quarta-feira, 22 de julho de 2020

2° ANO - LIÇÕES DE 05/10 A 09/10

 05/10

OLÁ, PESSOAL!

TUDO BEM COM VOCÊS?

OLÁ, PESSOAL!

PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE:

1. FAÇA O CABEÇALHO EM SEU CADERNO.

2. LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E RESPONDA A ATIVIDADE EM SEU CADERNO.

3. SE PRECISAR PEÇA AJUDA DA SUA PROFESSORA.

*NÃO SE ESQUEÇA DE PREENCHER A CHAMADA

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DATA:

NOME:



INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

GOL DESCALÇO



VOCÊ CONSEGUE IMAGINAR QUE, EM UMA PARTIDA DE FUTEBOL DE UM CAMPEONATO TÃO IMPORTANTE COMO A COPA DO MUNDO, UM JOGADOR FEZ UM GOL DESCALÇO?NÃO? POIS ACREDITE: ISSO ACONTECEU DE VERDADE!

FOI NA COPA DO MUNDO DE 1938, O BRASIL JOGAVA CONTRA A POLÔNIA DEBAIXO DE FORTE TEMPORAL, QUANDO DE REPENTE O JOGADOR BRASILEIRO LEÔNIDAS SILVA, PERDEU UMA DE SUAS CHUTEIRAS  E, COM O PÉ DESCALÇO, FEZ UM GOLAÇO!

ATUALMENTE, ESSE GOL CERTAMENTE SERIA ANULADO, MAS NA ÉPOCA FOI ACEITO.

AUTOR DESCONHECIDO

 

QUESTÕES PARA INTERPRETAÇÃO

A) QUAL O TÍTULO DO TEXTO?

 __________________________________________

B) QUEM É O AUTOR DO TEXTO?

__________________________________________ 

C) QUAL É O ASSUNTO PRINCIPAL DO TEXTO?

__________________________________________ 

D) EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS ACONTECEU O GOL? 

__________________________________________

E) QUANDO ACONTECEU O GOL?

_________________________________________ 

F) QUEM FOI RESPONSÁVEL PELO GOL DESCALÇO?

_________________________________________ 

E VOCÊ, JÁ ASSISTIU ALGUM JOGO DE COPA DO MUNDO OU OUTRO JOGO (PODE SER OUTRO ESPORTE TAMBÉM)? CONTE O QUE ACONTECEU DE MAIS INTERESSANTE NESTE JOGO.



ESTA LIÇÃO ESTÁ NO LIVRO DE CIÊNCIAS, PÁGINA 64 E 65.

CASO NÃO ESTEJA COM O SEU LIVRO, LEIA O TEXTO, VEJA AS IMAGENS ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES EM SEU CADERNO.

E NÃO SE ESQUEÇA DE TIRAR UMA FOTO E ENVIAR PARA A SUA PROFESSORA.

 

ASSISTA AO VÍDEO COM A EXPLICAÇÃO DESTA AULA: 


ANIMAIS DO BRASIL E DO MUNDO

 

        AS FOTOS A SEGUIR MOSTRAM ALGUNS ANIMAIS DA FAUNA BRASILEIRA.

FAUNA: CONJUNTO DE ANIMAIS QUE VIVEM EM UMA REGIÃO.

    ESSES ANIMAIS SÃO NATIVOS DO BRASIL, ISTO É, ELES TÊM ORIGEM E VIVEM EM AMBIENTES BRASILEIROS E NÃO FORAM TRAZIDOS DE OUTROS LOCAIS.

  ALGUMAS VEZES, OS ANIMAIS NATIVOS SÃO RETIRADOS DE SEU LOCAL DE ORIGEM PELO SER HUMANO E LEVADOS PARA OUTRAS PARTES DO MUNDO. ANIMAIS QUE NÃO SÃO NATIVOS DO LUGAR EM QUE ESTÃO SÃO CHAMADOS DE EXÓTICOS.
ILEGAL: QUE NÃO RESPEITA AS LEIS.

    ALGUNS ANIMAIS SÃO TRAZIDOS PARA SER EXPOSTOS EM ZOOLÓGICOS. OUTROS VÊM POR ENGANO OU ESCONDIDOS ILEGALMENTE NO TRANSPORTE DE ALGUMA CARGA. ASSIM, OS ANIMAIS EXÓTICOS PODEM PASSAR A VIVER NO LOCAL PARA ONDE SÃO TRAZIDOS.

A)  VOCÊ CONHECE ALGUM ANIMAL EXÓTICO NO BRASIL?  CASO CONHEÇA, CONTE PARA NÓS.

_____________________________________________________

 





 06/10

TUDO BEM COM VOCÊS?

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DATA:

NOME:



INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

A PRIMAVERA




A PRIMAVERA É UMA DAS ESTAÇÕES DO ANO. ELA APRESENTA TEMPERATURAS NEM TÃO FRIAS E NEM TÃO QUENTES E TAMBÉM AUMENTO DAS CHUVAS.

A PRIMAVERA CHEGA DEPOIS DO INVERNO E ANTES DO VERÃO, COMEÇA EM 22 DE SETEMBRO E TERMINA EM 21 DE DEZEMBRO.

A PRIMAVERA É A ESTAÇÃO DAS FLORES. DEVIDO AO CLIMA AMENO MUITAS ÁRVORES E PLANTAS FLORESCEM. É O PERÍODO REPRODUTIVO DAS FLORES, POR ISSO A NATUREZA FICA TÃO COLORIDA. PARA MUITAS PESSOAS É CONSIDERADA A ESTAÇÃO MAIS BONITA DE TODAS E É A PREFERIDA DOS ANIMAIS DEVIDO ÀS SUAS TEMPERATURAS  AMENAS E À UMIDADE DO AR.

A PALAVRA PRIMAVERA VEM DO LATIM “PRIMO VERE” QUE SIGNIFICA PRIMEIRO VERÃO.

SABEMOS QUE O NOSSO PLANETA TERRA REALIZA VÁRIOS MOVIMENTOS E UM DELES É O MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO, QUE É A TERRA GIRANDO EM TORNO DO SOL. DEVIDO A ESSES MOVIMENTOS TEMOS AS ESTAÇÕES DO ANO E A PRIMAVERA ACONTECE QUANDO A TERRA ESTÁ INCLINADA EM RELAÇÃO AO SOL.

TEXTO EXTRAÍDO DO VÍDEO ACIMA

 

QUESTÕES PARA INTERPRETAÇÃO


A) QUAL É O TEMA DO TEXTO?

______________________________________________ 

B) QUAL A SUA ESTAÇÃO FAVORITA E POR QUÊ? 

______________________________________________ 

C) QUAL ESTAÇÃO VEM DEPOIS DA PRIMAVERA?

______________________________________________ 

D) VOCÊ SABE O QUE ACONTECE COM AS PLANTAS NA PRIMAVERA? ENVIE UM ÁUDIO EXPLICANDO PARA SUA PROFESSORA O QUE SABE, SE VIU ALGUMA COISA DE DIFERENTE NO SEU QUINTAL OU NA SUA RUA, REGISTRE COM FOTOS OU FAÇA UM DESENHO PARA REPRESENTAR.

______________________________________________




SEQUÊNCIA NUMÉRICA DE 200 A 250

ESCREVA POR EXTENSO:

200- DUZENTOS

210- __________________________

220- __________________________

230- __________________________

240- __________________________

250- __________________________

 





 07/10

COMO VOCÊS ESTÃO?

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DATA:

NOME:

ORTOGRAFIA

ENCONTRO CONSONANTAL

 

ENCONTRO CONSONANTAL É O ENCONTRO DE DUAS CONSOANTES SEGUIDAS NA MESMA PALAVRA. PARA MELHOR COMPREENSÃO ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO ANTES DE FAZER A ATIVIDADE.


CLIQUE NA IMAGEM



SEPARE AS PALAVRAS DO QUADRO ABAIXO E AS ESCREVA NAS COLUNAS CORRETAS.

 

GRAMA

PRAIA 

PALAVRA 

BROA

TRIGO

GRITO

LIVRO

FRIO

ALEGRE

TRUQUE 

PREGO

PEDRA

PRIMAVERA

ZEBRA

PRATO

TIGRE

CRAVO

FRACO

CREME

DRAMA

FRUTA 

BRAVO

BROCA

GRADE

 

BR

CR

DR

FR

GR

PR

TR

VR





 

ESCOLHA DUAS PALAVRAS DO QUADRO E ESCREVA UMA LEGENDA BEM CRIATIVA. NÃO SE ESQUEÇA DO PARÁGRAFO E DA PONTUAÇÃO ADEQUADA.

EXEMPLO:  A MINHA TIA DEU UM CREME PRA MINHA AVÓ LEVAR PARA PRAIA E USAR ANTES DE ENTRAR NO MAR. DEVE SER PROTETOR SOLAR.

 



CALCULE AS PARCELAS IGUAIS:

2+2+2+2+2= ________________________________

4+4= _______________________________________

3+3+3+3= __________________________________

6+6= _______________________________________

5+5+5+5= __________________________________

OBSERVE A TABELA ABAIXO E RESPONDA:

ANIMAL

PATAS/PÉS

CAVALO

4

GALINHA

2

 

AGORA, RESPONDA: (VOCÊ PODE DESENHAR PARA FACILITAR A CONTAGEM)

QUANTOS PÉS CONTAREMOS SE TIVER 5 GALINHAS? ________

QUANTAS PATAS TÊM  4 CAVALOS? _______

QUANTOS PÉS TÊM 8 GALINHAS? _______

QUANTAS PATAS TÊM 6 CAVALOS? ______



 



Para realizar a nossa Live de Educação Física que acontecerá no dia 16/10 às 11h precisamos de 1.000 inscritos no nosso canal do Youtube.  
Se cada aluno conseguir 3 inscrições bateremos a nossa meta.
 Bora lá pessoal!!!! Divulgue para os seus contatos!!





 08/10

OLÁ, PESSOAL!

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DATA:

NOME:


ORTOGRAFIA

ENCONTRO CONSONANTAL

SEPARE AS PALAVRAS DO QUADRO ABAIXO E AS ESCREVA NAS COLUNAS CORRETAS.

 

BLUSA

CLAVE

EMBLEMA

DIPLOMA

APLICATIVO

CLUBE

DUPLO

ATLETA

PLANETA

NEBLINA

CLARIDADE

SIGLA

FLECHA

GLOBO

NÚCLEO

PLACA

PLUMA

FLAUTA

 

BL

CL

FL

GL

PL

TL



ESCOLHA DUAS PALAVRAS DO QUADRO E ESCREVA UMA LEGENDA BEM CRIATIVA, NÃO SE ESQUEÇA DO PARÁGRAFO E PONTUAÇÃO ADEQUADA.

EXEMPLO: 

        ANTES DE AMANHECER, VEJO DA MINHA JANELA UMA NEBLINA BEM FRAQUINHA.




ÀS VEZES, COMPRAMOS ALGUNS PRODUTOS COMPOSTOS POR 12 UNIDADES, OU SEJA, POR DÚZIA COMO FRUTAS, OVOS, PREGADORES ENTRE OUTROS.

          SHIRLEY, A PROFESSORA DO 2º A, FOI À FEIRA E COMPROU 2       DÚZIAS DE LARANJAS. VAMOS DESENHAR E CONTAR QUANTAS LARANJAS ELA COMPROU?


1 DÚZIA













1 DÚZIA

 

QUANTAS LARANJAS SHIRLEY COMPROU?

RESPOSTA: ____________________________________________________________

    A PROFESSORA LUMA, AO ESTENDER A ROUPA NO VARAL, PERCEBEU QUE OS SEUS PRENDEDORES DE ROUPA (PREGADORES), HAVIAM ACABADO. ENTÃO FOI ATÉ O MERCADINHO AZEVEDO E COMPROU 5 DÚZIAS DE PREGADORES. QUAL FOI A QUANTIA DE PREGADORES QUE A PROFESSORA LUMA COMPROU? VAMOS DESENHAR PARA REALIZAR A CONTAGEM?

1 DÚZIA

1 DÚZIA

1 DÚZIA

1 DÚZIA

1 DÚZIA

 

 

 

 

 

 

 

QUAL FOI A QUANTIDADE DE PRENDEDORES QUE LUMA COMPROU?

RESPOSTA: ______________________________________________________



AULA DE ARTES

 





 



 09/10

BOM DIA!

OLÁ, PESSOAL!

PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE:

1. FAÇA O CABEÇALHO EM SEU CADERNO.

2. LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E RESPONDA A ATIVIDADE EM SEU CADERNO.

3. SE PRECISAR PEÇA AJUDA DA SUA PROFESSORA.

*NÃO SE ESQUEÇA DE PREENCHER A CHAMADA

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DATA:

NOME:


ESTA LIÇÃO ESTÁ NO LIVRO DE GEOGRAFIA, PÁGINAS 74 E 75.

CASO NÃO ESTEJA COM O SEU LIVRO, VEJA AS IMAGENS ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES EM SEU CADERNO.

E NÃO SE ESQUEÇA DE TIRAR UMA FOTO E ENVIAR PARA A SUA PROFESSORA.

ASSISTA AO VÍDEO COM A EXPLICAÇÃO DA AULA: 



PESSOAS E LUGARES

A VIDA DE MUDANÇAS DOS NENETS

    AS PESSOAS DE UM MESMO GRUPO NORMALMENTE FAZEM PARTE DE UMA MESMA CULTURA, OU SEJA, COMPARTILHAM AS MESMAS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS NA CONVIVÊNCIA, COMO O MODO DE FALAR, DE SE VESTIR E DE SE COMPORTAR.
    NA RÚSSIA, O MAIOR PAÍS DO MUNDO. EM UMA ÁREA CHAMADA SIBÉRIA, QUE FICA CONGELADA BOA PARTE DO ANO, VIVEM OS NENETS. ESSE POVO SE DEDICA AO PASTOREIO DE RENAS.
    OS NENETS ESTÃO EM CONSTANTE MUDANÇA E, CURIOSAMENTE, ESSA É UMA CARACTERÍSTICA DO MODO DE VIDA DESSE POVO QUE É MANTIDA HÁ MAIS DE MIL ANOS. OS POVOS COMO OS NENETS, QUE NÃO TÊM UM LUGAR FIXO PARA VIVER, SÃO CONSIDERADOS NÔMADES.
    DE TEMPOS EM TEMPOS, OS NENETS SE DESLOCAM EM BUSCA DE PASTOS DESCONGELADOS QUE POSSAM ALIMENTAR SUAS RENAS.
    AS RENAS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA OS NENETS. DA CARNE DESSES ANIMAIS ELES OBTÊM ALIMENTO; DA PELE, FAZEM CASACOS E BOTAS, VESTUÁRIOS MUITO ADEQUADOS PARA SUPORTAR O FRIO DO LUGAR, ALÉM DA COBERTURA DAS MORADIAS, QUE SÃO CABANAS PROVISÓRIAS. ALGUNS ANIMAIS SÃO DESTINADOS À VENDA, PARA QUE OS NENETS CONSIGAM DINHEIRO PARA AJUDAR NA SOBREVIVÊNCIA DO GRUPO.
    OS GRANDES DESLOCAMENTOS REALIZADOS PELOS NENETS SÃO FEITOS EM TRENÓS. AS RENAS PUXAM AS PESSOAS NOS TRENÓS E TAMBÉM CARREGAM AS ROUPAS, OS MATERIAIS PARA MONTAR AS CABANAS E TODO DIPO DE BAGAGEM.


A) POR QUE OS NENETS DORMEM EM MORADIAS PROVISÓRIAS?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________

B) O QUE SIGNIFICA DIZER QUE A MUDANÇA CONTÍNUA É UM MODO DE VIVER QUE OS NENETS MANTÊM?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________

C) O QUE MAIS CHAMOU SUA ATENÇÃO NO MODO DE VIDA DESSE POVO?
ALGUM DOS COSTUMES DELES ESTÁ PRESENTE NO LUGAR ONDE VOCÊ VIVE?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________


ESTA LIÇÃO ESTÁ NO LIVRO DE HISTÓRIA, PÁGINA 60.

CASO NÃO ESTEJA COM O SEU LIVRO, VEJA AS IMAGENS ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES EM SEU CADERNO.

E NÃO SE ESQUEÇA DE TIRAR UMA FOTO E ENVIAR PARA A SUA PROFESSORA.


ASSISTA AO VÍDEO COM A EXPLICAÇÃO DA AULA: 



UMA MISTURA DE COSTUMES

    AS DIFERENTES ORIGENS CONTRIBUIRAM PARA A GRANDE DIVERSIDADE DE COSTUMES DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS.
    NA RUA, NA ESCOLA, NO TRABALHO, AS PESSOAS SE ENCONTRAM E CONVIVEM. NESSA CONVIVÊNCIA CADA UMA APRENDE ALGO DOS COSTUMES DA OUTRA.
    POR EXEMPLO, MUITA GENTE TEM O HÁBITO DE COMER MANDIOCA, QUE É DE ORIGEM INDÍGENA. OU DE COMER CARNE COZIDA COM INHAME, UM LEGUME TRAZIDO PELOS POVOS AFRICANOS. E DE VEZ EM QUANDO É MUITO BOM TOMAR UMA SOPA, COMO FAZEM OS PORTUGUESES. VOCÊ GOSTA DE ALGUM DESSES ALIMENTOS?

COMPLETE AS FRASES COM OS NOMES DOS PRATOS RETRATADOS NAS FOTOS.

A) 

B) 

C) 

D) 


A)  A________________É FEITA DE FARINHA DE MANDIOCA. A ORIGEM DESSE ALIMENTO É INDÍGENA.

B)  O COSTUME DE TOMAR ____________ FOI TRAZIDO PELOS PORTUGUESES.

C)  O ______________ É UM PRATO DE ORIGEM ÁRABE.

D)  O _______________FOI TRAZIDO AO BRASIL PELOS PROVOS AFRICANOS.


 



Aula 19 – dia 09/10/2020

ESCRAVOS DE JÓ

VOCÊ SABIA QUE A BRINCADEIRA “ESCRAVOS DE JÓ” É ANTIGA E BEM POPULAR?

EXISTEM VÁRIAS FORMAS DE BRINCAR, EM DUPLA, EM RODA E MOVENDO ALGUM OBJETO. 

HOJE VAMOS APRENDER "ESCRAVOS DE JÓ" NO QUADRADO.

EXIGE CONCENTRAÇÃO E RITMO. É PRECISO MUITA ATENÇÃO PARA QUE SE CONSIGA CHEGAR ATÉ O FINAL DA MÚSICA FAZENDO OS GESTOS CORRETAMENTE.

PARA O QUADRADO PODE USAR FITA CREPE, RISCAR O CHÃO OU USAR AS LINHAS DO PISO.



A BRINCADEIRA É UMA COREOGRAFIA DE VAI E VEM DE ACORDO COM O RITMO DA MÚSICA CANTANDO:


NO VÍDEO VAMOS FAZER A SEQUÊNCIA DUAS VEZES, UMA CANTANDO A MÚSICA E OUTRA CANTANDO LÁ, LÁ, LÁ.

LINK DO VÍDEO - ESCRAVOS DE JÓ



ESCOLHA O JEITO DE BRINCAR ESCRAVOS DE JÓ QUE MAIS GOSTA OU OUTRA FORMA QUE CONHEÇA E DIVIRTA-SE.

 

LEMBRE-SE DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO (MÁX. 20 SEGUNDOS).

BOA AULA E ATÉ BREVE!

PROFESSORES AMANDA, MARCIA E RAFAEL

 


 

Nenhum comentário: