quarta-feira, 8 de julho de 2020

4° ANO - LIÇÕES DE 21/09 A 25/09


21/09

 

Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

 

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!

Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!

     

1. Observe o numeral 81.457 e responda:

 a) Qual o número de ordens? ____________

b) Qual o número de algarismos? ____________

c) Quantas classes? ____________

d) Seu antecessor? ____________

e) Seu sucessor? ____________

f) Qual é o VR do algarismo  UM? ____________

g) Tem quantas centenas? ____________

h) Tem quantas dezenas? ____________

 

2- Leia os numerais abaixo e represente-os com algarismos:

a) Doze mil e trezentos - ____________

b) Trinta e um mil, trezentos e dois - ____________

c) Quarenta mil, seiscentos e cinco - ____________

d) Dois mil e oitocentos - ____________

e) Noventa e nove mil, quinhentos e vinte e seis - ____________ 

f) Quatro mil, cento e trinta e um - ____________

 

3. Escreva por extenso os numerais abaixo:

a) 40.001 - ___________________________________

b) 92.745 - ___________________________________

c) 44.378 - ___________________________________ 

d) 50.000 - ___________________________________

e) 71.906 - ___________________________________


 ARME  E RESOLVA AS CONTAS NO SEU CADERNO COM MUITA ATENÇÃO.

a) 39642 + 18579 =

b) 6999 + 34548 =

c) 58010 – 15306 =

d) 73005 – 45156 =

e) 4127 x 5 =

g) 1342 x 23 =

h) 2458 x 12 =

i) 5795 ÷ 5 =

j) 35917 ÷ 7 =



1.Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.


SAÚDE PESSOAL E COLETIVA

         


Conheça alguns hábitos de João, Fernando e Ana.

João troca qualquer brincadeira por um programa de televisão. Nos momentos de relaxamento, está sempre comendo guloseimas. Ana frequenta as feiras livres da cidade com seu pai à procura das frutas da estação. No lugar do refrigerante toma muita água e suco de frutas. Fernando adora música e sempre está com seu fone de ouvido no volume mais alto. É difícil conversar com ele, pois não consegue ouvir as pessoas.

Questionário

1 - O que você mudaria nos hábitos de Ana, João e Fernando?

__________________________________________________________________________________________

 

2 - O que são hábitos saudáveis?

__________________________________________________________________________________________

 

3 - O que você faz para ter hábitos saudáveis?

__________________________________________________________________________________________

 

4 - Crie um personagem que represente uma criança com hábitos saudáveis. Dê um nome a ela, descreva sua personalidade e suas características físicas e explique por que ela é saudável.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





22/09


Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

 

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!

Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!

 

O FIM DE PALMARES

 

      Para os donos dos engenhos de Pernambuco, o crescimento do Quilombo de Palmares representava um grande perigo. Por isso, Palmares passou a ser atacado a mando desses proprietários de escravizados e do governo de Pernambuco.

      O principal líder do quilombo, Ganga Zumba, morreu envenenado em 1680, e seu sobrinho Zumbi passou a liderar Palmares.

      Em 1695, o bandeirante Domingos Jorge Velho, com milhares de homens e alguns canhões, derrotou os quilombolas. Zumbi foi capturado e executado em 20 de novembro desse ano. A data de sua morte é hoje um marco simbólico da luta contra o racismo. É o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. 

 



 Sobre o texto acima, copie as questões e responda em seu caderno.

 

1. Em sua opinião, celebrar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é uma forma de lutar contra o racismo? Por quê?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2. Em qual dia é celebrado o dia da Consciência Negra? O que aconteceu nessa data?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. Faça um desenho no caderno de Zumbi (se puder pesquise na internet sobre ele para ajudar na sua atividade). Escreva uma frase sobre a importância da Consciência Negra para a população brasileira.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 



ÊXODO RURAL

A migração intensa do campo para a cidade durante determinado período é chamada de êxodo rural. No Brasil, esse tipo de migração foi intenso durante a segunda metade do século 20 e, atualmente, vem diminuindo. Ele ocorre por vários fatores: o desenvolvimento das cidades, que atrai os moradores do campo em busca de oportunidades de trabalho nas indústrias, no comércio e em empresas de prestação de serviços; a falta de terras ou de condições de trabalho no campo e longos períodos de seca em algumas regiões.

·       Observe a reprodução da obra de arte a seguir. Ela mostra retirantes, termo utilizado para definir os migrantes que saem das áreas rurais castigadas pela seca em direção às cidades.



Copie e responda as questões em seu caderno.

a. Que elementos da imagem sugerem uma mudança de local de residência?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b. Que características indicam que a paisagem representada é de uma área rural?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

c. Na sua família há pessoas que migraram de outras regiões do Brasil para São Paulo? Que motivos as fizeram deixar sua terra e vir para cá? 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 



23/09


 

Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

 

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!

Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!

SEPARAÇÃO DE SÍLABAS





Copie essa tabela no seu caderno e pinte a separação de sílabas correta.

Inseto

i-nse-to

in-se-to

in-set-o

Paisagem

pai-sa-gem

pa-isa-ge-m

pai-sag-em

Mosquito 

mosq-ui-to

mo-squi-to

mos-qui-to

Pensar

pe-nsar

pens-ar

pen-sar

Amarrar

a-mar-rar

a-ma-rrar

a-marr-ar

Rapaz 

ra-pa-z

ra-paz

ra-p-az

Assustar

a-ssus-tar

ass-us-tar

as-sus-tar

Bolacha 

bo-lac-ha

bo-la-cha

bol-ac-ha

Refrigerante 

re-fri-ger-na-te

ref-ri-ge-ra-nte

re-fri-ge-ran-te

Macarrão 

ma-car-rão

ma-ca-rrão

Ma-carr-ão



                                     Matemática

                     

1. A loja de calçados Pé Grande vende sapatos masculinos, femininos e infantis. O gerente levantou alguns dados sobre as vendas nos quatro primeiros meses do ano de 2015 e fez dois gráficos.



a) Em que mês a venda foi maior? __________________

b) As vendas na loja aumentaram ou diminuíram? __________________

c) Quantos pares de sapatos foram vendidos na loja Pé Grande nesses quatro meses? __________________

d) Observe o gráfico de pizza e descubra qual é o tipo de sapato mais vendido? __________________

e) Podemos afirmar que os sapatos infantis foram os mais vendidos? Que gráfico permitiu sua resposta? __________________








 24/09


Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

 

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!


AMNÉSIA

     Três irmãs, de 90, 88 e 86 anos de idade viviam na mesma casa.

     Uma noite, a de 90 começa a encher a banheira para tomar banho, põe um pé dentro da banheira, faz uma pausa e grita:

      ─ Alguém sabe se eu estava entrando ou saindo da banheira?

      A irmã de 88 responde:

      ─ Não sei, já subo aí para ver!

      Começa a subir as escadas, faz uma pausa, e grita:

      ─ Eu estava subindo as escadas, ou descendo?

    A caçula, de 86, estava na cozinha tomando chá e escutando suas irmãs, balança a cabeça e pensa:

    ─ “Que coisa mais triste! Espero nunca ficar assim tão esquecida”.

      Previnida, bate três vezes na madeira da mesa, e logo responde:

      ─ Já vou ajudá-las, antes vou ver quem está batendo na porta.

 

Interpretação de texto

1-   As personagens dessa piada

(A) são as irmãs que estavam na banheira e na escada

(B) são as irmãs que estavam na escada e na cozinha.

(C)  são as irmãs que estavam na banheira, na escada e na cozinha.

 

2-  As personagens dessa piada eram  

(A) primas.

(B) irmãs.

(C) vizinhas.

 

3-  O parágrafo  que torna o texto divertido é

(A) ─ Alguém sabe se eu estava entrando ou saindo da banheira?

(B) ─ Já vou ajudá-las, antes vou ver quem está batendo na porta.

(C)  ─ Eu estava subindo as escadas, ou descendo?

 

4-  A frase  “─ Já vou ajudá-las, antes vou ver quem está batendo na porta.”, ficou engraçada porque

(A) quem fez o barulho das batidas, foi um palhaço.

(B) quem bateu na porta foi o carteiro.

(C) quem fez o barulho foi ela, quando bateu três vezes na mesa.

 

5-  A palavra amnésia, quer dizer  

(A) falta de apetite.

(B) falta de memória.

(C) falta de humor.

 

 


GEOMETRIA


 

 Leia o versinho abaixo:


Algumas figuras não planas são formadas pelas:

Arestas – são o resultado do encontro entre duas faces que formam uma linha.

Vértices – são os pontos de encontro das arestas.

Faces – são as superfícies planas que constituem o sólido geométrico.

Observe a figura abaixo:

       

Agora, observe o modelo que mostra quantas arestas, vértices e faces tem esse cubo.




Copie o quadro abaixo, no seu caderno e complete o quadro com o número de faces, vértices e arestas.



AULA DE ARTES


Com as mãozinhas limpas, você  também pode montar sua arte sobre um paninho e depois reutilizar os grãos.



 





25/09



 

Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

 

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!

Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!


O passeio que não deu certo

O dia amanheceu chuvoso.

Alice não acreditou quando olhou pela janela e viu gotas transparentes caindo no jardim. Parecia que a chuva brincava com as plantinhas.

Mas nem a brincadeira das gotinhas a fez se animar. Alice havia programado um piquenique com as amiguinhas.

E agora, o que fazer?

Mamãe viu Alice toda borocoxô e disse bem animada!

─ Já sei!

─ Sabe o quê, mamãe? – Perguntou Alice.

─ Nós iremos ao museu!

Alice só balançou a cabeça e pensou: - Aff! Mamãe não entendeu nada!

Isabel Cristina S. Soares

 

Estudando o texto

 

1-   Numere os fatos de acordo com os acontecimentos do texto.

(   ) Nem a brincadeira das gotinhas fez com que Alice se animasse.

(   ) Com um gesto de cabeça, Alice pensou que mamãe não compreendeu nada.

(   ) Alice e suas amigas haviam planejado um piquenique para aquele dia.

(   ) Alice nem acreditou quando viu a chuva pela janela.

(   ) Mamãe percebeu que Alice estava triste.

 

2- Encontre o sinônimo da palavra borocoxô.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3- Com a expressão: “- Aff! Mamãe não entendeu nada!”, o que Alice quis dizer:

(   ) Mamãe sabe que não gosto de sair com ela!

(   ) Hoje eu queria brincar livre com as crianças, lá fora.

(   ) Hoje eu queria fazer um piquenique com as minhas amigas.

(   ) Eu não gosto de museus.

 

4- A expressão “Aff” é muito usada nas redes sociais. Em que situação ela pode aparecer?

(   ) Quando alguém está irritado com alguma coisa porque alguém fez um comentário impróprio.

(   ) Em uma resposta de alguém que foi surpreendido de alguma forma.

(   ) Em uma resposta de alguém que ficou feliz com um comentário.

(   ) Quando alguém quer chamar a atenção de outra pessoa.

 

4- Se fosse você que tivesse planejado o piquenique, o que iria fazer, já que a chuva atrapalhou o programa?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Aula 17 – dia 25/09/2020

ROLETA DE MOVIMENTOS

NA AULA DE HOJE VOCÊ VAI APRENDER A FAZER UMA ROLETA DE ATIVIDADES FÍSICAS.


SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA SUA ROLETA:


LINK DO VÍDEO – ROLETA DE MOVIMENTOS


 FAÇA A SUA ROLETA E DIVIRTA-SE.

O IMPORTANTE É NÃO FICAR PARADO!

LEMBRE-SE DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO.

BOA AULA E ATÉ BREVE!

PROFESSORES AMANDA, MARCIA E RAFAEL





Nenhum comentário: