21/09
OLÁ, PESSOAL!
PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE:
1. FAÇA O CABEÇALHO EM SEU CADERNO.
2. LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E RESPONDA A ATIVIDADE
EM SEU CADERNO.
3. SE PRECISAR PEÇA AJUDA DA SUA PROFESSORA.
*NÃO SE ESQUEÇA DE PREENCHER A CHAMADA
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:
INTERPRETAÇÃO
DE TEXTO
CHAPEUZINHO
VERMELHO
ERA UMA VEZ UMA MENINA MUITO
GRACIOSA CHAMADA CHAPEUZINHO VERMELHO. A MENINA ERA CHAMADA ASSIM, PORQUE SUA
MÃE LHE PRESENTEOU COM UM CAPUZ VERMELHO.
UM DIA SUA MÃE PEDIU QUE CHAPEUZINHO
VERMELHO FOSSE ATÉ O OUTRO LADO DA FLORESTA NA CASA DA SUA AVÓ LEVAR
GULOSEIMAS, PORQUE ELA ESTAVA DOENTE.
A MÃE DA MENINA ORIENTOU QUE
FOSSE PELO CAMINHO MAIS LONGO, POIS PELO CAMINHO DA FLORESTA HAVIA UM LOBO
MUITO MAU.
A MENINA DESOBEDECEU, POIS QUERIA
COLHER ALGUMAS FLORES E FOI PELO CAMINHO DA FLORESTA E DEU DE CARA COM O LOBO
QUE DISSE:
— AONDE VAI CHAPEUZINHO VERMELHO?
— ESTOU INDO PARA CASA DA VOVÓ
LEVAR ALGUMAS GULOSEIMAS. DISSE CHAPEUZINHO.
O LOBO MAU ENTÃO, CORREU ATÉ LÁ, COMEU
A VOVOZINHA E DEITOU EM SUA CAMA PARA FINGIR QUE ERA A VOVÓ.
CHAPEUZINHO CHEGOU, ENTROU, ACHOU
A VOVÓ DIFERENTE E SE ASSUSTOU, AO PERCEBER QUE NÃO ERA A VOVÓ, COMEÇOU A
GRITAR PEDINDO SOCORRO.
BEM PERTO DALI PASSAVA UM CAÇADOR
QUE AO OUVIR OS GRITOS DA MENINA ENTROU, MATOU O LOBO MAU, ABRIU SUA BARRIGA E
SALVOU A VOVOZINHA.
AS DUAS AGRADECERAM MUITO AO
CAÇADOR E SE TORNARAM GRANDES AMIGAS DELE.
AGORA, CLIQUE NO LINK ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES SOBRE A
HISTÓRIA.
ONDE
VIVEM OS ANIMAIS?
NÃO SE ESQUEÇA DE TIRAR UMA FOTO DA LIÇÃO FEITA E ENVIAR PARA
A SUA PROFESSORA.
LEIA O TEXTO A SEGUIR:
OS PINGUINS HABITAM O POLO SUL. ELES TÊM ASAS, MAS NÃO VOAM.
ELES SE LOCOMOVEM ANDANDO E NADANDO.
O CORPO DESSES ANIMAIS APRESENTA UMA GROSSA CAMADA DE GORDURA
E É RECOBERTO DE PENAS. ESSAS DUAS CARACTERÍSTICAS PROTEGEM OS PINGUINS DAS
BAIXAS TEMPERATURAS DA ÁREA GELADA ONDE VIVEM.
A) ENCONTRE NO TEXTO O TRECHO QUE DESCREVE COMO OS PINGUINS SE LOCOMOVEM. EM SEGUIDA, CONVERSE COM SEUS FAMILIARES SOBRE COMO VOCÊS SE LOCOMOVEM. É DA MESMA FORMA QUE ESSES ANIMAIS?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
B) NA FOTO ACIMA, IDENTIFIQUE E ESCREVA O NOME DOS DOIS COMPONENTES DO AMBIENTE INDICADO POR SETAS.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
C) PARA IR À ANTÁRTICA, VOCÊ PODERIA USAR A ROUPA QUE ESTÁ VESTINDO HOJE? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
D) O QUE POSSIBILITA OS PINGUINS VIVER NO FRIO?
_____________________________________________________
__________________________________________________________________
22/09
MEXE-MEXE
E ESCRITA DE FRASE
1- DESEMBARALHE AS LETRAS E ESCREVA OS NOMES DOS PERSONAGENS
DO CONTO QUE ESTAMOS ESTUDANDO.
OBLO - ___ ___ ___ ___
OVÓV - ___ ___ ___ ___
DROAÇAC - ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___
ZAEUPHCIONH - ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___
2- QUAL DESSES PERSONAGENS VOCÊ MAIS GOSTA? POR QUÊ?
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
SITUAÇÕES PROBLEMAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
LEIA COM ATENÇÃO ESSAS SITUAÇÕES PROBLEMAS PARA QUE
CONSIGA SOLUCIONAR CORRETAMENTE:
A) EDUARDO TEM 135 SELOS E MARCUS TEM 109 SELOS. QUANTOS SELOS EDUARDO E MARCUS TÊM NO TOTAL?
B) SOPHIA GANHOU UM LIVRO DE HISTÓRIAS COM 65 FOLHAS ESCRITAS E 27 COM ILUSTRAÇÕES. QUANTAS FOLHAS TEM O LIVRO?
C) NUM SAQUINHO HAVIA 39 BALAS. DEI 9 PARA MEU IRMÃO. QUANTAS BALAS SOBRARAM NO SAQUINHO?D) PAPAI TEM 36 ANOS. EU TENHO 11 ANOS. QUANTOS ANOS PAPAI É MAIS VELHO DO QUE EU?
ESCRITA DE LEGENDA
OBSERVE OS PERSONAGENS E ESCREVA INFORMAÇÕES SOBRE
ELES SEGUINDO O EXEMPLO.
NÃO ESQUEÇA DE NOMEAR OS PERSONAGENS.
ELA USA ÓCULOS E MORA DO OUTRO LADO DA FLORESTA.
GOSTA DE RECEBER VISITAS E COMER DOCES. A VOVÓ MORA SOZINHA, MAS SUA
FILHA E A NETA CUIDAM DELA.
______________
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL: COMPOSIÇÃO DOS NUMERAIS
APRENDEMOS EM AULAS ANTERIORES QUE OS NÚMEROS PODEM SER REPRESENTADOS POR VÁRIAS FORMAS.
A
PROFESSORA IRÁ REPRESENTÁ- LOS DE MANEIRA DIFERENTE E VOCÊS OS REPRESENTARÃO COM
ALGARISMOS:
EXEMPLO:
1
CENTENA 2 DEZENAS 5 UNIDADES= 125
OU
OU
100
+ 50 + 2 = 152
OU
2 DEZENAS = 20
AGORA É A SUA VEZ. REPRESENTE COM ALGARISMOS OS NÚMEROS REPRESENTADOS:
2
CENTENAS 4 DEZENAS 8 UNIDADES=
100+
100+5=
8
DEZENAS =
_____________________________________________
24/09
FORMULAR
HIPÓTESES / ACRÓSTICO
*ATIVIDADE
PARA PORTFÓLIO*
VOCÊ PRECISARÁ DE MUITA CRIATIVIDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE
DE HOJE.
1- RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO DA MELHOR MANEIRA QUE
CONSEGUIR.
A) SE VOCÊ FOSSE O LOBO MAU, O QUE FARIA PARA COMER OS DOCES?
____________________________________________________
____________________________________________________
B) O QUE VOCÊ FARIA SE FOSSE A CHAPEUZINHO VERMELHO E ENCONTRASSE
O LOBO?
____________________________________________________
____________________________________________________
2- AGORA FORME PALAVRAS COM AS LETRAS INICIAIS ABAIXO.
C ..................................................
H .................................................
A .................................................
P .................................................
E .................................................
U ................................................
Z ................................................
I .................................................
N ................................................
H ................................................
O ................................................
OBS. ABRA O SEU LIVRO EMAI & LER E
ESCREVER VOLUME 1 NA PÁGINA 61 E FAÇA ESTA LIÇÃO NO PRÓPRIO LIVRO.
NÃO SE ESQUEÇA DE TIRAR UMA FOTO DA LIÇÃO FEITA E ENVIAR PARA
A SUA PROFESSORA.
AULA DE ARTES
25/09
OLÁ, PESSOAL!
PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE:
1. FAÇA O CABEÇALHO EM SEU CADERNO.
2. LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E RESPONDA A ATIVIDADE
EM SEU CADERNO.
3. SE PRECISAR PEÇA AJUDA DA SUA PROFESSORA.
*NÃO SE ESQUEÇA DE PREENCHER A CHAMADA
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:
AS
FAMÍLIAS BRASILEIRAS
OBS. CASO VOCÊ ESTEJA COM O SEU
LIVRO DE HISTÓRIA, ABRA NA PÁGINA 58 E FAÇA ESTA LIÇÃO NO PRÓPRIO LIVRO.
NÃO SE ESQUEÇA DE TIRAR UMA FOTO DA LIÇÃO FEITA E ENVIAR PARA
A SUA PROFESSORA.
VOCÊ SABE QUAL É A ORIGEM DE SUA FAMÍLIA?
MUITAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS SÃO FORMADAS POR PESSOAS DE
DIFERENTES ORIGENS. NO TEXTO A SEGUIR, O MÉDICO DRÁUZIO VARELLA CONTA A ORIGEM
DA FAMÍLIA DA MÃE DELE.
DRAUZIO VARELLA. NAS RUAS DO BRÁS. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRINHAS, 2004. P.11-12 (COLEÇÃO MEMÓRIA E HISTÓRIA)
A) SEGUNDO O TEXTO, ONDE NASCERAM OS AVÓS MATERNOS DE DRAUZIO VARELLA?
_____________________________________________
B) ONDE O AVÔ E A AVÓ DELE SE CONHECERAM?
_____________________________________________
C) ASSIM COMO DRAUZIO VARELLA, VOCÊ CONHECE ALGUMA HISTÓRIA DO PASSADO DOS SEUS FAMILIARES? EM CASO AFIRMATIVO, GRAVE UM ÁUDIO CONTANDO-A.
_____________________________________________
D) VOCÊ CONSIDERA ESSAS HISTÓRIAS IMPORTANTES? POR QUÊ?
_____________________________________________
MUDANÇAS NOS LUGARES DE VIVÊNCIA E NO MODO DE VIVER – PARTE 2
OBS. CASO VOCÊ ESTEJA COM O SEU
LIVRO DE GEOGRAFIA, ABRA NA PÁGINA 72 E FAÇA ESTA LIÇÃO NO PRÓPRIO LIVRO.
NÃO SE ESQUEÇA DE TIRAR UMA FOTO DA LIÇÃO FEITA E ENVIAR PARA
A SUA PROFESSORA.
AO MESMO TEMPO EM QUE AS CARACTERÍSTICAS DE UM LUGAR VÃO SE
TRANSFORMANDO, O MODO DE VIDA DE QUEM VIVE NELE TAMBÉM VAI MUDANDO.
VEJA QUE NESTAS IMAGENS, REPRESENTANDO O MESMO LUGAR EM
MOMENTOS DIFERENTES, OCORRERAM TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO FÍSICO E NA FORMA COMO
AS PESSOAS USAM O LUGAR.
A) COMPARE NOVAMENTE AS IMAGENS ACIMA E DESCREVA AS TRANSFORMAÇÕES QUE VOCÊ IDENTIFICA NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO LUGAR E NO MODO DE VIDA DAS PESSOAS.
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
Aula 17 – dia 25/09/2020
ROLETA DE MOVIMENTOS
NA AULA DE HOJE VOCÊ VAI APRENDER A FAZER UMA ROLETA DE ATIVIDADES FÍSICAS.
LINK DO VÍDEO – ROLETA DE
MOVIMENTOS
O IMPORTANTE É NÃO
FICAR PARADO!
LEMBRE-SE DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO.
BOA AULA E ATÉ BREVE!
PROFESSORES AMANDA,
MARCIA E RAFAEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário