sexta-feira, 31 de julho de 2020

3° ANO A - LIÇÕES DE 19/10 A 23/10

 AULA Nº 116                        DIA: 19/10/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:




MATEMÁTICA 

- Sequência numérica:

Faça em seu caderno do número 3150 (três mil, cento e cinquenta) a 3500 (três mil e quinhentos):


Resolva:

a) 1354 + 1236 =

b) 3467 – 2287 =

c) 8 x 123 =

d) 3142 + 1539 =

e) 3500 – 1205 =

f) 5 x 48 =







 

 AULA Nº 117                        DIA: 20/10/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:




PESSOAL PARA ESTA ATIVIDADE VOCÊ IRÁ UTILIZAR O LIVRO ¨BURITI MAIS PORTUGUÊS" RELATO DE EXPERIMENTO
 (ATENÇÃO CONTEÚDO NOVO!)

O relato de experimento é o registro escrito da observação de um fenômeno natural, relacionado ao ambiente ou ao organismo dos seres vivos.
Ele apresenta estas partes:
* Título – informa o assunto do experimento;
* Observação – relato do fenômeno que foi examinado e despertou o interesse em novos conhecimentos;
* Objetivo – define o que se pretende fazer;
* Hipótese – faz uma suposição sobre um novo fenômeno com intenção de demonstrá-la;
* Materiais – relaciona o que é necessário para realizar o experimento;
* Experiência (procedimentos) – descreve as ações passo a passo;
* Resultado – apresenta o que acontece no final do experimento;
* Conclusão – é o que se afirma com base no resultado e comprova a hipótese. 

- RESPONDAM AS QUESTÕES NO PRÓPRIO LIVRO.
- UTILIZEM CANETA AZUL PARA AS RESPOSTAS.
- NÃO SE ESQUEÇAM DE MANDAR FOTOS DAS ATIVIDADES.
- QUALQUER DÚVIDA PROCURE A PROFEESORA NO WHATSAPP, OU AGUARDE NOSSA AULA MEET ONDE TIRAREMOS NOSSAS DÚVIDAS.
                                                                    BOA ATIVIDADE!

Você vai ler um relato de experimento. Observe bem as partes que compõem o texto:
Plantas transpiram? 
PÁGINAS: 198, 199, 200, 201


Atividade de Geografia: Como controlar a temperatura

        Em alguns lugares, pode fazer muito frio ou muito calor em certos períodos do ano. Dependendo das condições, a temperatura pode provocar grande desconforto ou até mesmo pôr em risco a saúde ou a vida das pessoas.

Não há como controlar a temperatura de toda a atmosfera. Mas é possível manter a temperatura do nosso corpo adequada, vestindo roupas de acordo com o tempo atmosférico e fazendo uso de técnicas para aquecer ou resfriar ambientes fechados. Veja as fotos a seguir.


A

B

               

(A) Para aquecer o ar em um local fechado, é possível instalar uma lareira

 ou aquecedores elétricos.


(B) O aparelho de ar-condicionado (no alto) é usado para diminuir a 

temperatura em locais fechados.


1 – Complete as lacunas das frases a seguir com as palavras do quadro.

quente

baixas

altas




A – Onde moro, há um período do ano em que as lareiras ou os aquecedores 
 elétricos das casas precisam ser acionados, já que as temperaturas ficam 
muito ......................


B – Vivo em um lugar onde o uso de ventiladores e de aparelhos de 
ar-condicionado reduz o desconforto gerado pelas ............................ 
temperaturas durante o período mais ......................................... do ano.


2 – No lugar onde você vive faz mais frio ou mais calor durante o ano? 
O que costuma ser feito para manter os ambientes com temperatura 
adequada?

...................................................................................................................







 AULA Nº 118                        DIA: 21/10/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:


ALGUNS ÓRGÃOS INTERNOS

Os órgãos internos do nosso organismo e como eles colaboram para o seu funcionamento:

CÉREBRO: Coordena o funcionamento dos outros órgãos. Ele permite que as pessoas pensem, falem, se movam e tenham sentimentos.

PULMÕES: Participam da respiração. O ar que entra em nosso corpo vai para os pulmões, onde o gás oxigênio é transferido para o sangue.

RINS: Filtram o sangue, isto é, retiram dele substâncias que fazem mal ao corpo. Essas substâncias passam a fazer parte da urina.

CORAÇÃO: Bombeia o sangue para que ele circule pelo corpo dentro de vasos sanguíneos. O tamanho de seu coração é, aproximadamente, o tamanho de sua mão fechada.

ESTÔMAGO E INTESTINOS: O alimento é mastigado na boca. Depois de engolido, ele passa pelo estômago e pelos intestinos, onde será digerido. O que não for absorvido pelo corpo vai formar as fezes, que são eliminadas.


ESQUELETO E MÚSCULOS

     Dentro do corpo humano também existem ossos e músculos.

     Os ossos são órgãos duros e resistentes. O conjunto de ossos é chamado esqueleto. O esqueleto sustenta o corpo, protege os órgãos internos e possibilita a locomoção. Em geral, o corpo humano adulto tem 206 ossos.

     Os músculos também são órgãos ligados à locomoção e atuam nos diversos movimentos do corpo, tanto de órgãos internos quanto de externos, além de permitirem as expressões faciais.

     Alguns músculos estão ligados aos ossos. Esses músculos podem se contrair, ficando mais curtos, ou relaxar, voltando ao tamanho inicial.

      Quando contraem ou relaxam, os músculos movem os ossos aos quais estão ligados e possibilitam o movimento do corpo.


APÓS A LEITURA DO TEXTO E ASSISTIR O VÍDEO, RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO.

1- Cite alguns órgãos do corpo humano:

R:...........................................................................................................................

...............................................................................................................................

2- O que faz o coração?

R:...........................................................................................................................

3- Qual a função do cérebro?

R:...........................................................................................................................


DIVERSIDADE DE POVOS NO BRASIL: OS INDÍGENAS

     No Parque do Xingu, no Mato Grosso, vivem 16 povos indígenas.

O texto a seguir foi escrito pelo professor Kurehete Kamayurá, indígena do povo Kamayurá, um dos grupos que vivem nesse lugar.

NA MINHA ALDEIA TEM

“Na minha aldeia tem casa e na casa tem: rede, cobertor, toalha, pasta de dente, escova de dente, escova de lavar roupa, sandália, sapato, tênis, calção, camiseta, panela, panelinha, panelão de barro, máquina de costura, comida, peixe assado, arco, pilão, esteira, peneira, raladeira, banco, bolsa, mala, lenha de fogo, pimenta, sal, tacho de fazer beiju, rede de pescar, remo, facão, foguinho, machado, enxada, flauta, mesa, brinco de pluma de bico de tucano, bola, chuteira, uniforme de time de futebol.”

KUARUP NA ALDEIA KAMAYURÁ. PARQUE ALDEIA INDÍGENA DO XINGÚ. MATO GROSSO.


APÓS A LEITURA, ASSISTA AO VÍDEO E RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO

1- Quais semelhanças e diferenças há entre as coisas que existem em uma casa Kamayurá e na casa onde você mora?

R:...........................................................................................................................

...............................................................................................................................

..............................................................................................................................

2- Na sua opinião, todos os povos indígenas têm os mesmos costumes e a mesma forma de organização?

R:...........................................................................................................................

...............................................................................................................................

...............................................................................................................................

...............................................................................................................................

3-Quem é o autor do texto?

R:...........................................................................................................................

 

 





 

AULA Nº 119                        DIA: 22/10/2020 

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS


- PESSOAL PARA ESTA ATIVIDADE VOCÊ IRÁ UTILIZAR O LIVRO ‘BURITI MAIS PORTUGUÊS”.

 - RESPONDAM AS QUESTÕES NO PRÓPRIO LIVRO.

- UTILIZEM CANETA AZUL PARA AS RESPOSTAS.

- NÃO SE ESQUEÇAM DE MANDAR FOTOS DAS ATIVIDADES.           

- QUALQUER DÚVIDA PROCURE A PROFESSORA NO WhatsApp.

- BOA ATIVIDADE!

Você vai ler um conto. Ele narra a história de uma menina e seu cãozinho. Preste atenção nas personagens e nos acontecimentos narrados.

O cão de Lia

PÁGINAS: 136, 137, 138, 139


Matemática

Na aula de hoje iremos utilizar o livro de matemática (BURITI MAIS MATEMÁTICA) – SITUAÇÕES PROBLEMA.

Façam as páginas 52 e 53 com muita atenção!

ATENÇÃO:

Para responder a tabela na página 53, você deverá fazer contas!

Caso não esteja com o seu livro, veja a imagem abaixo e responda as questões em seu caderno. 

 

Qualquer dúvida fale com a sua Professora.

Clique na imagem para ampliar.



AULA DE ARTES








 


 AULA Nº 120                        DIA: 23/10/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:




DESAFIO DA MATEMÁTICA


Relembre e divirta-se!!!





 C:\Users\WIN764BITS\Desktop\ANTIGO\marcia\Meus documentos\educaçao fisica\Teotonio Vilela\Teotonio 2020\Foto peteca ED.jpg

AULA 21 - DIA 23/10/2020

JOGO DA VELHA

HOJE VOCÊ VAI PARTICIPAR DE UMA ATIVIDADE SIMPLES E BEM DIVERTIDA, O JOGO DA VELHA. 

PARA DEIXAR MAIS DIFÍCIL VAMOS PROPOR 3 VARIAÇÕES:


DESAFIO 1: 

MATERIAIS:

  •  GIZ OU FITA CREPE; 

  •  MARCADORES (BRINQUEDOS, TAMPINHAS OU BOLINHAS).

  •  2 GARRAFAS PEQUENAS (COM 3 DEDOS DE ÁGUA).


JOGO:

DESENHE O JOGO DA VELHA NO CHÃO, PAPEL OU MESA, SEPARE OS BRINQUEDOS (MARCADORES). O JOGO COMEÇA JOGANDO A GARRAFA PARA O ALTO E ELA FAZENDO UMA VOLTA COM OBJETIVO DE CAIR EM PÉ.

 

CADA VEZ QUE A GARRAFA CAI EM PÉ, VOCÊ PODE COLOCAR UM MARCADOR NO JOGO DA VELHA. QUEM FIZER O TRIO GANHA O JOGO.

1 - PODE SER JOGADO 1 VEZ DE CADA ATÉ TERMINAR O JOGO.

2 - PARA DEIXAR O JOGO MAIS DINÂMICO CADA UM JOGA SUA GARRAFA, E QUEM FOR MAIS RÁPIDO EM DEIXAR A GARRAFA DE PÉ VAI MARCANDO O JOGO DA VELHA E ASSIM GANHA. 


DESAFIO 2: 

MATERIAIS:

  •  GIZ OU FITA CREPE; 

  •  MARCADORES (BRINQUEDOS, TAMPINHAS OU BOLINHAS).

  •  CESTA (BALDE, COPO, POTE DE SORVETE).

  •  BOLA (BRINQUEDOS, BOLINHAS DE PAPEL)


JOGO:

DESENHE O JOGO DA VELHA NO CHÃO, PAPEL OU MESA, SEPARE OS BRINQUEDOS (MARCADORES). O JOGO COMEÇA JOGANDO AS BOLINHAS NO BALDINHO. A CADA “CESTA” PODE COLOCAR UM MARCADOR NO JOGO DA VELHA E GANHA QUEM CONSEGUIR FAZER O TRIO.


DESAFIO 3: 

MATERIAIS:

  •  GIZ OU FITA CREPE; 

  •  MARCADORES (BRINQUEDOS, TAMPINHAS OU BOLINHAS).

  •  CESTA (BALDE, COPO, POTE DE SORVETE).

  •  MOEDAS (BOLINHAS)


JOGO:

DESENHE O JOGO DA VELHA NO CHÃO, PAPEL OU MESA, SEPARE OS BRINQUEDOS (MARCADORES). O JOGO COMEÇA JOGANDO A MOEDA NO CHÃO OU NA MESA PARA QUE ELA PINGUE E CAIA NO BALDINHO, E A CADA “CESTA” NO BALDINHO, PODE COLOCAR UM MARCADOR NO JOGO DA VELHA. GANHA QUEM CONSEGUIR FAZER O TRIO.



NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR UM VÍDEO CURTO (ATÉ 20 SEGUNDOS) OU FOTO.

SE CUIDEM E ATÉ BREVE!

PROFESSORES AMANDA, MÁRCIA E RAFAEL




Nenhum comentário: