sábado, 1 de agosto de 2020

4° ANO - LIÇÕES DE 26/10 A 29/10

 26/10


Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

 

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!

Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!




A) Veja o número abaixo e responda às questões a seguir.




 1. Quantas dezenas tem esse número? ________________

2. Que algarismo representa a centena? ________________

3. Quantas unidades de milhar tem esse número? ________________

4. Que algarismo representa a dezena de milhar? ________________

5. Qual o número de ordens? ________________

6. Quantas classes possui? ________________

7. Qual seu antecessor? ________________

8. Qual seu sucessor? ________________

9. Decomponha esse número. ________________

10. Escreva-o por extenso.

_________________________________________________

 

B)  Resolva os cálculos abaixo:

a. 825 x 23 =

b. 612 x 24 =

c. 703 x 15 =

d. 1516 x 50 =

e. 2652 x 10 =

f. 4781 x 18 =




A saúde da mente


O sistema nervoso é fundamental para a nossa sobrevivência. Nesse sistema, o cérebro tem bastante destaque, porque ele é responsável por nossa memória, possibilita a aprendizagem e regula as emoções e os pensamentos.

Devido à sua importância, o cérebro precisa de cuidados. Há ações que fazem bem ao cérebro, e outras que são prejudiciais a ele. Veja a imagem abaixo.



Sono

 

O sono também contribui para a manutenção da saúde. Durante o sono, o corpo produz certas substâncias que ajudam nosso crescimento. Quem dorme pouco tem dificuldade para se concentrar e fica doente com mais facilidade. Leia a seguir um texto que trata da importância do sono.



Agora copie e responda no caderno as questões a seguir:

 

1 – De acordo com o texto “Saúde da mente” quais dos hábitos que não fazem bem, faz parte da sua rotina?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

2 - Quais hábitos que fazem bem você prática regularmente?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

3 - Após ler o texto que trata da importância do sono, de acordo com a sua idade, quantas horas de sono você necessita por dia?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 


4 - Quantas horas você dorme por dia?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 



 27/10


Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

 

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!

Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!


Copie as questões em seu caderno e

as responda com atenção!

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1. O texto que você leu é

(   ) uma receita.          (   ) uma notícia.

(   ) uma fábula.           (   ) uma poesia.

 

2. Quando e onde aconteceu o fato?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. Quem publicou essa notícia?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. A festa de premiação foi promovida

(   ) pelo time dos Santos.

(   ) pelo jogador Neymar.

(   ) pela Federação Paulista de Futebol.

 

5. O fato principal tratado na notícia é

(   ) a homenagem feita ao ex goleiro Marcos.

(   ) a premiação dos melhores do campeonato paulista.

(   ) a aposentadoria do ex jogador Marcos.

 

6. A legenda adequada a foto que aparece na notícia é

(   ) Neymar comemora: o craque é tricampeão paulista.

(   ) Neymar gosta de jogar futebol.

(   ) Neymar é o principal jogador dos Santos.

 

7. Escolha uma das alternativas que mostra quais os prêmios recebidos por Neymar

(   ) craque do torneio, melhor atacante.

(   ) craque do torneio, melhor atacante, artilheiro e “o cara do torneio”.

(   ) melhor atacante artilheiro e “o cara do torneio”.

 

8. No trecho - o atacante ainda venceu a categoria “o cara do torneio”, que contava com o voto de internautas. A palavra em destaque refere-se

(   ) às pessoas que usam a internet.

(   ) aos artilheiros do futebol.

(   ) aos jogadores.



Medidas de comprimento


  • Usamos o metro para medir comprimentos.


  • O metro (m) é a unidade de medida de comprimento.

  •  Utilizando o metro, podemos medir o comprimento, a largura e a altura das coisas.

  • Você certamente reconhecerá nas ilustrações a representação dos objetos mais usados por nós para medir comprimento de tecidos, estradas, ruas, rendas, fitas, altura de pessoas, paredes, etc.

 

 Essas são as unidades de medida de comprimento mais usadas.


Quando queremos medir pequenos comprimentos, podemos usar a régua.

 

Observe a régua:



  • O resultado da medida de comprimento é indicado, na maioria das vezes, em: centímetro, metro ou quilômetro.

 

  • O metro é dividido em 100 pedaços do mesmo tamanho, chamados centímetros.


 

  • Quando dividimos o metro em 10 pedaços do mesmo tamanho, encontramos decímetros.

 §  1 metro = 10 decímetros

  §  1 decímetro = 10 centímetros 



ATIVIDADES


1. Observe os instrumentos utilizados para medir comprimentos e responda as perguntas abaixo:



a) Daniela usa a ______________ na sala de aula.

 

b) A costureira usa a ______________ para tirar as medidas.

 

c) O pedreiro trabalha com o _______________________.

 

d) O vendedor usa o ______________ para medir o tecido.

  

e) A ______________ é usada para medir terrenos e lotes.

 

 

2. Complete as frases:

 

a) O metro tem __________ centímetros.

 

b) Meio metro tem _________ centímetros.

 

 

3. Marque x na alternativa que corresponde a medida do objeto:

 

a) Altura do armário    

(   ) menos que um metro          (   ) mais que um metro

 

b) Largura da janela

(   ) menos que um metro          (   ) mais que um metro

 

c) Comprimento do caderno

(   ) menos que um metro          (   ) mais que um metro

 

d) Altura da porta

(   ) menos que um metro          (   ) mais que um metro

 

e) Comprimento da mochila

(   ) menos que um metro          (   ) mais que um metro

 


 

 


 28/10



Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

 

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!

Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!

 

Olá turma bom dia a todos!

 

A atividade de história está nas páginas 72 e 73.  O que faziam os trabalhadores livres e os mascotes.

 

Leia tudo com muita atenção! Copie apenas as perguntas e responda no caderno.

 

Boa aula e bons estudos!

 

Nossa aula de Geografia dessa semana será no livro didático.

 

Abra na página 69 As cidades são diferentes. Vamos começar a estudar os centros urbanos!

 

Leia o assunto com bastante atenção! Copie a questão número um no caderno. Responda às letras A e B.

 

Boa aula e bons estudos!




 


29/10




Observe o gráfico abaixo, ele mostra o número de aniversariantes de uma sala de aula em cada mês do ano.



1- Com base no gráfico responda as questões no seu caderno:

 

a) Quantas crianças estudam nessa sala?

__________________________________________________________________________________________________

 

b) Qual o mês com mais aniversariantes e com menos?

__________________________________________________________________________________________________


c) Quantas crianças fazem aniversario no primeiro semestre do ano?

__________________________________________________________________________________________________

 

d) E no segundo semestre?

__________________________________________________________________________________________________

 

e) Quantas crianças fazem aniversario no terceiro trimestre do ano?

__________________________________________________________________________________________________

 

f) Quantas crianças fazem aniversario no primeiro trimestre do ano?

__________________________________________________________________________________________________

 


2- Agora faça um gráfico de barra com os dados do gráfico, acima.






AULA DE ARTES








 


Aula 22 – dia 29/10/2020


QUEIMADA COM TAMPINHAS 

HOJE IREMOS APRENDER A CONSTRUIR UM JOGO QUE TALVEZ VOCÊ JÁ CONHEÇA E TENHA JOGADO NA ESCOLA: A QUEIMADA! PORÉM, AQUI, O JOGO VAI SER ADAPTADO, OU MELHOR, VAMOS ENCOLHER PARA JOGAR DENTRO DE CASA.

MATERIAIS:

C:\Users\WIN764BITS\Downloads\QueimadaMateriais.jpg 

TAMPINHAS DE GARRAFA PET (OU BOLINHA DE PAPEL, BRINQUEDOS); FITA CREPE, ISOLANTE OU FITA ADESIVA.


FAZER UM RETÂNGULO E DIVIDÍ-LO EM DUAS PARTES, SENDO CADA LADO O CAMPO DOS PARTICIPANTES.

C:\Users\WIN764BITS\Downloads\QueimadaCampo.jpg


DEPOIS, POSICIONAR AS TAMPINHAS NA LINHA DE FUNDO DE CADA CAMPO JUNTO COM A TAMPINHA QUEIMADORA, TERMINANDO ASSIM A CONSTRUÇÃO DO JOGO.

C:\Users\WIN764BITS\Downloads\QueimadaTabuleiro.jpg


O JOGADOR QUE INICIAR O JOGO DEVE DAR UM PETELECO EM SUA TAMPINHA QUEIMADORA COM O OBJETIVO DE TIRAR DA QUADRA UMA TAMPINHA DO ADVERSÁRIO.

C:\Users\WIN764BITS\Downloads\QueimadaJogo.jpg


  • TIRE PAR OU ÍMPAR PARA DECIDIR QUEM INICIA A PARTIDA. 

  • SE VOCÊ ACERTAR A TAMPINHA DO TIME ADVERSÁRIO, A MESMA SAI DO JOGO.

  • A TAMPINHA QUE FOR LANÇADA PARA O LADO OPOSTO SEM TOCAR EM NINGUÉM VOLTA PARA SEU CAMPO.

  • VALE LEMBRAR QUE, ACERTANDO OU NÃO CADA JOGADOR SÓ PODE EXECUTAR UM PETELECO DE CADA VEZ.

  • VENCE O JOGO QUEM CONSEGUIR “QUEIMAR” PRIMEIRO TODAS AS PEÇAS DO ADVERSÁRIO.


DESAFIE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA E TREINE SUA PONTARIA!

 

LEMBRE-SE DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO (MÁX. 20 SEGUNDOS).

BOA AULA E ATÉ BREVE!

PROFESSORES AMANDA, MARCIA E RAFAEL



Nenhum comentário: