terça-feira, 2 de junho de 2020

3° ANO B - LIÇÕES DE 10/08 A 14/08

 AULA Nº 71                        DIA: 10/08/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE AGOSTO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:




Resolva as operações abaixo:
a) 9 x 157 =
b) 5 x 359 = 
c) 4 x 1710 =
d) 3 x 2014 = 
e) 2 x 3150 = 
f) 6 x 2351 =
g) 7 x 1201 =








AULA Nº 72                        DIA: 11/08/2020

NO CADERNO ESCREVA:


EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE AGOSTO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:

- Leia o texto com atenção e responda as questões no caderno.

 O conto da mentira         

            Todo dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.
            O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.
            O pai de Felipe também conversava com ele: “Um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará!”. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte...
            Então, aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prêmio era uma bicicleta: “É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”.
            A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio. Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então, ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia...
Rogério Augusto
Compreensão de texto:


1 – Identifique e numere a ordem dos acontecimentos no conto:
(   ) Felipe utiliza a criação de histórias como uma ferramenta profissional.
(   ) O pai do garoto o alerta quanto às consequências do ato de mentir.
(   ) Felipe deixa de ganhar a bicicleta do programa de televisão.
(   ) Felipe conta inúmeras mentiras em casa.



2 – Assinale a alternativa que corresponde às mentiras de Felipe.
(   ) ganhar um celular, nota 10 em português, lavar o banheiro.
(   ) ganhar no futebol, nota 10 em geografia, lavar a louça.
(   ) morte do cachorro, nota 10 em matemática, gol de cabeça.


3 – Qual o prêmio que Felipe perdeu devido as suas mentiras?
(   ) Patins
(   ) Bicicleta
(   ) Bola


4 – Assinale a alternativa que corresponde a profissão de Felipe.
(   ) Médico
(   ) Jogador
(   ) Escritor


5 – Na frase “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”, isso quer dizer:
(   ) o nariz vai diminuir
(   ) o nariz vai crescer
(   ) o nariz vai ficar escorrendo


6 – Na sua opinião Felipe aprendeu a lição? Justifique sua resposta.
R: ____________________________________________________


7 – Você já contou uma mentira? Se contou faça um breve relato.
R: ____________________________________________________


8 – Segundo o texto qual conto  Felipe escreveu?
R: ____________________________________________________



 


As formas de relevo e a construção de moradias
Você já pensou em como as diferentes formas do relevo influenciam o modo de vida das pessoas?
A construção de moradias, por exemplo, pode ser mais fácil ou mais difícil, dependendo do relevo. Em geral, o relevo plano é mais favorável. Porém, as áreas de relevo plano e baixo geralmente estão próximas de rios e podem inundar em épocas de muita chuva.
Para evitar o alagamento em áreas sujeitas a inundações, algumas casas são construídas sobre palafitas, estacas que deixam a casa em nível mais elevado.

Palafita na margem do rio Amazonas


Os relevos muito irregulares, com morros ou montanhas, geralmente dificultam a construção de moradias. Mas há casos em que as próprias rochas se transformam em moradias. Observe a imagem.

Moradia escavada na rocha



Responda:

Qual é a semelhança entre construir esse tipo de casa e abrir um túnel em um morro?
R: ________________________________________________________




 AULA Nº 73                        DIA: 12/08/2020


NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE AGOSTO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:


APÓS ASSISTIR O VÍDEO E REALIZAR A LEITURA, RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO.

PLANTAS COM SEMENTES ENVOLVIDAS POR FRUTOS

   
  Muitas plantas produzem frutos, estruturas que envolvem as sementes. Os frutos podem ser de tamanhos, cores e formatos variados.
      A grande maioria das plantas possuem sementes, flores e frutos. Há frutos com muitas sementes, como o mamão, goiaba, melancia, melão, e frutos com apenas uma semente, como o abacate, pêssego, ameixa, manga e azeitona. 
     Alguns frutos são suculentos, como a laranja, o tomate e o abacate. Os diversos tipos de feijões também produzem frutos secos (as sementes).
Outros frutos são secos, como os do jacarandá-mimoso, do ipê e do feijoeiro.
Não são todas, mas a maioria das plantas que têm frutos também produzem flores.
O fruto é uma estrutura de proteção da planta para garantir que as sementes somente sejam liberadas quando elas estiverem prontas. Somente quando houver a maturação das sementes é que os frutos ficarão maduros e saborosos para a alimentação e dispersão das sementes na natureza.

O mamão, fruto do mamoeiro, é suculento e com muitas sementes.

Os frutos do jacarandá-mimoso são secos. Quando estão maduros, eles se abrem e libera as sementes. 



Vários tipos de feijões



RESPONDA:

1-Escreva o nome de algumas frutas que possuem muitas sementes.
R: ........................................................................................................


2-Quais frutos possuem apenas uma semente?
R: ........................................................................................................





APÓS ASSISTIR AO VÍDEO E REALIZAR A LEITURA, RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO.


OS MEIOS DE TRANSPORTES URBANOS



     Hoje ônibus, automóveis, motocicletas e bicicletas circulam pelas ruas da cidade e são os meios de transportes urbanos mais usados.
     Nos dias atuais carroças, charretes e cavalos são mais facilmente encontrados nas áreas rurais. Porém, há cerca de cem anos, esses meios de transportes eram muito comuns nas cidades.
     A invenção de veículos motorizados fez com que, aos poucos, os bondes elétricos e os automóveis passassem a fazer parte do dia a dia dos moradores da cidade. Com o crescimento urbano, as pessoas foram morar mais longe do trabalho, necessitando mais dos meios de transporte.      
     Em 1920, a vida em São Paulo era tranquila. Poderia ser ainda mais, não fosse a invasão cada vez maior dos automóveis importados, circulando pelas ruas da cidade. Estridentes fonfons de buzinas abriam passagem para alguns motoristas que infringiam as regras de trânsito, muitas vezes chegando ao abuso de alcançar mais de 20 quilômetros à hora, velocidade permitida somente nas estradas.                     


RESPONDA:

1-Quais os principais meios de transporte urbano?
R:.......................................................................................


2- Quais os meios de transportes comuns na cidade de S.Paulo há 100 anos?
R:........................................................................................


3-Por que as pessoas sentiram necessidade de usar mais meios de transportes?
R:........................................................................................


4-O texto cita uma regra de trânsito de 1920. Qual era a regra?
R:.........................................................................................


5-Depois de olhar as duas imagens abaixo, responda qual a diferença que você observa entre elas:
R:..........................................................................................    


  




 AULA Nº 74                          DIA: 13/08/2020


NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE AGOSTO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:





ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DESSA ATIVIDADE:
- RELATO PESSOAL
- PRODUÇÃO TEXTUAL
- FAÇA UM RELATO EM SEU CADERNO SOBRE SEU ÚLTIMO PASSEIO ESCOLAR E NÃO DEIXE DE CONTAR:
COMO FOI?
ONDE FOI?
O QUE VIU DE NOVO?
O QUE MAIS GOSTOU?
O QUE MENOS GOSTOU?
ETC.
OBSERVAÇÃO:
NÃO SE ESQUEÇA DE UTILIZAR PARÁGRAFOS, PONTUAÇÃO E ESCREVER COM COERÊNCIA.
APÓS ESCREVER O TEXTO FAÇA A REVISÃO TEXTUAL.
SE POSSÍVEL, MANDE UMA FOTO DE SEU TEXTO PARA SUA PROFESSORA.

RELATO SOBRE MEU PASSEIO ESCOLAR EM 2019
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Copie as situações problema abaixo e resolva com muita atenção:













ARTES





 AULA Nº 74                        DIA: 14/08/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE AGOSTO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:






Lembrem-se: a tabuada deve ser estudada diariamente!
Bom estudo e um maravilhoso final de semana!
Cuide-se!!! 
😘



Aula 13 - dia 14/08/2020


ALFABETO CORPORAL

NA AULA DE HOJE VOCÊS SERÃO DESAFIADOS A FAZER AS LETRAS DO ALFABETO COM O PRÓPRIO CORPO.



ABAIXO ESTÁ O QUADRO COM AS LETRAS DO ALFABETO REALIZADAS COM O CORPO.


VAMOS FAZER JUNTOS ESTA GINÁSTICA ESTIMULANTE, DESFIADORA E MUITO CRIATIVA! COMO NÓS VAMOS FAZER? BUSCANDO NOS ORIENTAR PELO QUADRO ACIMA OU PELO VÍDEO. ALGUMAS LETRAS DO VÍDEO ESTÃO DIFERENTES DO QUADRO PORQUE EXISTE MAIS DE UMA MANEIRA DE REPRESENTÁ-LAS. CLIQUE NO LINK PARA VER O VÍDEO:




DESAFIE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA PARA FAZER O ALFABETO JUNTO COM VOCÊ.
VOCÊ PODE ESCOLHER UMA LETRA QUALQUER OU ACEITAR O DESAFIO E FAZER AS LETRAS DO SEU NOME. 
AGORA É SUA VEZ! VAMOS PRATICAR...
LEMBRE-SE DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO.
BOA AULA E ATÉ BREVE!


PROFESSORES AMANDA, MARCIA E RAFAEL




Nenhum comentário: