24/08
Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
Aqui estão alguns exercícios para que você possa praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!
Observe os números e coloque-os no quadro de valor.
1. Copie o quadro no caderno e coloque os números acima no quadro de valor.
2. Escreva por extenso os numerais abaixo:
a)51.784: _____________________________
b)19.007: _____________________________
c)25.502: _____________________________
d)9.023: _____________________________
e)33.919: _____________________________
3. Decomponha de acordo com valor relativo:
21.763 = 20.000 + 1.000 + 700 + 60 + 3
a)12.542: ______________________________
b)10.111: ______________________________
c)31.056: ______________________________
d)71.905: ______________________________
e)2.942: ______________________________
f)92.322: ______________________________
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
PARTES DO SISTEMA NERVOSO
(Copie esse título em seu caderno)
FUNCIONAMENTO DO SISTEMA NERVOSO
Observe o caça-palavras, encontre as palavras para responder as perguntas a seguir.
Não é necessário copiar esse quadro! Clique na imagem para melhor visualização!
Copie as perguntas e encontre as respostas acima!!
1. Qual o nome da célula nervosa presente no sistema nervoso estudada no texto?
2. É responsável por controlar diversas ações do corpo e compõe a maior parte do encéfalo:
3. São cordões finíssimos, formadas por células nervosas e partem da medula espinal e do encéfalo:
4. Está relacionada ao equilíbrio e a postura:
5. Qual parte do sistema nervoso liga o encéfalo a maioria dos nervos?
6. Qual órgão é formado pelo cérebro, cerebelo e pelo tronco encefálico?
25/08
Olá!!
Aqui estão as atividades de História e Geografia, para que você possa ler e fazer a interpretação. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
FORMAS DE RESISTÊNCIA
Quando chegavam ao Brasil, os africanos de um mesmo povo e até de uma mesma família geralmente eram separados uns dos outros. Isso era feito para evitar que se unissem e organizassem revoltas.
Aqui no Brasil, nos locais onde passavam a viver, eles estabeleciam novas relações. Casavam-se, formavam famílias, faziam amigos. E, com o passar do tempo, construíam uma nova identidade. Também tentavam preservar as tradições e a cultura de seus povos de origem. Por exemplo, faziam festas e celebravam seus deuses. Essas eram formas de resistir à escravidão.
Os africanos escravizados também organizavam fugas. Sozinhos ou em grupos, homens e mulheres se escondiam nas matas.
Leia com atenção, copie e responda no caderno
a questão abaixo:
1. O berimbau é um instrumento comum nas rodas de capoeira, uma prática criada no Brasil pelos descendentes de africanos na época da escravidão.
Em sua opinião, é possível relacionar a utilização desse instrumento à resistência dos africanos à escravidão? Explique.
A DIVERSIDADE DO MUNDO RURAL
O espaço rural, apesar de apresentar algumas características comuns, é bastante diversificado. O campo brasileiro apresenta grandes produtores rurais, assim como agricultores familiares. Mas também é marcante a presença das culturas tradicionais, como as de comunidades indígenas, quilombolas, sertanejas, caiçaras e pantaneiras.
Observe as imagens
Copie às questões e responda com atenção!
1. Dos modos de vida retratados nessas fotos, quais deles você conhece?
2. Em sua opinião, quais semelhanças podem existir no dia a dia das pessoas que vivem nesses diferentes lugares?
26/08
2. Siga as orientações abaixo para realizar a atividade de hoje.
Anote em seu caderno: Atividade no Google Formulários sobre Grandezas e Medidas.
Atividade de Matemática.
Que tal um joguinho bem bacana?
Após realizar a atividade de Matemática, pule uma linha e anote em seu caderno:
Lembrando que TODAS as atividades aqui propostas são relacionadas aos conteúdos trabalhados em cada ano ciclo.
27/08
Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa ler e praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1.Faça o cabeçalho em seu caderno.Aqui estão alguns exercícios para que você possa ler e praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
2.Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!
1- Escreva as palavras com O ou U.
Amont___ar
Amên___a
B___eiro
Ent___pir
Jab___ticaba
M___chila
M___squito
Tab___ada
T___alha
2- Complete com R ou RR.
Ba___a
A___a___a
Co___uja
Fe___o
Ca___etel
Ma___avilha
Ba___ata
En___ugar
En___olado
3- Use S ou SS para completar as palavras.
Mai___ena
Ma___agem
A___inatura
Intere___e
Pê___ego
Ca___aco
Ca___a
A___ustar

a) Diana e Flavia colecionam papeis de carta. Diana tem 11384 e Flavia tem a metade. Quantos papeis de carta a Flavia tem?
R= _____________________________________________
b) Um comerciante comprou 7 máquinas fotográficas e cada uma custou 1536 reais. Quanto ele gastou?
R=_____________________________________________
c) Num depósito havia 21536 frutas, 7948 estragaram. Quantas frutas sobraram?
R= _____________________________________________
d) A diretora da nossa escola comprou 13745 bexigas vermelhas e 18699 bexigas azuis para fazer uma brincadeira com as crianças. Quantas bexigas ela comprou?
R=_____________________________________________
AULA DE ARTES
28/08
Olá!
Aqui está um texto para que você possa ler e interpretar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
Aqui está um texto para que você possa ler e interpretar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!
Por que as aranhas fazem teias?
A resposta está na barriga da aranha. Bem na ponta do abdômen dela, existe um par de órgão que produzem fios de seda, que formam a teia. Assim, ela solta o fio e vai tecendo, com ajuda de algumas de suas oito pernas, um emaranhado que pode ter muito formatos.
Assim, o inseto que voa desavisado pode esbarrar em uma delas e ficar presa em seus fios. Se isso acontecer, já era! Ele certamente será devorado.
(Oliveira, Felipe Bandoni d. Por que as aranhas fazem teias? Ciência hoje das crianças; rio de janeiro, n144.mar.2004 adaptação).
1- Para fazer a teia a aranha utiliza
(A) a barriga e as pernas.
(B) a boca e os olhos.
(C) a cabeça e a barriga.
(D) as pernas e a barriga.
2- No trecho “assim ela solta o fio”, a palavra sublinhada se refere a
(A) barriga da aranha.
(B) própria aranha.
(C) perna da aranha.
(D) boca da aranha.
3- Em “assim, o inseto que voa desavisado pode esbarrar em uma delas e ficar preso em seus fios.”, a palavra sublinhada quer dizer
(A) descontente.
(B) destemido.
(C) distraído.
(D) desinformado.
4- O assunto principal do texto é a
(A) utilidade das aranhas.
(B) construção de teia de aranha.
(C) reprodução das aranhas.
(D) alimentação das aranhas.
5- O inseto fica presa nela porque ela é
(A) emaranhada.
(B) fina.
(C) grande.
(D) grudenta.
6- Esse texto que você leu
(A) Explica as utilidades da teia de aranha.
(B) Indica o lugar preferido pelas aranhas.
(C) Informa como é o corpo de uma aranha.
(D) Mostra o que as aranhas gostam de comer.
Aula 14 – dia 28/08/2020
CINCO MARIAS
NA AULA DE HOJE VAMOS APRENDER COMO JOGAR “CINCO MARIAS”, BRINCADEIRA FOLCLÓRICA QUE FOI CONFECCIONADA NA AULA DE ARTE DAS PROFESSORAS EDNA E LUIZA.
O JOGO É COMPOSTO POR:
CINCO SAQUINHOS PEQUENOS E DO MESMO TAMANHO. PODE SER JOGADO NO CHÃO, EM UMA MESA OU EM QUALQUER SUPERFÍCIE PLANA.
COMO JOGAR: VOCÊ PODE JOGAR SOZINHO PARA TREINAR OU ENTÃO CHAMAR ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA.
FASE 1:
AS CINCO MARIAS SÃO LANÇADAS NO CHÃO.
A PESSOA ESCOLHE UMA DELAS E A JOGA PARA O ALTO.
ENQUANTO ESSA ESTÁ NO ALTO ELA DEVE, COM A MESMA MÃO, PEGAR UMA DAS OUTRAS QUATRO QUE FICARAM NO CHÃO.
FEITO ISSO, DEVE-SE AGARRAR O SAQUINHO QUE FOI LANÇADO ANTES QUE ESSE CAIA NO CHÃO. ESSA SEQUÊNCIA DE MOVIMENTOS DEVE SER REPETIDA COM OS DEMAIS SAQUINHOS. QUEM CONSEGUIR PEGAR TODOS PASSA PARA A PRÓXIMA FASE.
FASE 2: O MOVIMENTO EXECUTADO É SIMILAR AO ANTERIOR, CONTUDO DEVE-SE PEGAR NESSA FASE OS SAQUINHOS QUE ESTÃO NO SOLO DE DOIS EM DOIS.
FASE 3: O MOVIMENTO EXECUTADO É SIMILAR AOS ANTERIORES, PORÉM DEVE-SE NA PRIMEIRA VEZ PEGAR UM DOS SAQUINHOS E NA SEGUNDA VEZ OS TRÊS QUE RESTARAM DE UMA VEZ SÓ.
FASE 4: O MOVIMENTO EXECUTADO É SIMILAR AOS ANTERIORES, PORÉM DESSA VEZ DEVE-SE PEGAR TODOS OS SAQUINHOS QUE ESTÃO NO CHÃO DE UMA SÓ VEZ.
PONTE OU TUNEL – É UMA FORMA DIFERENTE DE JOGAR:
TODOS OS SAQUINHOS SÃO COLOCADOS DE VOLTA AO CHÃO. COM UMA DAS MÃOS, O JOGADOR TEM DE FAZER UMA PONTE - COM A MÃO ESQUERDA APOIADA NO SOLO PELAS PONTAS DO POLEGAR E DO INDICADOR. FEITO ISSO, DEVE JOGAR PARA CIMA UM DOS SAQUINHOS, ENQUANTO PASSA O OUTRO POR BAIXO DA PONTE. O JOGADOR DEVE PEGAR O QUE FOI LANÇADO ANTES QUE ESTE CAI NO CHÃO. O MOVIMENTO DEVE SER REPETIDO ATÉ QUE TODOS OS SAQUINHOS TENHAM SIDO PASSADOS POR DEBAIXO DA PONTE.
VÍDEO – CINCO MARIAS
AS REGRAS DO JOGO VARIAM DE ACORDO COM A REGIÃO DO PAÍS. A IDEIA PRINCIPAL É JOGAR UM SAQUINHO PARA CIMA, PEGAR UM DOS QUE ESTÃO NO CHÃO E PEGAR NOVAMENTE O QUE ESTÁ NO AR, SEM DEIXA-LO CAIR NO CHÃO.
AGORA É SUA VEZ! VAMOS PRATICAR...
DESAFIE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA PARA VER QUEM É MAIS RÁPIDO!
LEMBRE-SE DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO.
BOA AULA E ATÉ BREVE!
PROFESSORES AMANDA, MARCIA E RAFAEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário