segunda-feira, 1 de junho de 2020

4° ANO - LIÇÕES DE 03/08 A 07/08

03/08





Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!


   Copie esse título em seu caderno!

1. Observe o número que indica o preço deste automóvel e responda:



a. Quantas ordens tem esse número?

b. Quantas classes têm?

c. Qual é o algarismo das unidades simples?

d. Qual é o algarismo das dezenas de milhar?

e. A que classe pertence o algarismo 8?

f. Decomponha o número 48990.



a) 7999 + 35468 =
b) 80831+7351=
c) 68001 – 45123 =
d) 43210-2563
e) 4234 x 7 =
f) 34980 x 6 =
g) 2458 x 23 =
h) 15142 x 15 =
i) 42989 ÷ 7 =
j) 3810 ÷ 5 =



1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.


MOVIMENTOS VOLUNTÁRIOS E INVOLUNTÁRIOS.
 Copie esse título em seu caderno!!

Alguns movimentos são feitos de forma voluntária, ou seja, de acordo com nossa vontade. É o que acontece, por exemplo, quando decidimos ficar me pé ou acenar para alguém com as mãos.
Mas há partes do corpo humano que se movimentam independentemente da nossa vontade.


O coração por exemplo, é formado por um músculo que se contrai cerca de 70 vezes por minuto, o tempo todo. Os batimentos do coração e a contração da musculatura de órgãos como o estômago são exemplos de movimentos involuntários, ou seja, eles não dependem da nossa vontade para acontecer.

Copie e responda no caderno às questões a seguir.

1. Na imagem abaixo estão acontecendo:
(A) Movimentos voluntários.
(B) Movimentos involuntários.
(C) Movimentos voluntários e involuntários.

2. Na imagem abaixo estão acontecendo:


(A) Movimentos voluntários.
(B) Movimentos involuntários.
(C) Movimentos voluntários e involuntários.

3. Cite dois órgãos, cuja musculatura, é acionada por movimentos involuntários.

CUIDADOS COM OSSOS E ARTICULAÇÕES

Alguns cuidados são necessários para termos ossos saudáveis e evitar problemas nas articulações. Abaixo temos seis dicas que podem te ajudar.
1.        Praticar exercícios regularmente para fortalecer os ossos.
2.        Evitar ganhar mais peso do que o adequado a idade.
3.        Evitar pegar muito peso e carregar mochilas e bolsas sobre apenas um lado do corpo.
4.        Expor-se ao sol com moderação, para que o corpo produza vitamina D, necessária para formar e manter os ossos.
5.        Ao praticar esportes que haja perigo de queda, utilizar equipamentos de proteção como capacetes e joelheiras.
6.        Manter uma alimentação saudável consumindo alimentos ricos em cálcio, como leite, queijo, laranja, açaí, couve, brócolis, espinafre entre outros.

Agora que você já aprendeu as dicas, utilizando uma régua, copie a tabela abaixo no caderno e preencha com um X seguindo o exemplo:

A figura "A" está relacionada a dica número 5!






Que tal um joguinho bem bacana?



     Após realizar a atividade de Ciências, pule uma linha e anote em seu caderno:



Lembrando que TODAS as atividades aqui propostas são relacionadas aos conteúdos trabalhados em cada ano ciclo. 😉📱


Clique e acesse o jogo!










04/08



Olá!
Aqui está um texto para que você possa ler e interpretar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!

Vamos rir um pouco?
Um advogado de Charlotte, Carolina do Norte, comprou uma caixa de charutos muito raros e muito caros. Tão raros que os colocou no seguro.

      Depois de um mês, tendo fumado todos eles e ainda sem ter terminado de pagar o seguro, o advogado entrou com um registro de sinistro contra a companhia de seguros. No registro, alegou que os charutos “haviam sido perdidos em uma série de pequenos incêndios”. A seguradora recusou-se a pagar, citando o óbvio: o homem havia consumido seus charutos da maneira usual.
      O advogado processou a seguradora. E ganhou! Ao proferir a sentença. O Juiz afirmou que o advogado “tinha posse de uma apólice da companhia na qual ela garantia que os charutos eram seguráveis, inclusive contra fogo, sem definir o que seria fogo aceitável ou inaceitável”. Em vez de entrar no longo e custoso processo de apelação, a seguradora aceitou a sentença e pagou US$ 15 mil ao advogado. Mas não ficou nisso. Depois que o advogado embolsou o cheque, a seguradora o denunciou, e fez com que fosse preso por 24 incêndios criminosos! Tendo contra ele seu próprio registro de sinistro e seu testemunho do caso anterior, o advogado foi condenado por incendiar propositalmente uma propriedade segurada. Foi sentenciado a 24 meses de prisão, além de receber multa de US$ 24 mil.

Moral da história: do outro lado também havia advogado.





                                

Esta notícia foi retirada da revista Época que lançou uma campanha para que as pessoas enviem suas piadas e casos interessantes para serem divulgados.



1. O advogado teve uma atitude
(a) esperta.            
(b) desonesta.          
(c) inteligente.

2. A seguradora agiu dessa forma porque
(a) queria se vingar do advogado.
(b) tinha um advogado mais esperto que aquele que processou.
(c) não gostou da atitude do advogado.

3. O juiz ao proferir a sentença em favor do advogado
(a) leu a apólice de seguro sem levar em conta que os charutos deveriam mesmo queimar.
(b) quis mostrar para a seguradora que deveria ter mais cuidado ao fazer as apólices.
(c) queria terminar logo e ir para casa.

4. A seguradora resolveu pagar, sem apelar
(a) porque iria ganhar dinheiro com isso.
(b) pois achava que o processo poderia demorar muito.
(c) tinha pressa em mandar prender o advogado.




1. Copie as figuras no seu caderno e represente com fração as partes da pizza que alguém comeu.


2. Copie as figuras no seu caderno e escreva como lemos cada fração:



3. Copie as figuras no seu caderno e pinte-as de acordo com as frações:





05/08


Olá!!
Aqui estão as atividades de História e Geografia,  para que você possa ler e fazer a interpretação. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!

O TRABALHO NAS MINAS
No Brasil, ouro e pedras preciosas foram encontrados em leitos de rios e nas encostas e morros.
O ouro ou as pedras preciosas extraídos dos rios eram de aluvião, isto é, estavam misturados com areia e cascalho. Para separá-los, os escravizados utilizavam a bateia, uma vasilha rasa, parecida com um prato grande. Com ela, retiravam do rio uma porção de cascalho e água. Balançando e girando a bateia, conseguiam separar o ouro ou as pedras preciosas, que ficavam depositados no fundo.
A extração de ouro e pedras preciosas das encostas e morros era feita de outra maneira. Para extrair o chamado ouro ou pedras de lavras, os africanos escravizados usavam picaretas. Com elas, retiravam torrões de terra ou pedaços de rocha que continham ouro ou pedras preciosas. A exploração era difícil e precisava de mais trabalhadores. Além disso, havia vários riscos, como o de desmoronamento.
Observe a imagem, copie e responda às questões no caderno:
a. Que tipo de extração de ouro foi representado na gravura: a de aluvião ou de lavras? Qual é o instrumento utilizado para realizar este tipo de extração? Identifique-o na imagem com um círculo.
b. Os africanos escravizados usavam equipamentos de proteção? Explique.
c. Em sua opinião, por que a exploração de metais preciosos nas encostas e morros era mais perigosa? Que tipo de acidente poderia ocorrer com os trabalhadores escravizados nesse tipo de exploração?


PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

No Brasil, votar é um direito conquistado, pois no passado o povo já foi impedido de escolher seus governantes.
Atualmente, o voto é obrigatório para brasileiros alfabetizados entre 18 e 70 anos. Jovens de 16 e 17 anos, pessoas maiores de 70 anos e analfabetos também têm o direito de votar. Nesses casos, o voto não é obrigatório.
Nas eleições, os cidadãos escolhem as pessoas que ocuparão os cargos de prefeito e vereador, de deputado estadual e federal, de senador, de governador e de presidente da República. Assim, concedem aos eleitos, seus representantes no governo, o direito de discutir e tomar decisões em nome do povo.
Porém, a participação política dos cidadãos não acontece apenas nas eleições. No dia a dia, conversando com os vizinhos e participando das atividades em suas comunidades, as pessoas trocam ideias, negociam e tomam decisões conjuntas. É o que acontece, por exemplo, nas associações de bairros e nos condomínios residenciais. Todas essas ações também são práticas políticas.

Após a leitura do texto, copie e responda as questões em seu caderno:
a. Para quais pessoas o voto é obrigatório?

b. Quais são os cargos políticos escolhidos pelo voto popular?

c. Na sua opinião, o voto é importante? Por quê?





06/08





Olá!!

Aqui estão alguns exercícios para que você possa ler e praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno. 


2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.


3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!

Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!




Copie o texto, no seu caderno, fazendo a correção com pontuação adequada, uso de letra maiúscula e parágrafo onde for necessário.
 A armadilha

era uma Ves dois irmãos que sechamavam vitor e Rafael eles foram passar as férias no hotel fazenda

Certo dia eles fizeram uma armadillia para pergar pasarinhos e ficaram escondidos atras da arvore so olhando Um  passarinhio veio todo felis comer o alpiste que estava na armardilha mas Ploft o Coitado ficou presso.

Vitor ficou compena do pasarinho e disse para Rafael Vamos soltar o passarinho

Rafael respomdeu vamos sim ele está tão triste.

I os dois irmão? eles arranjaram outras brincadera mais interesantes 



Copie esse título em seu caderno!!

1. Antônio é dono de uma sorveteria. As vendas realizadas nos últimos 12 meses foram registradas em um gráfico de linha.

a) Qual foi o mês de maior venda de sorvete?
b) E de menor venda de sorvete?
c) Quantos sorvetes foram vendidos no 1 º semestre?   
d) E no segundo semestre?
e) Quantos sorvetes foram vendidos neste ano?


2. A tabela abaixo, mostra a variação de temperatura em uma cidade nas 12 primeiras horas do dia. Complete o gráfico com os dados da tabela.


Copie esse gráfico e construa-o em seu caderno.




AULA DE ARTES





07/08


Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!


Resolva os problemas abaixo.
a) Na Campanha do agasalho deste ano foram arrecadados 12.567 calças, 13.786 casacos e 9.987 cobertores. Quantas peças foram arrecadas na Campanha?


  
R= _________________________________________

b) Ronaldo tinha 12.780 varetas. Distribuiu as varetas entre 6 colegas. Com quantas varetas ficou cada colega?





R= ____________________________________

c) Uma empresa produziu 26.730 canetas. Destas canetas 19.478 eram azuis. As demais eram vermelhas. Quantas eram vermelhas? 


R= _________________________________________

d) Em nossa escola chegaram 16 caixas grandes com lápis. Em cada caixa há 12.784 lápis. Quantos lápis nossa escola recebeu?





R= __________________________________




AULA 12 – DIA 07/08/2020


PEBOLIM DE CAIXA DE SAPATO


OS MONITORES DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, JUNTO COM A PROFESSORA VIVIANE, PREPARARAM UM VÍDEO PARA NOSSA AULA DE HOJE, DE COMO FAZER UM PEBOLIM UTILIZANDO UMA CAIXA DE SAPATO. VAMOS APRENDER? 
NÃO ESQUEÇA DE MANDAR SUA FOTO OU VÍDEO DE ATÉ 10 SEGUNDOS JUNTO COM O SEU PEBOLIM.







CLIQUE AQUI E APRENDA COM OS MONITORES









Nenhum comentário: