quarta-feira, 17 de junho de 2020

4° ANO D - LIÇÕES DE 31/08 A 04/09

31/08





Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1.Faça o cabeçalho em seu caderno.
2.Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!

Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!




1. Represente com algarismos as decomposições abaixo:

a) 5 DM + 1 UM + 3 C + 1 D + 2 U = ________
b) 7 DM + 5 C + 7 D + 1 U = ________
c) 2 DM + 3 UM + 9 U = ________
d) 6 DM + 9 UM + 4 C = ________
e) 3 DM = ________
f) 1 DM + 8 UM + 6 C + 4 D = ________
g) 8 DM + 2 C + 6 D = ________

2. Continue representando com algarismos:

a) Quarenta e dois mil, quatrocentos e vinte um - 
b) Cinquenta mil, quinhentos e noventa - ________
c) Onze mil e setecentos - ________
d) Sessenta e oito mil - ________
e) Três mil, setecentos e vinte - ________
g) Noventa e três mil e dois - ________

3. De o antecessor e o sucessor dos numerais abaixo:
a) ________ 83.225 ________
b) ________ 51.400 ________
c) ________ 20.350 ________
d) ________ 10.000 ________
e) ________ 47.512 ________

1.Faça o cabeçalho em seu caderno.
2.Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.



ATO REFLEXO

Os atos reflexos são ações executadas muito rapidamente pelo corpo humano e do modo involuntário, ou seja, não são controlados por nossa vontade.
É o que acontece quando encostamos em um espinho, tomamos um choque ou tocamos uma superfície quente, como uma chaleira sobre uma chama. No último exemplo, afastamos a mão da chaleira rapidamente, antes mesmo de pensar sobre a temperatura dela.
Nesse caso o ato de retirar a mão do objeto quente não foi comandado pelo encéfalo. Antes que a informação chegasse até ele, a medula espinal já tinha enviado essa resposta e protegeu o organismo de sofrer uma queimadura. Por serem respostas rápidas, os reflexos protegem o corpo em situações perigosas.

MEMÓRIA

Você já imaginou se todos os dias tivesse de reaprender a não atravessar a rua enquanto o semáforo está fechado para os pedestres?
Isso não é preciso porque o cérebro tem a capacidade de recuperar informações que foram obtidas em vivências e aprendizagens anteriores e que ficaram armazenadas no cérebro. Essas informações formam a memória.
Usamos a memória continuamente em nosso dia a dia.
Ela nos permite, por exemplo, reconhecer uma fisionomia, lembrar um número de telefone ou evitar situações que sabemos ser perigosas.
Situações marcantes podem permanecer muito tempo em nossa memória. Informações pouco significativas ou que não usamos sempre, ao contrário, podem ser esquecidas mais rapidamente.
Às vezes, um cheiro ou um sabor podem acionar uma memória e nos fazer voltar a ter uma sensação relacionada a um momento passado específico.


Copie as questões e responda em seu caderno!


1. Em qual famoso conto de fadas acontece o ato reflexo?





2. Qual personagem é famosa por sofrer com a falta de memória?




3. Qual capacidade do cérebro você utilizou para responder essas questões?

4. Conte uma história pessoal de quando aconteceu com você algum ato reflexo.


5. O ”Jogo das diferenças” conhecido também com “Jogo dos 7 erros” é um ótimo exercício para a memória. Liste as diferenças da imagem abaixo e treine sua memória.


Que tal um joguinho bem bacana?



     Após realizar a atividade de Ciências, pule uma linha e anote em seu caderno:




Lembrando que TODAS as atividades aqui propostas são relacionadas aos conteúdos trabalhados em cada ano ciclo.



Clique e acesse o jogo!







01/09



Olá!!
Aqui está uma  atividades de Geografia,  para que você possa ler e fazer a interpretação. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!


QUILOMBO DE PALMARES

Os quilombos eram comunidades formadas por escravizados fugitivos. Estavam localizados em áreas de difícil acesso para evitar que fossem descobertos. Alguns eram simples agrupamentos; outros, verdadeiras cidades.
O maior quilombo do Brasil foi o de Palmares, na serra da Barriga, no atual estado de Alagoas. Ele começou a ser organizado no final do século 16 por escravizados que haviam fugido de um grande engenho de Pernambuco.
Em 1640, Palmares chegou a reunir cerca de 6 mil habitantes, distribuídos entre 11 mocambos, que eram pequenos conjuntos de casas cobertas de folhas de palmeiras.
Para sobreviver, os quilombolas* cultivavam alimentos, criavam animais e caçavam. Também fabricavam armas, ferramentas e objetos de palha. Muitas vezes, comercializavam os produtos com os habitantes das vilas e dos povoados próximos.
Entre os habitantes dos quilombos não estavam apenas os ex-escravizados. Havia brancos pobres que, até então, não tinham lugar para morar e alguns indígenas que haviam fugido da escravização.
Essa mistura de povos favoreceu a troca cultural.


*Quilombola: morador do quilombo.


Agora copie as questões em seu caderno e responda.

1. De que forma os quilombolas de Palmares conseguiam alimentos, armas e ferramentas?

2. Em que locais os escravizados fugitivos costumavam se esconder? 







A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
 No campo, uma parte considerável da população tira seu sustento da produção de alimentos, que são geralmente destinados ao consumo nas cidades. A produção agrícola é feita de diferentes maneiras, considerando o tamanho da propriedade, a capacidade de produção de cada agricultor e os recursos tecnológicos e financeiros empregados na produção.
 Há dois grupos principais de produtores agrícolas: os agricultores familiares e os grandes produtores. A agricultura familiar, em geral, é realizada em pequenas propriedades, utiliza a mão de obra dos próprios membros da família e pode utilizar técnicas de produção modernas ou tradicionais.
 Já o grande produtor, geralmente, é proprietário de grandes áreas agrícolas, onde é comum a produção de um único produto em grande escala, ou seja, a monocultura.  Os grandes produtores empregam alta tecnologia e sua produção é voltada principalmente à exportação. Esse modelo também pode ser encontrado em pequenas propriedades modernas. Observe o esquema.

Características da agricultura familiar
e da grande produção.


Copie as questões e responda em seu caderno.


1. Analise o esquema acima e, depois, faça o que se pede.

a. Escreva qual é o produtor com maior variedade de produtos agrícolas.

b. Escreva qual é o produtor que tem sua produção voltada para a exportação.

2. Agora que você aprendeu algumas características da produção agrícola, responda: É possível afirmar que o campo e a cidade dependem um do outro? Explique.




02/09


Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa ler e praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1.Faça o cabeçalho em seu caderno.
2.Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!

Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!




Leia os textos abaixo e para responder às questões a seguir.
A ARCA DE NOÉ

Três homens estavam discutindo qual era a profissão mais antiga do mundo.
O marceneiro disse:
- Quem vocês acham que fez a Arca de Noé?
O jardineiro rebateu:     

- E quem vocês acham que regou o jardim do Éden?

Finalmente o eletricista falou:
- Quando Deus disse “Faça-se a luz!”, quem vocês acham que passou a fiação?


Zezinho


- Professora, alguém pode ser castigado por uma coisa que não fez?
- Não Zezinho, nunca!
- Então, estou livre! Não fiz a lição.



Copie as questões em seu caderno e responda com atenção!!

1. “Quando Deus disse “Faça-se a luz!”, quem vocês acham que passou a fiação? A palavra vocês, nessa frase, refere-se ao:

(a) marceneiro, ao eletricista e ao jardineiro.
(b) jardineiro, ao eletricista e a Noé.
(c) marceneiro, ao jardineiro e a Deus,
(d) jardineiro e ao marceneiro.


2. Em “O jardineiro rebateu”, a palavra destacada tem o mesmo sentido de:

(a) recomendar.      
(b) perguntar.        
(c) discordar.          
(d) aprovar.



3. Sobre o texto do Zezinho. A graça dessa piada está no fato de:

(a) Zezinho não ter feito a lição de casa.
(b) Zezinho achar que está livre do castigo.
(c) Zezinho não ser castigado porque a professora é boazinha.
(d) Zezinho ter sido esperto ao fazer a pergunta para a professora.



4. “ - Não Zezinho, nunca!”
Na fala da professora, o ponto de exclamação indica que ela teve a intenção de demonstrar:

(a) firmeza na resposta à pergunta feita pelo menino.
(b) entusiasmo pela curiosidade de Zezinho.
(c) irritação por causa da pergunta fora de hora.
(d) incerteza em relação à dúvida do garoto.






AGORA, FAÇA AS ATIVIDADES ABAIXO:

Dica: Use a operação inversa para resolver as atividades.


a) Numa adição, a primeira parcela é 13583 e a soma é 23894. Qual é o valor da segunda parcela?



R= _____________________________________________

b) Qual é o quociente da divisão, quando o dividendo é 4252 e o divisor é 3?



R= _____________________________________________

c) Qual é o produto, se o multiplicando é 13749 e o multiplicador é 2?




R= _____________________________________________
d) Qual é o minuendo, se o subtraendo é 17321 e o resto 21621?




R= _____________________________________________



03/09

AVALIAÇÃO 

HOJE VOCÊ VAI UTILIZAR UM FORMULÁRIO PARA RESPONDER AS QUESTÕES. 

LEIA COM MUITA ATENÇÃO.

QUALQUER DÚVIDA CONTATE A SUA PROFESSORA.

CLIQUE NO LINK PARA ACESSAR O FORMULÁRIO

LÍNGUA PORTUGUESA


AULA DE ARTES










04/09


AVALIAÇÃO 

HOJE VOCÊ VAI UTILIZAR UM FORMULÁRIO PARA RESPONDER AS QUESTÕES. 

LEIA COM ATENÇÃO.

QUALQUER DÚVIDA CONTATE A SUA PROFESSORA.

CLIQUE NO LINK PARA ACESSAR O FORMULÁRIO









AULA 15 - DIA 04/09/2020


CINCO MARIAS

HOJE NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA VAMOS DAR CONTINUIDADE COM A ATIVIDADE DE “CINCO MARIAS”.
PARA NOSSA BRINCADEIRA FICAR MAIS DIVERTIDA VAMOS ENSINAR OUTRA FORMA DE JOGAR:


MARIA PULA O MURO:




LANÇA-SE TODOS OS SAQUINHOS PARA O ALTO. COM A MÃO ESQUERDA O JOGADOR FAZ UM MURO NA FRENTE DAS PEÇAS, APOIANDO A MÃO NO CHÃO COM O DEDO MÍNIMO PARA BAIXO E O POLEGAR PARA CIMA.  
DEVE-SE ESCOLHER UM DOS SAQUINHOS E LANÇAR PARA O ALTO. AO MESMO TEMPO, DEVE-SE TRANSPOR CADA UM DELES PARA O OUTRO LADO DO MURO, SEM DEIXAR CAIR A QUE ESTÁ NO AR. 
O JOGO TERMINA QUANDO TODAS AS MARIAS PASSAREM PARA O OUTRO LADO.

GOSTOU? 

ENTÃO A TAREFA DA AULA DE HOJE É UM DESAFIO
VOCÊ DEVE DESAFIAR ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA E NOS MANDAR UM VÍDEO (OU FOTO) DE VOCÊS JOGANDO. 
VOCÊS DEVEM ESCOLHER A FORMA DE JOGAR QUE MAIS GOSTARAM, DA AULA PASSADA OU DE HOJE, OU OUTRA FORMA QUE CONHEÇAM E UM DE CADA VEZ JOGA. QUEM CONSEGUIR TERMINAR PRIMEIRO É O VENCEDOR.
ESTAMOS ANSIOSOS PRA SABER QUEM SERÁ O VENCEDOR AÍ DA SUA CASA!



AGORA VEJA O RECADO DOS MONITORES DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA PROFESSORA VIVIANE:













Nenhum comentário: