terça-feira, 2 de junho de 2020

4° ANO - LIÇÕES DE 10/08 A 14/08


10/08




Olá!!
Aqui está a atividade de Ciências,  para que você possa ler e fazer a interpretação. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!

POSTURA
A postura diz respeito à posição física de um sujeito em determinada situação. Por exemplo, existe uma postura correta para andar, para se sentar, no lazer, para escrever, para trabalhar em frente ao computador, para dormir, etc.

Ter uma postura correta contribui para que a coluna vertebral, que é o eixo central do corpo, se mantenha saudável, sem desvios.
Posturas incorretas permitem que os ossos não se alinhem corretamente, aumentando a tensão nos músculos, nas juntas e noligamentos, podendo causar fadiga, dor. 




Assista ao vídeo do Prof. Felipe para aprender mais:






Questionário

1. Observe as imagens abaixo e responda:








11/08




Olá!

Aqui está um texto para que você possa ler e interpretar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.

2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.

3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!

Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!




A Velha Contrabandista

Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega - tudo malandro velho - começou a desconfiar da velhinha.
Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela:
- Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?
A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais outros, que ela adquirira no odontólogo, e respondeu:
- É areia!
Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.
Mas o fiscal desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas às vezes, o que ela levava no saco era areia.
Diz que foi aí que o fiscal se chateou:
- Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.
- Mas no saco só tem areia! - insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:
- Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?
- O senhor promete que não "espáia"? - quis saber a velhinha.
- Juro - respondeu o fiscal.
- É lambreta.
Autor: Stanislaw Ponte Preta





1. Todos os dias a velhinha passava pelo fiscal, levando um saco com
(a) muamba.
(b) contrabando.
(c) areia.

2. A velhinha passava todos os dias pela
(a) ponte.
(b) fronteira.
(c) lambreta.

3. A fiscalização que era feita com a velhinha durou
(a) um mês seguido.
(b) dois meses seguidos.
(c) um mês e meio seguido.

4. O fiscal para todos os dias a velhinha porque
(a) achou que ela estava roubando.
(b) ela estava atravessando a fronteira ilegalmente.
(c) ele estava desconfiado que a velhinha era contrabandista.

5. A velhinha carregava um saco nas costas para
(a) carregar seus pertences.
(b) enganar e tirar a atenção do fiscal.
(c) comprar mais areia no dia seguinte.

6. " - O senhor promete que não vai espaiá?", na palavra em destaque a velhinha pede que o fiscal
(a) não conte pra ninguém o que ela estava fazendo.
(b) deixe ela passar e continue levando o seu saco com areia.
(c) junte a areia do saco que ele jogou no chão.

7. "Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha...", assinale qual das palavras não podemos substituir na expressão usada acima.
(a) Parou.
(b) Interrompeu.
(c) Liberou.





12/08



Olá!!
Aqui estão as atividades de História e Geografia,  para que você possa ler e fazer a interpretação. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!

A ESCRAVIDÃO NAS CIDADES


A mineração atraiu grande número de pessoas para a área das minas. Isso possibilitou o surgimento de algumas vilas e cidades e o crescimento de outras que existiam na época.
Nas vilas e cidades, o comércio cresceu e desenvolveram-se muitas atividades e ofícios. Alfaiates, sapateiros, ferreiros, barbeiros, carpinteiros, pedreiros, ourives, escultores, músicos, pintores e muitos outros profissionais atendiam a população.
Os escravizados realizavam diversas tarefas nas cidades. Levavam recados, transportavam pessoas, vendiam mercadorias, faziam o calçamento e a pavimentação das ruas, entre outras atividades.
Observe as imagens abaixo e responda no caderno.

  •       Atualmente há trabalhos semelhantes aos mostrados nas imagens. Em quais atividades os escravizados estão trabalhando nas imagens A e B? 
ESCRAVOS DE GANHO
Com o tempo, uma prática tornou-se comum: o senhor mandava os escravizados fazerem algum trabalho nas ruas e praças em troca de pagamento. Eram os escravos de ganho. Em geral, eles faziam pequenos consertos ou trabalhavam como carregadores, doceiras e pedreiros.
O dinheiro recebido pelo serviço era entregue ao senhor, mas uma parte ficava com o escravizado. Ele guardava esse dinheiro para tentar comprar a liberdade.
A maioria das escravas de ganho dedicava-se à venda de doces e frutas. Elas passavam com seus tabuleiros oferecendo guloseimas. Eram os mais variados tipos de doce: cocada, pé de moleque, bolo de milho, pão de ló, sonhos... Para anunciar sua chegada, elas passavam pelas ruas gritando:

“Doce, iaiá! É de maracujá!”
“Doce, sinhá! É de cajá!”
“Geleia é de araçááááá!”
                             *Cajá: fruto da cajazeira.
                                                                            *Araçá: fruto do araçazeiro.


As escravas de ganho anunciavam seus produtos gritando pelas ruas por onde passavam. 
  • Você já ouviu algum produto sendo anunciado assim? Caso tenha ouvido, escreva em seu caderno qual era o produto e o que dizia o vendedor.

CAPÍTULO 5 VIVER NO CAMPO

Há diversos modos de vida no campo. Esses modos de vida se relacionam, por exemplo, aos hábitos e às atividades do dia a dia de seus moradores, às maneiras como constroem suas moradias, trabalham e mantêm suas tradições. Leia o texto abaixo, em que é possível conhecer um pouco sobre o ambiente rural onde vivem os indígenas Huni Kuin, no Acre.


Sobre o texto acima, copie somente as questões e responda no caderno.
1. Quais elementos apresentados no texto permitem perceber que os Huni Kuin vivem no campo?
2. Quando você pensa em modos de vida no campo, que tipos de atividades, costumes e situações você imagina?
3. Como você imagina essa aldeia? Leia novamente o texto e use a descrição feita pelos Huni Kuin para fazer um desenho dessa aldeia em seu caderno. Capriche!




13/08

Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa ler e praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!





 Leia o texto com bastante atenção
O tempo
O tempo perguntou para o tempo
Quanto tempo o tempo tem
O tempo falou pro tempo
Que tempo tem tanto tempo
Quanto o tempo o tempo tem.
                  (Trava língua)


Agora ouça a leitura feita pela professora Sandra







Veja alguns exemplos:

          MB                         MP               M final
Bombeiro               Grampo             Nuvem
Pomba                   mpada            Trem

1. Completa as palavras com M ou N
Qui____ze                           Cria____ça
Deze____bro                        Seme____te
Le____bra____ça                  Prese____te
Li____peza                          ____bolo
Silê____cio                          Ba____deira
Bri____quedo                      I____jeção
E____baixo                          Ciê____cia

2. Complete as palavras do trecho de “A festa no céu” com as letras “M” ou “N”.


“As aves, obviame___te, ficara___ muito co___te___tes e co___ certeza marcara___ prese___ça, mas o que foi feito co___ os animais que não voa___? A___tes da festa o sapo sapato, não ficou se remoe___do pelos ca___tos e muito menos perdeu te___po, tratou de espalhar pela
floresta que ele ta______ tinha sido co___vidado.”





Que tal um joguinho bem bacana?



     Após realizar a atividade de Português, pule uma linha e anote em seu caderno:




Lembrando que TODAS as atividades aqui propostas são relacionadas aos conteúdos trabalhados em cada ano ciclo.


Clique e acesse o jogo!





Resolva os problemas com muita atenção.

a) Em nossa biblioteca havia 12.345 livros. Retiraram 8.786 livros que estavam rasgados. Quantos livros há na BEI agora?







R:________________________________________________

b) Na fábrica de borracha embalaram 12.808 borrachas em 4 caixas. Quantas borrachas colocaram em cada caixa?






R= _______________________________________________

c) Em trem carrega 22.506 quilos de grãos em vagão. Esse trem tem 13 vagões. Quantos quilos de grãos o trem carrega?







R: _______________________________________________

d) Em um auditório há 10.000 cadeiras. Numa conferência, foram ocupadas 7985 cadeiras. Quantas cadeiras ficaram vazias?






R: ______________________________________________

ARTES







14/08




Olá!
Aqui está um texto para que você possa ler e interpretar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!



ÁRVORES POR TODO O BRASIL: PAU-BRASIL


Após o descobrimento do Brasil, esta árvore foi muito derrubada e vendida para os países da Europa.
Isso gerou riqueza, o que estimulou a adoção do nome "Brasil" para o nosso país.

A madeira avermelhada do Pau-Brasil era usada para fazer móveis, casas e embarcações, enquanto sua casca servia para produzir um colorante chamado brasileína, usado para tingir tecidos e fazer tintas para escrever.
Hoje a madeira é apenas empregada na confecção de arcos de violino.
Abundante no litoral brasileiro, sobretudo entre Pernambuco e Rio de Janeiro, na época da descoberta do país, o pau-brasil está quase extinto atualmente.
Ele apresenta flores perfumadas, que florescem entre setembro a dezembro.
A árvore pode atingir 30 metros de altura e tem vários nomes populares, como Ibirapitanga, Orabutã, Brasileto e Pau-de-Pernambuco.
Uma árvore de 30 metros!!! Dá pra acreditar!!!
(Adaptado de Revista Ciência Hoje das Crianças. ano 15 n. 126. julho de 2002)


a) No texto acima, o Pau-Brasil é
(A) um personagem de um conto.
(B) o assunto de um texto informativo científico.
(C) o personagem de uma história em quadrinhos.
(D) o garoto-propaganda de um anúncio publicitário.

b) A madeira do Pau-Brasil é
(A) acastanhada.
(B) amarelada.
(C) avermelhada.
(D) aveludado.

c) O corante do Pau-Brasil era utilizado para
(A) fazer tintas para pintura e tingir tecidos.
(B) tingir tecidos e fazer corante alimentícios.
(C) tingir tecidos e fazer tintas para escrever.
(D) fazer tintas cosméticas e tingir tecidos.

d) A madeira do Pau-Brasil era utilizada na fabricação de
(A) embarcações, arco de violino e casas
(B) móveis, carroças e casas.
(C) barcos, arcos de violino e casas.
(D) casas, móveis e barcos.

e) O autor do texto demostra sua opinião pela frase
(A) “ele apresenta flores perfumadas”.
(B) “Dá para acreditar!”
(C) “isso gerou riqueza, o que estimulou a adoção nome “Brasil” para nosso país”.
(D)"tem vários nomes populares como Ibirapitanga, Orabutã, Brasileto e Pau-de-Pernambuco".

f) Na frase “Abundante no litoral brasileiro...” A palavra grifada significa
(A) em grande quantidade.
(B) desaparecido.
(C) esgotado.
(D) muito comum.



Aula 13 - dia 14/08/2020


ALFABETO CORPORAL

NA AULA DE HOJE VOCÊS SERÃO DESAFIADOS A FAZER AS LETRAS DO ALFABETO COM O PRÓPRIO CORPO.



ABAIXO ESTÁ O QUADRO COM AS LETRAS DO ALFABETO REALIZADAS COM O CORPO.


VAMOS FAZER JUNTOS ESTA GINÁSTICA ESTIMULANTE, DESFIADORA E MUITO CRIATIVA! COMO NÓS VAMOS FAZER? BUSCANDO NOS ORIENTAR PELO QUADRO ACIMA OU PELO VÍDEO. ALGUMAS LETRAS DO VÍDEO ESTÃO DIFERENTES DO QUADRO PORQUE EXISTE MAIS DE UMA MANEIRA DE REPRESENTÁ-LAS. CLIQUE NO LINK PARA VER O VÍDEO:




DESAFIE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA PARA FAZER O ALFABETO JUNTO COM VOCÊ.
VOCÊ PODE ESCOLHER UMA LETRA QUALQUER OU ACEITAR O DESAFIO E FAZER AS LETRAS DO SEU NOME. 
AGORA É SUA VEZ! VAMOS PRATICAR...
LEMBRE-SE DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO.
BOA AULA E ATÉ BREVE!


PROFESSORES AMANDA, MARCIA E RAFAEL







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