sexta-feira, 14 de agosto de 2020

3° ANO C - LIÇÕES DE 16/11 A 19/11

 AULA Nº 134                        DIA: 16/11/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE NOVEMBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:


AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS - PRODUÇÃO DE TEXTO


- CRIE UM CONTO MODERNO UTILIZANDO AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO TEXTUAL.

- NÃO SE ESQUEÇA DOS PARÁGRAFOS, PONTUAÇÃO E COERÊNCIA.

- UTILIZE CANETA AZUL PARA O TEXTO.

- NÃO SE ESQUEÇA DE MANDAR FOTOS DO TEXTO

- QUALQUER DÚVIDA PROCURE A PROFESSORA NO WhatsApp.

- SUGESTÃO: PARA PRODUÇÃO DO SEU TEXTO UTILIZE ELEMENTOS ENCANTADOS COMO, FLORESTA, CASTELO, PRINCESAS, FADAS, ANÕES, BRUXAS, ANIMAIS ENCANTADOS E OBJETOS MISTERIOSOS, MAS TAMBÉM UTILIZE ELEMENTOS DA NOSSA REALIDADE, OU SEJA, DO NOSSO COTIDIANO. PRODUZA UM TEXTO ENGRAÇADO E SURPREENDENTE PARA O LEITOR.

- OBSERVAÇÃO: CONTO MODERNO NÃO É CONTO DE FADAS.

- BOA AVALIAÇÃO!

PRINCESA DESCABELADA

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


DIA D

INFORMÁTICA 

Aprendam com os Monitores do Laboratório de informática, Ana, Davi, Gabrielly, Larissa, Letícia, Paulo e Vitória, como construir uma armadilha para acabar com o mosquito da Dengue!



Você vai precisar de:
- 1 garrafa pet 
- 1 fita adesiva
- 1 gaze (pode ser uma telinha ou um tecido qualquer com furinhos)
- 1 tesoura sem ponta
- Grãos de arroz cru ou ração de passarinho (alpiste)
- Água


Se você não tiver algum dos materiais descritos acima não se preocupe, você pode também procurar alguns lugares onde o mosquito colocaria seus ovinhos, como pratinhos de plantas e colocar areia neles, assim você ajudará a combater a Dengue também!
O importante é cada um fazer sua parte no combate ao mosquito!









 AULA Nº 135                        DIA: 17/11/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE NOVEMBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

- PESSOAL PARA ESTA ATIVIDADE VOCÊ IRÁ UTILIZAR O LIVRO ‘BURITI MAIS PORTUGUÊS”.

- RESPONDA AS QUESTÕES NO PRÓPRIO LIVRO.

- UTILIZE CANETA AZUL PARA AS RESPOSTAS.

- NÃO SE ESQUEÇA DE MANDAR FOTOS DAS ATIVIDADES.           

- QUALQUER DÚVIDA PROCURE A PROFESSORA NO WhatsApp.

- BOA ATIVIDADE!

ORTOGRAFIA L E R NO MEIO DE SÍLABA

Em várias palavras da língua portuguesa, as letras L e R aparecem entre a consoante e a vogal em uma mesma sílaba.

Exemplos: li-vro                                          pol-tro-na 

                 bi-ci-cle-ta                                  com-ple-to                                                           

PÁGINAS: 104 e 105



Os ventos

Os ventos são o ar em movimento. Eles são um importante fenômeno do tempo atmosférico e atuam no desenvolvimento das nuvens. Além disso, os ventos contribuem para a distribuição das chuvas e também ajudam a amenizar a sensação de calor.

Existem diferenças com relação à força dos ventos. Os mais fracos podem, por exemplo, deslocar folhas secas caídas de árvores. Já os ventos mais fortes podem ajudar na locomoção de um barco a vela. Mas, se forem muito fortes, como uma ventania, podem provocar estragos como a queda de árvores ou até mesmo destelhar casas.


O aproveitamento dos ventos

A força dos eventos é uma importante fonte de energia chamada energia eólica. No passado, ela era muito utilizada para movimentar as embarcações que atravessam os oceanos. Hoje, ainda é usada por algumas embarcações, como jangadas, pequenos barcos e veleiros.

A energia eólica também pode ser usada para gerar energia elétrica. A vantagem do vento é que ele é uma fonte de energia que não se esgota com o uso e não contamina o ambiente.


RESPONDA:

Quais são as vantagens da energia eólica? Como ela pode ser utilizada?

R: _____________________________________________________




 AULA Nº 136                        DIA: 18/11/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE NOVEMBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:

OS MATERIAIS QUE NOS CERCAM: TIPOS DE MATERIAIS

     Todos os objetos que usamos são feitos de algum material. Muitas vezes, mais de um material é necessário para produzir um único objeto. Muitos materiais vêm das plantas, dos animais ou do solo, isto é, não são fabricados pelo ser humano.

     Esses materiais são chamados MATERIAIS NATURAIS.

    A lã proveniente do pelo das ovelhas é um material natural usado para produzir roupas.

 Os materiais fabricados pelo ser humano são chamados MATERIAIS ARTIFICIAIS. Plástico, papel e vidro são materiais artificiais.

A produção desses materiais permitiu o surgimento de uma imensa variedade de objetos. Em uma refeição, por exemplo, podemos usar panelas, talheres, copos e pratos feitos pelos materiais artificiais.


Parque infantil com brinquedos feitos de materiais naturais como madeira e sisal, e materiais artificiais como borracha e plástico.


APÓS A LEITURA DO TEXTO RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO.

1- De onde vêm os materiais naturais?

R: ......................................................................................................


2-O algodão é um material:

(   ) artificial

(   ) natural

(   ) industrial

 

3-Cite uma utilização do granito.

R:...................... ................................................................................

 

4- Quais materiais foram usados nos brinquedos do parquinho?

R:.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................



O ENCONTRO ENTRE INDÍGENAS E PORTUGUESES

Os primeiros encontros

     Os indígenas e portugueses se encontraram em 1500. Nessa época, os portugueses, navegavam em busca de riquezas, como ouro, prata e pedras preciosas, ainda desconheciam muitos lugares e povos do mundo.

        Quando portugueses e indígenas se encontraram, todos ficaram surpresos, pois tinham modos de vida muito diferentes.

TEMPOS MAIS AMISTOSOS

Durante algum tempo, a relação entre os portugueses e os indígenas foi, de modo geral, pacífica.

Muitos indígenas trabalhavam para os portugueses, retirando da mata as árvores que seriam vendidas na Europa. Os indígenas também ajudavam a carregá-las para os navios. Além disso, eles forneciam aos portugueses alguns alimentos que cultivavam, como a mandioca.

     

O FIM DA CONVIVÊNCIA PACÍFICA

A relação amigável entre portugueses e indígenas logo se transformou em conflito.

Os portugueses queriam que os indígenas trabalhassem como escravos e que mudassem seus costumes. Eles queriam, por exemplo, que os indígenas usassem roupas e se tornassem católicos.

     Muitos indígenas resistiram à escravidão e fugiram ou lutaram até a morte. Aqueles que foram aprisionados e escravizados trabalharam na construção de povoados e vilas e também nas plantações e nos engenhos.

 

APÓS A LEITURA DO TEXTO RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO.

1- Ao saírem navegando o que os portugueses procuravam?

R: ...........................................................................................

 

2-Qual o trabalho que era realizado pelos indígenas para os portugueses?

R: ................................................................................................

 

3- Como era a relação entre os portugueses e indígenas nessa época?

R: ..............................................................................................

 

4- Qual o motivo do fim da convivência pacífica entre os portugueses e os indígenas?

R:..........................................................................................................................................................................................................................

 

5- O que acontecia com os indígenas que foram aprisionados e escravizados?

R:..........................................................................................................................................................................................................................



 AULA Nº 137                        DIA: 19/11/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE NOVEMBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:


AUTOAVALIAÇÃO

- OLÁ PESSOAL!

- CHEGOU A HORA DE VOCÊ FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE SEU DESEMPENHO EM RELAÇÃO A SUA APRENDIZAGEM NO DECORRER DESTE ANO (COMO VOCÊ LIDOU COM ESTA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, VOCÊ REALIZOU TODAS AS ATIVIDADES, QUAIS AS VANTAGENS, QUAIS AS DIFICULDADES, VOCÊ ACESSOU AS ATIVIDADES PELO BLOG OU RETIRAVA AS ATIVIDADES IMPRESSAS NA ESCOLA, VOCÊ TEVE AUXÍLIO DE SEUS FAMILIARES, QUAL O SEU MAIOR DESAFIO COM AS AULAS ONLINE, ETC).

- QUAL NOTA VOCÊ SE DARIA DE 5 A 10.

- PRODUZA UM PEQUENO TEXTO (MÍNIMO 5 LINHAS)  

- UTILIZEM CANETA AZUL PARA O TEXTO.

- NÃO SE ESQUEÇAM DE MANDAR FOTOS.          

- QUALQUER DÚVIDA PROCURE A PROFESSORA NO WhatsApp.

- BOA ATIVIDADE!

AUTOAVALIAÇÃO

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


AULA DE ARTES





CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A AVALIAÇÃO DE ARTES!

 

 


Aula 25 – dia 19/11/2020

AMARELINHA AFRICANA

NA AULA DE HOJE VOCÊS VÃO CONHECER A AMARELINHA AFRICANA.

A AMARELINHA AFRICANA, DIFERENTE DA NOSSA TRADICIONAL AMARELINHA, NÃO USA UMA PEDRINHA, CÉU OU TERRA. SEU FORMATO É DIFERENTE (FIGURA ABAIXO).

NÃO É UMA BRINCADEIRA DE COMPETIÇÃO, NÃO HÁ PERDEDORES E UTILIZA MÚSICA.

PODE SER REALIZADA POR MAIS DE UMA PESSOA.

NA ÁFRICA EXISTE FESTIVAIS DESSA AMARELINHA, CADA GRUPO CRIA A SUA COREOGRAFIA E ESCOLHE A MÚSICA.


COMO SE BRINCA

A BRINCADEIRA COMEÇA COM UM PÉ EM CADA QUADRADO.

DEPOIS PULAR PARA O QUADRADO DA DIREITA E CONTINUAR PULANDO PELOS QUADRADOS DE ACORDO COM O RITMO DA MÚSICA.

           


VOCÊ PODE FAZER O QUADRADO NO CHÃO COM FITA, BARBANTE, RISCAR O CHÃO OU USAR AS LINHAS DO PISO.

AMARELINHA AFRICANA OU “TECA-TECA” COMO É CONHECIDA NA ÁFRICA, MISTURADA COM O RITMO DA MÚSICA “MINUÊ”, SE TORNA UM DIVERTIDO E EMOCIONANTE JOGO DE COOPERAÇÃO.


MÚSICA MINUÊ:

MINUÊ, MINUÊ, LE GUSTA LA DANCE.

LE GUSTA LA DANCÊ, LA DANÇA, MINUÊ.


O VÍDEO MOSTRA A BRINCADEIRA DUAS VEZES, UMA CANTANDO A MÚSICA “MINUÊ” E OUTRA A MÚSICA “BORBOLETINHA”.


LINK DO VÍDEO – AMARELINHA AFRICANA



AGORA É SUA VEZ! ESCOLHA UMA MÚSICA, FAÇA A SUA AMARELINHA AFRICANA E DIVIRTA-SE!!

LEMBRE-SE DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO (MÁXIMO 20 SEGUNDOS).

BOA AULA E ATÉ BREVE!

PROFESSORES AMANDA, MARCIA E RAFAEL

 





Nenhum comentário: