quarta-feira, 22 de julho de 2020

3° ANO B - LIÇÕES DE 05/10 A 09/10

 AULA Nº 108                        DIA: 05/10/2020


NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:

- Leiam o texto com atenção respondam as questões.


Tem fantasma no porão!

Vovô sempre dizia:

__ Liloca é uma alegria.

Mas bem que ela podia acabar com essa mania.

Mania de ter medo de tudo: de barata, de trovão, de escuro e, mais que tudo, de fantasma. Não podia ouvir um barulhinho que logo se assustava.

E aí, saía correndo, apavorada, gritando:

__ Acorda Rubião. Tem fantasma no porão!

E se de dia Liloca tinha medo, de noite tinha terror.

Dormia com a luz acesa, enrolada no cobertor.

Qualquer barulho que ouvia, logo pensava:

__ É FANTASMA!

Naquela noite, estavam todos esperando o jantar quando, de repente, ouviram um grito:

__ Socooooooorro! Fantaaaaaaasma!

Liloca entrou correndo na sala:

__ Vo-vo-vô, eu vi um-um-um fantas-tasma no-no-no quintal! Pa-pa-passando em fren-frente da já-janela da co-co-cozinha.

Rubião saiu para ver o que tinha assustado a Liloca e, daí a pouquinho, voltou aborrecido da vida:

__ Que fantasma que nada, Liloca! Era a camisa do Vovô que, com o vento, voou do varal e passou em frente à janela.

Liloca ficou envergonhada.

Tinha ficado assustada por uma coisinha de nada.

Lilian Sypriano

Compreensão de texto

- Assinale a alternativa correta.

1 – Quem é a personagem principal do texto?

(   ) Rubião

(   ) Vovô

(   ) Liloca


2 – Qual o maior medo de Liloca?

(   ) rato

(   ) trovão

(   ) fantasma


3 – Quando Liloca ouvia um barulho ela pensava que tinha fantasma no:

(  ) quarto

(   ) porão

(   ) telhado


4 – Quem é o autor (a) do texto?

(   ) Liloca Sypriano

(   ) Rubião Sypriano

(   ) Lilian Sypriano


5 – Qual o período do dia que se passa a história?

(   ) manhã

(   ) noite

(   ) tarde


- Responda.

6 – Liloca tinha muito medo durante a noite. Como ela dormia?

R: ______________________________


7 – Liloca pensou que tinha um fantasma no quintal. Retire do texto o parágrafo que comprova que não era um fantasma.

R: ______________________________


8 – Você tem medo de fantasma? Justifique.

R: ______________________________


9 – Como Liloca ficou após descobrir que não tinha um fantasma no quintal?

R: ______________________________


10 – Faça uma ilustração do texto. 





Hora de aprender e se divertir!!!

Clique no link abaixo para começar a jogar.

Objetivo: Joguinho da multiplicação.


***********************************************************

LEMBRETE: Se você não cumpriu as suas missões, ainda da tempo! 😉

Veja a primeira missão na postagem do dia 02/10/2020
Abaixo o vídeo da 2° parte da missão!



SEGUNDA MISSÃO!!!!







 AULA Nº 109                        DIA: 06/10/2020

NO CADERNO ESCREVA:

 EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:






Temperatura atmosférica

A temperatura atmosférica indica o quanto o ar está aquecido em determinada parte da atmosfera. Quando a temperatura está alta, significa que o ar está bastante aquecido, o que também provoca em nosso corpo uma sensação de calor. Na situação inversa, a baixa temperatura indica pouco aquecimento do ar e, então, sentimos frio.

Para medir com precisão a temperatura do ar, utilizamos o termômetro atmosférico. Esse instrumento indica a temperatura em graus.


Você já pensou em como a temperatura atmosférica pode influenciar o dia das pessoas? Veja os exemplos abaixo e depois responda às questões.


A – Indique abaixo a letra de cada foto de acordo com a temperatura atmosférica no momento em que foi tirada.

(   ) Temperatura baixa.

(   ) Temperatura alta.

B – Como a temperatura atmosférica influenciou a brincadeira das crianças? E quais foram as influências sobre a escolha de suas roupas?

R: ___________________________________

TERCEIRA MISSÃO!

CAPRICHE! 😏

😘



 AULA Nº 110                        DIA: 07/10/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:


MADEIRA PARA CONSTRUIR

Vídeo: Ciclo do papel  

     A madeira obtida dos troncos de árvores pode ser usada para fabricar móveis, brinquedos e muitos outros objetos, além de servir para construir casas e como lenha ou carvão.

     Durante anos, florestas têm sido destruídas para retirar a madeira de árvores, como o cedro e o mogno. Em muitos casos, essas árvores não são replantadas e correm o risco de desaparecer do ambiente. Por isso, existem leis que protegem as plantas da exploração que causa riscos a sua existência. Atualmente, muitos objetos são fabricados com madeira de reflorestamento. Isso quer dizer que a madeira foi retirada de árvores cultivadas, como o eucalipto.

     O plantio do eucalipto proporciona diversos benefícios diretos e indiretos às propriedades rurais diversificadas. O eucalipto é bastante versátil e pode ser usado com múltiplos fins: energia, celulose e papel, laminação, serraria e outras utilidades como medicamentos, cosméticos, tecidos, alimentos, etc.

O USO DO PAPEL NO DIA A DIA

     O papel que usamos é feito principalmente da madeira do eucalipto. Os eucaliptos são plantados e após alguns anos, são cortados e então levados para as fábricas que produzem papel. O tronco é descascado, e a madeira é transformada em pasta de celulose (substância produzida pelas plantas e utilizadas na fabricação de papel). Essa pasta passa por alguns processos até virar papel.

APÓS ASSISTIR AO VÍDEO, REALIZE A LEITURA DO TEXTO E RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO.

 

1- Quais os principais usos que as pessoas fazem da madeira?

R:......................................................................................................

2- Por que as árvores correm risco de desaparecer do nosso ambiente?

R:......................................................................................................

3- Existe algum tipo de proteção às plantas?

R:......................................................................................................

4- Qual a planta mais utilizada na produção de papel?

R:....................................................................................................



POVOS AFRICANOS

Vídeo capoeira

     A cultura brasileira também se formou com a contribuição de diferentes povos africanos, com seus costumes, ritmos, danças, comidas, instrumentos musicais, crenças, lendas e muito mais.

Ao lado do tambor, outros instrumentos, como o berimbau, o agogô e o reco-reco, se juntaram aos de origem lusitana (portuguesa), como o pandeiro, a viola e a rabeca, e são utilizados em grande variedade de danças e festas.

Nas congadas, maracatus, capoeiras e reisados, os ritmos africanos estão na base da música tocada.

Também temos a influência africana na culinária brasileira, principalmente na Bahia (acarajé, vatapá, aluá e xinxim de galinha). Também de origem africana temos o cará, o inhame, noz de cola (as nozes são comidas inteiras ou moídas para preparar bebidas) e a típica banana.

Muitas palavras que falamos diariamente são de origem dos povos africanos como: bobó, farofa. Fubá, moqueca, quitute, jabá, birita, bitelo, bolor, batuque, cafofo, caçula, moleque, neném, camundongo, canga, fuleiro, fofoca, fuxico, maluco, lambada, mochila, patota, pindaíba, sapeca, tango e muitas outras.



APÓS ASSISTIR AO VÍDEO E FAZER A LEITURA DO TEXTO RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO

1-Observe os instrumentos de origem dos povos africanos e escreva o nome de cada um:

2-Cite 2 (duas) danças típicas de origem dos povos africanos:

R:........................................................................................................................... 

3-Veja o quadro abaixo e procure o significado das palavras que são de origem do povo africano:

PALAVRA

SIGNIFICADO

 

 

CAÇULA

 

CAFUNÉ

 

NENÉN

 

FUXICO

 

MALUCO

 

 

Bons estudos!

APÓS CUMPRIR A SUA MISSÃO, NOS MANDE UMA FOTO!!! 😉


 



Para realizar a nossa Live de Educação Física que acontecerá no dia 16/10 às 11h precisamos de 1.000 inscritos no nosso canal do Youtube.  
Se cada aluno conseguir 3 inscrições bateremos a nossa meta.
 Bora lá pessoal!!!! Divulgue para os seus contatos!!




 AULA Nº 111                        DIA: 08/10/2020

 NO CADERNO ESCREVA:

 EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:


- Faça desenhos para resolver as situações problemas 1 e 2 e escreva a resposta. Nas demais, faça as contas.

1 – Mamãe preparou uma limonada deliciosa para o almoço. Distribua igualmente os 12 cubos de gelo em 4 copos. Quantos cubos de gelo ficaram em cada copo?


2 – Sarah comprou 10 peixinhos e 2 aquários. Quantos peixinhos ficarão em cada aquário para que fiquem com a mesma quantidade?


3 – Adriana ganhou 159 tampinhas de sua tia e 122 de sua avó. Com quantas tampinhas ela ficou?


4 – Rafael foi ao mercado e comprou: duas dezenas de laranjas, uma dúzia de bananas e  cinco unidades de maçãs. Quantas frutas ele comprou?


5 – João tem 300 bolinhas de gude em sua coleção e deu 105 para o seu primo. Com quantas bolinhas ele ficou?


ATIVIDADE AVALIATIVA DE PORTUGUÊS - 2º PERÍODO

 PRODUÇÃO TEXTUAL - RELATO DE MEMÓRIA

- FAÇA UM RELATO SOBRE UMA FOTOGRAFIA QUE MARCOU UM MOMENTO MUITO ESPECIAL DA SUA VIDA.

- NÃO SE ESQUEÇA DOS PARÁGRAFOS, PONTUAÇÕES E COERÊNCIA.

- UTILIZE CANETA AZUL.

- QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO COM SUA PROFESSORA.

- MANDE FOTO DO SEU TEXTO E DA FOTOGRAFIA PARA VALIDAR A SUA PRESENÇA.

- DESCREVA EM QUAL MOMENTO ESTA FOTOGRAFIA FOI TIRADA E  POR QUE REPRESENTA UMA MEMÓRIA AFETIVA. EM QUAL LOCAL ESTA FOTOGRAFIA FOI TIRADA, QUAIS PESSOAS FAZEM PARTE DESTE MOMENTO E O QUE ELAS REPRESENTAM EM SUA VIDA E ETC.

MEMÓRIA AFETIVA

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Não se esqueça de enviar uma foto quando concluir a sua missão!


AULA DE ARTES

 





 



 AULA Nº 112                        DIA: 09/10/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:

MATEMÁTICA 

Olá meus queridos!

Na aula de hoje iremos fazer uma pequena revisão!

Faça tudo com muita atenção e envie foto para a sua professora!


1 - Decomponha os números abaixo:

a) 1585 = ___________________________

b) 1059 = ___________________________

c) 2440 = ___________________________

d) 5329 = ___________________________


2 - Componha os seguintes números:

a) 2000 + 400 + 50 + 8 = ___________________________

b) 3000 + 200 + 30 + 5 = ___________________________

c) 1000 + 500 + 9 = ___________________________

d) 3000 + 60 + 8 = ___________________________

e) 2000 + 600 + 70 = ___________________________ 


3 - Resolva:





Anote o nome do personagem intruso em seu caderno e faça um desenho!

Bom estudo e um maravilhoso final de semana!
Cuide-se!!! 
😘


 



Aula 19 – dia 09/10/2020

ESCRAVOS DE JÓ

VOCÊ SABIA QUE A BRINCADEIRA “ESCRAVOS DE JÓ” É ANTIGA E BEM POPULAR?

EXISTEM VÁRIAS FORMAS DE BRINCAR, EM DUPLA, EM RODA E MOVENDO ALGUM OBJETO. 

HOJE VAMOS APRENDER "ESCRAVOS DE JÓ" NO QUADRADO.

EXIGE CONCENTRAÇÃO E RITMO. É PRECISO MUITA ATENÇÃO PARA QUE SE CONSIGA CHEGAR ATÉ O FINAL DA MÚSICA FAZENDO OS GESTOS CORRETAMENTE.

PARA O QUADRADO PODE USAR FITA CREPE, RISCAR O CHÃO OU USAR AS LINHAS DO PISO.



A BRINCADEIRA É UMA COREOGRAFIA DE VAI E VEM DE ACORDO COM O RITMO DA MÚSICA CANTANDO:


NO VÍDEO VAMOS FAZER A SEQUÊNCIA DUAS VEZES, UMA CANTANDO A MÚSICA E OUTRA CANTANDO LÁ, LÁ, LÁ.

LINK DO VÍDEO - ESCRAVOS DE JÓ



ESCOLHA O JEITO DE BRINCAR ESCRAVOS DE JÓ QUE MAIS GOSTA OU OUTRA FORMA QUE CONHEÇA E DIVIRTA-SE.

 

LEMBRE-SE DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO (MÁX. 20 SEGUNDOS).

BOA AULA E ATÉ BREVE!

PROFESSORES AMANDA, MARCIA E RAFAEL

 


 

Nenhum comentário: