AULA Nº 116 DIA: 19/10/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
MATEMÁTICA
- Sequência numérica:
Faça em seu caderno do número 3150 (três mil, cento e cinquenta) a 3500 (três mil e quinhentos):
a) 1354 + 1236 =
b) 3467 – 2287 =
c) 8 x 123 =
d) 3142 + 1539 =
e) 3500 – 1205 =
f) 5 x 48 =
AULA Nº 117 DIA: 20/10/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:
Plantas transpiram?
PÁGINAS: 198, 199, 200, 201
Em alguns lugares, pode fazer muito frio ou muito calor em certos períodos do ano. Dependendo das condições, a temperatura pode provocar grande desconforto ou até mesmo pôr em risco a saúde ou a vida das pessoas.
Não há como controlar a temperatura de toda a atmosfera. Mas é possível manter a temperatura do nosso corpo adequada, vestindo roupas de acordo com o tempo atmosférico e fazendo uso de técnicas para aquecer ou resfriar ambientes fechados. Veja as fotos a seguir.
AULA Nº 118 DIA: 21/10/2020
NO CADERNO ESCREVA:EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
ALGUNS ÓRGÃOS INTERNOS
Os órgãos internos do nosso organismo e como eles
colaboram para o seu funcionamento:
CÉREBRO:
Coordena o funcionamento dos outros órgãos. Ele permite que as pessoas pensem,
falem, se movam e tenham sentimentos.
PULMÕES:
Participam da respiração. O ar que entra em nosso corpo vai para os pulmões,
onde o gás oxigênio é transferido para o sangue.
RINS:
Filtram o sangue, isto é, retiram dele substâncias que fazem mal ao corpo.
Essas substâncias passam a fazer parte da urina.
CORAÇÃO:
Bombeia o sangue para que ele circule pelo corpo dentro de vasos sanguíneos. O
tamanho de seu coração é, aproximadamente, o tamanho de sua mão fechada.
ESTÔMAGO E INTESTINOS: O alimento é mastigado na boca. Depois de engolido, ele passa pelo estômago e pelos intestinos, onde será digerido. O que não for absorvido pelo corpo vai formar as fezes, que são eliminadas.
ESQUELETO
E MÚSCULOS
Dentro do corpo humano também existem ossos e músculos.
Os ossos
são órgãos duros e resistentes. O conjunto de ossos é chamado esqueleto. O esqueleto sustenta o corpo, protege os órgãos internos e
possibilita a locomoção. Em geral, o corpo humano adulto tem 206 ossos.
Os músculos
também são órgãos ligados à locomoção e atuam nos diversos movimentos do corpo,
tanto de órgãos internos quanto de externos, além de permitirem as expressões
faciais.
Alguns músculos estão ligados aos ossos.
Esses músculos podem se contrair, ficando mais curtos, ou relaxar, voltando ao
tamanho inicial.
Quando contraem ou relaxam, os músculos movem os ossos aos quais estão ligados e possibilitam o movimento do corpo.
APÓS
A LEITURA DO TEXTO E ASSISTIR O VÍDEO, RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO.
1- Cite alguns órgãos do
corpo humano:
R:...........................................................................................................................
...............................................................................................................................
2- O que faz o coração?
R:...........................................................................................................................
3- Qual a função do cérebro?
R:...........................................................................................................................
DIVERSIDADE
DE POVOS NO BRASIL: OS INDÍGENAS
No Parque do Xingu, no Mato Grosso, vivem
16 povos indígenas.
O texto a seguir foi escrito
pelo professor Kurehete Kamayurá, indígena do povo Kamayurá, um dos grupos que
vivem nesse lugar.
NA
MINHA ALDEIA TEM
“Na minha aldeia tem casa e
na casa tem: rede, cobertor, toalha, pasta de dente, escova de dente, escova de
lavar roupa, sandália, sapato, tênis, calção, camiseta, panela, panelinha,
panelão de barro, máquina de costura, comida, peixe assado, arco, pilão,
esteira, peneira, raladeira, banco, bolsa, mala, lenha de fogo, pimenta, sal,
tacho de fazer beiju, rede de pescar, remo, facão, foguinho, machado, enxada,
flauta, mesa, brinco de pluma de bico de tucano, bola, chuteira, uniforme de
time de futebol.”
KUARUP NA ALDEIA KAMAYURÁ. PARQUE ALDEIA INDÍGENA DO XINGÚ. MATO GROSSO.
APÓS
A LEITURA, ASSISTA AO VÍDEO E RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO
1- Quais semelhanças e
diferenças há entre as coisas que existem em uma casa Kamayurá e na casa onde
você mora?
R:...........................................................................................................................
...............................................................................................................................
..............................................................................................................................
2- Na sua opinião, todos os povos
indígenas têm os mesmos costumes e a mesma forma de organização?
R:...........................................................................................................................
...............................................................................................................................
...............................................................................................................................
...............................................................................................................................
3-Quem é o autor do texto?
R:...........................................................................................................................
AULA Nº 119 DIA: 22/10/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
ATIVIDADE
DE PORTUGUÊS
- PESSOAL PARA ESTA
ATIVIDADE VOCÊ IRÁ UTILIZAR O LIVRO ‘BURITI MAIS PORTUGUÊS”.
- RESPONDAM AS QUESTÕES NO PRÓPRIO LIVRO.
- UTILIZEM CANETA AZUL PARA
AS RESPOSTAS.
- NÃO SE ESQUEÇAM DE MANDAR
FOTOS DAS ATIVIDADES.
- QUALQUER DÚVIDA PROCURE A
PROFESSORA NO WhatsApp.
- BOA ATIVIDADE!
Você vai ler um conto. Ele narra a história de uma menina e seu cãozinho. Preste atenção nas personagens e nos acontecimentos narrados.
O cão de Lia
PÁGINAS:
136, 137, 138, 139
Na aula de hoje iremos utilizar o livro de matemática (BURITI MAIS MATEMÁTICA) – SITUAÇÕES PROBLEMA.
Façam as páginas 52 e 53 com muita atenção!
ATENÇÃO:
Para responder a tabela na página 53, você deverá
fazer contas!
Caso não esteja com o seu livro, veja a imagem abaixo e responda as
questões em seu caderno.
Qualquer dúvida fale com a sua Professora.
AULA DE ARTES
AULA Nº 120 DIA: 23/10/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
DESAFIO DA MATEMÁTICA
AULA 21 - DIA 23/10/2020
JOGO DA VELHA
HOJE VOCÊ VAI PARTICIPAR DE UMA ATIVIDADE SIMPLES E BEM DIVERTIDA, O JOGO DA VELHA.
PARA DEIXAR MAIS DIFÍCIL VAMOS PROPOR 3 VARIAÇÕES:
DESAFIO 1:
MATERIAIS:
GIZ OU FITA CREPE;
MARCADORES (BRINQUEDOS, TAMPINHAS OU BOLINHAS).
2 GARRAFAS PEQUENAS (COM 3 DEDOS DE ÁGUA).
JOGO:
DESENHE O JOGO DA VELHA NO CHÃO, PAPEL OU MESA, SEPARE OS BRINQUEDOS (MARCADORES). O JOGO COMEÇA JOGANDO A GARRAFA PARA O ALTO E ELA FAZENDO UMA VOLTA COM OBJETIVO DE CAIR EM PÉ.
CADA VEZ QUE A GARRAFA CAI EM PÉ, VOCÊ PODE COLOCAR UM MARCADOR NO JOGO DA VELHA. QUEM FIZER O TRIO GANHA O JOGO.
1 - PODE SER JOGADO 1 VEZ DE CADA ATÉ TERMINAR O JOGO.
2 - PARA DEIXAR O JOGO MAIS DINÂMICO CADA UM JOGA SUA GARRAFA, E QUEM FOR MAIS RÁPIDO EM DEIXAR A GARRAFA DE PÉ VAI MARCANDO O JOGO DA VELHA E ASSIM GANHA.
DESAFIO 2:
MATERIAIS:
GIZ OU FITA CREPE;
MARCADORES (BRINQUEDOS, TAMPINHAS OU BOLINHAS).
CESTA (BALDE, COPO, POTE DE SORVETE).
BOLA (BRINQUEDOS, BOLINHAS DE PAPEL)
JOGO:
DESENHE O JOGO DA VELHA NO CHÃO, PAPEL OU MESA, SEPARE OS BRINQUEDOS (MARCADORES). O JOGO COMEÇA JOGANDO AS BOLINHAS NO BALDINHO. A CADA “CESTA” PODE COLOCAR UM MARCADOR NO JOGO DA VELHA E GANHA QUEM CONSEGUIR FAZER O TRIO.
DESAFIO 3:
MATERIAIS:
GIZ OU FITA CREPE;
MARCADORES (BRINQUEDOS, TAMPINHAS OU BOLINHAS).
CESTA (BALDE, COPO, POTE DE SORVETE).
MOEDAS (BOLINHAS)
JOGO:
DESENHE O JOGO DA VELHA NO CHÃO, PAPEL OU MESA, SEPARE OS BRINQUEDOS (MARCADORES). O JOGO COMEÇA JOGANDO A MOEDA NO CHÃO OU NA MESA PARA QUE ELA PINGUE E CAIA NO BALDINHO, E A CADA “CESTA” NO BALDINHO, PODE COLOCAR UM MARCADOR NO JOGO DA VELHA. GANHA QUEM CONSEGUIR FAZER O TRIO.
NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR UM VÍDEO CURTO (ATÉ 20 SEGUNDOS) OU FOTO.
SE CUIDEM E ATÉ BREVE!
PROFESSORES AMANDA, MÁRCIA E RAFAEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário