NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
- Leiam o texto com atenção respondam as questões.
Tem
fantasma no porão!
Vovô
sempre dizia:
__
Liloca é uma alegria.
Mas
bem que ela podia acabar com essa mania.
Mania
de ter medo de tudo: de barata, de trovão, de escuro e, mais que tudo, de
fantasma. Não podia ouvir um barulhinho que logo se assustava.
E
aí, saía correndo, apavorada, gritando:
__
Acorda Rubião. Tem fantasma no porão!
E se
de dia Liloca tinha medo, de noite tinha terror.
Dormia
com a luz acesa, enrolada no cobertor.
Qualquer
barulho que ouvia, logo pensava:
__ É
FANTASMA!
Naquela
noite, estavam todos esperando o jantar quando, de repente, ouviram um grito:
__
Socooooooorro! Fantaaaaaaasma!
Liloca
entrou correndo na sala:
__
Vo-vo-vô, eu vi um-um-um fantas-tasma no-no-no quintal! Pa-pa-passando em fren-frente
da já-janela da co-co-cozinha.
Rubião
saiu para ver o que tinha assustado a Liloca e, daí a pouquinho, voltou
aborrecido da vida:
__
Que fantasma que nada, Liloca! Era a camisa do Vovô que, com o vento, voou do
varal e passou em frente à janela.
Liloca
ficou envergonhada.
Tinha
ficado assustada por uma coisinha de nada.
Lilian
Sypriano
Compreensão
de texto
-
Assinale a alternativa correta.
1 –
Quem é a personagem principal do texto?
( ) Rubião
( ) Vovô
( ) Liloca
2 –
Qual o maior medo de Liloca?
( ) rato
( ) trovão
( ) fantasma
3 –
Quando Liloca ouvia um barulho ela pensava que tinha fantasma no:
( ) quarto
( ) porão
( ) telhado
4 –
Quem é o autor (a) do texto?
( ) Liloca Sypriano
( ) Rubião Sypriano
( ) Lilian Sypriano
5 –
Qual o período do dia que se passa a história?
( ) manhã
( ) noite
( ) tarde
-
Responda.
6 –
Liloca tinha muito medo durante a noite. Como ela dormia?
R:
______________________________
7 –
Liloca pensou que tinha um fantasma no quintal. Retire do texto o parágrafo que
comprova que não era um fantasma.
R: ______________________________
8 –
Você tem medo de fantasma? Justifique.
R:
______________________________
9 –
Como Liloca ficou após descobrir que não tinha um fantasma no quintal?
R:
______________________________
10 – Faça uma ilustração do texto.
AULA Nº 109 DIA: 06/10/2020
NO CADERNO ESCREVA:
DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
Temperatura
atmosférica
A
temperatura atmosférica indica o quanto o ar está aquecido em determinada parte
da atmosfera. Quando a temperatura está alta, significa que o ar está
bastante aquecido, o que também provoca em nosso corpo uma sensação de calor.
Na situação inversa, a baixa temperatura indica pouco aquecimento do ar e,
então, sentimos frio.
Para
medir com precisão a temperatura do ar, utilizamos o termômetro atmosférico.
Esse instrumento indica a temperatura em graus.
Você
já pensou em como a temperatura atmosférica pode influenciar o dia das pessoas?
Veja os exemplos abaixo e depois responda às questões.
A – Indique abaixo a letra
de cada foto de acordo com a temperatura atmosférica no momento em que foi
tirada.
( ) Temperatura baixa.
( ) Temperatura alta.
B – Como a temperatura
atmosférica influenciou a brincadeira das crianças? E quais foram as
influências sobre a escolha de suas roupas?
R:
___________________________________
TERCEIRA MISSÃO!
CAPRICHE! 😏
AULA Nº 110 DIA: 07/10/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
MADEIRA
PARA CONSTRUIR
Vídeo: Ciclo do papel
A madeira obtida dos troncos
de árvores pode ser usada para fabricar móveis, brinquedos e muitos outros
objetos, além de servir para construir casas e como lenha ou carvão.
Durante anos, florestas têm sido
destruídas para retirar a madeira de árvores, como o cedro e o mogno. Em muitos
casos, essas árvores não são replantadas e correm o risco de desaparecer do
ambiente. Por isso, existem leis que protegem as plantas da exploração que
causa riscos a sua existência. Atualmente, muitos objetos são fabricados com
madeira de reflorestamento. Isso quer dizer que a madeira foi retirada de
árvores cultivadas, como o eucalipto.
O plantio do eucalipto proporciona
diversos benefícios diretos e indiretos às propriedades rurais diversificadas.
O eucalipto é bastante versátil e pode ser usado com múltiplos fins: energia,
celulose e papel, laminação, serraria e outras utilidades como medicamentos,
cosméticos, tecidos, alimentos, etc.
O
USO DO PAPEL NO DIA A DIA
O papel que usamos é feito principalmente
da madeira do eucalipto. Os eucaliptos são plantados e após alguns anos, são
cortados e então levados para as fábricas que produzem papel. O tronco é
descascado, e a madeira é transformada em pasta de celulose (substância
produzida pelas plantas e utilizadas na fabricação de papel). Essa pasta passa
por alguns processos até virar papel.
APÓS
ASSISTIR AO VÍDEO, REALIZE A LEITURA DO TEXTO E RESPONDA AS PERGUNTAS NO
CADERNO.
1- Quais os principais usos
que as pessoas fazem da madeira?
R:......................................................................................................
2- Por que as árvores correm risco de desaparecer do nosso
ambiente?
R:......................................................................................................
3- Existe algum tipo de proteção às plantas?
R:......................................................................................................
4- Qual a planta mais utilizada na produção de papel?
R:....................................................................................................
POVOS
AFRICANOS
Vídeo capoeira
A cultura brasileira também se formou com
a contribuição de diferentes povos africanos, com seus costumes, ritmos, danças,
comidas, instrumentos musicais, crenças, lendas e muito mais.
Ao lado do tambor, outros
instrumentos, como o berimbau, o agogô e o reco-reco, se juntaram aos de origem
lusitana (portuguesa), como o pandeiro, a viola e a rabeca, e são utilizados em
grande variedade de danças e festas.
Nas congadas, maracatus,
capoeiras e reisados, os ritmos africanos estão na base da música tocada.
Também temos a influência
africana na culinária brasileira, principalmente na Bahia (acarajé, vatapá,
aluá e xinxim de galinha). Também de origem africana temos o cará, o inhame, noz
de cola (as nozes são comidas inteiras ou moídas para preparar bebidas) e a
típica banana.
Muitas palavras que falamos
diariamente são de origem dos povos africanos como: bobó, farofa. Fubá, moqueca,
quitute, jabá, birita, bitelo, bolor, batuque, cafofo, caçula, moleque, neném,
camundongo, canga, fuleiro, fofoca, fuxico, maluco, lambada, mochila, patota,
pindaíba, sapeca, tango e muitas outras.
APÓS
ASSISTIR AO VÍDEO E FAZER A LEITURA DO TEXTO RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO
1-Observe os instrumentos de origem dos povos africanos e
escreva o nome de cada um:
2-Cite 2 (duas) danças típicas de origem dos povos
africanos:
R:...........................................................................................................................
3-Veja o quadro abaixo e procure o significado das palavras que são de origem do povo africano:
PALAVRA |
SIGNIFICADO |
|
|
CAÇULA |
|
CAFUNÉ |
|
NENÉN |
|
FUXICO |
|
MALUCO |
|
Bons estudos!
AULA Nº 111 DIA: 08/10/2020
DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
- Faça desenhos para resolver as situações problemas 1 e 2 e escreva a resposta. Nas demais, faça as contas.
1 – Mamãe preparou uma limonada deliciosa para o almoço. Distribua igualmente os 12 cubos de gelo em 4 copos. Quantos cubos de gelo ficaram em cada copo?
2 – Sarah comprou 10 peixinhos e 2 aquários. Quantos peixinhos ficarão em cada aquário para que fiquem com a mesma quantidade?
3 – Adriana ganhou 159 tampinhas de sua tia e 122 de sua avó. Com quantas tampinhas ela ficou?
4 – Rafael foi ao mercado e comprou: duas dezenas de laranjas, uma dúzia de bananas e cinco unidades de maçãs. Quantas frutas ele comprou?
5 – João tem 300 bolinhas de gude em sua coleção e deu 105 para o seu primo. Com quantas bolinhas ele ficou?
ATIVIDADE
AVALIATIVA DE PORTUGUÊS - 2º PERÍODO
PRODUÇÃO TEXTUAL - RELATO DE MEMÓRIA
- FAÇA UM RELATO SOBRE UMA FOTOGRAFIA
QUE MARCOU UM MOMENTO MUITO ESPECIAL DA SUA VIDA.
- NÃO SE ESQUEÇA DOS
PARÁGRAFOS, PONTUAÇÕES E COERÊNCIA.
- UTILIZE CANETA AZUL.
- QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM
CONTATO COM SUA PROFESSORA.
- MANDE FOTO DO SEU TEXTO E
DA FOTOGRAFIA PARA VALIDAR A SUA PRESENÇA.
- DESCREVA EM QUAL MOMENTO
ESTA FOTOGRAFIA FOI TIRADA E POR QUE REPRESENTA UMA MEMÓRIA AFETIVA. EM QUAL
LOCAL ESTA FOTOGRAFIA FOI TIRADA, QUAIS PESSOAS FAZEM PARTE DESTE MOMENTO E O
QUE ELAS REPRESENTAM EM SUA VIDA E ETC.
MEMÓRIA
AFETIVA
AULA Nº 112 DIA: 09/10/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
MATEMÁTICA
Olá meus queridos!
Na aula de hoje iremos fazer uma pequena revisão!
Faça tudo com muita atenção e envie
foto para a sua professora!
1 - Decomponha os números abaixo:
a) 1585 = ___________________________
b) 1059 = ___________________________
c) 2440 = ___________________________
d) 5329 = ___________________________
2 - Componha os seguintes números:
a) 2000 + 400 + 50 + 8 = ___________________________
b) 3000 + 200 + 30 + 5 = ___________________________
c) 1000 + 500 + 9 = ___________________________
d) 3000 + 60 + 8 = ___________________________
e) 2000 + 600 + 70 = ___________________________
3 - Resolva:
Bom estudo e um maravilhoso final de
semana!
Cuide-se!!! 😘
Aula 19 – dia 09/10/2020
ESCRAVOS DE JÓ
VOCÊ SABIA
QUE A BRINCADEIRA “ESCRAVOS DE JÓ” É ANTIGA E BEM POPULAR?
EXISTEM VÁRIAS FORMAS DE BRINCAR, EM DUPLA, EM RODA E MOVENDO ALGUM OBJETO.
HOJE VAMOS
APRENDER "ESCRAVOS DE JÓ" NO QUADRADO.
EXIGE
CONCENTRAÇÃO E RITMO. É PRECISO MUITA ATENÇÃO PARA QUE SE CONSIGA CHEGAR ATÉ O
FINAL DA MÚSICA FAZENDO OS GESTOS CORRETAMENTE.
PARA O QUADRADO PODE USAR FITA CREPE, RISCAR O CHÃO OU USAR AS LINHAS DO PISO.
A
BRINCADEIRA É UMA COREOGRAFIA DE VAI E VEM DE ACORDO COM O RITMO DA MÚSICA CANTANDO:
LINK DO VÍDEO - ESCRAVOS DE
JÓ
ESCOLHA O JEITO DE BRINCAR ESCRAVOS DE JÓ QUE MAIS
GOSTA OU OUTRA FORMA QUE CONHEÇA E DIVIRTA-SE. |
LEMBRE-SE DE NOS ENVIAR
FOTO OU VÍDEO (MÁX. 20 SEGUNDOS).
BOA AULA E ATÉ BREVE!
PROFESSORES AMANDA,
MARCIA E RAFAEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário