quarta-feira, 15 de julho de 2020

3° ANO - LIÇÕES DE 28/09 A 02/10

 AULA Nº 103                        DIA: 28/09/2020

 NO CADERNO ESCREVA:

 EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE SETEMBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:


Olá meus queridos!

Na aula de hoje iremos utilizar o livro de matemática para darmos continuidade aos conteúdos da multiplicação – QUÁDRUPLO E QUÍNTUPLO.

Façam as páginas 114 a 116 com muita atenção!

Qualquer dúvida fale com a sua Professora.


- Resolva em seu caderno as situações problema abaixo. Se precisar, assista novamente à vídeo aula postada na aula passada.

 

1 – Um cavalo tem quatro patas. Quantas patas têm 156 cavalos?


2 – Ana tem 6 bombons, ganhou o quadruplo de sua mãe e mais 10 de seu pai. Com quantos bombons ela ficou?


3 – Claudia tem 214 tampinhas, sua prima tem o triplo. Quantas tampinhas ela tem?


4 – Daniel tem 13 carrinhos, seu tio lhe deu o triplo e no outro dia, sua avó lhe deu mais 30. Com quantos carrinhos ele ficou?


5 – Paulo tem 45 anos, seu pai tem o dobro da sua idade. Quantos anos ele tem?


6 – Carlos foi à padaria e comprou 15 pães, seu amigo vai dar uma festa e comprou o quíntuplo de pães. Quantos pães ele comprou?

 


- PESSOAL PARA ESTA ATIVIDADE VOCÊ IRÁ UTILIZAR O LIVRO ‘BURITI MAIS PORTUGUÊS”.

 - VAMOS RETOMAR O USO CORRETO DE ALGUMAS PONTUAÇÕES.

- RESPONDAM AS QUESTÕES NO PRÓPRIO LIVRO.

- UTILIZEM CANETA AZUL PARA AS RESPOSTAS.

- NÃO SE ESQUEÇAM DE MANDAR FOTOS DAS ATIVIDADES.           

- QUALQUER DÚVIDA PROCURE A PROFESSORA NO WhatsApp.

- BOA ATIVIDADE!

 

GRAMÁTICA: PONTO FINAL E PONTO DE INTERROGAÇÃO

 

PÁGINAS: 51, 52, 53

Bom estudo!!!




 AULA Nº 104                        DIA: 29/09/2020

 NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE SETEMBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:

PORTUGUÊS  

- Leio o texto com atenção.


O celular em nossas vidas

Talvez você ainda não tenha pensado nisso, mas já imaginou que o celular existe há pouco tempo? Basta você assistir a reprise de uma novela de TV de duas décadas atrás, e você logo perceberá muitas situações que são bem diferentes das encontradas nos dias atuais, graças ao celular. As pessoas saíam para seus compromissos e só era possível entrar em contato com elas, quando chegassem aos seus destinos. Isso contando que lá onde elas estivessem, existisse um telefone “fixo” disponível. O fato é que durante o trajeto, seja ele perto ou longe as pessoas ficavam incomunicáveis.

Essa pequena caixinha que as pessoas costumam levar dentro de suas bolsas, bolsos ou dependuradas no pescoço, provocaram uma grande mudança na nossa sociedade. Antes o telefone se limitava a fazer e receber ligações. Hoje vários recursos são utilizados torpedos, e-mails, fotos, vídeos, jogos e outros. Tudo mudou muito depressa e certamente mudará muito mais.

Imagine só que a primeira demonstração de um aparelho portátil de comunicação à distância foi feita em Nova York em 1973 pelo engenheiro Martin Cooper. O aparelho que ele usou pesava quase um quilo e media 25 centímetros. A bateria levava 10 horas para recarregar e só durava 20 minutos. Custava 4 mil dólares. E o apelido era perfeito: “tijolão”.

No Brasil a primeira ligação por celular foi feita na cidade do Rio de Janeiro no mês de dezembro de 1990. O aparelho custava uma fortuna.

COMPREENSÃO DO TEXTO 

(copie e responda) 

1 – A finalidade desse texto é:

(   ) contar uma história

(   ) fazer um anúncio

(   ) informar

(   ) fazer uma propaganda

 

2 – De acordo com o texto o celular:

(   ) modificou os meios de comunicação

(   ) só ocupou o lugar do telefone fixo

(   ) não alterou o modo de vida das pessoas

(   ) prejudicou a comunicação entre as pessoas

 

3 – No trecho: “Tudo mudou muito depressa e certamente mudará muito mais”. O autor se refere:

(   ) às pessoas

(   ) às novas tecnologias

(   ) às novelas

(   ) ao telefone fixo

 

4 – De acordo com o texto a primeira demonstração de um aparelho de comunicação portátil foi feita:

(   ) no Brasil

(   ) No Rio de Janeiro

(   ) no interior

(   ) em Nova York

 

5 – Você concorda que hoje em dia o celular é fundamental para as pessoas se atualizarem e se comunicarem com os outros? Justifique.

R: ________________________________________________________

 

6 – Descreva as utilidades que o celular lhe oferece em seu dia a dia.

R: ________________________________________________________

 

7 – Como você imagina o celular daqui 20 anos?

R: ________________________________________________________

 

8 - Quem fez a primeira demonstração de um aparelho portátil de comunicação à distância?

R: ________________________________________________________

 

9 – Por que o celular era chamado de “tijolão” antigamente?

R: ________________________________________________________

 

10 – Qual o estado brasileiro e a data em que aconteceu a primeira ligação feita por celular?

R: ________________________________________________________

 

GEOGRAFIA

O TEMPO ATMOSFÉRICO NAS PAISAGENS

Muita ou pouca chuva, sol ou céu encoberto, brisa ou ventania. Em alguns lugares, em um mesmo dia, pode fazer sol de manhã, chover à tarde e esfriar à noite. O tempo varia, interferindo no nosso dia a dia e modificando as paisagens.

Esse tempo, que pode se alterar ao longo do dia, refere-se às condições da atmosfera em determinado lugar e momento. Por isso, é chamado tempo atmosférico.

Observe as condições do tempo da paisagem retratada nas fotos abaixo.



Responda

1 – Que diferenças você observa entre as duas paisagens de Gramado?

R: ________________________________________________________

2 – Que atividades cada uma dessas condições do tempo favorece?

R: ________________________________________________________

Os fenômenos atmosféricos

As condições do tempo atmosférico são determinadas por um conjunto de fenômenos, como o calor, o frio, o vento e a ocorrência ou não de chuvas.

Geralmente, esses fenômenos podem ser percebidos, e a intensidade deles, que é variável, também. Contudo, existem equipamentos que medem com precisão a intensidade dos fenômenos atmosféricos.


A - 

B - 

Responda

1 – Observe a paisagem retratada na foto A. Que elementos indicam chuva? E como sabemos se faz calor ou frio?

R: _____________________________________________________________

2 – Explique por que sabemos que o vento estava forte na foto B.

R: _____________________________________________________________ 


MATEMÁTICA

Para darmos continuidade aos conteúdos da multiplicação, nossa aula de hoje será no livro EMAI & LER ESCREVER, pagina 60. Você pode escrever as resposta no próprio livro. Faça com bastante atenção. 
Caso não esteja com o seu livro, veja a imagem abaixo e responda as questões em seu 
caderno. 

E NÃO SE ESQUEÇA DE TIRAR UMA FOTO E ENVIAR PARA A SUA PROFESSORA.






 AULA Nº 105                        DIA: 30/09/2020

 NO CADERNO ESCREVA:

 EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE SETEMBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:





OS TECIDOS QUE VESTIMOS

    Os tecidos de nossas roupas, como o algodão, o linho e a juta, são fabricados a partir de plantas. As fibras da juta também são usadas para produzir sacos, cordas, tapetes, entre outras mercadorias.

    Os algodoeiros crescem em regiões quentes de várias partes do mundo. A China, o Brasil, os Estados Unidos, o Paquistão, a Índia e o Uzbequistão estão entre os maiores produtores de algodão.

Utilidades do algodão

    algodão é usado para fazer uma série de produtos têxteis. Estes incluem (tecidos), toalhas de banho e roupões; denim para jeans azul; meias, cuecas, e a maioria das camisas. Lençóis muitas vezes são feitas de algodão. O algodão também é usado para fazer os fios utilizados em crochê e tricô.

LINHO (tecido)

    linho é uma planta herbácea que chega a atingir um metro de altura e pertence à família das lináceas. Compõe-se basicamente de uma substância fibrosa, da qual se extraem as fibras longas para a fabricação de tecidos. 

     A fibra do linho de origem das plantas herbáceas é extraída do talo,linho é arrancado pela raiz, a fim de se aproveitar todo o comprimento dos caules.      

    linho é um dos tecidos preferidos dos habitantes de regiões com climas quentes, deixando uma sensação de frescor na pele.


A JUTA (FIBRA)

    juta é uma fibra têxtil vegetal. Esta planta lenhosa alcança uma altura de 3 a 4 metros e o seu talo tem uma grossura de aproximadamente 20 mm, crescendo em climas úmidos e tropicais. O plantio é feito nas margens dos rios Solimões e Amazonas. O estado do Amazonas é o maior produtor nacional de juta.

    Para produzir os tecidos, primeiro lugar é necessário processar as fibras —  em filamentos e linhas, e isso é feito por meio de máquinas que as enrolam. Conforme esse material é torcido, ele vai sendo armazenado em bobinas que, mais tarde, serão colocadas em um tear. As fibras da juta também são usadas para produzir sacos, cordas, tapetes, artesanatos, cortinas, almofadas, persianas, etc.

APÓS A LEITURA DO TEXTO RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO

1 - Quais as plantas que podemos utilizar também para tecidos?

R:..........................................................................................................................

2 - Quem são os maiores produtores de algodão do mundo?

R:...........................................................................................................................

3 - O que podemos fazer com o algodão?

R:...........................................................................................................................

4 - De onde é retirada fibra que produz o linho?

R:...........................................................................................................................

5 - Qual é o maior estado produtor de Juta do Brasil?

R:...........................................................................................................................

6 - Escreva o nome das plantações abaixo:





Assista aos vídeos abaixo:



O TUPI-GUARANI NA LÍNGUA PORTUGUESA

     Para se comunicar com os indígenas, os portugueses aprenderam as línguas da família tupi-guarani. A maioria dos povos indígenas que viviam no litoral do Brasil falava línguas dessa família.

    Muitos indígenas também aprenderam a falar português para se relacionar com os europeus.

     Em algumas regiões do Brasil colonial, a influência da cultura indígena era tão grande que os descendentes dos europeus também falavam línguas tupi-guarani.

     Em 1757, o governo de Portugal tornou obrigatório o idioma Português a todos os que viviam no Brasil. Mas, a essa altura, diversas palavras indígenas já eram usadas pelos portugueses que aqui viviam. Por exemplo: jabuticaba, jacaré, lambari, perereca.


APÓS A LEITURA DO TEXTO RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO

1 - Veja alguns exemplos de palavras de origem tupi que foram incorporadas à língua portuguesa. Depois, complete o quadro com o sentido que essas palavras têm atualmente.

PALAVRA

SENTIDO ORIGINAL EM TUPI-GUARANI

SENTIDO ATUAL

Abacaxi

Fruta de cheiro forte

 

 

Biboca

Local de difícil acesso

 

 

carioca

Casa de branco

 

 

2 - Por que os portugueses resolveram aprender a língua tupi-guarani?

R:.........................................................................................................................

3 - Qual idioma o governo de Portugal tornou obrigatório para todos no Brasil?

R:..........................................................................................................................






 AULA Nº 106                        DIA: 01/10/2020

 NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:


Faça a atividade do EMAI & LER E ESCREVER. 

Resolva as situações problema da página 65 com muita atenção!

Caso não esteja com o seu livro, veja a imagem abaixo e responda as questões em seu caderno. 

Qualquer dúvida é só chamar! 

- Assista à vídeo aula com muita atenção e faça as atividades.

  
COPIAR E RESPONDER:


- Leia o texto com atenção e responda as questões.

O toco de lápis

            Lá, no fundo da gaveta, dois lápis estavam juntos. Um era novo, bonito, com uma ponta muito bem feita. Mas o outro, coitadinho! Era triste de se ver, sua ponta era redonda, dele só restava um toco, de tanto ser apontado.

            O grandão, novinho em folha, olhou para triste figura do companheiro e chamou:

__ Ô, baixinho! Você, ai embaixo! Está me ouvindo?

__ Não precisa gritar __ respondeu o toco de lápis __ eu não sou surdo!

__ Não é surdo? há há há há! Pensei que alguém já tivesse até cortado as orelhas, de tanto apontar a sua cabeça!

O toquinho de lápis suspirou:

__ É mesmo ... até já perdi a conta de quantas vezes eu tive de enfrentar o apontador ... o lápis novo continuou com a gozação:

___ Como você está feio e acabado! Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou lindo e novinho em folha!

__ Estou vendo, estou vendo ... mas, me diga uma coisa, você sabe o que é uma poesia?

__ Poesia? Que negócio é esse?

__ Sabe o que é uma carta de amor?

__ Amor? Carta? Você ficou louco, toquinho de lápis?

__ Fiquei tudo! Louco, alegre, triste, apaixonado! Velho e gasto também, se assim foi porque muito vivi. Fiquei tudo aquilo que aprendi de tanto escrever durante toda vida, romance, conto, poesia, narrativa, descrição, composição, teatro, crônica, aventura, tudo! Ah valeu a pena ter vivido tanto, ter escrito tanto ter escrito tanta coisa, mesmo tendo de acabar assim, apenas um toco de lápis e você, lápis novinho em folha, o que é que você aprendeu?

O grandão que era um lindo lápis preto, ficou vermelho de vergonha ...

Pedro Bandeira

Interpretação de texto

1 – Quem são os personagens do texto?

R: _______________________________

2 – Cite 3 gêneros textuais que o toquinho de lápis escreveu?

R: _______________________________

3 – Qual o maior inimigo do toquinho de lápis?

R: ________________________________

4 – Qual a cor do lápis novo?

R: ________________________________

5 – Quem é o autor do texto?

R: ________________________________

6 – Copie um parágrafo do texto que represente uma pergunta?

R: ________________________________

7 – Na sua opinião qual dos dois lápis tem mais coisas pra contar? Justifique.

R: ________________________________

8 – Onde a história se passa?

R: ________________________________

9 – Segundo o autor o toquinho de lápis ficou louco, alegre, triste e apaixonado. O que ele quis dizer com isso?

R: ________________________________

10 – Faça uma ilustração bem bonita do texto.

 

 

 

 

 

 

Não esqueça de me enviar as fotos das atividades!!! 

ESSE MÊS É MUITO ESPECIAL E EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS CRIANÇAS TEREMOS ALGUMAS NOVIDADES E MUITA DIVERSÃO!
NÃO PERCAM AS AULAS PELO MEET E AQUI NO BLOG.

TODOS OS DIAS VOCÊS RECEBERÃO UMA MISSÃO. PREPARADOS???



AULA DE ARTES



 



 AULA Nº 107                        DIA: 02/10/2020 

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:

Na aula de hoje primeiro  utilizaremos o livro de matemática (Buriti Mais Matemática) para darmos continuidade ao conteúdo de divisão, veja a vídeo aula de ontem para recordar.

Façam as situações problema das páginas 188 a 190 com muita atenção!

Caso não esteja com o seu livro, peça para alguém da sua família ir à escola para retirar e me chame no whatsapp que enviarei a foto das paginas para você fazer no caderno. 


- Faça desenhos para resolver as situações problemas abaixo e tente fazer as contas também. Não esqueça de escrever a resposta.

 

1 – Raquel tem 6 bonecas e ela deverá guarda-las em 3 caixas com quantidades iguais. Quantas bonecas ficarão em cada caixa?


2 – Rosângela ganhou 25 flores de seu filho. Distribua as flores em 4 vasos para que fiquem com a mesma quantidade. Quantas flores ficarão em casa vaso? Sobrou alguma flor? Quantas?


3 – Paulo tem uma coleção de figurinhas e ganhou o álbum de sua mãe. Ajude-o  a distribuir suas 25 figurinhas em 5 páginas do álbum. Quantas figurinhas ele irá colar em cada página?


4 – Daniel comprou 30 bolinhas de gude. Ajude-o a guarda-las em 6 saquinhos, todos os saquinhos deverão ficar com a mesma quantidade de bolinhas. Quantas bolinhas ficará em cada saquinho?


5 – Comprei 40 balas para dar igualmente aos meus 5 sobrinhos. Quantas balas cada um irá ganhar?



E agora dando continuidade aos conteúdos da multiplicação, faça a atividade do EMAI & LER E ESCREVER. 

    Resolva as situações problema da página 61 e responda as perguntinhas da página 62 com muita atenção! 

Qualquer dúvida é só chamar!

    Caso não esteja com o seu livro, veja a imagem abaixo e responda as questões em seu caderno. 



Qualquer dúvida é só chamar!

PRIMEIRA MISSÃO!

FAÇA UM DESENHO JUNTO COM A MENSAGEM CORRETA E ENVIE FOTO! 😉😊


  

Lembrem-se: a tabuada deve ser estudada diariamente!

 

Bom estudo e um maravilhoso final de semana!
Cuide-se!!! 
😘

 


AULA 18 - DIA 02/10/2020


PEGA VARETAS


NA AULA DE HOJE IREMOS CONFECCIONAR UM JOGO ANTIGO QUE É USADO ATÉ HOJE, O “PEGA VARETAS”.


PARA ISSO VAMOS PRECISAR DE:


- 30 PALITOS DE MADEIRA OU QUALQUER VARETA.

- TINTAS (VARIAS CORES).


1º PASSO

PARA FAZER O JOGO BASTA PINTAR OS PALITOS DAS SEGUINTES CORES, OU DAS QUE PREFERIR (VOCÊ PODE FAZER CORES DIFERENTES MISTURANDO-AS TAMBÉM):

10 PALITOS DE BRANCO (5 PONTOS)

5 PALITOS DE VERDE (10 PONTOS)

5 PALITOS DE AZUL (25 PONTOS)

5 PALITOS DE ROSA (50 PONTOS)

4 PALITOS DE CINZA (75 PONTOS)

1 PALITO DE PRETO (100 PONTOS)


ATENÇÃO: CASO NÃO TENHA PALITO DE MADEIRA, SEGUE OUTRA OPÇÃO:


MATERIAIS: JORNAL, FOLHAS DE REVISTAS VELHAS, ENCARTE DE MERCADO, SULFITE USADO, FOLHAS DE CADERNO USADAS, ETC., COLA, RÉGUA E TESOURA.

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COMO FAZER: RECORTE RETÂNGULOS DE JORNAL DO TAMANHO APROXIMADO 15 CM X 25 CM

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ENROLE OS CANUDINHOS DE JORNAL E FAÇA-OS O MAIS FINO E PARECIDOS QUE CONSEGUIR

C:\Users\WIN764BITS\Downloads\VaretaDeJornal.jpg

PASSE UM POUCO DE COLA NO FINAL PARA NÃO ABRIREM.

ESTÁ PRONTA SUA VARETA DE JORNAL, AGORA PINTE E ESPERE SECAR.

C:\Users\WIN764BITS\Downloads\CanudoPronto.jpg

2º PASSO

JUNTAR TODOS OS PALITOS E DEIXAR ELES CAÍREM.


3º PASSO

PEGAR 1 PALITO POR VEZ SEM QUE NENHUM OUTRO MEXA.


4º PASSO

QUANDO NÃO SOBRAR MAIS NENHUM PALITO SOME OS PONTOS, O VENCEDOR SERÁ AQUELE QUE TIVER MAIS PONTOS. PARA BRINCAR COM MAIS DE 2 PESSOAS, PODE AUMENTAR O NÚMERO DE PALITOS.





ÓTIMA DIVERSÃO E… NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR UM VÍDEO DE 10 SEGUNDOS, OU FOTO EM QUE VOCÊ APAREÇA BRINCANDO.


ATÉ BREVE!


PROFESSORES AMANDA, MÁRCIA E RAFAEL




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