quarta-feira, 15 de julho de 2020

2° ANO - LIÇÕES DE 28/09 A 02/10

28/09

OLÁ, QUERIDOS ALUNOS!


EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DATA:

NOME:



SEGMENTAÇÃO

 

1- REESCREVA AS FRASES ABAIXO, SEGMENTANDO (SEPARANDO) AS PALAVRAS CORRETAMENTE.

 

ACHAPEUZINHO VERMELHO FOILEVAR DOCES PARA AVOVOZINHA.

 

NAFLORESTA TINHA UMLOBO.

 

OLOBO ENGANOU A CHAPEUZINHOVERMELHO.

 

O LOBOMAU COMEU AVOVOZINHA.

 

UMCAÇADOR SALVOUA VOVÓ.   

 



OBS. PEGUE O SEU LIVRO DE CIÊNCIAS, ABRA NA PÁGINA 63 E FAÇA ESTA LIÇÃO NO PRÓPRIO LIVRO.

NÃO SE ESQUEÇA DE TIRAR UMA FOTO DA LIÇÃO FEITA E ENVIAR PARA A SUA PROFESSORA.

ASSISTA AO VÍDEO COM A EXPLICAÇÃO DESTA AULA:



OS ANIMAIS NO AMBIENTE

    OS ANIMAIS HABITAM AMBIENTES MUITO VARIADOS. OS PINGUINS VIVEM EM REGIÕES GELADAS, COMO A ANTÁRTIDA. O TATUPEBA PODE VIVER NA CAATINGA, ONDE É MUITO QUENTE. JÁ O SAGUI-DE-DUAS-CORES VIVE EM FLORESTAS, COMO A AMAZÔNIA, ONDE É QUENTE E CHOVE MUITO.

    OS ANIMAIS TÊM CARACTERISTICAS QUE OS AJUDAM A VIVER NO AMBIENTE QUE HABITAM. FORA DELE, MUITOS NÃO CONSEGUEM SOBREVIVER.

SAGUI-DE-DUAS-CORES EM ÁRVORE DA FLORESTA AMAZÔNICA.

TATUPEBA NO AMBIENTE SECO DA CAATINGA



1)  LEIA O TEXTO E OBSERVE A IMAGEM. 

A) COMO O MURIQUI SE SEGURA NOS GALHOS?____________________________________________________

B) COMO AS PERNAS, OS BRAÇOS E A CAUDA PODEM AJUDAR O MURIQUI A CONSEGUIR ALIMENTO?____________________________________________________





 29/09

COMO VOCÊS ESTÃO?

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DATA:

NOME:



COERÊNCIA

 

OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E NUMERE NA SEQUÊNCIA CORRETA.


 

EM SEU CADERNO ANOTE O NÚMERO E CONTE O QUE ACONTECE EM CADA CENA. (QUEM TEM MAIS DIFICULDADES PODE ESCREVER UMA LISTA DO QUE VÊ NAS IMAGENS).


1._______________________________________________________

2._______________________________________________________

3._______________________________________________________

4._______________________________________________________

 


OLÁ, TURMINHA!

TUDO BEM COM VOCÊS?

A NOSSA AULA DE HOJE SERÁ NO LIVRO DE MATEMÁTICA PÁGINA 96. VAMOS ADICIONAR COM PARCELAS IGUAIS, OU SEJA, VAMOS MULTIPLICAR.

ESCREVA AS RESPOSTAS EM SEU PRÓPRIO LIVRO.

CASO NÃO ESTEJA COM O SEU LIVRO, VEJA A IMAGEM ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES EM SEU CADERNO.

E NÃO SE ESQUEÇA DE TIRAR UMA FOTO E ENVIAR PARA A SUA PROFESSORA.






 30/09

OLÁ, MEUS QUERIDOS ALUNOS!

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DATA:

NOME:

FONEMAS: PALAVRAS QUE RIMAM

 

ESCREVA PALAVRAS QUE RIMAM COM:

CHAPEUZINHO - _________________

VOVÓ - ________________________

DOENTE - ______________________

FLORESTA - ____________________

CAÇADOR - _____________________

LOBO - ________________________

MAU - _________________________

2. FAÇA UMA FRASE UTILIZANDO UMA DAS PALAVRAS DO EXERCÍCIO ANTERIOR.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



OLÁ, TURMINHA!

TUDO BEM COM VOCÊS?

HOJE, NÓS DAREMOS CONTINUIDADE À NOSSA AULA ANTERIOR. ENTÃO, SERÁ NO LIVRO DE MATEMÁTICA PÁGINA 97. VAMOS CONTINUAR ADICIONANDO COM PARCELAS IGUAIS, OU SEJA, MULTIPLICANDO.

ESCREVA AS RESPOSTAS EM SEU PRÓPRIO LIVRO.

CASO NÃO ESTEJA COM O SEU LIVRO, FALE COM A SUA MÃE PARA BUSCÁ-LO NA ESCOLA. VEJA A IMAGEM ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES EM SEU CADERNO.

E NÃO SE ESQUEÇA DE TIRAR UMA FOTO E ENVIAR PARA A SUA PROFESSORA.


 








 01/10

OLÁ, PESSOAS LINDAS!

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DATA:

NOME:


PRODUÇÃO DE TEXTO


*ATIVIDADE PARA PORTFÓLIO*



ESCREVA, COM SUAS PALAVRAS, A CONTINUAÇÃO DO CONTO QUE ESTAMOS ESTUDANDO.

 

NÃO ESQUEÇA DE MANDAR A FOTO DESTA ATIVIDADE PARA SUA PROFESSORA, POIS FARÁ PARTE DE SEU PORTFÓLIO.

 

CHAPEUZINHO VERMELHO

ERA UMA VEZ UMA MENINA MUITO GRACIOSA CHAMADA CHAPEUZINHO VERMELHO. A MENINA ERA CHAMADA ASSIM, PORQUE SUA MÃE LHE PRESENTEOU COM UM CAPUZ VERMELHO.

UM DIA SUA MÃE PEDIU QUE CHAPEUZINHO VERMELHO FOSSE ATÉ O OUTRO LADO DA FLORESTA NA CASA DA SUA AVÓ LEVAR GULOSEIMAS, PORQUE ELA ESTAVA DOENTE.

A MÃE DA MENINA ORIENTOU QUE FOSSE PELO CAMINHO MAIS LONGO, POIS PELO CAMINHO DA FLORESTA HAVIA UM LOBO MUITO MAU.

A MENINA DESOBEDECEU, POIS QUERIA COLHER ALGUMAS FLORES E FOI PELO CAMINHO DA FLORESTA E DEU DE CARA COM O LOBO QUE DISSE:

— AONDE VAI CHAPEUZINHO VERMELHO?

— ESTOU INDO PARA CASA DA VOVÓ LEVAR ALGUMAS GULOSEIMAS. DISSE CHAPEUZINHO.

O LOBO MAU ENTÃO, CORREU ATÉ LÁ, COMEU A VOVOZINHA E DEITOU EM SUA CAMA PARA FINGIR QUE ERA A VOVÓ.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 


MEDIDA DO TEMPO

CALENDÁRIO

O CALENDÁRIO É UM INSTRUMENTO QUE USAMOS PARA NOS LOCALIZARMOS NO TEMPO, SABENDO EM QUAL DIA DA SEMANA, DIA E EM QUE MÊS ESTAMOS.

VAMOS LEMBRAR, A SEMANA TEM SETE DIAS, QUE SÃO: DOMINGO, SEGUNDA-FEIRA, TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, QUINTA-FEIRA, SEXTA-FEIRA E SÁBADO.

O DIA TEM 24 HORAS, E A CADA 30 DIAS CORRESPONDE A UM MÊS.

OBSERVE O CALENDÁRIO ABAIXO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:


 

QUANTOS DIAS TEM O MÊS DE OUTUBRO? _______________

PORQUE O DIA 12 ESTÁ MARCADO DE VERMELHO? ________________

EM QUAL DIA DA SEMANA ENCERRARÁ ESTE MÊS? _______________

QUAL DATA QUE CORRESPONDERÁ À TERCEIRA QUINTA FEIRA DESTE MÊS? ________________

ESCREVA O NOMES DOS MESES PELOS QUAIS JÁ PASSAMOS ESTE ANO: ________________________________________________________


AULA DE ARTES



 



 02/10

OLÁ, CRIANÇAS!

OLÁ, PESSOAL!

PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE:

1. FAÇA O CABEÇALHO EM SEU CADERNO.

2. LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E RESPONDA A ATIVIDADE EM SEU CADERNO.

3. SE PRECISAR PEÇA AJUDA DA SUA PROFESSORA.

*NÃO SE ESQUEÇA DE PREENCHER A CHAMADA

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DATA:

NOME:



ESTA LIÇÃO ESTÁ NO LIVRO DE GEOGRAFIA, PÁGINA 73. PORÉM AS RESPOSTAS SERÃO NO CADERNO. PRESTE ATENÇÃO NA SEGUNDA PERGUNTA, POIS VOCÊ DEVE GRAVAR UM ÁUDIO OU UM VÍDEO.

CASO NÃO ESTEJA COM O SEU LIVRO, VEJA A IMAGEM ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES EM SEU CADERNO.

E NÃO SE ESQUEÇA DE TIRAR UMA FOTO E ENVIAR PARA A SUA PROFESSORA.

 ASSISTA AO VÍDEO PARA FACILITAR SUA COMPREENSÃO: 


 

MUDANÇAS, PERMANÊNCIAS E MEMÓRIA

    A SUCESSÃO DE PAISAGENS E DE MODOS DE VIDA QUE SE TRANSFORMAM AO LONGO DO TEMPO FAZ PARTE DA HISTÓRIA DOS LUGARES. ESSA HISTÓRIA FICA REGISTRADA EM DOCUMENTOS, EM FOTOGRAFIAS E, PRINCIPALMENTE, NA MEMÓRIA DAS PESSOAS.

    OS MORADORES MAIS ANTIGOS DE DETERMINADO LUGAR, QUANDO COMPARTILHAM SUAS LEMBRANÇAS, AJUDAM OS MAIS JOVENS A COMPREENDER AS MUDANÇAS E O QUE AINDA PERMANECE.

    A REALIZAÇÃO DE FESTAS, POR EXEMPLO, É UM EVENTO QUE FAZ PARTE DA HISTÓRIA DE ALGUNS LUGARES. ATUALMENTE, MUITAS FESTAS CONTINUAM SENDO ORGANIZADAS POR GRUPOS DE MORADORES VIZINHOS. VEJA O EXEMPLO RETRATADO ABAIXO.

MORADORES PARTICIPAM DE UM ENSAIO NA RUA PARA A 
FESTA DE SÃO JOÃO, EM PATOS, PARAÍBA, 2014.


A)  NO LUGAR EM QUE VOCÊ VIVE, OS MORADORES REALIZAM ALGUM EVENTO QUE FAZ PARTE DA HISTÓRIA DESSE LUGAR? EM CASO AFIRMATIVO, CONTE O QUE VOCÊ SABE SOBRE ELE.

__________________________________________________

B)   GRAVE UM ÁUDIO OU UM VÍDEO FALANDO O PORQUÊ DEVEMOS VALORIZAR A MEMÓRIA E O CONHECIMENTO DAS PESSOAS MAIS VELHAS.

____________________________________________

 


ESTA LIÇÃO ESTÁ NO LIVRO DE HISTÓRIA, PÁGINA 59.

CASO NÃO ESTEJA COM O SEU LIVRO, VEJA A IMAGEM ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES EM SEU CADERNO.

E NÃO SE ESQUEÇA DE TIRAR UMA FOTO E ENVIAR PARA A SUA PROFESSORA.

 

ASSISTA AO VÍDEO PARA FACILITAR SUA COMPREENSÃO: 




FAMÍLIAS DE DIFERENTES ORIGENS

    PESSOAS DE DIFERENTES LUGARES DO MUNDO VIERAM MORAR NO BRASIL. COMEÇARAM A CHEGAR EM 1500, ENCONTRANDO AQUI POVOS INDÍGENAS.

    PRIMEIRO, VIERAM OS PORTUGUESES. DEPOIS, OS AFRICANOS FORAM TRAZIDOS À FORÇA PARA TRABALHAR. SÉCULOS MAIS TARDE, CHEGARAM ITALIANOS, ALEMÃES, ESPANHÓIS, JAPONESES, ÁRABES, ETC. TODOS ELES CONTRIBUÍRAM PARA A FORMAÇÃO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS. OBSERVE AS FOTOS.

FAMÍLIA FOTOGRAFA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, EM 2014.

FAMÍLIA FOTOGRAFADA EM LONDRINA, PARANÁ, EM 2017.

FAMÍLIA FOTOGRAFA EM CORUMBÁ, MATOGROSSO DO SUL, EM 2014.


A)  PINTE DE AMARELO O QUADRINHO DA FRASE QUE ESTÁ DE ACORDO COM ESSAS FOTOS.

 

     

 TODAS AS FAMÍLIAS BRASILEIRAS TÊM A MESMA ORIGEM.

 

 

 CADA FAMÍLIA ESTÁ ORGANIZADA À SUA MANEIRA E PODE TER ORIGENS DIFERENTES.

 


AULA 18 - DIA 02/10/2020


PEGA VARETAS


NA AULA DE HOJE IREMOS CONFECCIONAR UM JOGO ANTIGO QUE É USADO ATÉ HOJE, O “PEGA VARETAS”.


PARA ISSO VAMOS PRECISAR DE:


- 30 PALITOS DE MADEIRA OU QUALQUER VARETA.

- TINTAS (VARIAS CORES).


1º PASSO

PARA FAZER O JOGO BASTA PINTAR OS PALITOS DAS SEGUINTES CORES, OU DAS QUE PREFERIR (VOCÊ PODE FAZER CORES DIFERENTES MISTURANDO-AS TAMBÉM):

10 PALITOS DE BRANCO (5 PONTOS)

5 PALITOS DE VERDE (10 PONTOS)

5 PALITOS DE AZUL (25 PONTOS)

5 PALITOS DE ROSA (50 PONTOS)

4 PALITOS DE CINZA (75 PONTOS)

1 PALITO DE PRETO (100 PONTOS)


ATENÇÃO: CASO NÃO TENHA PALITO DE MADEIRA, SEGUE OUTRA OPÇÃO:


MATERIAIS: JORNAL, FOLHAS DE REVISTAS VELHAS, ENCARTE DE MERCADO, SULFITE USADO, FOLHAS DE CADERNO USADAS, ETC., COLA, RÉGUA E TESOURA.

C:\Users\WIN764BITS\Downloads\IMG_20200929_211441863.jpg

COMO FAZER: RECORTE RETÂNGULOS DE JORNAL DO TAMANHO APROXIMADO 15 CM X 25 CM

C:\Users\WIN764BITS\Downloads\CanudoFeitoDeJornal.jpg

ENROLE OS CANUDINHOS DE JORNAL E FAÇA-OS O MAIS FINO E PARECIDOS QUE CONSEGUIR

C:\Users\WIN764BITS\Downloads\VaretaDeJornal.jpg

PASSE UM POUCO DE COLA NO FINAL PARA NÃO ABRIREM.

ESTÁ PRONTA SUA VARETA DE JORNAL, AGORA PINTE E ESPERE SECAR.

C:\Users\WIN764BITS\Downloads\CanudoPronto.jpg

2º PASSO

JUNTAR TODOS OS PALITOS E DEIXAR ELES CAÍREM.


3º PASSO

PEGAR 1 PALITO POR VEZ SEM QUE NENHUM OUTRO MEXA.


4º PASSO

QUANDO NÃO SOBRAR MAIS NENHUM PALITO SOME OS PONTOS, O VENCEDOR SERÁ AQUELE QUE TIVER MAIS PONTOS. PARA BRINCAR COM MAIS DE 2 PESSOAS, PODE AUMENTAR O NÚMERO DE PALITOS.





ÓTIMA DIVERSÃO E… NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR UM VÍDEO DE 10 SEGUNDOS, OU FOTO EM QUE VOCÊ APAREÇA BRINCANDO.


ATÉ BREVE!


PROFESSORES AMANDA, MÁRCIA E RAFAEL




Nenhum comentário: