quarta-feira, 8 de julho de 2020

2° ANO B - LIÇÕES DE 21/09 A 25/09

 21/09

TUBO BEM COM VOCÊS?


OLÁ, PESSOAL!

PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE:

1. FAÇA O CABEÇALHO EM SEU CADERNO.

2. LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E RESPONDA A ATIVIDADE EM SEU CADERNO.

3. SE PRECISAR PEÇA AJUDA DA SUA PROFESSORA.

*NÃO SE ESQUEÇA DE PREENCHER A CHAMADA

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DATA:

NOME:


INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

CHAPEUZINHO VERMELHO



ERA UMA VEZ UMA MENINA MUITO GRACIOSA CHAMADA CHAPEUZINHO VERMELHO. A MENINA ERA CHAMADA ASSIM, PORQUE SUA MÃE LHE PRESENTEOU COM UM CAPUZ VERMELHO.

UM DIA SUA MÃE PEDIU QUE CHAPEUZINHO VERMELHO FOSSE ATÉ O OUTRO LADO DA FLORESTA NA CASA DA SUA AVÓ LEVAR GULOSEIMAS, PORQUE ELA ESTAVA DOENTE.

A MÃE DA MENINA ORIENTOU QUE FOSSE PELO CAMINHO MAIS LONGO, POIS PELO CAMINHO DA FLORESTA HAVIA UM LOBO MUITO MAU.

A MENINA DESOBEDECEU, POIS QUERIA COLHER ALGUMAS FLORES E FOI PELO CAMINHO DA FLORESTA E DEU DE CARA COM O LOBO QUE DISSE:

— AONDE VAI CHAPEUZINHO VERMELHO?

— ESTOU INDO PARA CASA DA VOVÓ LEVAR ALGUMAS GULOSEIMAS. DISSE CHAPEUZINHO.

O LOBO MAU ENTÃO, CORREU ATÉ LÁ, COMEU A VOVOZINHA E DEITOU EM SUA CAMA PARA FINGIR QUE ERA A VOVÓ.

CHAPEUZINHO CHEGOU, ENTROU, ACHOU A VOVÓ DIFERENTE E SE ASSUSTOU, AO PERCEBER QUE NÃO ERA A VOVÓ, COMEÇOU A GRITAR PEDINDO SOCORRO.

BEM PERTO DALI PASSAVA UM CAÇADOR QUE AO OUVIR OS GRITOS DA MENINA ENTROU, MATOU O LOBO MAU, ABRIU SUA BARRIGA E SALVOU A VOVOZINHA.

AS DUAS AGRADECERAM MUITO AO CAÇADOR E SE TORNARAM GRANDES AMIGAS DELE.

 

AGORA, CLIQUE NO LINK ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES SOBRE A HISTÓRIA.

 


CHAPEUZINHO VERMELHO



ONDE VIVEM OS ANIMAIS?
 

OBS. CASO VOCÊ ESTEJA COM O SEU LIVRO DE CIÊNCIAS, ABRA NA PÁGINA 62 E FAÇA ESTA LIÇÃO NO PRÓPRIO LIVRO.

NÃO SE ESQUEÇA DE TIRAR UMA FOTO DA LIÇÃO FEITA E ENVIAR PARA A SUA PROFESSORA.

 

LEIA O TEXTO A SEGUIR:

    OS PINGUINS HABITAM O POLO SUL. ELES TÊM ASAS, MAS NÃO VOAM. ELES SE LOCOMOVEM ANDANDO E NADANDO.

    O CORPO DESSES ANIMAIS APRESENTA UMA GROSSA CAMADA DE GORDURA E É RECOBERTO DE PENAS. ESSAS DUAS CARACTERÍSTICAS PROTEGEM OS PINGUINS DAS BAIXAS TEMPERATURAS DA ÁREA GELADA ONDE VIVEM.

  PINGUINS NA ANTÁRTICA EM 2013.

 A)  ENCONTRE NO TEXTO O TRECHO QUE DESCREVE COMO OS PINGUINS SE LOCOMOVEM. EM SEGUIDA, CONVERSE COM SEUS FAMILIARES SOBRE COMO VOCÊS SE LOCOMOVEM. É DA MESMA FORMA QUE ESSES ANIMAIS?

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

B)   NA FOTO ACIMA, IDENTIFIQUE E ESCREVA O NOME DOS DOIS COMPONENTES DO AMBIENTE INDICADO POR SETAS.

_____________________________________________________

_____________________________________________________

C)   PARA IR À ANTÁRTICA, VOCÊ PODERIA USAR A ROUPA QUE ESTÁ VESTINDO HOJE? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

_____________________________________________________

_____________________________________________________

D)   O QUE POSSIBILITA OS PINGUINS VIVER NO FRIO?

_____________________________________________________

__________________________________________________________________





 22/09

COMO VOCÊS ESTÃO?


MEXE-MEXE E ESCRITA DE FRASE

 

1- DESEMBARALHE AS LETRAS E ESCREVA OS NOMES DOS PERSONAGENS DO CONTO QUE ESTAMOS ESTUDANDO.



OBLO - ___ ___ ___ ___

OVÓV - ___ ___ ___ ___

DROAÇAC - ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___

ZAEUPHCIONH - ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___

2- QUAL DESSES PERSONAGENS VOCÊ MAIS GOSTA? POR QUÊ?

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________




SITUAÇÕES PROBLEMAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

LEIA COM ATENÇÃO ESSAS SITUAÇÕES PROBLEMAS PARA QUE CONSIGA SOLUCIONAR CORRETAMENTE:

A)  EDUARDO TEM 135 SELOS E MARCUS TEM 109 SELOS. QUANTOS SELOS EDUARDO E MARCUS TÊM NO TOTAL?

B)   SOPHIA GANHOU UM LIVRO DE HISTÓRIAS COM 65 FOLHAS ESCRITAS E 27 COM ILUSTRAÇÕES. QUANTAS FOLHAS TEM O LIVRO?

C)   NUM SAQUINHO HAVIA 39 BALAS. DEI 9 PARA MEU IRMÃO. QUANTAS BALAS SOBRARAM NO SAQUINHO?

D)   PAPAI TEM 36 ANOS. EU TENHO 11 ANOS. QUANTOS ANOS PAPAI É MAIS VELHO DO QUE EU?

 



  





 23/09

OLÁ, PESSOAL!



ESCRITA DE LEGENDA

 

OBSERVE OS PERSONAGENS E ESCREVA INFORMAÇÕES SOBRE ELES SEGUINDO O EXEMPLO.

NÃO ESQUEÇA DE NOMEAR OS PERSONAGENS.

VOVÓ

ELA USA ÓCULOS E MORA DO OUTRO LADO DA FLORESTA. GOSTA DE RECEBER VISITAS E COMER DOCES.  A VOVÓ MORA SOZINHA, MAS SUA FILHA E A NETA CUIDAM DELA.

 


______________

___________________________________________________

___________________________________________________

___________________________________________________

 


___________________

 

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________




SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL: COMPOSIÇÃO DOS NUMERAIS

APRENDEMOS EM AULAS ANTERIORES QUE OS NÚMEROS PODEM SER REPRESENTADOS POR VÁRIAS FORMAS. 

 A PROFESSORA IRÁ REPRESENTÁ- LOS DE MANEIRA DIFERENTE E VOCÊS OS REPRESENTARÃO COM ALGARISMOS:

EXEMPLO:

1 CENTENA 2 DEZENAS 5 UNIDADES= 125

OU

 = 243

OU

100 + 50 + 2 = 152

OU

2 DEZENAS = 20


AGORA É A SUA VEZ. REPRESENTE COM ALGARISMOS OS NÚMEROS REPRESENTADOS:

2 CENTENAS 4 DEZENAS 8 UNIDADES=

 ___________________________________________________


100+ 100+5=

 _____________________________________________________


8 DEZENAS =

 __________________________________________________


=

_____________________________________________




 24/09

OLÁ, PESSOAL!
TUDO BEM COM VOCÊS?


FORMULAR HIPÓTESES / ACRÓSTICO

 

*ATIVIDADE PARA PORTFÓLIO*

 

VOCÊ PRECISARÁ DE MUITA CRIATIVIDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE DE HOJE. 

1- RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO DA MELHOR MANEIRA QUE CONSEGUIR.


 A) SE VOCÊ FOSSE O LOBO MAU, O QUE FARIA PARA COMER OS DOCES?

____________________________________________________

____________________________________________________


B) O QUE VOCÊ FARIA SE FOSSE A CHAPEUZINHO VERMELHO E ENCONTRASSE O LOBO?

____________________________________________________

____________________________________________________

 

2- AGORA FORME PALAVRAS COM AS LETRAS INICIAIS ABAIXO.

C ..................................................

H .................................................

A .................................................

P .................................................

E .................................................

U ................................................

Z ................................................

I .................................................

N ................................................

H ................................................

O ................................................

 


SITUAÇÕES PROBLEMAS

OBS. ABRA O SEU LIVRO EMAI & LER E ESCREVER VOLUME 1  NA PÁGINA 61 E FAÇA ESTA LIÇÃO NO PRÓPRIO LIVRO.

NÃO SE ESQUEÇA DE TIRAR UMA FOTO DA LIÇÃO FEITA E ENVIAR PARA A SUA PROFESSORA.




AULA DE ARTES



OUÇA O ÁUDIO ABAIXO:

 


 25/09

TUDO BEM COM VOCÊS?

OLÁ, PESSOAL!

PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE:

1. FAÇA O CABEÇALHO EM SEU CADERNO.

2. LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E RESPONDA A ATIVIDADE EM SEU CADERNO.

3. SE PRECISAR PEÇA AJUDA DA SUA PROFESSORA.

*NÃO SE ESQUEÇA DE PREENCHER A CHAMADA

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DATA:

NOME:


OLÁ, ASSISTAM AO VÍDEO COM A EXPLICAÇÃO DA NOSSA AULA DE HOJE.




AS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

OBS. CASO VOCÊ ESTEJA COM O SEU LIVRO DE HISTÓRIA, ABRA NA PÁGINA 58 E FAÇA ESTA LIÇÃO NO PRÓPRIO LIVRO.

NÃO SE ESQUEÇA DE TIRAR UMA FOTO DA LIÇÃO FEITA E ENVIAR PARA A SUA PROFESSORA.

 

VOCÊ SABE QUAL É A ORIGEM DE SUA FAMÍLIA?

MUITAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS SÃO FORMADAS POR PESSOAS DE DIFERENTES ORIGENS. NO TEXTO A SEGUIR, O MÉDICO DRÁUZIO VARELLA CONTA A ORIGEM DA FAMÍLIA DA MÃE DELE.

DRAUZIO VARELLA. NAS RUAS DO BRÁS. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRINHAS, 2004. P.11-12 (COLEÇÃO MEMÓRIA E HISTÓRIA)

A) SEGUNDO O TEXTO, ONDE NASCERAM OS AVÓS MATERNOS DE DRAUZIO VARELLA?

_____________________________________________

B)   ONDE O AVÔ E A AVÓ DELE SE CONHECERAM?

_____________________________________________

C)   ASSIM COMO DRAUZIO VARELLA, VOCÊ CONHECE ALGUMA HISTÓRIA DO PASSADO DOS SEUS FAMILIARES? EM CASO AFIRMATIVO, GRAVE UM ÁUDIO CONTANDO-A.

_____________________________________________

D)   VOCÊ CONSIDERA ESSAS HISTÓRIAS IMPORTANTES? POR QUÊ?

_____________________________________________

 


OLÁ, ASSISTAM AO VÍDEO COM A EXPLICAÇÃO DA NOSSA AULA DE HOJE.



MUDANÇAS NOS LUGARES DE VIVÊNCIA E NO MODO DE VIVER – PARTE 2

OBS. CASO VOCÊ ESTEJA COM O SEU LIVRO DE GEOGRAFIA, ABRA NA PÁGINA 72 E FAÇA ESTA LIÇÃO NO PRÓPRIO LIVRO.

NÃO SE ESQUEÇA DE TIRAR UMA FOTO DA LIÇÃO FEITA E ENVIAR PARA A SUA PROFESSORA.

AO MESMO TEMPO EM QUE AS CARACTERÍSTICAS DE UM LUGAR VÃO SE TRANSFORMANDO, O MODO DE VIDA DE QUEM VIVE NELE TAMBÉM VAI MUDANDO.

VEJA QUE NESTAS IMAGENS, REPRESENTANDO O MESMO LUGAR EM MOMENTOS DIFERENTES, OCORRERAM TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO FÍSICO E NA FORMA COMO AS PESSOAS USAM O LUGAR.

PERCEBA NAS IMAGENS QUE NÃO HÁ UMA TRANSFORMAÇÃO COMPLETA NO MODO DE VIDA DAS PESSOAS. AINDA HÁ QUEM CIRCULE DE BICICLETA E PESSOAS QUE SE ENCONTRAM NA CALÇADA.

A)  COMPARE NOVAMENTE AS IMAGENS ACIMA E DESCREVA AS TRANSFORMAÇÕES QUE VOCÊ IDENTIFICA NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO LUGAR E NO MODO DE VIDA DAS PESSOAS.

___________________________________________________

___________________________________________________

___________________________________________________


Aula 17 – dia 25/09/2020

ROLETA DE MOVIMENTOS

NA AULA DE HOJE VOCÊ VAI APRENDER A FAZER UMA ROLETA DE ATIVIDADES FÍSICAS.


SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA SUA ROLETA:


LINK DO VÍDEO – ROLETA DE MOVIMENTOS


 FAÇA A SUA ROLETA E DIVIRTA-SE.

O IMPORTANTE É NÃO FICAR PARADO!

LEMBRE-SE DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO.

BOA AULA E ATÉ BREVE!

PROFESSORES AMANDA, MARCIA E RAFAEL





Nenhum comentário: