quarta-feira, 15 de julho de 2020

5° ANO - LIÇÕES DE 28/09 A 02/10

 

28/09
Hoje nossas aulas serão de Português e Matemática.

*Para a realização desta atividade, você deverá:

 

1- Fazer o cabeçalho.

2- Assistir ao vídeo.

3- Copiar ou imprimir e colar essa atividade em seu caderno.

4- Ler com bastante atenção!!

5- E responder!!!!



Adição e subtração de frações com denominadores iguais

Vamos relembrar o que aprendemos no vídeo?



Agora é a sua vez:
1)Realize as operações abaixo, completando os espaços com os números adequados.



Para a realização desta atividade, você deverá:

1- Copiar ou imprimir e colar essa atividade em seu caderno. Não sendo necessário copiar o texto.
3- Ler com bastante atenção!!
4- E, preencher o quadro!!!!


SAÚDE PÚBLICA: POR ONDE COMEÇAR O TRATAMENTO?

     Meu município, Remígio, está localizado no brejo paraibano. É uma cidadezinha interiorana calma e considerada uma cidade-polo, tendo em vista sua ótima localização, que dá acesso a vários outros municípios. Entretanto, um grave problema maltrata os remigenses há mais de 10 anos: a falta de um hospital público. Os “vários” pequenos postos de atendimento da família (PSF) só nos servem para vacinação e receitas de remédios; em casos mais graves, somos obrigados a nos humilharmos em hospitais das cidades circunvizinhas.
     O caos da saúde pública do nosso país parece-nos até muito normal. Vemos qualquer notícia de pessoas morrendo em corredores dos hospitais públicos ora por falta de atendimento, ora por falta de remédios. Desde que o Brasil é Brasil que as pessoas sofrem com esse problema. Dinheiro para investir nisso nós sabemos que há. Os estádios que estão sendo construídos para a Copa de 2014 comprovam isso. O que falta é uma tonelada de vergonha na cara, interesse, comprometimento e planejamento daqueles que são responsáveis por administrar o dinheiro público dos nossos impostos. A corrupção e o péssimo eleitorado brasileiro são em quem nós devemos por a culpa.
     Minha cidade apesar de muito conhecida no estado por ser uma cidade-polo, por suas festas de vaquejadas e emancipação política, sofre com essa crueldade. Há anos que esse município não sabe o que é ter um filho originalmente nascido na sua terra. Quantos idosos e crianças já adoeceram nas madrugadas e foram obrigados a negociar com a sorte, pedindo um pouco mais de calma enquanto chegassem a algum hospital em Campina Grande (36 km - 40 minutos de viagem)? Porém, em épocas de campanha política a saúde pública é um dos projetos mais prometidos pelos atônitos candidatos. O interessante é que o tempo que faz que não nasce uma criança em Remígio é o mesmo em que o povo vive iludido numa esperança utópica da nossa situação mudar.
     A culpa disso na maior parte sabemos que é nossa mesmo. O povo deve ter o político que merece. Nós eleitores ainda estamos anos luzes de distância de saber escolher os candidatos dignos e honestos para nos representarmos. Na maioria das vezes, vê-se tanto eleitores quanto candidatos em busca de interesses particulares e não no bem comum. Os políticos fazem uma “promessinha” de emprego para um aqui; uma “carradinha” de tijolos para outro ali; pagam umas contas de água e luz para outro acolá; e esses mesmos beneficiados de um dia, sofrem por décadas afins, pois a politicagem é hereditária.
     Enfim, discutir problemas públicos não tem como fugir de política. Segundo nossa Constituição Federal saúde é um direito que deve ser garantido para a população. O problema é que faltou concordar isso com as pessoas que escolhemos como responsáveis. O Brasil precisa de gente honesta. O povo precisa de uma (re) educação eleitoral. Quem mais sofre com isso é meu município, meu Brasil.

📕Atividade📕

Analise do artigo de opinião selecionado.






Boa atividade! Qualquer dúvida entre em contato com a sua professora! 😉




29/09

Hoje nossas atividades serão de Matemática e Geografia.



Para a realização desta atividade, você deverá:

 

1- Fazer o cabeçalho.

2- Copiar ou imprimir e colar essa atividade em seu caderno.

3- Ler com bastante atenção!!

4- E, responder!!!!





1) Agora, decomponha os números como o exemplo acima.

a)521.324.121=
______________________________________________________________________________________

b) 98.440.326=
______________________________________________________________________________________

c) 32.120.104=
______________________________________________________________________________________

d) 24.654=
______________________________________________________________________________________

e) 72.032=
______________________________________________________________________________________


Para a realização desta atividade, você deverá:
 
1- Assistir ao vídeo.

2- Copiar ou imprimir e colar essa atividade em seu caderno.

3- Ler com bastante atenção!!

4- E, responder!!!!

 As funções das cidades

         A função da cidade é o que ela desempenha, como atrai as pessoas e os negócios, ou seja, é o que caracteriza a economia local.
        Agora vamos conhecer no vídeo a seguir os tipos de cidades e a função de cada uma delas.
        Caderno aberto e lápis na mão para anotar quais são elas.



   Que bom que você anotou tudo, pois vai precisar!!!!! Copie a atividade a seguir no caderno!!

1.) Preencha com o nome que é dado a cada tipo de cidade com as informações a seguir:

a) Ela tem uma beleza natural ou construída, levando várias pessoas a viajar. (_____________________________)
 
b) Em seu entorno existem forças armadas para proteger a população.
(_____________________________)
 
c) É ligada ao governo e sua cidade foi planejada. (____________________)
 
d) Desenvolve funções de agricultura e pecuária. (______________________)
 
e) Tem uma economia muito grande e atrai várias pessoas para o trabalho.
(_____________________________)
 
f) Ela se desenvolve perto do mar. (_____________________________)
 
g) Cidade onde se mora e também estuda. (_____________________________)
 
h) Desenvolve múltiplas funções como economia, educação, saúde e comércio.
(_____________________________)
 
i) Onde as pessoas vão para dormir, pois trabalham em outra cidade.
(_____________________________)

😁Boa atividade!!



 

30/09

Hoje nossas atividades serão de História e Português


Para a realização desta atividade, você deverá:

1- Fazer o cabeçalho.
2- Assistir ao vídeo 
3- Copiar a atividade em seu caderno.
4- Ler com bastante atenção!!
5- E, responder!!!!

República (Roma Antiga)

    Na aula de hoje estudaremos sobre a República na Roma Antiga que se desenvolveu no período de 509 a 27 A.C. e que trouxe várias contribuições para a sociedade atual.
    Assistam ao vídeo com bastante atenção para fazer as anotações mais importantes sobre o tema. Para isso faça a tabela a seguir e vá preenchendo com as informações do vídeo. 
    Obs: Nas funções administrativas além de colocar os cargos, diga para que serve cada um deles e nas conquistas da plebe não esqueça de completar para que servia cada lei.

República


Características

-

-

-




Funções administrativas

-   Consul (1º administrava as cidades e o 2º administrava os exércitos)

-

-

-

-

-

Instituições administrativas

-

-

-

-



Conquistas da plebe

- Tribunato da plebe (vetar leis).

-

-

-

-




Para a realização desta atividade, você deverá:

1- Copiar a atividade em seu caderno.
2- Ler com bastante atenção!!
3- E, responder!!!!


1. Reescreva as frases substituindo os nomes destacados pelos pronomes pessoais do caso reto correspondentes.

a) Eu e Roberto viajaremos nas férias escolares.



b) Bruna faltou à aula para ir ao médico.



c) Os meninos jogaram bola a tarde toda.



d) O ladrão correu muito, mas foi preso pela polícia.



e) Márcia e Laura jantaram juntas depois do trabalho.


2. Complete as frases com os pronomes oblíquos do quadro.


a) Ele veio encontrar-se ________________ na rodoviária.

 

b) Pedro levou __________________ a mala de roupa.

 

c) Já falei ________________ sobre a festa?

 

d) Você que vir ________________ até a praia?

 

e) Carla _________ contou tudo o que ocorreu.

 

f) Desejo ________________ felicidades sempre. 




 01/10

Hoje nossas atividade serão de Ciências, Matemática e Artes.


Para a realização desta atividade, você deverá:

1-*FAZER O CABEÇALHO

2- Assistir ao vídeo.🎥

3- Copiar essa comanda em seu caderno.📑

4-Abrir  seu livro nas paginas 82-85 do livro de Ciências.📚

5- Ler com bastante atenção!!📖

6- E, responder a pagina 83!📝✏🖊

Problemas ligados à alimentação
 
    🧪🔬Iremos usar o livro de Ciências nas páginas 82 a 85. 
   🧪🔬 Acompanhar a leitura do livro juntamente com o vídeo a seguir, a partir da página 83.


Após a leitura juntamente com o vídeo, responda as questões das páginas 83 e 85.



Para a realização desta atividade, você deverá:


1- Copiar essa atividade em seu caderno.📑🖊

2- Ler com bastante atenção!!📖

3- E, responder 📝✏



  Os números decimais têm como principal característica a presença da vírgula,  por exemplo:

      De modo geral, dizemos que números decimais não são inteiros, pois eles representam quantidades “quebradas”, ou seja, partes fracionadas de algo inteiro.

          Os números decimais aparecem com frequência em nosso cotidiano, como ao realizar compras em um supermercado ou ao medir a temperatura.

Vejamos agora como analisar  e ler números decimais:


Exemplos:
        
 📝✏   Faça a análise de cada algarismo do número 7,143 e escreva-o por extenso.

7,143 = 7 + 0,1 + 0,04 + 0,003

7 → Parte inteira

0,1 → Décimos

0,04 → Centésimos

0,003 → Milésimos

Portanto, a leitura do número fica:

Sete inteiros e cento e quarenta e três milésimos



Agora é a sua vez:

1) Observe os exemplos e faça a análise de cada algarismo do número. Eu já fiz o primeiro, o restante é com vocês😉...

a) 5,456=  5 + 0,4 + 0,05 + 0,006

5  → Parte inteira

0,4 → Décimos

0,05→ Centésimos

0,006 → Milésimos


b) 5,0=



c) 4,89=



c) 3,48=



d) 23,78=



Boa atividade! Qualquer dúvida entre em contato com a sua professora! 😉


AULA DE ARTES



 



 02/10

Hoje nossas atividades serão de Português e Ed. Física.



Para a realização desta atividade, você deverá:

1- Fazer o cabeçalho.

2- Reescrever o texto, em seu caderno, encontrando os sete erros ortográficos existentes.

3- Leia o texto com bastante atenção!!

Jogo dos 7 erros

Copie o texto abaixo e faça a correção dos erros ortográficos


Sonhos

     Finalmente os computadores chegaram à escola. Os alunos olhavam para eles com orgulho, curiozidade e respeito.

    Naquela noite, Marilena foi dormir feliz. Muito romântica, o computador era como um super-herói. Acreditava que ele transformaria a sua vida.

       “Mas como? Não entendo nada de conputação...” – pensou, insegura. E, para espantar a preocupação, virou-se na cama.

      De repente, ouviu um barulho estranho. Olhou para o canto do quarto e... iluminado por uma luz azulada, lá estava ele o computador. Imtrigada, a menina levamtou-se, aproximou-se, pé ante pé, e qual não foi o seu espanto quando surgiu na tela do monitor um jovem sinpático que foi se apresentamdo:

       — Oi, Marilena! Prazer, eu sou o S.O.

   — Oi! – respondeu ela, bastante surpresa. E pensou: “S.O? Só espero que não seja de Serapiano Osmundo...”

         Como se tivesse adivinhado, o rapaz esplicou:

      — S.O., de “Sistema Operacional”, viu? E foi você mesma que me escolheu...

Trecho do conto “Sonhos” de Edith Modesto


   Você conhece bem os números? Sabe usar os sinais de maior e menor?

   Escolha seu herói e participe de uma batalha divertida.

   Somente seus conhecimentos em matemática podem te levar à vitória!






 


AULA 18 - DIA 02/10/2020


PEGA VARETAS


NA AULA DE HOJE IREMOS CONFECCIONAR UM JOGO ANTIGO QUE É USADO ATÉ HOJE, O “PEGA VARETAS”.


PARA ISSO VAMOS PRECISAR DE:


- 30 PALITOS DE MADEIRA OU QUALQUER VARETA.

- TINTAS (VARIAS CORES).


1º PASSO

PARA FAZER O JOGO BASTA PINTAR OS PALITOS DAS SEGUINTES CORES, OU DAS QUE PREFERIR (VOCÊ PODE FAZER CORES DIFERENTES MISTURANDO-AS TAMBÉM):

10 PALITOS DE BRANCO (5 PONTOS)

5 PALITOS DE VERDE (10 PONTOS)

5 PALITOS DE AZUL (25 PONTOS)

5 PALITOS DE ROSA (50 PONTOS)

4 PALITOS DE CINZA (75 PONTOS)

1 PALITO DE PRETO (100 PONTOS)


ATENÇÃO: CASO NÃO TENHA PALITO DE MADEIRA, SEGUE OUTRA OPÇÃO:


MATERIAIS: JORNAL, FOLHAS DE REVISTAS VELHAS, ENCARTE DE MERCADO, SULFITE USADO, FOLHAS DE CADERNO USADAS, ETC., COLA, RÉGUA E TESOURA.

C:\Users\WIN764BITS\Downloads\IMG_20200929_211441863.jpg

COMO FAZER: RECORTE RETÂNGULOS DE JORNAL DO TAMANHO APROXIMADO 15 CM X 25 CM

C:\Users\WIN764BITS\Downloads\CanudoFeitoDeJornal.jpg

ENROLE OS CANUDINHOS DE JORNAL E FAÇA-OS O MAIS FINO E PARECIDOS QUE CONSEGUIR

C:\Users\WIN764BITS\Downloads\VaretaDeJornal.jpg

PASSE UM POUCO DE COLA NO FINAL PARA NÃO ABRIREM.

ESTÁ PRONTA SUA VARETA DE JORNAL, AGORA PINTE E ESPERE SECAR.

C:\Users\WIN764BITS\Downloads\CanudoPronto.jpg

2º PASSO

JUNTAR TODOS OS PALITOS E DEIXAR ELES CAÍREM.


3º PASSO

PEGAR 1 PALITO POR VEZ SEM QUE NENHUM OUTRO MEXA.


4º PASSO

QUANDO NÃO SOBRAR MAIS NENHUM PALITO SOME OS PONTOS, O VENCEDOR SERÁ AQUELE QUE TIVER MAIS PONTOS. PARA BRINCAR COM MAIS DE 2 PESSOAS, PODE AUMENTAR O NÚMERO DE PALITOS.





ÓTIMA DIVERSÃO E… NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR UM VÍDEO DE 10 SEGUNDOS, OU FOTO EM QUE VOCÊ APAREÇA BRINCANDO.


ATÉ BREVE!


PROFESSORES AMANDA, MÁRCIA E RAFAEL




Nenhum comentário: