sexta-feira, 5 de junho de 2020

3° ANO C - LIÇÕES DE 17/08 A 19/08

 AULA Nº 76                           DIA: 17/08/2020

NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE AGOSTO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:











A água em diferentes paisagens
Grande parte da superfície da Terra está coberta por água. A água de rios, lagos, oceanos e geleiras compõe diferentes paisagens. Observe as fotos.





A força dos rios provoca erosão, que aprofunda o relevo ao longo de seu curso. Nos rios com cachoeira, a erosão desgasta o “degrau” por onde a água da cachoeira escorre.
O material arrastado pelo movimento das águas se deposita no fundo, nas margens ou na foz do rio.

Complete as lacunas do texto com as palavras do quadro.

foz

erosão

nascente

margens

rio

O ____________________ se origina em uma ____________________ e despeja suas águas  na ________________________. 
A _________________gerada pela força das águas do rio provoca o deslocamento de materiais, que podem se depositar no fundo, nas ___________________ ou na foz do rio.

                Bom trabalho e até amanhã ! 




 AULA Nº 77                            DIA: 18/08/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE AGOSTO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:


ATIVIDADE




- Responda o desafio abaixo em seu caderno:






 AULA Nº 78                            DIA: 19/08/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE AGOSTO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:


APÓS ASSISTIR AOS VÍDEOS, FAZER A LEITURA DOS TEXTOS RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO:



A VIDA DAS PLANTAS

As plantas respiram, transpiram e precisam de água e alimento para sobreviver, assim como nós, seres humanos, e outros animais. Mas, ao contrário dos animais, as plantas são capazes de produzir o próprio alimento usando alguns componentes do meio ambiente.

A FOTOSSÍNTESE
Fotossíntese é um processo pelo qual a planta produz o alimento de que necessita. Esse processo não ocorre nos animais.
     Para que a Fotossíntese aconteça, a planta precisa de luz, água e Gás carbônico. Quando algum desses componentes não está disponível, a planta não sobrevive.
     A luz é absorvida por um pigmento (clorofila), que dá a cor verde às plantas e está presente principalmente nas folhas.
     A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva. A luz do sol, por sua vez também é absorvida pela folha, através da clorofila (substância que dá a coloração verde das folhas).A clorofila e a energia solar transformam os sais minerais em glicose (alimento da planta).
A fotossíntese também desempenha outro importante papel na natureza: a purificação do ar, pois retira o gás carbônico liberado na nossa respiração ou na queima de combustíveis, como a gasolina, e ao final, libera oxigênio para a atmosfera.O Gás carbônico é absorvido pelas folhas diretamente do ar.
     Durante o processo da Fotossíntese, a planta libera Gás oxigênio no ambiente. O Gás oxigênio é usado na respiração das próprias plantas e de outros seres vivos, como os animais.

RESPONDA:

1- Qual o gás que as folhas absorvem do ar?
R:........................................................................................................

2- O que é necessário para que ocorra o processo da Fotossíntese?
R:........................................................................................................


3-Complete as frases com as palavras do quadro:

RAIZ – CLOROFILA – FOTOSSÍNTESE – OXIGÊNIO

a) O pigmento que dá cor verde às plantas é a ....................................................

b) O processo pelo qual as plantas produzem seu próprio alimento chama-se ........................................................................

c) Durante o processo da Fotossíntese, as plantas liberam ................................


4- Coloque “V” para verdadeiro e “F” para as frases falsas:
(   ) O Gás Carbônico é usado na respiração das próprias plantas e de outros seres vivos, como os animais.
(   ) As plantas não são capazes de produzir o próprio alimento.
(  ) A fotossíntese também desempenha outro importante papel na natureza: a purificação do ar.
( ) A água e os sais minerais são retirados do solo através do caule da planta.







TRANSPORTE COLETIVO: PASSADO E PRESENTE
     Atualmente, muitas pessoas utilizam meios de transporte coletivo: ônibus, metrô, trem, van de lotação.
Antigamente, no Brasil, os transportes coletivos começaram a ser oferecidos há mais de cem anos. No início, eram bondes puxados por animais.
Em 1892, foi inaugurada a primeira linha de bondes elétricos, na cidade do Rio de Janeiro.
     A partir de 1950, em muitas cidades, os bondes começaram a ser substituídos por ônibus. E 1974, na cidade de São Paulo, foi inaugurado o primeiro metrô no Brasil. O metrô muitas vezes é subterrâneo. Ele anda sobre trilhos e é movido a eletricidade.

FOTOS DE BONDES ELÉTRICOS
Como vocês já perceberam, as fotos antigas são registros importantes do passado.
Elas podem nos ajudar, por exemplo, a conhecer melhor os meios de transporte coletivo do Brasil, quem os utilizava e quais profissionais trabalhavam neles.
O motorneiro (não era motorista), era o responsável por ligar e desligar o motor que movimentava o bonde (ficava na frente do bonde para identificar mais facilmente os momentos de ligar e desligar o motor).
     O condutor era o responsável por marcar os bilhetes dos passageiros que subiam e desciam e soar o apito que indicava a partida do bonde.


RESPONDA:

1- Quais são os meios de transportes coletivos mais usados atualmente?
R:

2- Por que as fotos antigas de meios de transporte são muito importantes?
R:

3 -Qual era a função do condutor nos bondes antigamente?
R:

4-Onde foram inaugurados os primeiros bondes no Brasil?
R :

5- Que meio de transporte substituiu os bondes?
R:

6- Quando e onde foi inaugurado o metrô no Brasil?
R:

7- Que meio de transportes consegue levar mais pessoas?
R:

8- O que fazia o Motorneiro?
R:









Nenhum comentário: