05/10
TUDO BEM COM VOCÊS?
OLÁ, PESSOAL!
PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE:
1. FAÇA O CABEÇALHO EM SEU CADERNO.
2. LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E RESPONDA A ATIVIDADE
EM SEU CADERNO.
3. SE PRECISAR PEÇA AJUDA DA SUA PROFESSORA.
*NÃO SE ESQUEÇA DE PREENCHER A CHAMADA
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:
INTERPRETAÇÃO
DE TEXTO
GOL
DESCALÇO
VOCÊ CONSEGUE IMAGINAR QUE, EM
UMA PARTIDA DE FUTEBOL DE UM CAMPEONATO TÃO IMPORTANTE COMO A COPA DO MUNDO, UM
JOGADOR FEZ UM GOL DESCALÇO?NÃO? POIS ACREDITE: ISSO ACONTECEU DE VERDADE!
FOI NA COPA DO MUNDO DE 1938, O
BRASIL JOGAVA CONTRA A POLÔNIA DEBAIXO DE FORTE TEMPORAL, QUANDO DE REPENTE O JOGADOR
BRASILEIRO LEÔNIDAS SILVA, PERDEU UMA DE SUAS CHUTEIRAS E, COM O PÉ
DESCALÇO, FEZ UM GOLAÇO!
ATUALMENTE, ESSE GOL CERTAMENTE
SERIA ANULADO, MAS NA ÉPOCA FOI ACEITO.
AUTOR DESCONHECIDO
QUESTÕES PARA INTERPRETAÇÃO
A) QUAL O TÍTULO DO TEXTO?
__________________________________________
B) QUEM É O AUTOR DO TEXTO?
__________________________________________
C) QUAL É O ASSUNTO PRINCIPAL DO TEXTO?
__________________________________________
D) EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS ACONTECEU O GOL?
__________________________________________
E) QUANDO ACONTECEU O GOL?
_________________________________________
F) QUEM FOI RESPONSÁVEL PELO GOL DESCALÇO?
_________________________________________
E VOCÊ, JÁ ASSISTIU ALGUM JOGO DE COPA DO MUNDO OU OUTRO
JOGO (PODE SER OUTRO ESPORTE TAMBÉM)? CONTE O QUE ACONTECEU DE MAIS INTERESSANTE
NESTE JOGO.
CASO NÃO
ESTEJA COM O SEU LIVRO, LEIA O TEXTO, VEJA AS IMAGENS ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES EM SEU
CADERNO.
E NÃO SE
ESQUEÇA DE TIRAR UMA FOTO E ENVIAR PARA A SUA PROFESSORA.
ASSISTA AO VÍDEO COM A EXPLICAÇÃO DESTA AULA:
ANIMAIS
DO BRASIL E DO MUNDO
AS FOTOS A SEGUIR MOSTRAM ALGUNS ANIMAIS DA FAUNA BRASILEIRA.
A) VOCÊ CONHECE ALGUM ANIMAL EXÓTICO NO BRASIL? CASO CONHEÇA, CONTE PARA NÓS.
_____________________________________________________
06/10
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:
A
PRIMAVERA
A PRIMAVERA É UMA DAS ESTAÇÕES DO
ANO. ELA APRESENTA TEMPERATURAS NEM TÃO FRIAS E NEM TÃO QUENTES E TAMBÉM AUMENTO
DAS CHUVAS.
A PRIMAVERA CHEGA DEPOIS DO
INVERNO E ANTES DO VERÃO, COMEÇA EM 22 DE SETEMBRO E TERMINA EM 21 DE DEZEMBRO.
A PRIMAVERA É A ESTAÇÃO DAS
FLORES. DEVIDO AO CLIMA AMENO MUITAS ÁRVORES E PLANTAS FLORESCEM. É O PERÍODO
REPRODUTIVO DAS FLORES, POR ISSO A NATUREZA FICA TÃO COLORIDA. PARA MUITAS
PESSOAS É CONSIDERADA A ESTAÇÃO MAIS BONITA DE TODAS E É A PREFERIDA DOS
ANIMAIS DEVIDO ÀS SUAS TEMPERATURAS AMENAS E À UMIDADE DO AR.
A PALAVRA PRIMAVERA VEM DO LATIM
“PRIMO VERE” QUE SIGNIFICA PRIMEIRO VERÃO.
SABEMOS QUE O NOSSO PLANETA TERRA
REALIZA VÁRIOS MOVIMENTOS E UM DELES É O MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO, QUE É A TERRA
GIRANDO EM TORNO DO SOL. DEVIDO A ESSES MOVIMENTOS TEMOS AS ESTAÇÕES DO ANO E A
PRIMAVERA ACONTECE QUANDO A TERRA ESTÁ INCLINADA EM RELAÇÃO AO SOL.
TEXTO EXTRAÍDO DO VÍDEO
ACIMA
QUESTÕES PARA INTERPRETAÇÃO
A) QUAL É O TEMA DO TEXTO?
______________________________________________
B) QUAL A SUA ESTAÇÃO FAVORITA E POR QUÊ?
______________________________________________
C) QUAL ESTAÇÃO VEM DEPOIS DA PRIMAVERA?
______________________________________________
D) VOCÊ SABE O QUE ACONTECE COM AS PLANTAS NA PRIMAVERA? ENVIE UM
ÁUDIO EXPLICANDO PARA SUA PROFESSORA O QUE SABE, SE VIU ALGUMA COISA DE
DIFERENTE NO SEU QUINTAL OU NA SUA RUA, REGISTRE COM FOTOS OU FAÇA UM DESENHO
PARA REPRESENTAR.
______________________________________________
SEQUÊNCIA NUMÉRICA DE 200 A 250
ESCREVA POR EXTENSO:
200- DUZENTOS
210- __________________________
220- __________________________
230- __________________________
240- __________________________
250- __________________________
07/10
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:
ORTOGRAFIA
ENCONTRO
CONSONANTAL
ENCONTRO CONSONANTAL É O ENCONTRO DE DUAS CONSOANTES
SEGUIDAS NA MESMA PALAVRA. PARA MELHOR COMPREENSÃO ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO
ANTES DE FAZER A ATIVIDADE.
CLIQUE NA IMAGEM
SEPARE AS PALAVRAS DO QUADRO ABAIXO E AS ESCREVA NAS COLUNAS CORRETAS.
GRAMA |
PRAIA |
PALAVRA |
BROA |
TRIGO |
GRITO |
LIVRO |
FRIO |
ALEGRE |
TRUQUE |
PREGO |
PEDRA |
PRIMAVERA |
ZEBRA |
PRATO |
TIGRE |
CRAVO |
FRACO |
CREME |
DRAMA |
FRUTA |
BRAVO |
BROCA |
GRADE |
BR |
CR |
DR |
FR |
GR |
PR |
TR |
VR |
|
ESCOLHA DUAS PALAVRAS DO QUADRO E ESCREVA UMA
LEGENDA BEM CRIATIVA. NÃO SE ESQUEÇA DO PARÁGRAFO E DA PONTUAÇÃO ADEQUADA.
EXEMPLO: A MINHA TIA DEU UM CREME PRA
MINHA AVÓ LEVAR PARA PRAIA E USAR ANTES DE ENTRAR NO MAR. DEVE SER PROTETOR
SOLAR.
CALCULE AS PARCELAS IGUAIS:
2+2+2+2+2= ________________________________
4+4= _______________________________________
3+3+3+3= __________________________________
6+6= _______________________________________
5+5+5+5= __________________________________
OBSERVE A TABELA ABAIXO E RESPONDA:
ANIMAL |
PATAS/PÉS |
CAVALO |
4 |
GALINHA |
2 |
AGORA, RESPONDA: (VOCÊ PODE DESENHAR PARA FACILITAR
A CONTAGEM)
QUANTOS PÉS CONTAREMOS SE TIVER 5 GALINHAS? ________
QUANTAS PATAS TÊM 4 CAVALOS? _______
QUANTOS PÉS TÊM 8 GALINHAS? _______
QUANTAS PATAS TÊM 6 CAVALOS? ______
08/10
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:
ORTOGRAFIA
ENCONTRO CONSONANTAL
SEPARE AS PALAVRAS DO QUADRO ABAIXO E AS ESCREVA NAS
COLUNAS CORRETAS.
BLUSA |
CLAVE |
EMBLEMA |
DIPLOMA |
APLICATIVO |
CLUBE |
DUPLO |
ATLETA |
PLANETA |
NEBLINA |
CLARIDADE |
SIGLA |
FLECHA |
GLOBO |
NÚCLEO |
PLACA |
PLUMA |
FLAUTA |
BL |
CL |
FL |
GL |
PL |
TL |
|
ESCOLHA DUAS PALAVRAS DO QUADRO E ESCREVA UMA LEGENDA BEM CRIATIVA, NÃO SE ESQUEÇA DO PARÁGRAFO E PONTUAÇÃO ADEQUADA.
EXEMPLO:
ANTES
DE AMANHECER, VEJO DA MINHA JANELA UMA NEBLINA BEM FRAQUINHA.
ÀS VEZES, COMPRAMOS
ALGUNS PRODUTOS COMPOSTOS POR 12 UNIDADES, OU SEJA, POR DÚZIA COMO FRUTAS, OVOS, PREGADORES ENTRE
OUTROS.
SHIRLEY,
A PROFESSORA DO 2º A, FOI À FEIRA E COMPROU 2
DÚZIAS
DE LARANJAS. VAMOS DESENHAR E CONTAR QUANTAS LARANJAS ELA COMPROU?
1 DÚZIA
|
1 DÚZIA |
QUANTAS LARANJAS SHIRLEY COMPROU?
RESPOSTA: ____________________________________________________________
A PROFESSORA LUMA, AO ESTENDER A ROUPA NO VARAL,
PERCEBEU QUE OS SEUS PRENDEDORES DE ROUPA (PREGADORES), HAVIAM ACABADO. ENTÃO
FOI ATÉ O MERCADINHO AZEVEDO E COMPROU 5 DÚZIAS DE PREGADORES. QUAL FOI A
QUANTIA DE PREGADORES QUE A PROFESSORA LUMA COMPROU? VAMOS DESENHAR PARA
REALIZAR A CONTAGEM?
1 DÚZIA |
1 DÚZIA |
1 DÚZIA |
1 DÚZIA |
1 DÚZIA
|
QUAL FOI A QUANTIDADE DE PRENDEDORES QUE LUMA
COMPROU?
RESPOSTA: ______________________________________________________
09/10
OLÁ, PESSOAL!
PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE:
1. FAÇA O CABEÇALHO EM SEU CADERNO.
2. LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E RESPONDA A ATIVIDADE
EM SEU CADERNO.
3. SE PRECISAR PEÇA AJUDA DA SUA PROFESSORA.
*NÃO SE ESQUEÇA DE PREENCHER A
CHAMADA
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:
ESTA
LIÇÃO ESTÁ NO LIVRO DE GEOGRAFIA, PÁGINAS 74 E 75.
CASO
NÃO ESTEJA COM O SEU LIVRO, VEJA AS IMAGENS ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES EM
SEU CADERNO.
E NÃO SE ESQUEÇA DE TIRAR UMA FOTO E ENVIAR PARA A SUA PROFESSORA.
ASSISTA AO VÍDEO COM A EXPLICAÇÃO DA AULA:
ESTA
LIÇÃO ESTÁ NO LIVRO DE HISTÓRIA, PÁGINA 60.
CASO
NÃO ESTEJA COM O SEU LIVRO, VEJA AS IMAGENS ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES EM
SEU CADERNO.
E
NÃO SE ESQUEÇA DE TIRAR UMA FOTO E ENVIAR PARA A SUA PROFESSORA.
ASSISTA AO VÍDEO COM A EXPLICAÇÃO DA AULA:
Aula 19 – dia 09/10/2020
ESCRAVOS DE JÓ
VOCÊ SABIA
QUE A BRINCADEIRA “ESCRAVOS DE JÓ” É ANTIGA E BEM POPULAR?
EXISTEM VÁRIAS FORMAS DE BRINCAR, EM DUPLA, EM RODA E MOVENDO ALGUM OBJETO.
HOJE VAMOS
APRENDER "ESCRAVOS DE JÓ" NO QUADRADO.
EXIGE
CONCENTRAÇÃO E RITMO. É PRECISO MUITA ATENÇÃO PARA QUE SE CONSIGA CHEGAR ATÉ O
FINAL DA MÚSICA FAZENDO OS GESTOS CORRETAMENTE.
PARA O QUADRADO PODE USAR FITA CREPE, RISCAR O CHÃO OU USAR AS LINHAS DO PISO.
A
BRINCADEIRA É UMA COREOGRAFIA DE VAI E VEM DE ACORDO COM O RITMO DA MÚSICA CANTANDO:
LINK DO VÍDEO - ESCRAVOS DE
JÓ
ESCOLHA O JEITO DE BRINCAR ESCRAVOS DE JÓ QUE MAIS
GOSTA OU OUTRA FORMA QUE CONHEÇA E DIVIRTA-SE. |
LEMBRE-SE DE NOS ENVIAR
FOTO OU VÍDEO (MÁX. 20 SEGUNDOS).
BOA AULA E ATÉ BREVE!
PROFESSORES AMANDA,
MARCIA E RAFAEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário