quarta-feira, 10 de junho de 2020

2° ANO C - LIÇÕES DE 24/08 A 28/08

24/08


EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:

ATIVIDADE DE LEITURA: CAMPO SEMÂNTICO

1- LEIA AS PALAVRAS DOS GRUPOS ABAIXO E RETIRE A PALAVRA INTRUSA.
DICA: INTRUSO É AQUELE QUE NÃO PERTENCE A UM GRUPO.

A)
ABACAXI
ABACATE
ACEROLA
ALICATE
R: ________________________

B)
CALÇA
CAMISA
CAIXA
CAMISETA
R: ________________________

C)
PENTE
PERNA
PESCOÇO
R: _________________________

D)
FAROFA
FORMIGA
FEIJÃO
FRANGO
R: __________________________

E)
VINICIUS
VITÓRIA
VITOR
VIDRO
R: ___________________________





JEITOS DE VIVER - PARTE 3

ALGUNS ANIMAIS VIVEM FIXOS ASSIM QUE SE TORNAM ADULTOS, EMBORA A MAIORIA DOS GRUPOS SEJA CAPAZ DE SE DESLOCAR PELO AMBIENTE. OSTRAS, MEXILHÕES E CORAIS SÃO EXEMPLOS DE ANIMAIS FIXOS. AS ANÊMONAS-DO-MAR SÃO PRATICAMENTE FIXAS, MAS ALGUMAS ESPÉCIES SÃO CAPAZES DE SE LOCOMOVER LENTAMENTE A PROCURA DE MELHORES LOCAIS PARA A SUA SOBREVIVÊNCIA.




                                                     
                                                      MEXILHÃO


                                                    
                                            ANÊMONA-DO-MAR


MAIS INFORMAÇÕES NO LIVRO DE CIÊNCIAS PAG 57





1)    COMPLETE AS LACUNAS DOS TEXTOS A SEGUIR USANDO AS PALAVRAS ABAIXO:

FOCAS           -          CORAIS            -             FIXAS

A)  AS ANÊMONAS-DO-MAR PASSAM A MAIOR PARTE DO TEMPO ____________ EM UM LOCAL.

B)   DEPOIS DE ADULTOS, OS ______________ NÃO SAEM MAIS DO LUGAR ONDE ESTÃO.

C) AS _____________ SE LOCOMOVEM DENTRO DA ÁGUA E EM TERRA FIRME.



2) PENSE NOS ANIMAIS QUE VOCÊ ESTUDOU NESTAS ÚLTIMAS AULAS.

A) NO SEU CADERNO, FAÇA DOIS QUADROS. NO QUADRO 1, DESENHE UM ANIMAL QUE NASCE DE UM OVO. NO QUADRO 2, DESENHO UM ANIMAL QUE NASCE DO CORPO DA MÃE.

QUADRO 1
(ANIMAL QUE NASCE DE UM OVO)










QUADRO 2
(ANIMAL QUE NASCE DO CORPO DA MÃE)


B)   QUAL É O TIPO DE COBERTURA DO CORPO DO ANIMAL QUE VOCÊ DESENHOU NO QUADRO 1?
______________________________________


C)   QUAL É A FORMA DE LOCOMOÇÃO DO ANIMAL QUE VOCÊ DESENHOU NO QUADRO 2?
______________________________________

OBS. CASO VOCÊ NÃO SE LEMBRE DESTAS INFORMAÇÕES, ELAS ESTÃO NO SEU CADERNO, NAS AULAS DOS DIAS: 04 DE JUNHO, 11 DE JUNHO, 16 DE JULHO, 27 DE JULHO E 03 DE AGOSTO.
SE VOCÊ JÁ ESTIVER COM O SEU LIVRO DE CIÊNCIAS, ESTAS INFORMAÇÕES ESTÃO NAS PÁGINAS: 42, 43, 46, 47, 52, 53, 54 E 55. CASO VOCÊ AINDA NÃO TENHA RETIRADO OS LIVROS, VÁ ATÉ A ESCOLA.



25/08


EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:


ATIVIDADE DE ESCRITA: CAMPO SEMÂNTICO


1-       COMPLETE OS QUADROS COM UMA PALAVRA DE SUA ESCOLHA, MAS ELA DEVE PERTENCER AO GRUPO.

A)
CHINELO
SANDÁLIA
BOTA

                           
           
B)
AZUL
PRETO
VERMELHO



 C)                                                     
SOL
NUVEM
LUA


                                                          
2-   FAÇA UMA LISTA DE COISAS QUE TEM NA COZINHA.
A) __________________
B) __________________
C) __________________
D) __________________
E) __________________



RESOLVA OS ALGORITMOS DE SUBTRAÇÃO E ESCREVA O RESULTADO POR EXTENSO, COMO NO EXEMPLO:


  325
-143
 182  Cento e oitenta e dois

245 -123=

654 - 352=

456 - 23=



26/08

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:

CAMPO SEMÂNTICO

1. ORGANIZE AS PALAVRAS DO QUADRO ABAIXO ESCREVENDO SEUS NOMES NA COLUNA A QUAL PERTENCEM.

CENOURA - VESTIDO – ELEFANTE – QUATI - ARROZ
CUECA - CAMISETA – LEITE – GIRAFA - FEIJÃO
COELHO- CALÇA – MELANCIA – ONÇA - CAMISOLA
MACARRÃO – CANGURU – PIJAMA – SOPA - LEÃO
SOPA – URUBU – LEBRE – LOBO – MANGA - GATO
         
ALIMENTOS
ROUPAS
ANIMAIS




























2. AGORA QUE VOCÊ JÁ ORGANIZOU A LISTA,  ESCOLHA UMA PALAVRA DE CADA COLUNA E ESCREVA UMA FRASE.
1._____________________________________________________
2._____________________________________________________
3._____________________________________________________



SITUAÇÕES PROBLEMAS:

PARA RESOLVER A ATIVIDADE É NECESSÁRIO QUE REALIZE LEITURA COM BASTANTE ATENÇÃO PARA QUE POSSA COMPREENDER E ENTENDER O ENUNCIADO E ASSIM REALIZAR O CÁLCULO, OU UTILIZAR DE ESTRATÉGIAS PRÓPRIAS.

1-MARCUS COMPROU UMA CAIXA DE BOMBONS POR



E AINDA FICOU COM


 
QUANTOS REAIS MARCUS TINHA?
R- MARCUS TINHA____________________

2-ENZO TINHA 18 BOLINHAS. DURANTE UM JOGO PERDEU 14. COM QUANTAS BOLINHAS ELE FICOU?


R-ENZO FICOU COM_____________________________


27/08

COMO VOCÊS ESTÃO?


EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:


LEGENDA


OBSERVE A IMAGEM ACIMA COM ATENÇÃO, AGORA CRIE UMA LEGENDA BEM INTERESSANTE SOBRE ELA.

DICA: NÃO SE ESQUEÇA DO PARÁGRAFO E PONTUAÇÃO CORRETA.









DESAFIO:

DESCUBRA O NÚMERO DA CASA DE CADA CRIANÇA DE ACORDO COM AS DICAS:
LUISA: O NÚMERO DA CASA ONDE MORO TEM 4 DEZENAS A MAIS QUE O NÚMERO DA CASA EM QUE PEDRO MORA.  ENTÃO LUISA MORA NA CASA DE NÚMERO _____
MARCIO: O NÚMERO DA CASA ONDE MORO TEM 2 UNIDADES A MENOS QUE O NÚMERO DA CASA ONDE LUISA MORA. PORTANTO O NÚMERO DA CASA ONDE MORO É ______
PEDRO: O NÚMERO DA CASA ONDE MORO É 3 CENTENAS. ENTÃO MORO NA CASA DE NÚMERO______





                        AULA DE ARTES






28/08
COMO VOCÊS ESTÃO?


EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:


REDUZINDO OS PROBLEMAS AMBIENTAIS


A TRANSFORMAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NÃO ACONTECE APENAS QUANDO SÃO CONSTRUÍDAS NOVAS EDIFICAÇÕES. A EXTRAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS PARA A FABRICAÇÃO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO É UMA ATIVIDADE QUE TAMBÉM PROMOVE MODIFICAÇÕES NA NATUREZA.
QUANDO A EXTRAÇÃO DE RECURSOS É EXCESSIVA PODEM SER GERADOS PROBLEMAS AMBIENTAIS COMO DESMATAMENTO, REDUÇÃO DA POPULAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES E CONTAMINAÇÃO DO SOLO E DOS RIOS.
MAS EXISTEM ALTERNATIVAS QUE CONTRIBUEM PARA REDUZIR A EXTRAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS. UMA DELAS É A TRANSFORMAÇÃO DE RESÍDUOS E OBJETOS QUE SERIAM DESCARTADOS, EM MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO.

OBSERVE AS FOTOS ABAIXO E LEIA AS LEGENDAS.


1)  VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM TRANSFORMAÇÃO DE RESÍDUOS? SE SIM, O QUÊ?
__________________________________________________

2)   VOCÊ JÁ VIU ALGUMA MORADIA DESSES TIPOS? SE SIM, ONDE?
__________________________________________________




PARA ESTA AULA, ACESSE O LINK ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES SOBRE COSTUMES FAMILIARES.






Aula 14 – dia 28/08/2020

CINCO MARIAS

NA AULA DE HOJE VAMOS APRENDER COMO JOGAR “CINCO MARIAS”, BRINCADEIRA FOLCLÓRICA QUE FOI CONFECCIONADA NA AULA DE ARTE DAS PROFESSORAS EDNA E LUIZA.

O JOGO É COMPOSTO POR: 
CINCO SAQUINHOS PEQUENOS E DO MESMO TAMANHO. PODE SER JOGADO NO CHÃO, EM UMA MESA OU EM QUALQUER SUPERFÍCIE PLANA.

COMO JOGAR: VOCÊ PODE JOGAR SOZINHO PARA TREINAR OU ENTÃO CHAMAR ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA.

FASE 1: 

AS CINCO MARIAS SÃO LANÇADAS NO CHÃO.

A PESSOA ESCOLHE UMA DELAS E A JOGA PARA O ALTO.

ENQUANTO ESSA ESTÁ NO ALTO ELA DEVE, COM A MESMA MÃO, PEGAR UMA DAS OUTRAS QUATRO QUE FICARAM NO CHÃO.

FEITO ISSO, DEVE-SE AGARRAR O SAQUINHO QUE FOI LANÇADO ANTES QUE ESSE CAIA NO CHÃO. ESSA SEQUÊNCIA DE MOVIMENTOS DEVE SER REPETIDA COM OS DEMAIS SAQUINHOS. QUEM CONSEGUIR PEGAR TODOS PASSA PARA A PRÓXIMA FASE.

FASE 2: O MOVIMENTO EXECUTADO É SIMILAR AO ANTERIOR, CONTUDO DEVE-SE PEGAR NESSA FASE OS SAQUINHOS QUE ESTÃO NO SOLO DE DOIS EM DOIS.

FASE 3: O MOVIMENTO EXECUTADO É SIMILAR AOS ANTERIORES, PORÉM DEVE-SE NA PRIMEIRA VEZ PEGAR UM DOS SAQUINHOS E NA SEGUNDA VEZ OS TRÊS QUE RESTARAM DE UMA VEZ SÓ.

FASE 4: O MOVIMENTO EXECUTADO É SIMILAR AOS ANTERIORES, PORÉM DESSA VEZ DEVE-SE PEGAR TODOS OS SAQUINHOS QUE ESTÃO NO CHÃO DE UMA SÓ VEZ.

PONTE OU TUNEL – É UMA FORMA DIFERENTE DE JOGAR: 


TODOS OS SAQUINHOS SÃO COLOCADOS DE VOLTA AO CHÃO. COM UMA DAS MÃOS, O JOGADOR TEM DE FAZER UMA PONTE - COM A MÃO ESQUERDA APOIADA NO SOLO PELAS PONTAS DO POLEGAR E DO INDICADOR. FEITO ISSO, DEVE JOGAR PARA CIMA UM DOS SAQUINHOS, ENQUANTO PASSA O OUTRO POR BAIXO DA PONTE. O JOGADOR DEVE PEGAR O QUE FOI LANÇADO ANTES QUE ESTE CAI NO CHÃO. O MOVIMENTO DEVE SER REPETIDO ATÉ QUE TODOS OS SAQUINHOS TENHAM SIDO PASSADOS POR DEBAIXO DA PONTE.

VÍDEO – CINCO MARIAS

AS REGRAS DO JOGO VARIAM DE ACORDO COM A REGIÃO DO PAÍS. A IDEIA PRINCIPAL É JOGAR UM SAQUINHO PARA CIMA, PEGAR UM DOS QUE ESTÃO NO CHÃO E PEGAR NOVAMENTE O QUE ESTÁ NO AR, SEM DEIXA-LO CAIR NO CHÃO.

AGORA É SUA VEZ! VAMOS PRATICAR...

DESAFIE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA PARA VER QUEM É MAIS RÁPIDO!

LEMBRE-SE DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO.

BOA AULA E ATÉ BREVE!

PROFESSORES AMANDA, MARCIA E RAFAEL





Nenhum comentário: