AULA Nº 103 DIA: 28/09/2020
DIA ___ DE SETEMBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
Olá meus queridos!
Na aula de hoje iremos utilizar o livro
de matemática para darmos continuidade aos conteúdos da multiplicação – QUÁDRUPLO
E QUÍNTUPLO.
Façam as páginas 114 a 116 com muita atenção!
Qualquer dúvida fale com a sua Professora.
- Resolva em seu caderno as situações
problema abaixo. Se precisar, assista novamente à vídeo aula postada na aula
passada.
1 – Um cavalo tem quatro patas. Quantas patas têm 156 cavalos?
2 – Ana tem 6 bombons, ganhou o quadruplo de sua mãe e mais 10 de seu pai. Com quantos bombons ela ficou?
3 – Claudia tem 214 tampinhas, sua prima tem o triplo. Quantas tampinhas ela tem?
4 – Daniel tem 13 carrinhos, seu tio lhe deu o triplo e no outro dia, sua avó lhe deu mais 30. Com quantos carrinhos ele ficou?
5 – Paulo tem 45 anos, seu pai tem o dobro da sua idade. Quantos anos ele tem?
6 – Carlos foi à padaria e comprou 15
pães, seu amigo vai dar uma festa e comprou o quíntuplo de pães. Quantos pães
ele comprou?
- PESSOAL PARA ESTA
ATIVIDADE VOCÊ IRÁ UTILIZAR O LIVRO ‘BURITI MAIS PORTUGUÊS”.
- VAMOS RETOMAR O USO CORRETO DE ALGUMAS
PONTUAÇÕES.
- RESPONDAM AS QUESTÕES NO
PRÓPRIO LIVRO.
- UTILIZEM CANETA AZUL PARA
AS RESPOSTAS.
- NÃO SE ESQUEÇAM DE MANDAR
FOTOS DAS ATIVIDADES.
- QUALQUER DÚVIDA PROCURE A
PROFESSORA NO WhatsApp.
- BOA ATIVIDADE!
GRAMÁTICA:
PONTO FINAL E PONTO DE INTERROGAÇÃO
PÁGINAS:
51, 52, 53
Bom estudo!!!
AULA Nº 104 DIA: 29/09/2020
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE SETEMBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
PORTUGUÊS
- Leio o texto com atenção.
O
celular em nossas vidas
Talvez
você ainda não tenha pensado nisso, mas já imaginou que o celular existe há
pouco tempo? Basta você assistir a reprise de uma novela de TV de duas décadas
atrás, e você logo perceberá muitas situações que são bem diferentes das
encontradas nos dias atuais, graças ao celular. As pessoas saíam para seus
compromissos e só era possível entrar em contato com elas, quando chegassem aos
seus destinos. Isso contando que lá onde elas estivessem, existisse um telefone
“fixo” disponível. O fato é que durante o trajeto, seja ele perto ou longe as
pessoas ficavam incomunicáveis.
Essa
pequena caixinha que as pessoas costumam levar dentro de suas bolsas, bolsos ou
dependuradas no pescoço, provocaram uma grande mudança na nossa sociedade.
Antes o telefone se limitava a fazer e receber ligações. Hoje vários recursos
são utilizados torpedos, e-mails, fotos, vídeos, jogos e outros. Tudo mudou
muito depressa e certamente mudará muito mais.
Imagine
só que a primeira demonstração de um aparelho portátil de comunicação à distância
foi feita em Nova York em 1973 pelo engenheiro Martin Cooper. O aparelho que
ele usou pesava quase um quilo e media 25 centímetros. A bateria levava 10
horas para recarregar e só durava 20 minutos. Custava 4 mil dólares. E o
apelido era perfeito: “tijolão”.
No Brasil a primeira ligação por celular foi feita na cidade do Rio de Janeiro no mês de dezembro de 1990. O aparelho custava uma fortuna.
COMPREENSÃO DO TEXTO
(copie e responda)
1 – A finalidade desse texto
é:
( ) contar uma história
( ) fazer um anúncio
( ) informar
( ) fazer uma propaganda
2 – De acordo com o texto o
celular:
( ) modificou os meios de comunicação
( ) só ocupou o lugar do telefone fixo
( ) não alterou o modo de vida das pessoas
( ) prejudicou a comunicação entre as pessoas
3 – No trecho: “Tudo mudou
muito depressa e certamente mudará muito mais”. O autor se refere:
( ) às pessoas
( ) às novas tecnologias
( ) às novelas
( ) ao telefone fixo
4 – De acordo com o texto a
primeira demonstração de um aparelho de comunicação portátil foi feita:
( ) no Brasil
( ) No Rio de Janeiro
( ) no interior
( ) em Nova York
5 – Você concorda que hoje
em dia o celular é fundamental para as pessoas se atualizarem e se comunicarem
com os outros? Justifique.
R: ________________________________________________________
6 – Descreva as utilidades
que o celular lhe oferece em seu dia a dia.
R:
________________________________________________________
7 – Como você imagina o
celular daqui 20 anos?
R: ________________________________________________________
8 - Quem fez a primeira
demonstração de um aparelho portátil de comunicação à distância?
R:
________________________________________________________
9 – Por que o celular era
chamado de “tijolão” antigamente?
R: ________________________________________________________
10 – Qual o estado
brasileiro e a data em que aconteceu a primeira ligação feita por celular?
R:
________________________________________________________
O
TEMPO ATMOSFÉRICO NAS PAISAGENS
Muita
ou pouca chuva, sol ou céu encoberto, brisa ou ventania. Em alguns lugares, em
um mesmo dia, pode fazer sol de manhã, chover à tarde e esfriar à noite. O
tempo varia, interferindo no nosso dia a dia e modificando as paisagens.
Esse
tempo, que pode se alterar ao longo do dia, refere-se às condições da atmosfera
em determinado lugar e momento. Por isso, é chamado tempo atmosférico.
Observe
as condições do tempo da paisagem retratada nas fotos abaixo.
Responda
1 –
Que diferenças você observa entre as duas paisagens de Gramado?
R:
________________________________________________________
2 –
Que atividades cada uma dessas condições do tempo favorece?
R:
________________________________________________________
Os fenômenos atmosféricos
As
condições do tempo atmosférico são determinadas por um conjunto de fenômenos,
como o calor, o frio, o vento e a ocorrência ou não de chuvas.
Geralmente,
esses fenômenos podem ser percebidos, e a intensidade deles, que é variável,
também. Contudo, existem equipamentos que medem com precisão a intensidade dos
fenômenos atmosféricos.
Responda
1 – Observe a paisagem
retratada na foto A. Que elementos indicam chuva? E como sabemos se faz calor
ou frio?
R:
_____________________________________________________________
2 – Explique por que sabemos
que o vento estava forte na foto B.
R:
_____________________________________________________________
AULA Nº 105 DIA: 30/09/2020
DIA ___ DE SETEMBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
OS TECIDOS QUE VESTIMOS
Os tecidos de nossas roupas, como o
algodão, o linho e a juta, são fabricados a partir de plantas. As fibras da
juta também são usadas para produzir sacos, cordas, tapetes, entre outras
mercadorias.
Os algodoeiros crescem em regiões quentes de várias partes do mundo. A
China, o Brasil, os Estados Unidos, o Paquistão, a Índia e o Uzbequistão estão
entre os maiores produtores de algodão.
Utilidades do algodão
O algodão é usado para fazer uma série de produtos
têxteis. Estes incluem (tecidos), toalhas de banho e roupões; denim para jeans
azul; meias, cuecas, e a maioria das camisas. Lençóis muitas vezes são feitas
de algodão. O algodão também é usado para fazer os
fios utilizados em crochê e tricô.
LINHO
(tecido)
O linho é uma planta herbácea que chega a atingir um metro de altura e pertence à família
das lináceas. Compõe-se basicamente de uma substância fibrosa, da qual se extraem
as fibras longas para a fabricação de tecidos.
A fibra do linho de
origem das plantas herbáceas é
extraída do talo, o linho é
arrancado pela raiz, a fim de se aproveitar todo o comprimento dos caules.
O linho é um dos tecidos preferidos
dos habitantes de regiões com climas quentes, deixando uma sensação de frescor
na pele.
A JUTA (FIBRA)
A juta é uma fibra têxtil vegetal. Esta planta lenhosa
alcança uma altura de 3 a 4 metros e o seu talo tem uma grossura de
aproximadamente 20 mm, crescendo em climas úmidos e tropicais. O plantio é
feito nas margens dos rios Solimões
e Amazonas. O estado do Amazonas é o maior produtor nacional
de juta.
Para produzir os tecidos, primeiro lugar é necessário
processar as fibras — em filamentos e
linhas, e isso é feito por meio de máquinas que as enrolam.
Conforme esse material é torcido, ele vai sendo armazenado em
bobinas que, mais tarde, serão colocadas em um tear. As
fibras da juta também são usadas para produzir sacos, cordas, tapetes, artesanatos,
cortinas, almofadas, persianas, etc.
APÓS A LEITURA DO TEXTO RESPONDA AS PERGUNTAS
NO CADERNO
1 - Quais as plantas que podemos
utilizar também para tecidos?
R:..........................................................................................................................
2 - Quem são os maiores
produtores de algodão do mundo?
R:...........................................................................................................................
3 - O que podemos fazer com
o algodão?
R:...........................................................................................................................
4 - De onde é retirada fibra
que produz o linho?
R:...........................................................................................................................
5 - Qual é o maior estado
produtor de Juta do Brasil?
R:...........................................................................................................................
6 - Escreva o nome das plantações abaixo:
Assista aos vídeos abaixo:
Para se comunicar com os indígenas, os portugueses aprenderam as línguas da família tupi-guarani. A maioria dos povos indígenas que viviam no litoral do Brasil falava línguas dessa família.
Muitos indígenas também aprenderam a falar
português para se relacionar com os europeus.
Em algumas regiões do Brasil colonial, a
influência da cultura indígena era tão grande que os descendentes dos europeus
também falavam línguas tupi-guarani.
Em 1757, o governo de Portugal tornou obrigatório
o idioma Português a todos os que viviam no Brasil. Mas, a essa altura,
diversas palavras indígenas já eram usadas pelos portugueses que aqui viviam.
Por exemplo: jabuticaba, jacaré, lambari, perereca.
APÓS
A LEITURA DO TEXTO RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO
1 - Veja alguns exemplos de
palavras de origem tupi que foram incorporadas à língua portuguesa. Depois,
complete o quadro com o sentido que essas palavras têm atualmente.
PALAVRA |
SENTIDO ORIGINAL EM TUPI-GUARANI |
SENTIDO ATUAL |
Abacaxi |
Fruta
de cheiro forte
|
|
Biboca |
Local
de difícil acesso
|
|
carioca |
Casa
de branco
|
|
2 - Por que os portugueses resolveram aprender a língua
tupi-guarani?
R:.........................................................................................................................
3 - Qual idioma o governo de Portugal tornou obrigatório
para todos no Brasil?
AULA Nº 106 DIA: 01/10/2020
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
Faça a atividade do EMAI & LER E ESCREVER.
Resolva as situações problema da página
65 com muita atenção!
Caso não esteja com o seu livro, veja a imagem abaixo e responda as questões em seu caderno.
Qualquer dúvida é só chamar!
- Leia o texto com atenção e
responda as questões.
O toco de lápis
Lá, no fundo da gaveta, dois lápis estavam juntos. Um era
novo, bonito, com uma ponta muito bem feita. Mas o outro, coitadinho! Era
triste de se ver, sua ponta era redonda, dele só restava um toco, de tanto ser
apontado.
O grandão, novinho em folha, olhou para triste figura do
companheiro e chamou:
__ Ô, baixinho! Você, ai
embaixo! Está me ouvindo?
__ Não precisa gritar __
respondeu o toco de lápis __ eu não sou surdo!
__ Não é surdo? há há há há!
Pensei que alguém já tivesse até cortado as orelhas, de tanto apontar a sua
cabeça!
O toquinho de lápis suspirou:
__ É mesmo ... até já perdi a
conta de quantas vezes eu tive de enfrentar o apontador ... o lápis novo
continuou com a gozação:
___ Como você está feio e
acabado! Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou
lindo e novinho em folha!
__ Estou vendo, estou vendo
... mas, me diga uma coisa, você sabe o que é uma poesia?
__ Poesia? Que negócio é esse?
__ Sabe o que é uma carta de
amor?
__ Amor? Carta? Você ficou
louco, toquinho de lápis?
__ Fiquei tudo! Louco, alegre,
triste, apaixonado! Velho e gasto também, se assim foi porque muito vivi.
Fiquei tudo aquilo que aprendi de tanto escrever durante toda vida, romance,
conto, poesia, narrativa, descrição, composição, teatro, crônica, aventura,
tudo! Ah valeu a pena ter vivido tanto, ter escrito tanto ter escrito tanta
coisa, mesmo tendo de acabar assim, apenas um toco de lápis e você, lápis
novinho em folha, o que é que você aprendeu?
O grandão que era um lindo
lápis preto, ficou vermelho de vergonha ...
Pedro Bandeira
Interpretação de texto
1 – Quem são os personagens do
texto?
R: _______________________________
2 – Cite 3 gêneros textuais que o toquinho de lápis escreveu?
R:
_______________________________
3 – Qual o maior inimigo do
toquinho de lápis?
R: ________________________________
4 – Qual a cor do lápis novo?
R:
________________________________
5 – Quem é o autor do texto?
R:
________________________________
6 – Copie um parágrafo do
texto que represente uma pergunta?
R:
________________________________
7 – Na sua opinião qual dos
dois lápis tem mais coisas pra contar? Justifique.
R: ________________________________
8 – Onde a história se passa?
R:
________________________________
9 – Segundo o autor o toquinho
de lápis ficou louco, alegre, triste e apaixonado. O que ele quis dizer com
isso?
R: ________________________________
10 – Faça uma ilustração bem
bonita do texto.
ESSE MÊS É MUITO ESPECIAL E EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS CRIANÇAS TEREMOS ALGUMAS NOVIDADES E MUITA DIVERSÃO!
NÃO PERCAM AS AULAS PELO MEET E AQUI NO BLOG.
TODOS OS DIAS VOCÊS RECEBERÃO UMA MISSÃO. PREPARADOS??? |
AULA Nº 107 DIA: 02/10/2020
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE OUTUBRO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
Na aula de hoje primeiro utilizaremos o livro de
matemática (Buriti Mais Matemática) para darmos continuidade ao conteúdo de
divisão, veja a vídeo aula de ontem para recordar.
Façam as situações problema das páginas 188 a 190 com muita atenção!
Caso não esteja com o seu livro, peça para alguém da sua família ir à escola para retirar e me chame no whatsapp que enviarei a foto das paginas para você fazer no caderno.
- Faça desenhos para resolver as situações problemas abaixo e tente fazer as contas também. Não esqueça de escrever a resposta.
1 – Raquel tem 6 bonecas e ela deverá guarda-las em 3 caixas com quantidades iguais. Quantas bonecas ficarão em cada caixa?
2 – Rosângela ganhou 25 flores de seu filho. Distribua as flores em 4 vasos para que fiquem com a mesma quantidade. Quantas flores ficarão em casa vaso? Sobrou alguma flor? Quantas?
3 – Paulo tem uma coleção de figurinhas e ganhou o álbum de sua mãe. Ajude-o a distribuir suas 25 figurinhas em 5 páginas do álbum. Quantas figurinhas ele irá colar em cada página?
4 – Daniel comprou 30 bolinhas de gude. Ajude-o a guarda-las em 6 saquinhos, todos os saquinhos deverão ficar com a mesma quantidade de bolinhas. Quantas bolinhas ficará em cada saquinho?
5 – Comprei 40 balas para dar igualmente aos meus 5 sobrinhos. Quantas balas cada um irá ganhar?
E agora dando continuidade aos conteúdos da multiplicação, faça a atividade do EMAI & LER E ESCREVER.
Resolva as situações problema da página 61 e responda as perguntinhas da página 62 com muita atenção!
Qualquer dúvida é só chamar!
Caso não esteja com o seu livro, veja a imagem abaixo e responda as questões em seu caderno.
Qualquer dúvida é só chamar!
AULA 18 - DIA 02/10/2020
PEGA VARETAS
NA AULA DE HOJE IREMOS CONFECCIONAR UM JOGO ANTIGO QUE É USADO ATÉ HOJE, O “PEGA VARETAS”.
PARA ISSO VAMOS PRECISAR DE:
- 30 PALITOS DE MADEIRA OU QUALQUER VARETA.
- TINTAS (VARIAS CORES).
1º PASSO
PARA FAZER O JOGO BASTA PINTAR OS PALITOS DAS SEGUINTES CORES, OU DAS QUE PREFERIR (VOCÊ PODE FAZER CORES DIFERENTES MISTURANDO-AS TAMBÉM):
10 PALITOS DE BRANCO (5 PONTOS)
5 PALITOS DE VERDE (10 PONTOS)
5 PALITOS DE AZUL (25 PONTOS)
5 PALITOS DE ROSA (50 PONTOS)
4 PALITOS DE CINZA (75 PONTOS)
1 PALITO DE PRETO (100 PONTOS)
ATENÇÃO: CASO NÃO TENHA PALITO DE MADEIRA, SEGUE OUTRA OPÇÃO:
MATERIAIS: JORNAL, FOLHAS DE REVISTAS VELHAS, ENCARTE DE MERCADO, SULFITE USADO, FOLHAS DE CADERNO USADAS, ETC., COLA, RÉGUA E TESOURA.
COMO FAZER: RECORTE RETÂNGULOS DE JORNAL DO TAMANHO APROXIMADO 15 CM X 25 CM
ENROLE OS CANUDINHOS DE JORNAL E FAÇA-OS O MAIS FINO E PARECIDOS QUE CONSEGUIR
PASSE UM POUCO DE COLA NO FINAL PARA NÃO ABRIREM.
ESTÁ PRONTA SUA VARETA DE JORNAL, AGORA PINTE E ESPERE SECAR.
2º PASSO
JUNTAR TODOS OS PALITOS E DEIXAR ELES CAÍREM.
3º PASSO
PEGAR 1 PALITO POR VEZ SEM QUE NENHUM OUTRO MEXA.
4º PASSO
QUANDO NÃO SOBRAR MAIS NENHUM PALITO SOME OS PONTOS, O VENCEDOR SERÁ AQUELE QUE TIVER MAIS PONTOS. PARA BRINCAR COM MAIS DE 2 PESSOAS, PODE AUMENTAR O NÚMERO DE PALITOS.
ÓTIMA DIVERSÃO E… NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR UM VÍDEO DE 10 SEGUNDOS, OU FOTO EM QUE VOCÊ APAREÇA BRINCANDO.
ATÉ BREVE!
PROFESSORES AMANDA, MÁRCIA E RAFAEL
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