segunda-feira, 1 de junho de 2020

3° ANO A - LIÇÕES DE 03/08 A 07/08

AULA Nº 66                        DIA: 03/08/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE AGOSTO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:



REVISÃO:

Coloque o sinal de > (maior) ou < (menor) ou = (igual):




AULA Nº 67                        DIA: 04/08/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE AGOSTO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:






- Assista ao vídeo com atenção.


Transformação do relevo pela ação da natureza

            O relevo transforma-se pela ação da natureza. As alterações podem ser repentinas, quando causadas pela ocorrência de terremotos e vulcões, ou lentas, percebidas após milhares de anos. Chuvas e ventos provocam lento desgaste nas rochas que formam o relevo. A água dos rios também desgasta aos poucos os materiais dos terrenos por onde o rio passa.



O processo de desprendimento de materiais das rochas e do solo e seu deslocamento para outros locais é chamado erosão. E o acúmulo desses materiais chama-se sedimentação.

Complete as lacunas da frase com as palavras do quadro.

erosão
sedimentação
camadas

            Na transformação do relevo, o processo de ____________________ retira materiais das rochas em determinados locais e os transporta para outras áreas.
            Ali os materiais se depositam, formando novas _________________ por meio do processo de ________________________.



AULA Nº 68                        DIA: 05/08/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE AGOSTO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:


ASSISTA AO VÍDEO, LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO:


     OS GRUPOS DE PLANTAS  

       A maior parte das plantas pode produzir sementes em algum momento da vida. Alguns exemplos são a laranjeira, a paineira, a araucária e o coqueiro. Algumas, porém, não produzem sementes. É o caso das samambaias. Segundo esse critério, as plantas se dividem em dois grupos: plantas sem sementes e plantas com sementes.    


PLANTAS SEM SEMENTES

     Nesse grupo estão as plantas que não produzem sementes, flores e frutos, como as samambaias, as samambaiaçus, as avencas e os musgos.
     Os musgos são plantas muito pequenas encontradas em locais úmidos como rochas ou troncos de árvores.
     As samambaias e as avencas vivem, geralmente, em locais frescos e sombreados. Muitas samambaias têm folhas grandes e delicadas e caule rasteiro.


PLANTAS COM SEMENTES

     Nesse grupo estão as plantas que podem produzir sementes. Algumas produzem também flores e frutos.
      Existe uma variedade imensa de plantas que podem produzir sementes. Os coqueiros, a grama, o feijoeiro, os pinheiros e as goiabeiras.


PLANTAS COM SEMENTES “NUAS”

   Existem plantas que produzem sementes, mas não desenvolvem frutos. Pinheiros, ciprestes, cicas e araucárias são exemplos desse tipo de planta. Como as sementes não são envolvidas por frutos, dizemos que essas plantas apresentam sementes “nuas”.
     A Araucária é conhecida como pinheiro-do paraná, árvore símbolo do sul do Brasil, que atinge sua vida adulta após 15 ou 20 anos de vida.
     As sementes da araucária são os pinhões. Unidos e presos uns aos outros, os pinhões se formam dentro da pinha. Não existe fruto ao redor dos pinhões.


RESPONDA:

1- Quais plantas podem nascer de sementes?
R:.......................................................................

2- Coloque X nas plantas que nascem sem sementes, flores e frutos:
(   ) abacateiro
(   ) limoeiros
(   ) samambaias

3- O que são plantas com sementes “nuas”?
R:........................................................................

4- Coloque “V” para verdadeiro e “F” para as frases falsas:
(  ) Plantas sem sementes não produzem sementes, flores e frutos.
(  ) Os coqueiros, feijoeiros e goiabeiras são plantas sem sementes.
(  ) As sementes da araucária são os pinhões.
(  ) As plantas se dividem em três grupos: plantas sem sementes, plantas com sementes e plantas com sementes nuas.    


ASSISTA AO VÍDEO, LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO:

QUEM TRABALHAVA NAS INDÚSTRIAS? 


     As indústrias foram construídas da necessidade de transformar matérias-primas, com a ajuda de máquinas e ferramentas, em produtos para serem consumidos. Os produtos fabricados nas indústrias eram: sapatos, bolsas e cintos (feitos com couro); tecidos, roupas e cobertores (feitos com algodão); doces, bebidas e aromas de perfumes (feitos com frutas).
     Além dos trabalhadores do campo, muitos imigrantes dirigiam-se para as cidades. Imigrantes eram pessoas de outros países, que vinham em busca de emprego e de uma vida melhor (portugueses, italianos, poloneses, espanhóis).

MORADIAS URBANAS

     Com a instalação das primeiras indústrias, muitas pessoas foram morar nas cidades.
     Os valores para comprar ou para alugar imóveis subiram bastante, e a maior parte da população era de trabalhadores que não possuíam muitos recursos financeiros. Aos poucos, surgiram nas cidades diferentes tipos de moradia popular, como vilas operárias e cortiços.  
Os cortiços eram habitações improvisadas onde moravam várias famílias. Cortiços era a denominação dada, a uma casa cujos cômodos eram alugados, servindo cada um deles como habitação para uma família. Eram ocupados por famílias de baixa renda e suas condições eram precárias.
     A vila Maria Zélia, no Município de São Paulo, foi construída para receber as famílias dos operários de uma tecelagem (1910). A Vila era composta por casas simples, geralmente eram geminadas, em ruas de terra batida, e cada casa abrigava uma família.

 RESPONDA:

1 - As Indústrias foram construídas para ........................................

2 - As pessoas que foram trabalhar nas indústrias eram  ......................................................................................................................................

3 - As pessoas que vinham de outros Países em busca de melhores condições de vida eram os ........................................................................

4 - Complete quais produtos são fabricados:

a) Com o couro na Indústria fabricamos.................................................
b) Com algodão na Indústria fabricamos................................................
c) Com as frutas na Indústria fabricamos...............................................

5 - OBSERVE AS FOTOS E COMPLETE O QUADRO ABAIXO:



FOTO “A”
       FOTO”B”
O QUE MOSTRA E QUAL É A DATA




ONDE É




COMO É






AULA Nº 69                        DIA: 06/08/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE AGOSTO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:



PORTUGUÊS


CARACTERÍSTICAS DO RELATO PESSOAL

Relato Pessoal é uma modalidade textual que apresenta uma narração sobre um fato ou acontecimento marcante da vida de uma pessoa.
 Nesse tipo de texto, podemos sentir as emoções e sentimentos expressos pelo narrador.
- Escrita de experiências vividas num passado recente (ontem, semana passada) ou num passado mais remoto (um ano, dois ou mais);
- Por ser escrita de um acontecimento que já aconteceu, os verbos devem estar no passado;
- No relato se priorizam as ações (o que aconteceu), espaço, tempo e pessoas envolvidas.
- Escrita numa sequência de fatos cronológicos.

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

- OLÁ PESSOAL!

- HOJE A ATIVIDADE SERÁ UM RELATO PESSOAL.
- FAÇA UM RELATO DE UM DIA INESQUECÍVEL QUE MARCOU SUA VIDA POSITIVAMENTE OU NEGATIVAMENTE.

SUGESTÕES DE TEMAS:
- ANIVERSÁRIO
- ALMOÇO DE FAMÍLIA
- NATAL
- UM DIA NA PRAIA
- O DIA QUE RECEBEU O BRINQUEDO DOS SONHOS
- UM PASSEIO
- ETC

OBSERVAÇÃO:
- NÃO SE ESQUEÇA DE DAR UM TÍTULO AO RELATO
- PONTUE O TEXTO CORRETAMENTE
- NÃO ESQUEÇA DOS PARÁGRAFOS
- ATENÇÃO COM A COERÊNCIA (COMEÇO, MEIO E FIM)

BOM TRABALHO!!!



ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DESSA ATIVIDADE:


- Conte as cédulas e moedas com muita atenção;
- As moedas da imagem são de R$ 1,00;
- Em seu caderno, registre apenas o nome da criança e o valor (não é necessário desenhar as notas e moedas).
Exemplo: AMANDA – R$ 25,00
- Faça com muito capricho e atenção!



AULA DE ARTES




AULA Nº 70                        DIA: 07/08/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE AGOSTO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:


MATEMÁTICA

clique na imagem apara ampliar

Desafio da Multiplicação




Lembrem-se: a tabuada deve ser estudada diariamente!
Bom estudo e um maravilhoso final de semana!
Cuide-se!!! 
😘



AULA 12 – DIA 07/08/2020


PEBOLIM DE CAIXA DE SAPATO


OS MONITORES DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, JUNTO COM A PROFESSORA VIVIANE, PREPARARAM UM VÍDEO PARA NOSSA AULA DE HOJE, DE COMO FAZER UM PEBOLIM UTILIZANDO UMA CAIXA DE SAPATO. VAMOS APRENDER? 
NÃO ESQUEÇA DE MANDAR SUA FOTO OU VÍDEO DE ATÉ 10 SEGUNDOS JUNTO COM O SEU PEBOLIM.







CLIQUE AQUI E APRENDA COM OS MONITORES







Nenhum comentário: