Os
ventos
Os
ventos são o ar em movimento. Eles são um importante fenômeno do tempo atmosférico
e atuam no desenvolvimento das nuvens. Além disso, os ventos contribuem para a
distribuição das chuvas e também ajudam a amenizar a sensação de calor.
Existem
diferenças com relação à força dos ventos. Os mais fracos podem, por exemplo,
deslocar folhas secas caídas de árvores. Já os ventos mais fortes podem ajudar
na locomoção de um barco a vela. Mas, se forem muito fortes, como uma ventania,
podem provocar estragos como a queda de árvores ou até mesmo destelhar casas.
O
aproveitamento dos ventos
A
força dos eventos é uma importante fonte de energia chamada energia eólica. No
passado, ela era muito utilizada para movimentar as embarcações que atravessam
os oceanos. Hoje, ainda é usada por algumas embarcações, como jangadas,
pequenos barcos e veleiros.
A
energia eólica também pode ser usada para gerar energia elétrica. A vantagem do
vento é que ele é uma fonte de energia que não se esgota com o uso e não
contamina o ambiente.
RESPONDA:
Quais são as vantagens da energia eólica? Como ela pode ser utilizada?
R: _____________________________________________________
AULA Nº 136 DIA: 18/11/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE NOVEMBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
OS MATERIAIS
QUE NOS CERCAM: TIPOS DE MATERIAIS
Todos os objetos que usamos são feitos de algum material. Muitas vezes, mais de um material é necessário para produzir um único objeto. Muitos materiais vêm das plantas, dos animais ou do solo, isto é, não são fabricados pelo ser humano.
Esses materiais são chamados MATERIAIS NATURAIS.
A lã proveniente do pelo das
ovelhas é um material natural usado para produzir roupas.
Os materiais fabricados pelo ser humano
são chamados MATERIAIS ARTIFICIAIS. Plástico,
papel e vidro são materiais artificiais.
A produção desses materiais
permitiu o surgimento de uma imensa variedade de objetos. Em uma refeição, por
exemplo, podemos usar panelas, talheres, copos e pratos feitos pelos materiais
artificiais.
Parque infantil com brinquedos feitos de materiais naturais como
madeira e sisal, e materiais artificiais como borracha e plástico.
APÓS
A LEITURA DO TEXTO RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO.
1- De onde vêm os materiais
naturais?
R: ......................................................................................................
2-O algodão é um material:
( ) artificial
( ) natural
( ) industrial
3-Cite uma utilização do
granito.
R:...................... ................................................................................
4- Quais materiais foram
usados nos brinquedos do parquinho?
R:.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
O
ENCONTRO ENTRE INDÍGENAS E PORTUGUESES
Os
primeiros encontros
Os indígenas e portugueses se encontraram
em 1500. Nessa época, os portugueses, navegavam em busca de riquezas, como
ouro, prata e pedras preciosas, ainda desconheciam muitos lugares e povos do
mundo.
Quando portugueses e
indígenas se encontraram, todos ficaram surpresos, pois tinham modos de vida
muito diferentes.
TEMPOS
MAIS AMISTOSOS
Durante algum tempo, a
relação entre os portugueses e os indígenas foi, de modo geral, pacífica.
Muitos indígenas trabalhavam
para os portugueses, retirando da mata as árvores que seriam vendidas na
Europa. Os indígenas também ajudavam a carregá-las para os navios. Além disso,
eles forneciam aos portugueses alguns alimentos que cultivavam, como a
mandioca.
O FIM DA CONVIVÊNCIA PACÍFICA
A relação amigável entre
portugueses e indígenas logo se transformou em conflito.
Os portugueses queriam que
os indígenas trabalhassem como escravos e que mudassem seus costumes. Eles
queriam, por exemplo, que os indígenas usassem roupas e se tornassem católicos.
Muitos indígenas resistiram à escravidão e
fugiram ou lutaram até a morte. Aqueles que foram aprisionados e escravizados
trabalharam na construção de povoados e vilas e também nas plantações e nos
engenhos.
APÓS
A LEITURA DO TEXTO RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO.
1- Ao saírem navegando o que
os portugueses procuravam?
R: ...........................................................................................
2-Qual o trabalho que era
realizado pelos indígenas para os portugueses?
R: ................................................................................................
3- Como era a relação entre
os portugueses e indígenas nessa época?
R: ..............................................................................................
4- Qual o motivo do fim da
convivência pacífica entre os portugueses e os indígenas?
R:..........................................................................................................................................................................................................................
5- O que acontecia com os
indígenas que foram aprisionados e escravizados?
AULA Nº 137 DIA: 19/11/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE NOVEMBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
AUTOAVALIAÇÃO
- OLÁ PESSOAL!
- CHEGOU A HORA DE VOCÊ
FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE SEU DESEMPENHO EM RELAÇÃO A SUA APRENDIZAGEM NO
DECORRER DESTE ANO (COMO VOCÊ LIDOU COM ESTA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, VOCÊ
REALIZOU TODAS AS ATIVIDADES, QUAIS AS VANTAGENS, QUAIS AS DIFICULDADES, VOCÊ
ACESSOU AS ATIVIDADES PELO BLOG OU RETIRAVA AS ATIVIDADES IMPRESSAS NA ESCOLA,
VOCÊ TEVE AUXÍLIO DE SEUS FAMILIARES, QUAL O SEU MAIOR DESAFIO COM AS AULAS
ONLINE, ETC).
- QUAL NOTA VOCÊ SE DARIA DE
5 A 10.
- PRODUZA UM PEQUENO TEXTO
(MÍNIMO 5 LINHAS)
- UTILIZEM CANETA AZUL PARA O
TEXTO.
- NÃO SE ESQUEÇAM DE MANDAR
FOTOS.
- QUALQUER DÚVIDA PROCURE A
PROFESSORA NO WhatsApp.
- BOA ATIVIDADE!
AUTOAVALIAÇÃO
AULA DE ARTES
CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A AVALIAÇÃO DE ARTES!
Aula 25 – dia 19/11/2020
AMARELINHA AFRICANA
NA AULA DE HOJE VOCÊS VÃO CONHECER A
AMARELINHA AFRICANA.
A AMARELINHA AFRICANA, DIFERENTE DA NOSSA TRADICIONAL AMARELINHA, NÃO USA UMA PEDRINHA, CÉU OU TERRA. SEU FORMATO É DIFERENTE (FIGURA ABAIXO).
PODE SER REALIZADA POR MAIS DE UMA PESSOA.
COMO SE BRINCA
A BRINCADEIRA COMEÇA COM UM PÉ EM
CADA QUADRADO.
DEPOIS PULAR PARA O QUADRADO DA
DIREITA E CONTINUAR PULANDO PELOS QUADRADOS DE ACORDO COM O RITMO DA MÚSICA.
VOCÊ PODE FAZER O QUADRADO NO CHÃO COM FITA, BARBANTE, RISCAR O CHÃO OU USAR AS LINHAS DO PISO.
AMARELINHA AFRICANA OU “TECA-TECA” COMO É CONHECIDA NA ÁFRICA, MISTURADA COM O RITMO DA MÚSICA “MINUÊ”, SE TORNA UM DIVERTIDO E EMOCIONANTE JOGO DE COOPERAÇÃO.
MÚSICA MINUÊ:
MINUÊ, MINUÊ, LE GUSTA LA DANCE.
LE GUSTA LA DANCÊ, LA
DANÇA, MINUÊ.
O VÍDEO
MOSTRA A BRINCADEIRA DUAS VEZES, UMA CANTANDO A MÚSICA “MINUÊ” E OUTRA A MÚSICA
“BORBOLETINHA”.
LINK DO VÍDEO – AMARELINHA
AFRICANA
AGORA É SUA VEZ! ESCOLHA
UMA MÚSICA, FAÇA A SUA AMARELINHA AFRICANA E DIVIRTA-SE!!
LEMBRE-SE DE NOS ENVIAR
FOTO OU VÍDEO (MÁXIMO 20 SEGUNDOS).
BOA AULA E ATÉ BREVE!
PROFESSORES AMANDA, MARCIA
E RAFAEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário