terça-feira, 2 de junho de 2020

2° ANO - LIÇÕES DE 10/08 A 14/08

10/08


OLÁ PESSOAL. TUDO BEM COM VOCÊS?

PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE: 

1. FAÇA O CABEÇALHO EM SEU CADERNO.
2. LEIA O ENUNCIADO COM ATENÇÃO E RESPONDA A ATIVIDADE NO CADERNO.

*NÃO SE ESQUEÇA DE PREENCHER A CHAMADA

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:


LEITURA
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

O RATO DO CAMPO E O RATO DA CIDADE 


    ERA UMA VEZ UM RATO QUE MORAVA NA CIDADE QUE FOI VISITAR O PRIMO QUE VIVIA NO CAMPO. O RATO DO CIDADE ERA UM POUCO ARROGANTE, MAS O RATO DO CAMPO GOSTAVA MUITO DO PRIMO E O RECEBEU COM MUITA SATISFAÇÃO. OFERECEU-LHE O QUE TINHA DE MELHOR: FEIJÃO, TOUCINHO, PÃO E QUEIJO. O RATO DA CIDADE TORCEU O NARIZ E DISSE:
    - NÃO POSSO ENTENDER PRIMO, COMO CONSEGUE VIVER COM ESTES POBRES ALIMENTOS. NATURALMENTE, AQUI NO CAMPO, É DIFÍCIL OBTER COISA MELHOR. VEM COMIGO E EU TE MOSTRAREI COMO SE VIVE NA CIDADE. DEPOIS QUE PASSARES LÁ UMA SEMANA FICARÁS ADMIRADO DE TER SUPORTADO A VIDA NO CAMPO. 
      OS DOIS PUSERAM-SE, ENTÃO A CAMINHO. JÁ ERA NOITE QUANDO CHEGARAM À CASA DO RATO NA CIDADE.
    - CERTAMENTE QUE GOSTARÁS DE TOMAR UM REFRESCO, APÓS ESTA CAMINHADA. - DISSE ELE POLIDAMENTE AO PRIMO. CONDUZIU-O ATÉ À SALA DE JANTAR, ONDE ENCONTRARAM RESTOS DE UMA GRANDE FESTA. PUSERAM-SE A COMER GELEIAS E BOLOS DELICIOSOS. DE REPENTE, OUVIRAM ROSNADOS E LATIDOS.
    - O QUE É ISTO? PERGUNTOU ASSUSTADO O RATO DO CAMPO.
    - SÃO SIMPLESMENTE OS CÃES DA CASA- RESPONDEU O RATO DA CIDADE.
    - SIMPLESMENTE? NÃO GOSTO DESTA MÚSICA, DURANTE MEU JANTAR.
    NESTE MOMENTO A PORTA ABRIU-SE E APARECERAM DOIS ENORMES CÃES. OS RATOS TIVERAM QUE FUGIR A TODA PRESSA.
    - ADEUS, PRIMO - DISSE O RATO DO CAMPO.
    -VOU VOLTAR PRA MINHA CASA NO CAMPO.
    - JÁ VAIS CEDO? PERGUNTOU O DA CIDADE.
    - SIM, JÁ VOU E NÃO PRETENDO VOLTAR. - CONCLUIU.

MORAL DA HISTÓRIA:
MAIS VALE UMA VIDA MODESTA COM PAZ E SOSSEGO QUE TODO O LUXO DO MUNDO COM PERIGOS E PREOCUPAÇÕES.
ESOPO


INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

1. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PERSONAGENS DA HISTÓRIA?

RESPOSTA:_____________________________


2. QUAL PERSONAGEM DISSE A FALA ABAIXO?

A) — CERTAMENTE QUE GOSTARÁS DE TOMAR UM REFRESCO, APÓS ESTA CAMINHADA.

RESPOSTA:_____________________________

B) — SIM, JÁ VOU E NÃO PRETENDO VOLTAR.

RESPOSTA:_____________________________


3. EM SUA OPINIÃO QUEM VIVIA MELHOR, O RATO DO CAMPO OU  DA CIDADE? POR QUÊ?
______________________________________


4. SOBRE A MORAL DA HISTÓRIA COMENTE O QUE VOCÊ ENTENDEU. VOCÊ PODE ENVIAR UM ÁUDIO OU UM VÍDEO PARA SUA PROFESSORA CONTANDO DO SEU JEITO A MORAL.
______________________________________


JEITOS DE VIVER - PARTE 1

    CADA GRUPO DE ANIMAL TEM UM JEITO DIFERENTE DE VIVER, DE COMER, DE INTERAGIR UNS COM OS OUTROS, DE DESCANSAR, ETC. OS LEÕES, POR EXEMPLO, DORMEM DE QUINZE A VINTE HORAS POR DIA! OUTROS ANIMAIS, COMO ALGUNS GOLFINHOS, DORMEM NO MÁXIMO DUAS HORAS.

LEÕES E LEOAS DORMEM A MAIOR PARTE DO DIA

    HÁ ANIMAIS QUE USAM A VISÃO PARA AJUDAR NA OBTENÇÃO DE ALIMENTOS. ELES SÃO ATIVOS DURANTE O DIA, QUANDO HÁ MAIS LUZ. A MAIORIA DAS AVES (COMO O GAVIÃO E O BEIJA-FLOR), MUITOS INSETOS (COMO ABELHAS E BORBOLETAS), MACACOS E CAPIVARAS SÃO EXEMPLOS DE ANIMAIS DE HÁBITOS DIURNOS.

1) QUANTAS HORAS VOCÊ DORME POR DIA? TENTE LEMBRAR A HORA EM QUE VOCÊ COSTUMA DORMIR E A HORA EM QUE VOCÊ COSTUMA ACORDAR. PEÇA AJUDA A UM FAMILIAR PARA FAZER A CONTA E RESPONDA EM SEU CADERNO.
___________________________________________________

2) VOCÊ CONVIVE COM ALGUM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO? EM CASO AFIRMATIVO, JÁ OBSERVOU QUE HÁBITOS ELE TEM? 
___________________________________________________


11/08

OLÁ QUERIDOS ALUNOS!

PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE: 
1. FAÇA O CABEÇALHO EM SEU CADERNO.
2. LEIA O ENUNCIADO COM ATENÇÃO E RESPONDA A ATIVIDADE EM SEU CADERNO.
*NÃO SE ESQUEÇA DE PREENCHER A CHAMADA

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:

ELEMENTOS DA FÁBULA

NA ATIVIDADE DE HOJE VOCÊ VAI VER O VÍDEO DA HISTÓRIA DO RATO DO CAMPO E DA CIDADE E COMPLETAR A FICHA ABAIXO.  VOCÊ PODE RELER O TEXTO PARA TE RELEMBRAR. CLIQUE NA IMAGEM






1. OBSERVE QUE OS PERSONAGENS SÃO ANIMAIS E DESCREVA QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS COMO: COR DO PELO, TIPO DE ROUPA, ALTURA.

RATO DO CAMPO: ..............................................................................................................

RATO DA CIDADE: ............................................................................................................


2. EM QUANTO TEMPO ACONTECE A HISTÓRIA?
(  ) NO MESMO DIA.
( ) NA  SEMANA.
(  ) DURANTE MESES.
(  ) EM UM ANO.


3. EM QUAIS LOCAIS A HISTÓRIA ACONTECE?
RESPOSTA:_______________________________


4. VOCÊ PERCEBEU ALGUMA DIFERENÇA ENTRE AS DUAS VERSÕES DA FÁBULA? SE SIM, QUAIS?
________________________________________


TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

AS PROFESSORAS DO SEGUNDO ANO, REALIZARAM UMA PESQUISA PARA SABER QUAL A BRINCADEIRA PREFERIDA DA TURMA E OBTIVERAM O SEGUINTE RESULTADO:

BRINCADEIRA
QUANTIDADE DE CRIANÇAS
AMARELINHA
20
PETECA
45
PEGA PEGA 
31
PULAR CORDA
12
BOLA AO GOL
29

OBSERVE A TABELA E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:

1- QUAL A BRINCADEIRA PREFERIDA DOS ALUNOS? _____


2- QUANTOS ALUNOS VOTARAM NA BRINCADEIRA BOLA AO GOL E PEGA PEGA?____________________


3- QUANTOS VOTOS A BRINCADEIRA BOLA AO GOL  TEVE A MAIS DO QUE A BRINCADEIRA PULAR CORDA? _______


4- QUANTAS CRIANÇAS PARTICIPARAM DESTA VOTAÇÃO? ________________


5- QUAL A SUA BRINCADEIRA PREFERIDA?____________




NÚMEROS E OPERAÇÕES



HÁ VÁRIAS MANEIRAS DE REPRESENTAR OS NÚMEROS, QUE PODE SER COM ALGARISMOS, MATERIAL DOURADO, ESCRITA POR EXTENSO E ATRAVÉS DA ESCRITA ADITIVA. VAMOS PRATICAR UM POUCO?


DECOMPONHA OS NÚMEROS ABAIXO:

125= 1 CENTENA + 2 DEZENAS + 5 UNIDADES 

125= 100 + 20 +5
125=  



357=_______________________

357=_______________________

357=_______________________


86=________________________

86=________________________

86=________________________



951=________________________

951=________________________
_
951=_________________________



12/08

OLÁ QUERIDOS ALUNOS!


PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE: 
1. FAÇA O CABEÇALHO EM SEU CADERNO.
2. LEIA O ENUNCIADO COM ATENÇÃO E RESPONDA A ATIVIDADE EM SEU CADERNO.
*NÃO SE ESQUEÇA DE PREENCHER A CHAMADA

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:´
AUMENTATIVO E DIMINUTIVO

USAMOS O AUMENTATIVO E DIMINUTIVO PARA INDICAR O TAMANHO DOS OBJETOS OU SERES. SE VOCÊ QUER DEMONSTRAR QUE SUA BOLA É GRANDE VOCÊ DIZ BOLÃO. SE QUER DEMONSTRAR QUE É PEQUENA VOCÊ DIZ BOLINHA.


NA MAIORIA DAS PALAVRAS PARA FORMAR : 

O  DIMINUTIVO ACRESCENTA - SE  INHO(A)

O AUMENTATIVO ACRESCENTA - SE  ÃO.





ALGUMAS PALAVRAS TÊM UM JEITO DIFERENTE E VOCÊ PODERÁ VER NO VÍDEO. CLIQUE NA IMAGEM






AGORA VAMOS ESCREVER ESTAS PALAVRAS DE ACORDO COM A TABELA:
NORMAL
DIMINUTIVO
AUMENTATIVO
RATO


FEIJÃO


QUEIJO


FESTA


CACHORRO


PORTA






SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL:

FAÇA A SEQUÊNCIA NUMÉRICA COM INTERVALO DE 5 EM 5 DE 200 ATÉ 250.

............................................................................................................................

............................................................................................................................

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSISTA AO VÍDEO QUE SE REFERE A OUTRO ASSUNTO:







































 13/08





LEGENDA
NA ATIVIDADE DE HOJE VOCÊ VAI CRIAR UMA LEGENDA BEM INTERESSANTE PARA ESTA IMAGEM, LEMBRE-SE DAS AULAS ANTERIORES PARA FAZER UMA PRODUÇÃO BEM LEGAL.

SE POSSÍVEL MANDE UMA FOTO DA SUA PRODUÇÃO PARA PROFESSORA.















NA AULA PASSADA, ASSISTIMOS AO VÍDEO QUE NOS FALOU SOBRE A ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE DOS NÚMEROS. VAMOS  RECORDAR?  COLOQUE OS NÚMEROS DO VAGÃO EM ORDEM CRESCENTE:
LEMBRE -SE: DEVEMOS COMEÇAR DO MENOR PARA O MAIOR.






ARTES







 14/08

OLÁ PESSOAL!

OLÁ, PESSOAL!

PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE:

1. FAÇA O CABEÇALHO EM SEU CADERNO.
2. LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E RESPONDA A ATIVIDADE EM SEU CADERNO.
3. SE PRECISAR PEÇA AJUDA DA SUA PROFESSORA.

*NÃO SE ESQUEÇA DE PREENCHER A CHAMADA


EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:


A TRANSFORMAÇÃO DAS PAISAGENS

    AO OCUPAR UM NOVO ESPAÇO PARA HABITAR, PRODUZIR OS BENS QUE CONSOMEM E PARA ABRIR CAMINHOS, OS SERES HUMANOS ALTERAM AS CARACTERÍSTICAS NATURAIS DAS PAISAGENS. ASSIM, PARA ATENDER AO MODO DE VIDA DOS GRUPOS SOCIAIS, SURGEM LUGARES COM CONSTRUÇÕES FEITAS PELOS SERES HUMANOS, ONDE AS PESSOAS PODEM CONVIVER E REALIZAR SUAS ATIVIDADES.



    NAS FOTOS RETRATADAS ABAIXO, VEMOS EXEMPLOS DE PAISAGENS EM TRANSFORMAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CASAS.

ÁREA CUJA MATA FOI REMOVIDA PARA A ABERTURA DE LOTES ONDE SERÃO CONSTRUÍDAS NOVAS CASAS EM PORTO VELHO. RONDÔNIA.


CONSTRUÇÃO DE CASAS EM LOTES, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SÃO PAULO.



1)    COMO VOCÊ IMAGINA QUE ERAM ESTES LUGARES ANTES DA INTERVENÇÃO HUMANA?
_______________________________________________


2)   ANALISE CADA UMA DAS FOTOS ACIMA. AS PAISAGENS RETRATADAS PODERIAM PASSAR AINDA POR QUAIS OUTRAS TRANSFORMAÇÕES?
______________________________________________


FAMÍLIAS DIFERENTES, COSTUMES DIFERENTES

    AS DIFERENÇAS DE COSTUMES SÃO MAIS EVIDENTES QUANDO COMPARAMOS OS COSTUMES DE FAMÍLIAS DE POVOS DIFERENTES. O TEXTO A SEGUIR É SOBRE ALGUNS COSTUMES DO SATERÉ-MAWÉ, DO AMAZONAS. VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DESSE POVO?

JOÃO LUZ DA COSTA BARROS. BRINCADEIRAS E RELAÇÕES INTERCULTURAIS NA ESCOLA INDÍGENA: UM ESTUDO DE CASO NA ETNIA SATERÉ-MAWÉ. 2012. 133 P. TESE (DOUTORADO EM EDUCAÇÃO) - UNIMEP, PIRACICABA.


O QUE MAIS CHAMOU SUA ATENÇÃO NO MODO DE VIDA DA COMUNIDADE SAHÚ-APÉ? VOCÊ E SUA FAMÍLIA REALIZAM MUITAS ATIVIDADES JUNTOS? QUAIS?
________________________________________________







Aula 13 - dia 14/08/2020


ALFABETO CORPORAL

NA AULA DE HOJE VOCÊS SERÃO DESAFIADOS A FAZER AS LETRAS DO ALFABETO COM O PRÓPRIO CORPO.



ABAIXO ESTÁ O QUADRO COM AS LETRAS DO ALFABETO REALIZADAS COM O CORPO.


VAMOS FAZER JUNTOS ESTA GINÁSTICA ESTIMULANTE, DESFIADORA E MUITO CRIATIVA! COMO NÓS VAMOS FAZER? BUSCANDO NOS ORIENTAR PELO QUADRO ACIMA OU PELO VÍDEO. ALGUMAS LETRAS DO VÍDEO ESTÃO DIFERENTES DO QUADRO PORQUE EXISTE MAIS DE UMA MANEIRA DE REPRESENTÁ-LAS. CLIQUE NO LINK PARA VER O VÍDEO:




DESAFIE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA PARA FAZER O ALFABETO JUNTO COM VOCÊ.
VOCÊ PODE ESCOLHER UMA LETRA QUALQUER OU ACEITAR O DESAFIO E FAZER AS LETRAS DO SEU NOME. 
AGORA É SUA VEZ! VAMOS PRATICAR...
LEMBRE-SE DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO.
BOA AULA E ATÉ BREVE!


PROFESSORES AMANDA, MARCIA E RAFAEL



Nenhum comentário: