terça-feira, 2 de junho de 2020

5° ANO A - LIÇÕES DE 10/08 A 14/08


10/08

 Olá Crianças!!!😊😉

Hoje as aulas serão de Matemática e Português .
Curso de Matemática Para Concursos com Certificado Válido【MATRICULE-SE!】WR  Educacional
Para realizar a atividade de Matemática, vocês devem:
a) Em qual das lojas pesquisadas a bicicleta é a mais barata?




R:

b) Quantos reais faltam para Marcos comprar a bicicleta mais cara?




R:

c) Qual é a diferença entre os preços da bicicleta da loja A e da loja C?




R:

d) Para comprar a bicicleta da loja C, quantos reais Marcos ainda precisa?




R:

e) Marcos resolveu comprar a bicicleta usada. Depois de pagar essa bicicleta, com quantos reais Marcos ficou? 




R:


2) Arme e resolva as operações matemáticas em seu caderno: 

a) 124 X 3=               
b) 904 X 6=                  
c) 7.945 : 5=               
d) 8.802 : 6=     



         
Português para concurso público: veja como estudar a lingua portuguesa

Para a realização desta atividade, você deverá:

1- Ler atentamente o texto abaixo
2- Acessar o link abaixo do texto para responder as questões que estão no Formulário Google.
3- Leia com bastante atenção!!
4- E, boa atividade!!

Atividade de Português

Atena

Meu nome é Atena.
Sou a deusa da sabedoria.
Sou filha de Zeus, o deus do universo, e de Métis, a deusa da prudência. 
Nasci guerreando. Meu corpo é veloz, minha lança é mágica e a mira perfeita. 
Vivo no Olimpo, o reino das nuvens, o universo in visível que paira em torno do mundo dos homens.
Há quem pense que desapareci. Mas, enquanto existirem crianças, enquanto os homens forem capazes de fantasiar, estarei viva, usando minhas armas e sabedoria para proteger os que têm coragem, ousadia e talento.
Foi por admirar a força da juventude e a pureza de espírito que resolvi ajudar Perseu, o mais nobre de todos os jovens guerreiros da antiga Grécia. Tudo começou inesperadamente, no meio de uma festa.
Eu costumava observar Perseu do alto do Olimpo e acompanhar seu treinamento de guerreiro. Ele era jovem, veloz, esperto, mas gostava de tentar fazer coisas além de suas forças.
Convidado para jantar na casa do rei, Perseu decidiu que precisava impressioná-lo. E declarou, diante de todos os convidados, que arriscaria a vida para matar Medusa, minha monstruosa inimiga, a criatura gigantesca que destruía todos os que se atrevessem a entrar em seu esconderijo nas cavernas.
Medusa era o nome de uma das três cabeças que habitavam o corpo de um enorme dragão. Suas patas mortais eram de bronze, e as pequenas asas, de ouro. Seu olhar era tão poderoso que transformava homens em estátuas de pedra. Para vencê-la seria necessária muita força, agilidade e toda a proteção do mundo.
Quando me contaram que Perseu havia se oferecido para enfrentar a fera, admirei sua coragem e resolvi ajudá-lo. Assim que a luta entre ambos foi marcada, tive uma ideia: chamei à minha presença Hermes, meu irmão, o mensageiro dos deuses, e juntos nos revelamos a Perseu. Nós lhe dissemos que precisávamos estar ao seu lado durante a luta e que, caso desejasse a vitória, deveria obedecer às nossas ordens.
Primeiro lhe pedimos que procurasse as ninfas, as jovens mágicas dos lagos e rios, pois elas o amavam e fabricariam uma arma especial para ele. Perseu obedeceu, e das lindas ninfas ganhou sandálias aladas, uma sacola mágica e um capacete que lhe deu o poder da invisibilidade.
Hermes, achando que Perseu necessitava de mais uma arma, ofereceu-lhe uma lança leve e cortante como a minha. Quanto a mim, resolvi acompanhá-lo pessoalmente e lutar ao seu lado caso fosse preciso.
No dia do combate, desci até a gruta do monstro e me escondi num canto. O lugar era repugnante. A fera exalava um cheiro horrível, o ar estava úmido e pesado, por todos os lados eu via estátuas de pedras. [...]
A entrada de Perseu foi inesquecível. Ele rasgou os céus como uma águia. Rapidamente aplicou um golpe certeiro no monstro e cortou uma de suas cabeças. Sangue verde espalhou-se por toda a caverna, e as duas cabeças restantes começaram a urrar. Ainda voando, Perseu afastou-se e, em seguida, apontou sua lança contra a segunda cabeça. Ela também caiu por terra. Só que, quando isso aconteceu, uma das patas do monstro o atingiu e Perseu perdeu o equilíbrio. Seu capacete despencou no chão e ele imediatamente se tornou visível.
– Ah! Jovem atrevido! – gritou a Medusa com sua voz grossa e tenebrosa. No ar, Perseu voava em círculos, mantendo-se de costas para o monstro. Ele sabia que, caso a fitasse nos olhos, se transformaria numa estátua. – Agora você não me escapa!
Percebi que precisava entrar em cena. Lembrei-me de que tinha um escudo comigo. Gritei:
– Perseu! Apanhe o escudo, proteja-se!
Recuperando as forças, Perseu agarrou meu escudo no ar. Ele havia sido forjado pelas ninfas. Sua superfície brilhava com a limpidez das águas e refletia imagens como um espelho. Empunhando-o, Perseu desafiou a fera:
– Olhe para mim, criatura medonha!
Quando ela percebeu o truque, era tarde demais. Perseu levantou o escudo na altura da cabeça do monstro. Assim que Medusa olhou para a própria imagem refletida em sua superfície polida, sentiu o corpo todo enrijecer-se e transformar-se numa gigantesca estátua acinzentada. Perseu desceu ao solo e eu o amparei. Ele se recostou contra a parede e, ao seu lado, presenciei uma das mais belas cenas de minha longa vida de deusa. Do sangue verde e viscoso saiu uma luz dourada e brilhante que aos poucos foi tomando forma. Lentamente foram surgindo os contornos de um maravilhoso cavalo alado.
O magnífico animal aproximou-se de nós e abaixou a cabeça, balançando a crina ondulante e prateada como se nos cumprimentasse. O nome Pégaso estampou-se em minha mente e eu o acariciei. Em seguida, Perseu montou no dorso do animal para que este o levasse até seu rei. Perseu prometera entregar-lhe a cabeça cortada de Medusa.
E que espanto meu jovem amigo causaria ao mostrar aos gregos seu luminoso animal e seu novo escudo, com a face tenebrosa de Medusa eternamente marcada em sua superfície mágica!
Adaptado de Heloisa Prieto. Divinas aventuras – Histórias da mitologia grega.
São Paulo, Companhia das Letrinhas, 1997.






11/08


 Olá , tudo bem com vocês?
Hoje nossas aulas serão de Geografia e Matemática.

Geografia Enem - Aulas e apostilas grátis com o Só Geografia
Para realizar a atividade de Geografia vocês devem:


Ocupação do território e distribuição da população

 Assim como no mundo, a população brasileira também se distribui de maneira irregular pelo território, resguardadas as peculiaridades naturais, históricas e econômicas que cada região possui.
 Os maiores adensamentos demográficos brasileiros estão localizados na fachada litorânea, principalmente nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul. O fato pode ser explicado principalmente por razões históricas, econômicas e políticas.

1.Distribuição por regiões

 A Região Nordeste foi a que primeiro recebeu do colonizador europeu o impacto do povoamento. Este procurou aliar fatores estratégicos, como a proximidade geográfica com a metrópole e a topografia mais acessível daquela região, especialmente da fachada litorânea, aos interesses econômicos da época, ou seja, a atividade açucareira.
 Com a competitividade do açúcar e do estimulante período minerador que se instalou em Minas Gerais, o eixo de interesse se deslocou para o Sudeste. Isso provocou não apenas focos importantes de povoamento nesta região, como também incentivou o povoamento em outros lugares, mais periféricos, em função da necessidade de produção de alimentos para o abastecimento da zona aurífera.
 Mais tarde, com a atividade cafeeira, o interesse econômico se fixou de forma determinante no Sudeste, criando forte infraestrutura para o futuro desenvolvimento industrial.
 Enfim, a região, provida de acumulação de capital e de demanda populacional, passou a ser o polo de desenvolvimento do país.
Gráfico em pizza.
Valores percentuais da população brasileira distribuída por regiões.

 A Região Sul, das três, foi a que recebeu povoamento mais recente. Ainda no período colonial, as zonas de fronteira do Brasil meridional eram palco de confronto entre espanhóis e portugueses, tornando indefinido o domínio de certas porções do território.
 Foi no Brasil Império que se incentivou o povoamento da região, através de política imigratória. Tal estratégia, além de definir a posse da terra, tornou-a produtiva, pois apesar das grandes dificuldades enfrentadas pelos imigrantes europeus, foram eles os principais responsáveis pelo desenvolvimento da região, através das atividades pastoris e, posteriormente, da indústria.
 O conhecimento técnico do imigrante, aliado ao sistema familiar de produção artesanal, transformou pequenas unidades agropastoris em verdadeiros embriões de industrialização verticalizada, aproveitando o núcleo produtivo local para transformá-lo em indústrias bastante representativas na atualidade.
 Exemplos típicos são os frigoríficos da região, as vinícolas, as metalúrgicas e as indústrias de móveis e de calçados, na maioria ligadas à presença dos imigrantes alemães, italianos e eslavos.
 As regiões Centro-Oeste e Norte são as que apresentam os maiores vazios demográficos. Distantes dos eixos de interesse econômico, num país de extensão continental, com uma política exportadora de matérias-primas e uma estrutura de transporte voltada para o setor rodoviário, portanto caro, é explicável o menor povoamento das mesmas.
 Se as condições naturais da Amazônia já foram consideradas, erroneamente, barreiras ao povoamento, hoje, o movimento ambientalista se mobiliza para não permitir que ocorra no domínio da Floresta Amazônica o que aconteceu com a Mata Atlântica, ou seja, o seu extermínio.
 Idealiza-se, para a região, o desenvolvimento sustentado, o que cientificamente seria capaz de dar suporte econômico às populações locais, sem causar prejuízo às fontes naturais que as provêm. O maior interesse econômico na região reside nas atividades extrativas e agropastoris.
 Já a Região Centro-Oeste, tanto pela proximidade em relação ao Sudeste como pela topografia tabular de grande parte dos seus domínios tem atraído investimentos para as atividades agropastoris, principalmente para a agricultura mecanizada. Tal situação tem colocado em risco um importante ecossistema brasileiro: o cerrado. Porém, tem gerado divisas para o país, num impasse que historicamente se repete.

2. Distribuição por estados
Mapa do Brasil com a distribuição da população nos estados.
 Distribuição da população entre os estados brasileiros

 As densidades populacionais

 Para explorar melhor a relação existente entre a área territorial e o valor populacional, muitas vezes a população absoluta não será uma boa referência, sendo necessário recorrer aos valores de densidade populacional.
 Os maiores valores de densidade populacional brasileira estão concentrados nas áreas litorâneas do país.
Mapa do Brasil com sua densidade populacional.
 Densidade populacional brasileira.
  O que se vê, portanto, é um Brasil com um visível contraste, fruto das dimensões históricas de seu povoamento.
 Na fachada litorânea temos adensamentos humanos que preocupam, principalmente pelos problemas de diversas ordens deles decorrentes. Na região central, um grande vazio, com sérios desafios para o futuro, principalmente se o seu povoamento se der de maneira desorganizada, em função de se tratar de dois dos mais representativos ecossistemas terrestres: Floresta Amazônica e cerrado.
 Por: Renan Bardine

* Após ler o texto, copie as questões no caderno para responder.

1. Qual foi a primeira área do Brasil a ser ocupada? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.Observando o mapa 2 da distribuição por estado, qual é o estado com o maior número de habitantes?
_______________________________________________________________

3. Elabore hipóteses para explicar por que estados como o Acre, Roraima e Amapá tem menos habitantes do que outros.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Como se deu a distribuição da população em cada região, isto é, qual atividade econômica que levou o deslocamento das populações para diversas regiões do Brasil em diferentes épocas.

Nordeste: atividade açucareira.

Norte: ________________________________________________________

Centro-Oeste: ___________________________________________________

Sul: __________________________________________________________

Sudeste: ______________________________________________________

 6 Assuntos de MATEMÁTICA que mais caem no ENEM

Nossa atividade de Matemática será no Google Formulário, para acessá-la clique no link abaixo:


Boa atividade!!!👩🏽‍🏫



12/08



 GIFS BACANEX - Mundo Encantado Da Duda BB
Hoje as atividades serão de Português e História.
Português para concurso público: veja como estudar a lingua portuguesa 
Para a realização desta atividade, você deverá:

1- Fazer o cabeçalho em seu caderno
2- Copiar as questões abaixo em seu caderno.
3- Leia com bastante atenção!!
4- E fazer o que se pede!!


VERBO
Gramatica verbos

1-) Passe as frases abaixo para o pretérito (passado):

a) Pedro acha bonita vista do apartamento.
R:_______________________________________________________

b) O chefe indica seu sucessor.
R:_______________________________________________________

c) Com as grades reforçadas, a fera não  escapa.
R:_______________________________________________________

d) No aniversário vejo várias pessoas.
R:_______________________________________________________

e) Os idosos fazem vários exercícios.
R:_______________________________________________________

f) Ele compra muitas coisas.
R:_______________________________________________________

2-) Passe as frases abaixo para o futuro:
a) Brinco em casa com meu irmão.
R:_______________________________________________________

b) Mamãe comprou um carro novo.
R:_______________________________________________________

c) O passeio ao cinema foi muito legal.
R:_______________________________________________________

d) O pintor pintou a casa no domingo.
R:_______________________________________________________

e) Marcelo brincou muito de amarelinha.
R:_______________________________________________________

Quiz de História: Você consegue acertar quantas questões? | MagiCash

A atividade de História será no Google formulário, para acessá-la clique no link abaixo:

Escola Estadual de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo:  Diagnóstico inicial – Informática Básica
INFORMÁTICA
Vamos melhorar nossas habilidades em Matemática? Para isso vamos jogar um jogo de multiplicação.

Boa Atividade!Crianças Felizes Estudando Juntos | Crianças felizes, Crianças, Desenho de  criança


13/08



 Olaaa - Branding by Mustache - on Dribbble
Hoje as nossas aulas serão de Ciências de  matemática 

Atividades de Ciências 4 ano do Ensino Fundamental - Para Imprimir.
*A Atividade de Ciências será no Google formulário. Para acessá-la clique no link abaixo:
6 Assuntos de MATEMÁTICA que mais caem no ENEM

A atividade de Matemática deve ser feita no caderno, para realizá-la vocês devem:











Png Image With Transparent Background - Desenho De Uma Professora, Png  Download - 2306x3269(#6651231) - PngFind

 1) No fim de semana Marcos e Helena convidaram Rodrigo para jogar videogame. Helena marcou os resultados das partidas em uma tabela, mas deixou alguns espaços sem preencher. Observe: 

PONTUAÇÃO

PRIMEIRA PARTIDA
SEGUNDA PARTIDA
PONTUAÇÃO FINAL
HELENA
905
745

MARCOS

960
1.589
RODRIGO
765

850


a)Qual a pontuação final de Helena? Que operação você fez para achar esse resultado?
R:_________________________

b)Quantos pontos Marcos marcou na primeira partida? Que operação você fez para achar esse resultado?
R:_________________________

c) Quantos pontos Rodrigo marcou na segunda partida? Que a operação você fez para achar esse resultado?
R:_________________________


Boa atividade!!



ARTES






14/08




 Pop Com's- Princesa Pop, jogo de moda! Jogo de meninas e jogo para meninas
As atividade de hoje serão de Português e Ed. Física.

Português para concurso público: veja como estudar a lingua portuguesa

Para a realização desta atividade, você deverá:










CLIQUE NO VÍDEO PARA A AULA DE HOJE




Imagens de professores para projetos - Atividades para Colorir📚 Tem ou têm? Quando usar cada forma?

1- Preencha as frases com uma das opções que estão dentro dos parênteses.

a) Meu amigo ___________ recursos para comprar vários livros.
  (tem/têm)

b) Afinal, ele ___________ ou não?
   (vem/vêm)

c) A fábula __________ uma moral em seu final.
  (tem/têm)

d) Elas sempre __________ pela manhã. 
 (vem/vêm)

e) Os criminosos já _________ processos por crimes anteriores.
       (tem/têm)

f) Os gatos ____________ a noite remexer o telhado.
(vem/vêm)

g) Ana Flávia __________ motivo para se preocupar com o filho doente.
     (tem/têm)

h) Veja! Ele já ____________ carregando seu chapéu.
(vem/vêm)

i) Meus pais __________ medo de que eu saia só.
  (tem/têm)

J) As pessoas que ______________ do interior para a capital sentem-se mal com a poluição.
     (vem/vêm)

K) As pessoas não ___________ medo de falar o que pensam.
    (tem/têm)

l) A menina do coral sempre ______________ muito arrumada.
(vem/vêm)




Aula 13 - dia 14/08/2020


ALFABETO CORPORAL

NA AULA DE HOJE VOCÊS SERÃO DESAFIADOS A FAZER AS LETRAS DO ALFABETO COM O PRÓPRIO CORPO.



ABAIXO ESTÁ O QUADRO COM AS LETRAS DO ALFABETO REALIZADAS COM O CORPO.


VAMOS FAZER JUNTOS ESTA GINÁSTICA ESTIMULANTE, DESFIADORA E MUITO CRIATIVA! COMO NÓS VAMOS FAZER? BUSCANDO NOS ORIENTAR PELO QUADRO ACIMA OU PELO VÍDEO. ALGUMAS LETRAS DO VÍDEO ESTÃO DIFERENTES DO QUADRO PORQUE EXISTE MAIS DE UMA MANEIRA DE REPRESENTÁ-LAS. CLIQUE NO LINK PARA VER O VÍDEO:




DESAFIE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA PARA FAZER O ALFABETO JUNTO COM VOCÊ.
VOCÊ PODE ESCOLHER UMA LETRA QUALQUER OU ACEITAR O DESAFIO E FAZER AS LETRAS DO SEU NOME. 
AGORA É SUA VEZ! VAMOS PRATICAR...
LEMBRE-SE DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO.
BOA AULA E ATÉ BREVE!


PROFESSORES AMANDA, MARCIA E RAFAEL




Nenhum comentário: