NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE SETEMBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
- PESSOAL PARA ESTA
ATIVIDADE VOCÊS IRÃO UTILIZAR O LIVRO ‘BURITI MAIS PORTUGUÊS”.
- LEIAM O TEXTO COM ATENÇÃO:
“O POLVO” E RESPONDAM NO PRÓPRIO LIVRO A COMPREENSÃO DO TEXTO.
- RESPONDAM A CANETA.
- NÃO ESQUEÇAM DE MANDAR
FOTOS DAS ATIVIDADES.
- QUALQUER DÚVIDA PROCURE A
PROFESSORA ATRAVÉS DO WHATSAPP.
- BOA ATIVIDADE!
FIQUE SABENDO:
O
relato de memórias registra acontecimentos (ou lembranças) passados da vida
pessoal de quem o escreve.
A
descrição é um recurso muito utilizado nesses textos, pois enriquece a
narrativa e ajuda o leitor a compreender os hábitos das pessoas que viviam na
época que está sendo lembrada.
Descrever
é mostrar como são os objetos, os lugares, os seres e sua maneira de ser e de
viver.
Você vai ler um relato de memórias. Tem ideia do que o autor vai falar: das lembranças da infância dele ou da vida adulta?
O POLVO
PÁGINAS:
36, 37, 38, 39.
OS
MARES, LAGOS E OCEANOS
Os mares e oceanos são reservatórios naturais de água salgada.
Enquanto os oceanos ocupam áreas enormes da superfície terrestre, os mares
ocupam porções menores, geralmente ligadas aos oceanos.
Comparados aos oceanos os
lagos também ocupam áreas menores e podem ser salgados ou não. Eles se formam
no interior dos continentes pelo acúmulo de água em áreas rebaixadas do
relevo. Há alguns casos de grandes lagos de águas salgadas que também são
chamados mares, como o mar Cáspio e o mar Aral.
Muitos rios deságuam em
mares, lagos ou oceanos carregando materiais provenientes da erosão do relevo.
Com esses materiais pode haver sais retirados de rochas e do solo. O contínuo
depósito de sal ao longo de muito tempo torna salgada a água desses
reservatórios.
Circule, no quadro abaixo, o tipo de reservatório natural de água que pode ser salgado ou não.
mar |
oceano |
lago |
AULA Nº 99 DIA: 22/09/2020
DIA ___ DE SETEMBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
- PRODUÇÃO TEXTUAL
RELATO DE MEMÓRIA
- FAÇA UM RELATO CONTANDO UM
MOMENTO FAMILIAR MARCANTE, COMO UM ALMOÇO DE DOMINGO, UMA FESTA, UM PASSEIO NA
CASA DA VOVÓ E ETC.
- NÃO SE ESQUEÇA DOS
PARÁGRAFOS, PONTUAÇÃO E COERÊNCIA.
- UTILIZE CANETA AZUL.
- QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM
CONTATO COM SUA PROFESSORA
- MANDE FOTO DO SEU TEXTO
PARA VALIDAR A SUA PRESENÇA
SUGESTÃO:
DESCREVA COM QUEM VOCÊ
ESTAVA NAQUELE MOMENTO, QUAIS LEMBRANÇAS BOAS OU NEGATIVAS VOCÊ TEM DAQUELE ENCONTRO, O QUE MARCOU SUA VIDA E NUNCA SERÁ ESQUECIDO, POR QUE ESSAS PESSOAS
SÃO IMPORTANTES PARA VOCÊ, UM CHURRASCO QUE REUNIU TODA A FAMÍLIA, OS DOCES DA
VOVÓ, BRINCADEIRAS COM OS PRIMOS E ETC.
ENCONTRO
FAMILIAR
AULA Nº 100 DIA: 23/09/2020
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE SETEMBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
ASSISTA AOS VÍDEOS ABAIXO, FAÇA A LEITURA DO TEXTO COM ATENÇÃO E DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO
Na natureza existem muitas plantas que
nascem e crescem sem a intervenção humana. Quando coletadas de matas, campos e
mangues, por exemplo, elas podem ser usadas para diversos fins.
As folhas da palmeira
babaçu, por exemplo, são coletadas e usadas para fabricar cestos e tapetes.
Quando são trançadas, elas servem para fazer telhados.
Em muitos casos, ao se fazer
a coleta, a planta é totalmente retirada de seu ambiente. Isso acontece com as
árvores na coleta de madeira.
As madeiras (árvores) são encontradas e coletadas para usos
gerais. São elas: cedro, pinho, cerejeira, carvalho, mogno, álamo, bordo, nogueira, etc.
As principais árvores ameaçadas de extinção pelo uso
indiscriminado do homem são: o pau-brasil, castanheira-do-brasil, mogno,
braúna, cedro-rosa, araucária, jequitibá-rosa
Usos
da palmeira (coco)
O bagaço é utilizado na fabricação de azeite,
sabão, velas e margarinas. A fibra que envolve a parte carnosa tem ampla
utilização no fabrico de capachos, passadeiras, sacos, broxas, escovas,
redes, esteiras, carvão, enchimento de estofados, vasos ornamentais (xaxim), etc. Casca e
fibra servem também em artesanato de joias, utensílios domésticos e
objetos decorativos.
Copra, a carne seca da semente, é usada para
preparar o óleo do coco. O resíduo do óleo é usado como ração para animais.
PALMEIRA OURICURI
Os índios usam a palmeira Ouricuri para fazer suas casas (paredes, telhados), artesanatos, usam na alimentação e da madeira fazem as canoas para pescar.
RESPONDA:
1- Plantas coletadas
são: .............................................................
2- Onde encontramos as plantas coletadas?
R:..................................................................
3- O que acontece quando o homem faz uso indiscriminado de
plantas coletadas?
R:...................................................................
4- Quais as principais madeiras mais usadas e coletadas
para usos gerais?
R:..................................................................
5- Quais árvores estão ameaçadas de extinção?
R:..................................................................
6- Cite alguns dos usos da palmeira do coco:
R:...................................................................
7- Qual é a palmeira mais utilizada pelos índios?
AS ORIGENS
DA CULTURA BRASILEIRA
Cultura é tudo aquilo que é aprendido e compartilhado
pelas pessoas em uma sociedade. São os costumes, as tradições e os
conhecimentos de um povo.
Diversos povos contribuíram para a formação da cultura
brasileira como os Indígenas, africanos e europeus (especialmente os
portugueses).
INDÍGENAS
E PORTUGUESES
Os portugueses ocuparam as
terras dos indígenas. Como não conheciam os territórios, para sobreviver,
adotaram vários costumes dos diferentes povos nativos, como os caminhos usados,
os alimentos encontrados nas matas.
Os povos indígenas, também
aprenderam vários costumes com os portugueses, ainda que tenham resistido e
lutado contra a dominação europeia. Com os portugueses, os índios brasileiros
passaram a conhecer espelhos, sapatos, armas de fogo e cachorros.
E os índios ensinaram ao
homem branco: tomar banho todos os dias, comer mandioca, milho, cupuaçu,
castanhas, maracujá e a usar ervas medicinais para diversas doenças.
A cultura indígena foi muito importante para a sobrevivência dos portugueses na América, pois como os portugueses não tinham acesso aos alimentos europeus, recorriam aos conhecimentos dos povos indígenas para obter gêneros alimentícios e farmacológicos, no caso de doenças.
RESPONDA:
1- A cultura brasileira foi
formada pelos povos .......................................................
2-Preencha o quadro com os
elementos da cultura de portugueses e indígenas.
ELEMENTOS
DA CULTURA
PORTUGUESA |
INDÍGENA |
|
|
|
|
3-Observe a imagem e
responda qual instrumento musical eles estão tocando:
Afoxé filhos de Gandhy
R:...................................................................
AULA Nº 101 DIA: 24/09/2020
DIA ___ DE SETEMBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
PORTUGUÊS
- Leia o texto com atenção e
responda as questões no caderno.
- Não se esqueça de mandar
fotos da atividade para a professora.
- Qualquer dúvida entre em contato com a professora através do WhatsApp.
MEMÓRIAS
DE UM CABO DE VASSOURA
Já fui cabo de
vassoura. Sou cavalo-de-pau. Estive quase a ser lenha. Ou lixo, que ainda é
mais triste. Sem falar no meu passado mais antigo, de quando fui árvore.
Vida
incerta é a de madeira, explorada e escravizada pelo bicho homem. Onde
estivermos nós, subindo em árvore, com tronco, folha e ramos vários, lá chega o
homem.
E
quando o homem chega, planta ou árvore carregada de frutos ou flores. Em geral
é poupada, embora roubada nas flores e frutos... Mas, nos outros casos, machado
e fogo nos perseguem... E nada podemos fazer.
O
bicho homem, que se intitula, vaidoso, de “homo sapiens”, palavras de uma
língua esquecida, cuja tradução é “cara sabido”, é orgulhoso, convencido e,
muitas vezes, cruel.
Mas
tem realmente, uma força contra a qual nada podemos. Até hoje não entendi esse
estranho poder desse bicho terrível.
Orígenes Lessa
COMPREENSÃO
DE TEXTO
1 – Qual é a opinião do cabo
de vassoura a respeito do homem?
R:
_____________________________________________________________
2 – Quem conta a história é:
( ) narrador-personagem (conta a história e
faz parte dela).
( ) narrador-observador (conta a história e
não participa dela).
3 – Este texto é narrado
segundo a opinião do:
( ) homem
( ) do cavalo-de-pau
4 – Qual é a opinião do
autor sobre a vida de madeira?
R:
_____________________________________________________________
5 – O que o narrador-personagem já foi? E o que ele é
agora?
R:
_____________________________________________________________
6 – Qual é a opinião do narrador sobre o homem? Você
concorda? Justifique.
R:
_____________________________________________________________
MATEMÁTICA
- Não precisa copiar o gráfico em seu caderno, copie as perguntas e responda!
AULA DE ARTES
AULA Nº 102 DIA: 25/09/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE SETEMBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
1 –
Se 1 pato tem 2 patas, quantas patas tem 35 patos?
2 –
Eu comprei 6 blusas de R\$12,00 e 4 calças de R\$ 59,00. Quanto eu gastei no
total?
3 –
Ana comprou 500 balas e deu 156 para a sua amiga. Com quantas balas Ana ficou?
4 –
Daniel tem 1259 figurinhas em sua coleção, ele ganhou de presente mais 1802.
Com quantas figurinhas ele ficou?
5 –
João recebeu R$ 35,00 de mesada, seu irmão mais velho recebeu o dobro. Quantos
reais o irmão de João recebeu?
6 –
Resolva as operações abaixo:
b)
2347 + 1734 =
c)
2679 – 349 =
d)
3499 – 1700 =
e)
4 x 1026 =
f)
5 x 3009 =
Lembrem-se: a tabuada deve ser estudada
diariamente!
Bom estudo e um maravilhoso final de
semana!
Cuide-se!!! 😘
Aula 17 – dia 25/09/2020
ROLETA DE MOVIMENTOS
NA AULA DE HOJE VOCÊ VAI APRENDER A FAZER UMA ROLETA DE ATIVIDADES FÍSICAS.
LINK DO VÍDEO – ROLETA DE
MOVIMENTOS
O IMPORTANTE É NÃO
FICAR PARADO!
LEMBRE-SE DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO.
BOA AULA E ATÉ BREVE!
PROFESSORES AMANDA,
MARCIA E RAFAEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário