quarta-feira, 10 de junho de 2020

3° ANO B - LIÇÕES DE 24/08 A 28/08

 AULA Nº 79                            DIA: 24/08/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE AGOSTO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:
Olá queridos alunos!

 Atente-se aos três passos a seguir para realizar a sua atividade de hoje:
1. Faça o cabeçalho acima em seu caderno.
2. Clique no link para realizar a sua atividade.
3. Leia tudo com muita atenção e responda as questões.



Revisão!



AULA Nº 80                            DIA: 25/08/2020



NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE AGOSTO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:







- Assista ao vídeo com atenção.


O uso da água para geração de energia 
O curso de um rio também pode ser modificado para que suas águas sejam utilizadas em usinas hidrelétricas, que geram eletricidade.
Para construir essas usinas, é necessário erguer uma barragem para interromper o fluxo das águas do rio e formar uma represa, que inunda vastas extensões de terra.


    Assim, muitas vezes, a instalação de hidrelétricas provoca o deslocamento de comunidades inteiras que vivem perto dos rios.
            Também ocorrem outros impactos, como a remoção ou o alagamento de parte da vegetação no entorno do rio, o que acaba interferindo na vida dos animais aquáticos e terrestres e alterando a própria qualidade da água.
Nos lugares onde as águas são utilizadas para a geração de energia, é preciso garantir que os outros usos da água permaneçam: abastecimento de água para a população local, pesca, irrigação, lazer e navegação.
            No entanto, devido a uma possível mudança de qualidade da água, a instalação das usinas pode comprometer outros usos. Para proteger a diversidade de usos da água, há leis, nem sempre respeitadas.


Responda

1 – Que transformações ocorrem nos rios e em seu entorno para a construção de usinas hidrelétricas?
R: __________________________________________


2 – Como a construção de barragens pode interferir no abastecimento de água das comunidades? Que outros usos podem ser afetados?
R: _______________________________________




AULA Nº 81                            DIA: 26/08/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE AGOSTO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:




A RESPIRAÇÃO E A TRANSPIRAÇÃO DAS PLANTAS

Assim como os animais, as plantas respiram o tempo todo. Durante a respiração, elas usam o Gás oxigênio do ambiente.
     As plantas terrestres retiram o gás oxigênio do ar, e as plantas aquáticas usam o gás oxigênio dissolvido na água. A Elódea é uma planta aquática comum em aquários. Para respirar, ela usa o oxigênio dissolvido na água.

A TRANSPIRAÇÃO DAS PLANTAS

Onde há muitas plantas, como matas e parques, o ar é mais úmido e fresco. É que, ao transpirar, as plantas eliminam vapor de água. E a umidade do ar aumenta quando temos maior quantidade de vapor de água livre no ambiente. Por isso, sentimos a sensação de frescor e umidade em ambientes onde há muita vegetação.

RESPONDA:

1-Essas fotos mostram dois ambientes:

                     FOTO A                                                                       FOTO B

a) Em qual deles o ar deve ser mais úmido e fresco?
R:................................................................................

b) Por quê?
R:.................................................................................

2-Que tipo de planta usa o oxigênio dissolvido na água?
R:.................................................................................


3-As figuras abaixo representam dois grupos de plantas. Completa a tabela com as características de cada grupo:



4- Dois vasos com plantas iguais receberam, diariamente, a mesma quantidade de água. Um deles foi mantido em local ensolarado e o outro foi guardado em um armário fechado.
A representação dos dois vasos alguns dias depois.
Responda:
        a)    Qual dos dois vasos ficou dentro do armário fechado?
R: ........................................................................................ 

        b)   Como você chegou a essa conclusão?
R:.........................................................................................




A MORADIA EM CORTIÇOS

Parece inacreditável a constatação de que os problemas que existiam nos cortiços no início do século 20 [...] sejam os mesmos dos dias de hoje. Dentre eles, destacam-se a grande concentração de pessoas em pequenos espaços; um único cômodo como moradia; ambientes com falta de ventilação e iluminação; uso de banheiros coletivos; instalações de esgotos danificadas; falta de privacidade [...], e a exploração pelos donos desses imóveis sobre as pessoas de baixa renda com a cobrança de altos valores nos preços dos aluguéis desses imóveis. A procura por esse tipo de moradia está relacionada aos baixos salários dos trabalhadores e falta de recursos.


MEIO AMBIENTE E INDUSTRIALIZAÇÃO

Reflexão sobre a instalação de uma indústria em um povoado localizado às margens de um rio e cuja população viva principalmente da pesca artesanal.


- Como avaliar os benefícios da instalação da indústria para a população (novos empregos, maior circulação de mercadorias, diversificação de atividades, etc.), e os danos ambientais que ela pode causar como a poluição do ambiente.

- A responsabilidade social e ambiental das empresas nas atividades que realizam.

- É possível desenvolver atividades industriais sem acarretar prejuízos ao meio ambiente e à população tomando algumas medidas possíveis.


MEDIDAS PARA MINIMIZAR PROBLEMAS AMBIENTAIS

- Instalar filtros em chaminés nas Indústrias.
-Tratar os esgotos das Industrias antes de lançá-los em rios ou lagos.
- Promover a coleta seletiva para reciclagem dentro da empresa Industrial.
- Evitar desperdício de água, de energia elétrica e de materiais dentro da indústria.
- Cada empresa deve criar planos e projetos para atender à legislação ambiental em seu ramo de atuação.

Clique no link abaixo e assista ao vídeo:


LEIA O TEXTO E RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO:

1- Os cortiços são moradias que existiam somente no passado?
R: .............................................................................................

2- Quais os principais problemas enfrentados pelos moradores de cortiços?
R:....................................................................................

3- Por qual motivo as pessoas passaram a morar em cortiços?
R:........................................................................................

4- Quais benefícios a instalação de uma indústria promove em um pequeno povoado?
R:.................................................................................

5- Quais os prejuízos que essa mesma indústria acarreta nesse lugar?
R:...............................................................................

6- Cite algumas medidas que podem diminuir os problemas ambientais provocados pelas indústrias:
R: ......................................................................................

Bons estudos!!!






AULA Nº 82                        DIA: 27/08/2020
NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE AGOSTO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:

Hoje é dia de...

1 - Uma doceira vende bombons em caixas de vários tipos.
a) Colocando 3 bombons em cada caixa, de quantos bombons ela precisa para completar 5 caixas?
....................................................................

b) Colocando 4 bombons em cada caixa, de quantos bombons ela precisa para completar 6 caixas?
...........................................................................................

c) Ela tem uma encomenda de 4 caixas com 5 bombons em cada uma. De quantos bombons ela vai precisar?
.................................................................................................

d) A doceira arrumou 3 caixas com 6 bombons em cada uma. Quantos bombons ela utilizou?
..........................................................................................................


2 - Durante as férias escolares, Paulinha viajou para Porto Seguro, onde tirou muitas fotos com sua máquina digital.

Na volta ela resolveu revelar as fotos de sua incrível viagem. Paulinha colocou 8 fotos em cada página do álbum. O álbum com 45 páginas ficou completamente cheio. Quantas fotos Paulinha colocou no álbum?
....................................................................................

3 – Leia atentamente a receita abaixo e calcule quanto elas vão usar de cada ingrediente nas situações a seguir e reescreva apenas a parte dos ingredientes:




Ingredientes:
1 ovo pequeno
2 colheres (de sopa) de chocolate em pó
3 colheres (de sopa) de óleo
4 colheres (de sopa) de leite
4 colheres (de sopa) de açúcar
4 colheres (de sopa) de farinha de trigo
1 colher (de café) de fermento em pó

Luciana e sua mãe querem fazer duas receitas desse bolo, qual será a quantidade de ingredientes que elas irão utilizar?
.............................................................................
 E se elas quisessem fazer cinco receitas, quanto usariam de cada ingrediente?
.......................................................................................

                        AULA DE ARTES






 AULA Nº 83                        DIA: 28/08/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE AGOSTO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:

Resolva as situações problema abaixo:

1 - Na escola de Laís existem 9 salas de aula e em cada uma existem 25 cadeiras. Quantas cadeiras existem na escola de Laís?

2 - Em uma caixa existem 12 ovos. Quantos ovos existem em 8 caixas?

3 - Lucas coleciona carrinhos, para organizar colocou 9 carrinhos em cada uma das 4 prateleiras da estante de seu quarto. Quantos carrinhos estão na estante?

4 – Marcia comprou um patins em 6 parcelas de R$130,00. Qual o valor total do patins?

5 – Claudio ganhou 5 camisas e 3 calças de aniversário. De quantas maneiras diferentes é possível combinar essas peças de roupas?

Resolva as operações abaixo:






Aula 14 – dia 28/08/2020

CINCO MARIAS

NA AULA DE HOJE VAMOS APRENDER COMO JOGAR “CINCO MARIAS”, BRINCADEIRA FOLCLÓRICA QUE FOI CONFECCIONADA NA AULA DE ARTE DAS PROFESSORAS EDNA E LUIZA.

O JOGO É COMPOSTO POR: 
CINCO SAQUINHOS PEQUENOS E DO MESMO TAMANHO. PODE SER JOGADO NO CHÃO, EM UMA MESA OU EM QUALQUER SUPERFÍCIE PLANA.

COMO JOGAR: VOCÊ PODE JOGAR SOZINHO PARA TREINAR OU ENTÃO CHAMAR ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA.

FASE 1: 

AS CINCO MARIAS SÃO LANÇADAS NO CHÃO.

A PESSOA ESCOLHE UMA DELAS E A JOGA PARA O ALTO.

ENQUANTO ESSA ESTÁ NO ALTO ELA DEVE, COM A MESMA MÃO, PEGAR UMA DAS OUTRAS QUATRO QUE FICARAM NO CHÃO.

FEITO ISSO, DEVE-SE AGARRAR O SAQUINHO QUE FOI LANÇADO ANTES QUE ESSE CAIA NO CHÃO. ESSA SEQUÊNCIA DE MOVIMENTOS DEVE SER REPETIDA COM OS DEMAIS SAQUINHOS. QUEM CONSEGUIR PEGAR TODOS PASSA PARA A PRÓXIMA FASE.

FASE 2: O MOVIMENTO EXECUTADO É SIMILAR AO ANTERIOR, CONTUDO DEVE-SE PEGAR NESSA FASE OS SAQUINHOS QUE ESTÃO NO SOLO DE DOIS EM DOIS.

FASE 3: O MOVIMENTO EXECUTADO É SIMILAR AOS ANTERIORES, PORÉM DEVE-SE NA PRIMEIRA VEZ PEGAR UM DOS SAQUINHOS E NA SEGUNDA VEZ OS TRÊS QUE RESTARAM DE UMA VEZ SÓ.

FASE 4: O MOVIMENTO EXECUTADO É SIMILAR AOS ANTERIORES, PORÉM DESSA VEZ DEVE-SE PEGAR TODOS OS SAQUINHOS QUE ESTÃO NO CHÃO DE UMA SÓ VEZ.

PONTE OU TUNEL – É UMA FORMA DIFERENTE DE JOGAR: 


TODOS OS SAQUINHOS SÃO COLOCADOS DE VOLTA AO CHÃO. COM UMA DAS MÃOS, O JOGADOR TEM DE FAZER UMA PONTE - COM A MÃO ESQUERDA APOIADA NO SOLO PELAS PONTAS DO POLEGAR E DO INDICADOR. FEITO ISSO, DEVE JOGAR PARA CIMA UM DOS SAQUINHOS, ENQUANTO PASSA O OUTRO POR BAIXO DA PONTE. O JOGADOR DEVE PEGAR O QUE FOI LANÇADO ANTES QUE ESTE CAI NO CHÃO. O MOVIMENTO DEVE SER REPETIDO ATÉ QUE TODOS OS SAQUINHOS TENHAM SIDO PASSADOS POR DEBAIXO DA PONTE.

VÍDEO – CINCO MARIAS

AS REGRAS DO JOGO VARIAM DE ACORDO COM A REGIÃO DO PAÍS. A IDEIA PRINCIPAL É JOGAR UM SAQUINHO PARA CIMA, PEGAR UM DOS QUE ESTÃO NO CHÃO E PEGAR NOVAMENTE O QUE ESTÁ NO AR, SEM DEIXA-LO CAIR NO CHÃO.

AGORA É SUA VEZ! VAMOS PRATICAR...

DESAFIE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA PARA VER QUEM É MAIS RÁPIDO!

LEMBRE-SE DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO.

BOA AULA E ATÉ BREVE!

PROFESSORES AMANDA, MARCIA E RAFAEL



Nenhum comentário: