quarta-feira, 10 de junho de 2020

4° ANO C - LIÇÕES DE 24/08 A 28/08

24/08



Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!




Observe os números e coloque-os no quadro de valor.


1. Copie o quadro no caderno e coloque os números acima no quadro de valor.

2. Escreva por extenso os numerais abaixo:
a)51.784: _____________________________
b)19.007: _____________________________
c)25.502: _____________________________
d)9.023:  _____________________________
e)33.919: _____________________________

3. Decomponha de acordo com valor relativo:
21.763 = 20.000 + 1.000 + 700 + 60 + 3

a)12.542: ______________________________
b)10.111: ______________________________
c)31.056: ______________________________
d)71.905: ______________________________
e)2.942:  ______________________________
f)92.322: ______________________________
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.

PARTES DO SISTEMA NERVOSO
(Copie esse título em seu caderno)


 Todos os sistemas do corpo funcionam de maneira integrada, ou seja, em conjunto. O sistema que recebe informações vindas dos órgãos do corpo e coordena o funcionamento deles é o sistema nervoso. Ele também é o sistema nervoso. Ele também torna possível os sentimentos a memória, o raciocínio, o planejamento, a criatividade, além de muitas outras habilidades.

O sistema nervoso é formado pelo encéfalo, pela medula espinal e pelos nervos. A seguir, veremos como o sistema nervoso se organiza e conhecer um pouco sobre suas partes.


A MEDULA ESPINAL E OS NERVOS



FUNCIONAMENTO DO SISTEMA NERVOSO



     Observe o caça-palavras, encontre as palavras para responder as perguntas a seguir.

Não é necessário copiar esse quadro! Clique na imagem para melhor visualização!



Copie as perguntas e encontre as respostas acima!!

1. Qual o nome da célula nervosa presente no sistema nervoso estudada no texto?

2. É responsável por controlar diversas ações do corpo e compõe a maior parte do encéfalo:

3. São cordões finíssimos, formadas por células nervosas e partem da medula espinal e do encéfalo:

4. Está relacionada ao equilíbrio e a postura:

5. Qual parte do sistema nervoso liga o encéfalo a maioria dos nervos?

6. Qual órgão é formado pelo cérebro, cerebelo e pelo tronco encefálico?



25/08




Olá!!
Aqui estão as atividades de História e Geografia,  para que você possa ler e fazer a interpretação. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!



FORMAS DE RESISTÊNCIA

Quando chegavam ao Brasil, os africanos de um mesmo povo e até de uma mesma família geralmente eram separados uns dos outros. Isso era feito para evitar que se unissem e organizassem revoltas.
Aqui no Brasil, nos locais onde passavam a viver, eles estabeleciam novas relações. Casavam-se, formavam famílias, faziam amigos. E, com o passar do tempo, construíam uma nova identidade. Também tentavam preservar as tradições e a cultura de seus povos de origem. Por exemplo, faziam festas e celebravam seus deuses. Essas eram formas de resistir à escravidão.

Os africanos escravizados também organizavam fugas. Sozinhos ou em grupos, homens e mulheres se escondiam nas matas.


Leia com atenção, copie e responda no caderno
 a questão abaixo:

1. O berimbau é um instrumento comum nas rodas de capoeira, uma prática criada no Brasil pelos descendentes de africanos na época da escravidão. 
     Em sua opinião, é possível relacionar a utilização desse instrumento à resistência dos africanos à escravidão? Explique.


A DIVERSIDADE DO MUNDO RURAL

O espaço rural, apesar de apresentar algumas características comuns, é bastante diversificado. O campo brasileiro apresenta grandes produtores rurais, assim como agricultores familiares. Mas também é marcante a presença das culturas tradicionais, como as de comunidades indígenas, quilombolas, sertanejas, caiçaras e pantaneiras.

Observe as imagens




Copie às questões e responda com atenção!


1. Dos modos de vida retratados nessas fotos, quais deles você conhece?

2. Em sua opinião, quais semelhanças podem existir no dia a dia das pessoas que vivem nesses diferentes lugares?






26/08




1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Siga as orientações abaixo para realizar a atividade de hoje.




Anote em seu caderno: Atividade no Google Formulários sobre Grandezas e Medidas.

Atividade de Matemática.








Que tal um joguinho bem bacana?




     Após realizar a atividade de Matemática, pule uma linha e anote em seu caderno:



Lembrando que TODAS as atividades aqui propostas são relacionadas aos conteúdos trabalhados em cada ano ciclo.



Clique e acesse o jogo!







27/08


Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa ler e praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1.Faça o cabeçalho em seu caderno.
2.Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!

Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!


ORTOGRAFIA



1- Escreva as palavras com O ou U.






Amont___ar
Amên___a
Eng___lir
B___eiro
Ent___pir
Jab___ticaba
M___chila
M___squito
Tab___ada
T___alha

2- Complete com R ou RR.

Ba___a
A___a___a
Co___uja
Fe___o    

Ca___etel
Pe___e___eca

Ma___avilha
Ba___ata
En___ugar
En___olado

3- Use S ou SS para completar as palavras.
Mai___ena
Ma___agem
A___inatura
Defe___a
Trave___ura
Intere___e
___ego
Ca___aco
Ca___a
A___ustar





a) Diana e Flavia colecionam papeis de carta. Diana tem 11384 e Flavia tem a metade. Quantos papeis de carta a Flavia tem?



R= _____________________________________________
b) Um comerciante comprou 7 máquinas fotográficas e cada uma custou 1536 reais. Quanto ele gastou?



R=_____________________________________________
c) Num depósito havia 21536 frutas, 7948 estragaram. Quantas frutas sobraram?



R= _____________________________________________

d) A diretora da nossa escola comprou 13745 bexigas vermelhas e 18699 bexigas azuis para fazer uma brincadeira com as crianças. Quantas bexigas ela comprou?



R=_____________________________________________



                        AULA DE ARTES




28/08




Olá!
Aqui está um texto para que você possa ler e interpretar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!




Por que as aranhas fazem teias?

Elas estão por toda a parte, nos cantos da parede, em algum móvel velho, embaixo da cama, no jardim... seus fios formam desenhos que encantam nossos olhos. Procure atentamente e você deve encontrar uma teia! Que elas são feitas por aranhas, todos já sabem. Mas por que as aranhas fazem teias?
A resposta está na barriga da aranha. Bem na ponta do abdômen dela, existe um par de órgão que produzem fios de seda, que formam a teia. Assim, ela solta o fio e vai tecendo, com ajuda de algumas de suas oito pernas, um emaranhado que pode ter muito formatos.
As teias têm várias utilidades para as aranhas caçar, proteger seus ovos ou mesmo fazer abrigos. As aranhas que fazem teias para caçar são as mais observadas. Você já deve ter visto algum bicho grudado em alguma teia. É que ela é coberta por uma substância grudenta. 
Assim, o inseto que voa desavisado pode esbarrar em uma delas e ficar presa em seus fios. Se isso acontecer, já era! Ele certamente será devorado.

(Oliveira, Felipe Bandoni d. Por que as aranhas fazem teias? Ciência hoje das crianças; rio de janeiro, n144.mar.2004 adaptação).

                      
1- Para fazer a teia a aranha utiliza
(A) a barriga e as pernas.
(B) a boca e os olhos.
(C) a cabeça e a barriga.
(D) as pernas e a barriga.

2- No trecho “assim ela solta o fio”, a palavra sublinhada se refere a
(A) barriga da aranha.
(B) própria aranha.
(C) perna da aranha.
(D) boca da aranha.

3- Em “assim, o inseto que voa desavisado pode esbarrar em uma delas e ficar preso em seus fios.”, a palavra sublinhada quer dizer
(A) descontente.
(B) destemido.
(C) distraído.
(D) desinformado.

4- O assunto principal do texto é a
(A) utilidade das aranhas.
(B) construção de teia de aranha.
(C) reprodução das aranhas.
(D) alimentação das aranhas.

5- O inseto fica presa nela porque ela é
(A) emaranhada.
(B) fina.
(C) grande.
(D) grudenta.

6- Esse texto que você leu
(A) Explica as utilidades da teia de aranha.
(B) Indica o lugar preferido pelas aranhas.
(C) Informa como é o corpo de uma aranha.
(D) Mostra o que as aranhas gostam de comer.




Aula 14 – dia 28/08/2020

CINCO MARIAS

NA AULA DE HOJE VAMOS APRENDER COMO JOGAR “CINCO MARIAS”, BRINCADEIRA FOLCLÓRICA QUE FOI CONFECCIONADA NA AULA DE ARTE DAS PROFESSORAS EDNA E LUIZA.

O JOGO É COMPOSTO POR: 
CINCO SAQUINHOS PEQUENOS E DO MESMO TAMANHO. PODE SER JOGADO NO CHÃO, EM UMA MESA OU EM QUALQUER SUPERFÍCIE PLANA.

COMO JOGAR: VOCÊ PODE JOGAR SOZINHO PARA TREINAR OU ENTÃO CHAMAR ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA.

FASE 1: 

AS CINCO MARIAS SÃO LANÇADAS NO CHÃO.

A PESSOA ESCOLHE UMA DELAS E A JOGA PARA O ALTO.

ENQUANTO ESSA ESTÁ NO ALTO ELA DEVE, COM A MESMA MÃO, PEGAR UMA DAS OUTRAS QUATRO QUE FICARAM NO CHÃO.

FEITO ISSO, DEVE-SE AGARRAR O SAQUINHO QUE FOI LANÇADO ANTES QUE ESSE CAIA NO CHÃO. ESSA SEQUÊNCIA DE MOVIMENTOS DEVE SER REPETIDA COM OS DEMAIS SAQUINHOS. QUEM CONSEGUIR PEGAR TODOS PASSA PARA A PRÓXIMA FASE.

FASE 2: O MOVIMENTO EXECUTADO É SIMILAR AO ANTERIOR, CONTUDO DEVE-SE PEGAR NESSA FASE OS SAQUINHOS QUE ESTÃO NO SOLO DE DOIS EM DOIS.

FASE 3: O MOVIMENTO EXECUTADO É SIMILAR AOS ANTERIORES, PORÉM DEVE-SE NA PRIMEIRA VEZ PEGAR UM DOS SAQUINHOS E NA SEGUNDA VEZ OS TRÊS QUE RESTARAM DE UMA VEZ SÓ.

FASE 4: O MOVIMENTO EXECUTADO É SIMILAR AOS ANTERIORES, PORÉM DESSA VEZ DEVE-SE PEGAR TODOS OS SAQUINHOS QUE ESTÃO NO CHÃO DE UMA SÓ VEZ.

PONTE OU TUNEL – É UMA FORMA DIFERENTE DE JOGAR: 


TODOS OS SAQUINHOS SÃO COLOCADOS DE VOLTA AO CHÃO. COM UMA DAS MÃOS, O JOGADOR TEM DE FAZER UMA PONTE - COM A MÃO ESQUERDA APOIADA NO SOLO PELAS PONTAS DO POLEGAR E DO INDICADOR. FEITO ISSO, DEVE JOGAR PARA CIMA UM DOS SAQUINHOS, ENQUANTO PASSA O OUTRO POR BAIXO DA PONTE. O JOGADOR DEVE PEGAR O QUE FOI LANÇADO ANTES QUE ESTE CAI NO CHÃO. O MOVIMENTO DEVE SER REPETIDO ATÉ QUE TODOS OS SAQUINHOS TENHAM SIDO PASSADOS POR DEBAIXO DA PONTE.

VÍDEO – CINCO MARIAS

AS REGRAS DO JOGO VARIAM DE ACORDO COM A REGIÃO DO PAÍS. A IDEIA PRINCIPAL É JOGAR UM SAQUINHO PARA CIMA, PEGAR UM DOS QUE ESTÃO NO CHÃO E PEGAR NOVAMENTE O QUE ESTÁ NO AR, SEM DEIXA-LO CAIR NO CHÃO.

AGORA É SUA VEZ! VAMOS PRATICAR...

DESAFIE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA PARA VER QUEM É MAIS RÁPIDO!

LEMBRE-SE DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO.

BOA AULA E ATÉ BREVE!

PROFESSORES AMANDA, MARCIA E RAFAEL

Nenhum comentário: