EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:
SEGMENTAÇÃO
1- REESCREVA AS FRASES ABAIXO, SEGMENTANDO (SEPARANDO) AS
PALAVRAS CORRETAMENTE.
ACHAPEUZINHO VERMELHO FOILEVAR DOCES PARA AVOVOZINHA.
NAFLORESTA TINHA UMLOBO.
OLOBO ENGANOU A CHAPEUZINHOVERMELHO.
O LOBOMAU COMEU AVOVOZINHA.
UMCAÇADOR SALVOUA VOVÓ.
OBS. PEGUE O SEU
LIVRO DE CIÊNCIAS, ABRA NA PÁGINA 63 E FAÇA ESTA LIÇÃO NO PRÓPRIO LIVRO.
NÃO SE ESQUEÇA DE TIRAR UMA FOTO DA LIÇÃO FEITA E ENVIAR PARA
A SUA PROFESSORA.
ASSISTA AO VÍDEO COM A EXPLICAÇÃO DESTA AULA:
OS
ANIMAIS NO AMBIENTE
OS ANIMAIS HABITAM AMBIENTES MUITO VARIADOS. OS PINGUINS VIVEM
EM REGIÕES GELADAS, COMO A ANTÁRTIDA. O TATUPEBA PODE VIVER NA CAATINGA, ONDE É
MUITO QUENTE. JÁ O SAGUI-DE-DUAS-CORES VIVE EM FLORESTAS, COMO A AMAZÔNIA, ONDE
É QUENTE E CHOVE MUITO.
OS ANIMAIS TÊM CARACTERISTICAS QUE OS AJUDAM A VIVER NO
AMBIENTE QUE HABITAM. FORA DELE, MUITOS NÃO CONSEGUEM SOBREVIVER.
29/09
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:
COERÊNCIA
OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E NUMERE NA SEQUÊNCIA CORRETA.
EM SEU CADERNO ANOTE O NÚMERO E CONTE O QUE ACONTECE EM CADA CENA. (QUEM TEM MAIS DIFICULDADES PODE ESCREVER UMA LISTA DO QUE VÊ NAS IMAGENS).
1._______________________________________________________
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
OLÁ, TURMINHA!
TUDO BEM
COM VOCÊS?
A NOSSA
AULA DE HOJE SERÁ NO LIVRO DE MATEMÁTICA PÁGINA 96. VAMOS ADICIONAR COM
PARCELAS IGUAIS, OU SEJA, VAMOS MULTIPLICAR.
ESCREVA
AS RESPOSTAS EM SEU PRÓPRIO LIVRO.
CASO NÃO
ESTEJA COM O SEU LIVRO, VEJA A IMAGEM ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES EM SEU
CADERNO.
E NÃO SE
ESQUEÇA DE TIRAR UMA FOTO E ENVIAR PARA A SUA PROFESSORA.
30/09
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:
FONEMAS:
PALAVRAS QUE RIMAM
ESCREVA PALAVRAS QUE RIMAM COM:
CHAPEUZINHO - _________________
VOVÓ - ________________________
DOENTE - ______________________
FLORESTA - ____________________
CAÇADOR - _____________________
LOBO - ________________________
MAU - _________________________
2. FAÇA UMA FRASE UTILIZANDO UMA DAS PALAVRAS DO EXERCÍCIO
ANTERIOR.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
OLÁ, TURMINHA!
TUDO BEM
COM VOCÊS?
HOJE, NÓS
DAREMOS CONTINUIDADE À NOSSA AULA ANTERIOR. ENTÃO, SERÁ NO LIVRO DE MATEMÁTICA
PÁGINA 97. VAMOS CONTINUAR ADICIONANDO COM PARCELAS IGUAIS, OU SEJA,
MULTIPLICANDO.
ESCREVA
AS RESPOSTAS EM SEU PRÓPRIO LIVRO.
CASO NÃO
ESTEJA COM O SEU LIVRO, FALE COM A SUA MÃE PARA BUSCÁ-LO NA ESCOLA. VEJA A IMAGEM ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES EM SEU
CADERNO.
E NÃO SE
ESQUEÇA DE TIRAR UMA FOTO E ENVIAR PARA A SUA PROFESSORA.
01/10
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:
PRODUÇÃO
DE TEXTO
*ATIVIDADE PARA PORTFÓLIO*
ESCREVA, COM
SUAS PALAVRAS, A CONTINUAÇÃO DO CONTO QUE ESTAMOS ESTUDANDO.
NÃO
ESQUEÇA DE MANDAR A FOTO DESTA ATIVIDADE PARA SUA PROFESSORA, POIS FARÁ PARTE DE
SEU PORTFÓLIO.
CHAPEUZINHO VERMELHO
ERA UMA VEZ UMA MENINA MUITO
GRACIOSA CHAMADA CHAPEUZINHO VERMELHO. A MENINA ERA CHAMADA ASSIM, PORQUE SUA
MÃE LHE PRESENTEOU COM UM CAPUZ VERMELHO.
UM DIA SUA MÃE PEDIU QUE CHAPEUZINHO
VERMELHO FOSSE ATÉ O OUTRO LADO DA FLORESTA NA CASA DA SUA AVÓ LEVAR
GULOSEIMAS, PORQUE ELA ESTAVA DOENTE.
A MÃE DA MENINA ORIENTOU QUE
FOSSE PELO CAMINHO MAIS LONGO, POIS PELO CAMINHO DA FLORESTA HAVIA UM LOBO
MUITO MAU.
A MENINA DESOBEDECEU, POIS QUERIA
COLHER ALGUMAS FLORES E FOI PELO CAMINHO DA FLORESTA E DEU DE CARA COM O LOBO
QUE DISSE:
— AONDE VAI CHAPEUZINHO VERMELHO?
— ESTOU INDO PARA CASA DA VOVÓ
LEVAR ALGUMAS GULOSEIMAS. DISSE CHAPEUZINHO.
O LOBO MAU ENTÃO, CORREU ATÉ LÁ,
COMEU A VOVOZINHA E DEITOU EM SUA CAMA PARA FINGIR QUE ERA A VOVÓ.
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MEDIDA DO TEMPO
CALENDÁRIO
O CALENDÁRIO É UM INSTRUMENTO QUE USAMOS PARA NOS LOCALIZARMOS NO TEMPO, SABENDO EM QUAL DIA DA SEMANA, DIA E EM QUE MÊS ESTAMOS.
VAMOS LEMBRAR, A SEMANA TEM
SETE DIAS, QUE SÃO: DOMINGO,
SEGUNDA-FEIRA, TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, QUINTA-FEIRA, SEXTA-FEIRA E SÁBADO.
O DIA TEM 24 HORAS, E A CADA 30 DIAS CORRESPONDE A UM MÊS.
OBSERVE O CALENDÁRIO ABAIXO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUANTOS DIAS TEM O MÊS DE OUTUBRO? _______________
PORQUE O DIA 12 ESTÁ MARCADO DE VERMELHO? ________________
EM QUAL DIA DA SEMANA ENCERRARÁ ESTE MÊS? _______________
QUAL DATA QUE CORRESPONDERÁ À TERCEIRA QUINTA FEIRA DESTE MÊS?
________________
ESCREVA O NOMES DOS MESES PELOS QUAIS JÁ PASSAMOS ESTE ANO: ________________________________________________________
02/10
OLÁ, PESSOAL!
PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE:
1. FAÇA O CABEÇALHO EM SEU CADERNO.
2. LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E RESPONDA A ATIVIDADE
EM SEU CADERNO.
3. SE PRECISAR PEÇA AJUDA DA SUA PROFESSORA.
*NÃO SE ESQUEÇA DE PREENCHER A CHAMADA
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:
ESTA
LIÇÃO ESTÁ NO LIVRO DE GEOGRAFIA, PÁGINA 73. PORÉM AS RESPOSTAS SERÃO NO
CADERNO. PRESTE ATENÇÃO NA SEGUNDA PERGUNTA, POIS VOCÊ DEVE GRAVAR UM ÁUDIO OU
UM VÍDEO.
CASO NÃO
ESTEJA COM O SEU LIVRO, VEJA A IMAGEM ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES EM SEU
CADERNO.
E NÃO SE
ESQUEÇA DE TIRAR UMA FOTO E ENVIAR PARA A SUA PROFESSORA.
MUDANÇAS,
PERMANÊNCIAS E MEMÓRIA
A SUCESSÃO DE PAISAGENS E DE MODOS DE VIDA QUE SE TRANSFORMAM
AO LONGO DO TEMPO FAZ PARTE DA HISTÓRIA DOS LUGARES. ESSA HISTÓRIA FICA
REGISTRADA EM DOCUMENTOS, EM FOTOGRAFIAS E, PRINCIPALMENTE, NA MEMÓRIA DAS
PESSOAS.
OS MORADORES MAIS ANTIGOS DE DETERMINADO LUGAR, QUANDO
COMPARTILHAM SUAS LEMBRANÇAS, AJUDAM OS MAIS JOVENS A COMPREENDER AS MUDANÇAS E
O QUE AINDA PERMANECE.
A REALIZAÇÃO DE FESTAS, POR EXEMPLO, É UM EVENTO QUE FAZ PARTE
DA HISTÓRIA DE ALGUNS LUGARES. ATUALMENTE, MUITAS FESTAS CONTINUAM SENDO
ORGANIZADAS POR GRUPOS DE MORADORES VIZINHOS. VEJA O EXEMPLO RETRATADO ABAIXO.
__________________________________________________
B) GRAVE UM ÁUDIO OU UM VÍDEO FALANDO O PORQUÊ DEVEMOS VALORIZAR A MEMÓRIA E O CONHECIMENTO DAS PESSOAS MAIS VELHAS.
____________________________________________
CASO NÃO
ESTEJA COM O SEU LIVRO, VEJA A IMAGEM ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES EM SEU
CADERNO.
E NÃO SE
ESQUEÇA DE TIRAR UMA FOTO E ENVIAR PARA A SUA PROFESSORA.
FAMÍLIAS
DE DIFERENTES ORIGENS
PESSOAS DE DIFERENTES LUGARES DO MUNDO VIERAM MORAR NO BRASIL.
COMEÇARAM A CHEGAR EM 1500, ENCONTRANDO AQUI POVOS INDÍGENAS.
PRIMEIRO, VIERAM OS PORTUGUESES. DEPOIS, OS AFRICANOS FORAM
TRAZIDOS À FORÇA PARA TRABALHAR. SÉCULOS MAIS TARDE, CHEGARAM ITALIANOS,
ALEMÃES, ESPANHÓIS, JAPONESES, ÁRABES, ETC. TODOS ELES CONTRIBUÍRAM PARA A
FORMAÇÃO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS. OBSERVE AS FOTOS.
A) PINTE DE AMARELO O QUADRINHO DA FRASE QUE ESTÁ DE ACORDO COM ESSAS FOTOS.
AULA 18 - DIA 02/10/2020
PEGA VARETAS
NA AULA DE HOJE IREMOS CONFECCIONAR UM JOGO ANTIGO QUE É USADO ATÉ HOJE, O “PEGA VARETAS”.
PARA ISSO VAMOS PRECISAR DE:
- 30 PALITOS DE MADEIRA OU QUALQUER VARETA.
- TINTAS (VARIAS CORES).
1º PASSO
PARA FAZER O JOGO BASTA PINTAR OS PALITOS DAS SEGUINTES CORES, OU DAS QUE PREFERIR (VOCÊ PODE FAZER CORES DIFERENTES MISTURANDO-AS TAMBÉM):
10 PALITOS DE BRANCO (5 PONTOS)
5 PALITOS DE VERDE (10 PONTOS)
5 PALITOS DE AZUL (25 PONTOS)
5 PALITOS DE ROSA (50 PONTOS)
4 PALITOS DE CINZA (75 PONTOS)
1 PALITO DE PRETO (100 PONTOS)
ATENÇÃO: CASO NÃO TENHA PALITO DE MADEIRA, SEGUE OUTRA OPÇÃO:
MATERIAIS: JORNAL, FOLHAS DE REVISTAS VELHAS, ENCARTE DE MERCADO, SULFITE USADO, FOLHAS DE CADERNO USADAS, ETC., COLA, RÉGUA E TESOURA.
COMO FAZER: RECORTE RETÂNGULOS DE JORNAL DO TAMANHO APROXIMADO 15 CM X 25 CM
ENROLE OS CANUDINHOS DE JORNAL E FAÇA-OS O MAIS FINO E PARECIDOS QUE CONSEGUIR
PASSE UM POUCO DE COLA NO FINAL PARA NÃO ABRIREM.
ESTÁ PRONTA SUA VARETA DE JORNAL, AGORA PINTE E ESPERE SECAR.
2º PASSO
JUNTAR TODOS OS PALITOS E DEIXAR ELES CAÍREM.
3º PASSO
PEGAR 1 PALITO POR VEZ SEM QUE NENHUM OUTRO MEXA.
4º PASSO
QUANDO NÃO SOBRAR MAIS NENHUM PALITO SOME OS PONTOS, O VENCEDOR SERÁ AQUELE QUE TIVER MAIS PONTOS. PARA BRINCAR COM MAIS DE 2 PESSOAS, PODE AUMENTAR O NÚMERO DE PALITOS.
ÓTIMA DIVERSÃO E… NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR UM VÍDEO DE 10 SEGUNDOS, OU FOTO EM QUE VOCÊ APAREÇA BRINCANDO.
ATÉ BREVE!
PROFESSORES AMANDA, MÁRCIA E RAFAEL
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