quarta-feira, 8 de julho de 2020

3° ANO - LIÇÕES DE 21/09 A 25/09

 AULA Nº 98                        DIA: 21/09/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE SETEMBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:



- PESSOAL PARA ESTA ATIVIDADE VOCÊS IRÃO UTILIZAR O LIVRO ‘BURITI MAIS PORTUGUÊS”.

- LEIAM O TEXTO COM ATENÇÃO: “O POLVO” E RESPONDAM NO PRÓPRIO LIVRO A COMPREENSÃO DO TEXTO.

- RESPONDAM A CANETA.

- NÃO  ESQUEÇAM  DE MANDAR FOTOS DAS ATIVIDADES.

- QUALQUER DÚVIDA PROCURE A PROFESSORA ATRAVÉS DO WHATSAPP.

- BOA ATIVIDADE!

FIQUE SABENDO:

O relato de memórias registra acontecimentos (ou lembranças) passados da vida pessoal de quem o escreve.

A descrição é um recurso muito utilizado nesses textos, pois enriquece a narrativa e ajuda o leitor a compreender os hábitos das pessoas que viviam na época que está sendo lembrada.

Descrever é mostrar como são os objetos, os lugares, os seres e sua maneira de ser e de viver.

 

Você vai ler um relato de memórias. Tem ideia do que o autor vai falar: das lembranças da infância dele ou da vida adulta?

O POLVO

PÁGINAS: 36, 37, 38, 39.



OS MARES, LAGOS E OCEANOS

            Os mares e oceanos são reservatórios naturais de água salgada. Enquanto os oceanos ocupam áreas enormes da superfície terrestre, os mares ocupam porções menores, geralmente ligadas aos oceanos.


Comparados aos oceanos os lagos também ocupam áreas menores e podem ser salgados ou não. Eles se formam no interior dos continentes pelo acúmulo de água em áreas rebaixadas do relevo. Há alguns casos de grandes lagos de águas salgadas que também são chamados mares, como o mar Cáspio e o mar Aral.

Muitos rios deságuam em mares, lagos ou oceanos carregando materiais provenientes da erosão do relevo. Com esses materiais pode haver sais retirados de rochas e do solo. O contínuo depósito de sal ao longo de muito tempo torna salgada a água desses reservatórios.

Circule, no quadro abaixo, o tipo de reservatório natural de água que pode ser salgado ou não.

 

mar

 

oceano

 

lago

 




 AULA Nº 99                        DIA: 22/09/2020

 NO CADERNO ESCREVA:

 EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE SETEMBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:



- PRODUÇÃO TEXTUAL

 RELATO DE MEMÓRIA

- FAÇA UM RELATO CONTANDO UM MOMENTO FAMILIAR MARCANTE, COMO UM ALMOÇO DE DOMINGO, UMA FESTA, UM PASSEIO NA CASA DA VOVÓ E ETC.

- NÃO SE ESQUEÇA DOS PARÁGRAFOS, PONTUAÇÃO E COERÊNCIA.

- UTILIZE CANETA AZUL.

- QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO COM SUA PROFESSORA

- MANDE FOTO DO SEU TEXTO PARA VALIDAR A SUA PRESENÇA

SUGESTÃO:

DESCREVA COM QUEM VOCÊ ESTAVA NAQUELE MOMENTO, QUAIS LEMBRANÇAS BOAS OU NEGATIVAS VOCÊ TEM DAQUELE ENCONTRO, O QUE MARCOU SUA VIDA E NUNCA SERÁ ESQUECIDO, POR QUE ESSAS PESSOAS SÃO IMPORTANTES PARA VOCÊ, UM CHURRASCO QUE REUNIU TODA A FAMÍLIA, OS DOCES DA VOVÓ, BRINCADEIRAS COM OS PRIMOS E ETC.

ENCONTRO FAMILIAR

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________









 AULA Nº 100                        DIA: 23/09/2020

 NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE SETEMBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:





ASSISTA AOS VÍDEOS ABAIXO, FAÇA A LEITURA  DO TEXTO COM ATENÇÃO E DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO



     Na natureza existem muitas plantas que nascem e crescem sem a intervenção humana. Quando coletadas de matas, campos e mangues, por exemplo, elas podem ser usadas para diversos fins.

    As folhas da palmeira babaçu, por exemplo, são coletadas e usadas para fabricar cestos e tapetes. Quando são trançadas, elas servem para fazer telhados.

   Em muitos casos, ao se fazer a coleta, a planta é totalmente retirada de seu ambiente. Isso acontece com as árvores na coleta de madeira.

   As madeiras (árvores) são encontradas e coletadas para usos gerais. São elas: cedro, pinho, cerejeira, carvalho, mogno, álamo, bordo, nogueira, etc.

 As principais árvores ameaçadas de extinção pelo uso indiscriminado do homem são: o pau-brasil, castanheira-do-brasil, mogno, braúna, cedro-rosa, araucária, jequitibá-rosa


Usos da palmeira (coco)

 O bagaço é utilizado na fabricação de azeite, sabão, velas e margarinas. A fibra que envolve a parte carnosa tem ampla utilização no fabrico de capachos, passadeiras, sacos, broxas, escovas, redes, esteiras, carvão, enchimento de estofados, vasos ornamentais (xaxim), etc. Casca e fibra servem também em artesanato de joias, utensílios domésticos e objetos decorativos.

Copra, a carne seca da semente, é usada para preparar o óleo do coco. O resíduo do óleo é usado como ração para animais.


PALMEIRA OURICURI

Os índios usam a palmeira Ouricuri para fazer suas casas (paredes, telhados), artesanatos, usam na alimentação e da madeira fazem as canoas para pescar.


RESPONDA:

1- Plantas coletadas são: .............................................................

 

2- Onde encontramos as plantas coletadas?

R:..................................................................

 

3- O que acontece quando o homem faz uso indiscriminado de plantas coletadas?

R:...................................................................

 

4- Quais as principais madeiras mais usadas e coletadas para usos gerais?

R:..................................................................

 

5- Quais  árvores  estão ameaçadas de extinção?

R:..................................................................

 

6- Cite alguns dos usos da palmeira do coco:

R:...................................................................

 

7- Qual é a palmeira mais utilizada pelos índios?

R:....................................................................



APÓS A LEITURA DO TEXTO RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO

AS ORIGENS DA CULTURA BRASILEIRA

Cultura é tudo aquilo que é aprendido e compartilhado pelas pessoas em uma sociedade. São os costumes, as tradições e os conhecimentos de um povo.

Diversos povos contribuíram para a formação da cultura brasileira como os Indígenas, africanos e europeus (especialmente os portugueses).

INDÍGENAS E PORTUGUESES

Os portugueses ocuparam as terras dos indígenas. Como não conheciam os territórios, para sobreviver, adotaram vários costumes dos diferentes povos nativos, como os caminhos usados, os alimentos encontrados nas matas.

Os povos indígenas, também aprenderam vários costumes com os portugueses, ainda que tenham resistido e lutado contra a dominação europeia. Com os portugueses, os índios brasileiros passaram a conhecer espelhos, sapatos, armas de fogo e cachorros.

E os índios ensinaram ao homem branco: tomar banho todos os dias, comer mandioca, milho, cupuaçu, castanhas, maracujá e a usar ervas medicinais para diversas doenças.

A cultura indígena foi muito importante para a sobrevivência dos portugueses na América, pois como os portugueses não tinham acesso aos alimentos europeus, recorriam aos conhecimentos dos povos indígenas para obter gêneros alimentícios e farmacológicos, no caso de doenças.


RESPONDA: 

1- A cultura brasileira foi formada pelos povos .......................................................

2-Preencha o quadro com os elementos da cultura de portugueses e indígenas.

ELEMENTOS DA CULTURA

PORTUGUESA

INDÍGENA

 

 

 

 

 

 

 

3-Observe a imagem e responda qual instrumento musical eles estão tocando:

                                                            Afoxé filhos de Gandhy


R:...................................................................


NÃO ESQUEÇA....



 AULA Nº 101                        DIA: 24/09/2020

 NO CADERNO ESCREVA:

 EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE SETEMBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:


PORTUGUÊS

- Leia o texto com atenção e responda as questões no caderno.

- Não se esqueça de mandar fotos da atividade para a professora.

- Qualquer dúvida entre em contato com a professora através do WhatsApp.


MEMÓRIAS DE UM CABO DE VASSOURA

            Já fui cabo de vassoura. Sou cavalo-de-pau. Estive quase a ser lenha. Ou lixo, que ainda é mais triste. Sem falar no meu passado mais antigo, de quando fui árvore.

Vida incerta é a de madeira, explorada e escravizada pelo bicho homem. Onde estivermos nós, subindo em árvore, com tronco, folha e ramos vários, lá chega o homem.

E quando o homem chega, planta ou árvore carregada de frutos ou flores. Em geral é poupada, embora roubada nas flores e frutos... Mas, nos outros casos, machado e fogo nos perseguem... E nada podemos fazer.

O bicho homem, que se intitula, vaidoso, de “homo sapiens”, palavras de uma língua esquecida, cuja tradução é “cara sabido”, é orgulhoso, convencido e, muitas vezes, cruel.

Mas tem realmente, uma força contra a qual nada podemos. Até hoje não entendi esse estranho poder desse bicho terrível.

Orígenes Lessa

COMPREENSÃO DE TEXTO

 

1 – Qual é a opinião do cabo de vassoura a respeito do homem?

R: _____________________________________________________________

 

2 – Quem conta a história é:

(   ) narrador-personagem (conta a história e faz parte dela).

(   ) narrador-observador (conta a história e não participa dela).

 

3 – Este texto é narrado segundo a opinião do:

(   ) homem

(   ) do cavalo-de-pau

 

4 – Qual é a opinião do autor sobre a vida de madeira?

R: _____________________________________________________________

 

5 – O que o narrador-personagem já foi? E o que ele é agora?

R: _____________________________________________________________

 

6 – Qual é a opinião do narrador sobre o homem? Você concorda? Justifique.

R: _____________________________________________________________


MATEMÁTICA 

- Não precisa copiar o gráfico em seu caderno, copie as perguntas e responda!





AULA DE ARTES



OUÇA O ÁUDIO ABAIXO:

 



 AULA Nº 102                        DIA: 25/09/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE SETEMBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:


Antes de realizar as atividades, assista à aula da Prof. Jéssica
nos links abaixo:




1 – Se 1 pato tem 2 patas, quantas patas tem 35 patos?

 

2 – Eu comprei 6 blusas de R\$12,00  e 4 calças de  R\$ 59,00. Quanto eu gastei no total?

 

3 – Ana comprou 500 balas e deu 156 para a sua amiga. Com quantas balas Ana ficou?

 

4 – Daniel tem 1259 figurinhas em sua coleção, ele ganhou de presente mais 1802. Com quantas figurinhas ele ficou?

 

5 – João recebeu R$ 35,00 de mesada, seu irmão mais velho recebeu o dobro. Quantos reais o irmão de João recebeu?

 

6 – Resolva as operações abaixo:

a) 1346 + 43 =

b) 2347 + 1734 =

c) 2679 – 349 =

d) 3499 – 1700 =

e) 4 x 1026 =

f) 5 x 3009 =




Lembrem-se: a tabuada deve ser estudada diariamente!

 

Bom estudo e um maravilhoso final de semana!
Cuide-se!!! 
😘


 

Aula 17 – dia 25/09/2020

ROLETA DE MOVIMENTOS

NA AULA DE HOJE VOCÊ VAI APRENDER A FAZER UMA ROLETA DE ATIVIDADES FÍSICAS.


SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA SUA ROLETA:


LINK DO VÍDEO – ROLETA DE MOVIMENTOS


 FAÇA A SUA ROLETA E DIVIRTA-SE.

O IMPORTANTE É NÃO FICAR PARADO!

LEMBRE-SE DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO.

BOA AULA E ATÉ BREVE!

PROFESSORES AMANDA, MARCIA E RAFAEL





Nenhum comentário: